

7Margens


É preciso sentar demoradamente para escutar a terra e as gentes
Diário da segunda semana de viagem de três franciscanos capuchinhos que estão a percorrer todas as paróquias da Diocese de Bragança-Miranda, numa caravana de esperança que pretende celebrar o Tempo da Criação.

No Cazaquistão, demos mais um passo para promover o diálogo e a paz
A capital da República do Cazaquistão, Astana, acolheu o 8º Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais. Entre os participantes, estavam líderes espirituais do Islão, cristianismo, budismo, judaísmo, hinduísmo, taoísmo, zoroastrismo e xintoísmo. Eu tive a honra de participar em representação da Comunidade Muçulmana Ahmadia na Argentina.

“Sangue da vovó”: violência psicológica ou ser e não ser?
Sangue da Vovó, uma produção da EKSPI e da Mozentretem, é título de uma longa-metragem moçambicana, dirigida por Gabriel Mondlane. O roteiro e a realização são co-criação desse director, com o escritor Mia Couto. Trata-se de uma adaptação literária para cinema do conto intitulado “Sangue da avó manchando a alcatifa”, do livro Cronicando, da autoria do mencionado escritor. O contexto representado é Moçambique. [Texto de Sara Laísse].

Ensaio de Hans Zollner e Peter Beer: No combate ao abuso sexual na Igreja Católica, o contexto cultural é importante
A efetiva proteção de menores e adultos que se encontrem ao cuidado da Igreja global é um mandato para todos os cristãos. Contudo, o que significa uma estratégia eficaz de salvaguarda em diferentes contextos pode variar bastante.

O vizinho Rafael
O vizinho Rafael abalou de volta para o país dele, a Roménia. Viveu em Portugal alguns trinta anos, veio no tempo em que as coisas andavam melhor. Agora, pelos vistos, mais vale ir reformar-se lá. O vizinho Rafael era, desde há mais de duas décadas, o caseiro da quinta onde eu moro. Foi-se embora. [Texto de Ana Sofia Brito].

“Sei que pareço má mãe quando eles não têm dossiers e mochilas novas quando querem. Mas acredito que valorizam o compromisso que temos, enquanto família, para com a sustentabilidade e os destinos do planeta.” (Joana Rigato, professora)

Jubileu: da libertação ao júbilo e ao amor de Deus
Em clima de Ano Santo, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja proclamado para 2025 tem vindo a ser celebrado por grupos sociais, institucionais, religiosos ou diocesanos. Importa recuperar algumas linhas da sua espiritualidade, para a assumir e viver neste «ano da graça do Senhor». [Ensaio de Armindo Vaz]

Sudão já é uma das piores crises humanitárias do século XXI
A guerra civil no Sudão começou em abril de 2023. Desde abril de 2023, quando se iniciou a guerra civil no Sudão, combates e ataques já provocaram 12 milhões de deslocados (em cerca de 50 milhões de habitantes) e pelo menos 150 mil vítimas, numa das piores crises humanitárias do século XXI.

Onde amanhece a esperança?
Das dezenas de conflitos que nos mancham hoje a consciência, nenhum me causa tal angústia como este. Sinto a dor dos meus amigos da comunidade judaica e rego diariamente com ternura a oliveira bonsai entregue ao Patriarca de Lisboa como sinal de esperança, pela representante da Missão da Palestina em Portugal. [Texto de Peter Stilwell]

Do sul, outros poetas da luz
Terminadas as férias na praia do sul dourado, encontro, com surpresa, o Eduardo Lourenço de Montaigne ou a vida escrita (Gradiva, Julho, 2025; 1ª ed. francesa L’Escampette, 2004). Eis um desses textos que se procura e não se encontra, nunca mais, até que, de tanto esquecido, e chegado um póstumo Agosto, aí está.

Das sandálias de Empédocles aos sapatos de Deus
Este texto corresponde à intervenção de João Paulo Costa na apresentação do livro "Os Sapatos de Deus – Para um Decálogo do Cristianismo", na igreja da Oliveira, em Guimarães, no passado dia 5 de Setembro.

“O modelo [de jornalismo] que está a ganhar hoje é aquele que procura produzir não informações e conhecimentos, nem sequer laços sociais, mas pelo contrário, aquele que procura criar polémicas e fraturas” (Patrick Cohen, jornalista)

Seis mulheres bahá’ís enfrentam prisão iminente no Irão
Seis mulheres bahá'ís foram condenadas a um total combinado de 39 anos de prisão em Hamadan, no oeste do Irão. As sentenças são "ultrajantes e excessivas, impostas com base em acusações ridículas como 'pertença à comunidade Bahá'í'".

A sinodalidade é missionária – e por ser missionária a Igreja Católica é sinodal
Ajudar a perceber que a missão é constitutiva do cristianismo e, por isso, é um dos pilares centrais da sinodalidade; e que as dinâmicas de comunhão e participação devem abrir a Igreja à universalidade – são esses os objectivos fundamentais das Jornadas Missionárias que neste sábado e domingo decorrem em Fátima.

Memorial de templos hindus destruídos pelos portugueses gera críticas e receios em Goa
O governo do estado de Goa aprovou a construção de um memorial para preservar a história e memória dos templos hindus destruídos durante a era colonial portuguesa. Mas há quem considere que a ação visa obter votos e promover a ideologia política centrada na supremacia hindu.

Caminhos para reparar a inteligência comunitária em Veneza
Ao deslocar-se em Veneza entre os Jardins da Bienal e os espaços expositivos do Arsenale, o visitante atravessa uma zona popular do bairro de Castello. Encontra-se assim, de repente, fora do percurso turístico habitual, passando por ruas desertas, devido ao declínio demográfico da cidade lagunar, repletas de edifícios degradados pelo abandono ou pelos custos exorbitantes de manutenção. [Texto de Teresa Bartolomei].

Vamos cuidar do planeta… onde se saiba integrar o desenvolvimento na obra criada
Para evocar o décimo aniversário da Laudato Si’ e o quinto da Fratelli Tutti, duas importantes encíclicas do Papa Francisco, o 7MARGENS publica 32 quadros com uma fotografia e um tema, acompanhados de uma frase de ambos os documentos, com o mote “Vamos cuidar do planeta”.

Rituais de mesa: da Última Ceia às práticas contemporâneas de partilha
A mesa acompanha a humanidade desde sempre. É lugar de alimento, mas também de encontro, de construção de laços e de definição de pertenças. Sentar-se juntos para comer não é apenas satisfazer uma necessidade biológica: é partilhar tempo, histórias, memórias e identidades. À volta da mesa decidem-se alianças e celebram-se festas; também se revelam exclusões e fronteiras. [Texto de Dália Fernandes].

“Uma vez subidos todos os degraus da humildade, depressa atingirá aquele amor de Deus que, sendo perfeito, expulsa o temor” (Regra de S. Bento, cap. 7)

Mulheres diáconos e questões de género: Papa não quer contribuir para polarizar a Igreja
“A curto prazo” não será de esperar qualquer reforma sobre a doutrina da Igreja a respeito do papel das mulheres na Igreja Católica e ao acolhimento de católicos que se assumem como LBTQI+. Essa é uma das afirmações que constam de uma entrevista-biografia do Papa Leão, que saiu esta quinta-feira em livro, no Peru.

China restringe atividades religiosas online
O Governo chinês acaba de anunciar novas regras que restringem as atividades religiosas nas redes sociais, proibindo as pregações na plataforma de mensagens WeChat e também o uso de inteligência artificial para proselitismo.

A degeneração do nacionalismo cristão e a destruição da cultura
O ataque de Trump à arte e à cultura só é superado pela degradação que faz dos seus semelhantes. Os Estados Unidos existem num universo novo-antigo. Após quase 250 anos de democracia, parecem estar infectados pelo totalitarismo, pela superioridade racial, pelo anticomunismo e por todas as teorias petrificadas propostas por outro político populista, Adolph Hitler.

Ali não vos posso levar. Ou talvez sim…
Os homens tornaram-se raros. Pouco a pouco, as mulheres tomaram os trabalhos que eram deles e as tarefas que só eles desempenhavam, fazendo cair os mitos antigos. Também as crianças deixaram de ser simples ajudantes de ocasião, para passarem a assegurar fainas de fio a pavio. Eram os anos sessenta, a pobreza e a emigração.

Religiosa congolesa propõe releitura da sinodalidade à luz do Ubuntu
O documento final do Sínodo sobre a sinodalidade é claro ao propor que as mudanças na vida da Igreja Católica sejam repensadas tendo em conta os contextos locais. É isso que a religiosa congolesa Josée Ngalula está a promover, desafiando as igrejas africanas a dialogar com e a partir do Ubuntu.

“Deus não obriga ninguém a crer. Na verdade, há luz suficiente para aqueles que querem crer; mas há escuridão suficiente para aqueles que não querem crer” (Blaise Pascal, matemático e filósofo)

Representantes religiosos, políticos, académicos e ativistas unem-se em “Sessão Pública pela Palestina”
Professam diferentes religiões, pertencem a partidos políticos de direita e de esquerda, vêm das mais diversas áreas da sociedade civil, mas estarão juntos numa Sessão Pública esta sexta-feira, 19 de setembro, em Lisboa, com o mesmo objetivo: "transmitir uma mensagem clara em solidariedade com a Palestina".

Novo livro “permite quase ouvir novamente a voz do Papa Francisco”
Chama-se O meu São Francisco e é uma obra póstuma do Papa Francisco, que será lançada nesta quinta-feira, 18 de setembro. O livro inclui uma carta do Papa Leão XIV, que o leu em primeira mão e sobre essa experiência partilha: "quase permite ouvir novamente a voz do Papa Francisco".

‘d’ de Deus – Deus na Escuridão, uma sugestão de leitura
Há livros que não se limitam a contar uma história, atravessam-nos. Deus na Escuridão, de Valter Hugo Mãe, devolveu-me à infância. Não como nostalgia, mas como revelação. [Texto de Júlia Costa].

“A Igreja Católica beneficia de um Papa, mas sofre com excesso de Papa. Naturalmente, uma menor tonalidade centrada no Papa poderia eventualmente levar a uma força maior dos episcopados locais e a uma sinodalidade mais decisiva: esta é a minha esperança” (Severino Dianich, teólogo)

Domingos Silva Araújo, um padre jornalista no furacão do PREC em Braga
Há “decisões que se tomam no país que não estão condizentes com a doutrina da Igreja”, diz o padre Domingos Silva Araújo, antigo director do Diário do Minho, da arquidiocese de Braga, na última entrevista ao programa Rostos e Rumos, do 7MARGENS e da TSF.

Da mão de obra à pessoa
Tem sido criticada a deliberação do Tribunal Constitucional que declarou a inconstitucionalidade de normas que limitavam o direito ao reagrupamento familiar de imigrantes com a alegação de que tal declaração se basearia num juízo político, mais do que jurídico, e implicaria, por isso, uma invasão das atribuições do legislador com ofensa da separação de poderes. [Texto de Pedro Vaz Patto].

Pobreza na Europa não pode ser secundarizada pelo investimento na Defesa
Numa Europa com mais de 93 milhões de pobres e com uma política da União cada vez mais focada na Defesa, ainda há quem lute para que o combate à pobreza esteja no topo da agenda europeia e também em Portugal.

“(…) O meu solilóquio é conversa com este bom amigo / que me me revelou o segredo da filantropia (…)” (António Machado, poeta)

Das lágrimas ao convívio-surpresa, o início de uma viagem
Até dia 4 de outubro, três franciscanos capuchinhos estão a percorrer todas as paróquias da Diocese de Bragança-Miranda, numa caravana de esperança que pretende celebrar o Tempo da Criação, a propósito dos 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, e os 10 anos da carta encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. Este é o diário de viagem.

Ucrânia, sinodalidade, polarização e mundial de futebol: o que disse o Papa na sua primeira entrevista
Acabam de ser revelados os primeiros trechos da entrevista que Leão XIV deu à jornalista do Crux, Elise Ann Allen. Nela, o Papa conta como é sentir-se norte-americano e peruano ao mesmo tempo (e revela por quem torceria num mundial de futebol...), fala sobre as negociações de paz na Ucrânia, sobre a sua visão da sinodalidade e a polarização que divide o mundo.

O quinto mandamento: não matarás
as memórias, mesmo as horríveis que te magoaram no quarto escuro, no liceu, na cama, no duelo, no júri, na guerra, no fogo, no bombardeamento, na derrocada, no divórcio, na doença do teu pai, na morte da tua mãe, até mesmo na partida súbita e extemporânea da tua filha – porque precisarás delas todas para sobreviveres todos os dias. [Poema de Nuno Caiado].

“Se contraímos dívida para sustentar sucessivos buracos financeiros (…) que não param de dar prejuízo, porque não haveremos de a contrair para edificar uma nova cidadania territorial, que tenha em conta o país como um todo?” (Vítor Andrade, jornalista)

Leão XIV: “Ainda hoje não acabou a perseguição aos cristãos”
O Papa denunciou a perseguição aos cristãos, no século XXI, falando numa celebração ecuménica que evocou mais de 1600 “novos mártires” de várias confissões. Em Lisboa, o cardeal Parolin contestou os discursos “simplistas” sobre migrações, alertando para os “populismos” na Europa, numa altura em que Portugal mergulha também nesses discursos.

“Rentrée”: novo livro do cardeal Tolentino, Pentateuco de Frederico Lourenço, um judeu chamado Paulo e Byung-Chul Han sobre Deus
"Para os Caminhantes Tudo é Caminho" é o título do novo livro de José Tolentino Mendonça, e poderia dizer-se que para os leitores tudo pode ser motivo de expectativa: reflexões sobre tecnologia, ensaios bíblicos ou de espiritualidade, meditações sobre a natureza, ficção e poesia também estão entre as múltiplas novidades para os próximos meses.

As sete distorções da sinodalidade, segundo o prefeito para a Doutrina da Fé
Para “separar o joio do trigo” e “levar a sério as críticas e a desconfiança” de setores eclesiais sobre a sinodalidade, o cardeal Victor Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, interveio para clarificar o que não é aceitável e o que é desejável nesse modo de ser Igreja, tão querido do Papa Francisco e que Leão XIV pretende prosseguir.

As aventuras de Fernanda, emigrante portuguesa em Berlim
Tinham pensado vir por cinco anos, e regressar depois a Portugal. Ao fim desse período ainda não tinham conseguido pagar os móveis que estavam em Portugal, não tinham conseguido ganhar o dinheiro necessário para regressar à pátria com desafogo. “Ou vamos agora, ou ficamos para sempre”, disseram – e ficaram. [Crónica de Helena Araújo, em Berlim]

Abraço de duas capelas
Vasco Esteves de Cima é uma pequena aldeia encastoada, a oeste, numa das faldas da Serra da Estrela, a uma altitude cerca de setecentos metros, pertence à freguesia de Alvoco da Serra (foral de D. Manuel II, 1514), concelho de Seia, distrito e diocese da Guarda.

Vergonha
Na autobiografia do Papa Francisco Esperança, surpreendeu-me o modo claro e consciente como o Papa escreve como a vergonha foi um dos desafios que o levou a atuar. O desafio estava lançado e aceitei! Surgiu assim o título deste texto. [Texto de Ana Cordovil].

Com Leão XIV, o verão foi ameno… mas o que podemos esperar do outono e inverno?
Foi um verão intenso em Roma, mas muitos esperavam que a estação tivesse sido ainda mais quente e animada, sobretudo com um novo bispo a ocupar a cadeira de São Pedro. Os primeiros quatro meses do pontificado de Leão XIV, no entanto, trouxeram consigo uma brisa leve e morna. E muitos arriscam agora previsões para as próximas estações: haverá ventos fortes? E em que direção soprarão?

“A escola não pretende normalizar a vida dos nossos filhos através de uma técnica de dominação e vigilância, mas incentivar a abertura de sua vida ao horizonte ilimitado da existência” (Massimo Recalcati, psicanalista)

“Atenção é a forma mais rara e pura de generosidade” (Simone Weil, mística e filósofa)

Associações judaicas em Portugal pedem sanções e fim de acordo de associação com Israel
Cerca de uma centena de cidadãos israelitas, portugueses, palestinianos e alemães manifestaram-se esta quinta-feira pedindo o fim do acordo de associação comercial da União Europeia (UE) com Israel e a imposição de sanções ao país.

Vamos cuidar do planeta… pois o sabemos criado e sustentado por Deus
Para evocar o décimo aniversário da Laudato Si’ e o quinto da Fratelli Tutti, duas importantes encíclicas do Papa Francisco, o 7MARGENS publica 32 quadros com uma fotografia e um tema, acompanhados de uma frase de ambos os documentos, com o mote “Vamos cuidar do planeta”.

Mãe Terra: Sementeiras e plantações
A Mãe Terra é uma metáfora para energias criativas, em que a Mãe é identificada com a Terra. A Mãe Terra pode ser interpretada como expressando ideias num sentido mais amplo, transmitindo não tanto a ideia de maternidade física, mas uma visão do mundo que se volta para a Terra e para a Alma, num espírito de regeneração. [Texto de Maria Aldina Brás].

“Possuir livros é … um esforço para unir os pedaços dispersos do universo num todo significativo. Uma … guarida onde protegemos tudo o que tememos esquecer. A memória do mundo. Um dique contra o tsunami do tempo” (Ines Vallejo, escritora)

Liberdade de imprensa atinge nível mais baixo em 50 anos
A democracia em todo o mundo enfraqueceu, com a liberdade de imprensa a sofrer a sua "queda mais abrangente" em 50 anos. Eis uma das principais conclusões do mais recente relatório do Instituto Internacional para a Democracia e Participação Eleitoral.

Celebração ecuménica vai evocar mais de 1.600 mártires cristãos do século XXI
Mais de 1.600 "novos mártires" foram reconhecidos pela comissão instituída em 2023 pelo Papa Francisco no Dicastério das Causas dos Santos. E Leão XIV vai presidir no próximo domingo, 14 de setembro, em Roma, a uma celebração ecuménica que irá evocá-los.

Cabanas de Tavira
Lembro-me da primeira vez que pisei Cabanas de Tavira. Vindo da estação de comboios, deixava-me guiar pelo cheiro a maresia da Ria Formosa. A minha namorada e a sua avó abriam caminho entre a calçada portuguesa, as típicas casas baixas e os restaurantes, onde algumas pessoas saboreavam o ar e a serenidade algarvia, sentadas nas esplanadas.

Em gesto diplomático, Papa cria nova diocese na China e nomeia o seu primeiro bispo
Leão XIV decidiu suprimir duas dioceses que haviam sido estabelecidas pelo Papa Pio XII - Xiwanzi e Xuanhua - e criar em sua substituição a diocese de Zhangjiakou, fazendo-a coincidir com a que fora criada pela Associação Católica Patriótica Chinesa sem o reconhecimento do Vaticano.

«Cristianismo em crise: não é uma novidade»
«Cristianismo em crise: não é uma novidade». Todos nós temos uma relação imperfeita com este assombro anunciado. De facto, o tutelado, não podemos ficar indiferentes à mutação já presenciada, e vivida, sabendo que, por outro lado, há sempre uma possibilidade, uma vez que uma das características da Igreja é a sua reforma permanente. [Texto de Pedro Fraga].

Abusos do padre Rupnik: no cinema em setembro e no tribunal em outubro
Foi com aplausos de pé que foi recebido o documentário "Nuns vs The Vatican" na sua estreia mundial, no Festival Internacional de Cinema da cidade canadiana de Toronto, que põe em cena o abuso de religiosas, em especial o caso do “abusador em série”, padre Marko Rupnik.

“A pessoa boa tira do bom tesouro do seu coração o que é bom; e a má, do mau tesouro tira o que é mau; pois é a partir da abundância do coração que a boca fala” (Lucas 6, 45)

“Não pode haver paz verdadeira sem justiça climática”, alertam organizações católicas
Os representantes de organizações católicas internacionais uniram-se para reiterar “uma verdade simples, porém urgente: não pode haver paz verdadeira sem justiça climática, e não pode haver justiça climática sem paz”. Por isso, numa declaração conjunta, apelam a ações imediatas de cuidado com a Casa Comum.

Ordem de deslocação em Gaza é “ilegal e desumana” e “deve ser imediatamente revogada”
Israel deve "revogar imediatamente" a ordem de deslocação em massa emitida pelos militares aos residentes da cidade de Gaza. O apelo é feito pela Amnistia Internacional num comunicado emitido esta quarta-feira, e no qual partilha "testemunhos arrepiantes de residentes e profissionais de saúde após a emissão da ordem".

‘c’ de contraditório – a tendência das palavras e as palavras como tendência
Já repararam que o contraditório se tornou, para além de princípio democrático, numa espécie de adorno da retórica? Invocá-lo representa hoje algum prestígio intelectual — eu sou plural, eu sou justo, eu sou sofisticado, eu digo contraditório -. Mas será que quem o refere compreende verdadeiramente o que significa? [Texto de Júlia Costa].

Uma exposição e uma conversa para viajar no “tempo zero” do povo saharauhi
Uma exposição do pintor saharaui Aawah Walad que é "muito mais do que uma mostra artística", e uma conversa com ele que "convida à reflexão" sobre a luta do seu povo: são as propostas da Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental para quem estiver por Lisboa por estes dias de rentrée.

Bispos dos países lusófonos reunidos para promover “cultura da hospitalidade” contra “populismos manipuladores”
José Ornelas e José Manuel Imbamba abriram esta terça-feira o XVI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos com mensagens fortes e um horizonte comum: "Viver a paz na hospitalidade".

A primeira ópera moçambicana recorda uma tragédia, mas transmite esperança às novas gerações
A primeira ópera nacional moçambicana chama-se "O Grito de Mueda" e vai ser apresentada em três concertos gratuitos que terão lugar no Rio de Janeiro (Brasil) a 16, 17 e 18 de setembro, e que poderão também ser acompanhados online a partir de qualquer ponto do mundo.

“Ainda há muito desconhecimento do que é a sinodalidade”
O padre Paulo Terroso – entrevistado do oitavo episódio da iniciativa “No coração da esperança” – alerta para o facto de haver ainda muitas pessoas na Igreja Católica em Portugal que não sabem o que é a sinodalidade, e outras que, sabendo, não estão "convencidas da necessidade de uma Igreja sinodal".

“O terceiro setor em Portugal: entre a resiliência e a reinvenção”
Vivemos tempos desafiantes. O Estado social, pressionado por crises sucessivas, parece cada vez mais dependente da vitalidade do terceiro setor. Este vasto universo de instituições — Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), misericórdias, cooperativas, mutualidades, fundações e associações — é, há muito, o braço solidário da sociedade portuguesa. [Texto de Rafael Ribeiro Pereira].

“Já há muitas pessoas que condenam; não precisamos disso. Precisamos de pessoas, e especialmente ministros, que possam viver, expressar e oferecer aos outros a misericórdia, o perdão e a cura de Deus. É disso que se trata” (Papa Francisco)

Encontro de leitores de Lisboa é já no dia 20 – e esta notícia é um convite à participação
É já no próximo dia 20, sábado da semana que vem, que se realiza em Lisboa o primeiro dos encontros de leitores do 7MARGENS deste ano – haverá um no Porto no dia 4 de Outubro – e cada leitor(a) do 7MARGENS deve ler este texto como um convite pessoal à sua participação, que será muito bem-vinda.

Um restaurante e mercado ecossustentáveis no Borgo Laudato Si’ sonhado por Francisco
Além dos jardins, dos terrenos onde se pratica a agricultura e pecuária biológicas, e dos espaços destinados a oferecer formação em ecologia integral, o Borgo Laudato Si' irá também incluir um restaurante e um pequeno mercado ecossustentáveis, cujas portas deverão abrir na primavera de 2026.

A escada do sonho de Jacob levanta umbrais
Uma nova porta! Banhada em óleo de cedro, ela resplandece no seu rosto amadurecido, arado pela mão dos monges e alfaiado a cobre pela delicadeza do latoeiro. É um apelo de infinito vertical. Sim, esculpido para, por ela, a porta, subir e descer com os olhos surpreendidos após a dormição com sonhos na Casa da presença humano-divina. [Texto de Joaquim Félix].

Arcebispo de Nampula denuncia ocupação ilegal de propriedades da Igreja
Diversos terrenos pertencentes à arquidiocese de Nampula, em Moçambique, têm vindo a ser invadidos e ocupados ilegalmente e, apesar de ter já sido emitida uma ordem judicial para que os invasores abandonem os locais, a ocupação continua.

O Senhor do Jardim da Parada que pedala devagar e dá música numa cidade apressada
Em Campo de Ourique, zona de mistura burguesa e popular, vejo um homem simples, sentado na bicicleta, a pôr música para quem passa através de uma coluna amarrada com uma corda num suporte atrás do selim. [Texto de Pedro Castro Gomes].

“A Igreja hoje precisa de mudar a sua linguagem porque tem um problema linguístico. O cristianismo é revolucionário porque mudou a maneira como existimos no mundo. O paradoxo é que hoje a Igreja é incapaz de comunicar a revolução social de Cristo. A Igreja tem uma linguagem antiquada. Não é atraente, não é vital” (Javier Cercas, escritor)

Gastos com a defesa asfixiam cada vez mais as finanças da União Europeia
Em 2024, as despesas de defesa dos 27 Estados-Membros da União Europeia atingiram um valor sem precedentes de 343 mil milhões de euros — um aumento de 19% em relação a 2023 — elevando as despesas para 1,9% do PIB. Portugal e o Chipre foram os únicos a registar um ligeiro decréscimo.

Fèlix Martí: breves encontros que nos marcam
Há dois dias, lendo um pouco distraidamente as notícias do boletim Catalunya Religió, senti de repente um abanão ao ver: “Morre Fèlix Martí, cristão convicto e ex-presidente da Pax Romana.” E essa notícia levou-me a junho de 1980. [Uma evocação de Lucy Wainewright]

“Ouçam a voz da consciência”, pede Papa a governantes de países em guerra
O Papa apelou ao diálogo e à negociação, dirigindo-se aos governantes de países em guerra, com alertas para a “espiral do ódio” que se vive em várias regiões. Neste domingo terminou a peregrinação jubilar dos grupos LGBT

As praias do Minho
As praias do Minho são, a vários títulos, lugares sagrados. Nós, os “aborígenes”, os “autóctones” somos os únicos a entrar naquelas águas abaixo dos 16 graus, como se nada fosse, apenas fazendo “caras de parvos”, que é nada mais do que descontrair todos os músculos e entrar mar adentro de encontro às vagas. É […]

” No verão sou jardineira “
Há anos que a nossa família tem por hábito passar o mês de Agosto numa casa de praia - no início, pais e filhos, depois acrescentaram-se os netos e, já há alguns anos, os bisnetos. É uma altura animada, por vezes mesmo agitada devido à diferença de hábitos, de horários e de mentalidades. [Texto de Luísa Ribeiro Ferreira].

O último refugiado do Colégio Português de Roma despediu-se com o aceno de uma vida inteira
Luigi Priolo, último refugiado vivo dos que foram acolhidos pelo padre Joaquim Carreira no Colégio Português de Roma, morreu em Roma faz agora um ano. Uma evocação de uma vida cheia que se cruzou também com todos os grandes políticos italianos do pós-Guerra.

“A grandeza do Homem consiste em reconhecer a sua própria miséria.” (Blaise Pascal)

“Não basta praticar atos religiosos se eles não transformam o coração: o Senhor não quer o culto separado da vida e não aprecia os sacrifícios e as orações se eles não nos levam a viver no amor aos irmãos e a praticar a justiça” (Papa Leão XIV)

Comunidade Judaica do Porto passa filme sobre massacre de 1506, mas não vê Gaza como genocídio – e refere casos de anti-judaísmo
Três filmes históricos, uma exposição e um concerto estão entre as iniciativas do Dia Europeu da Cultura Judaica, no Porto, que decorrem no próximo domingo, 7. Um dos filmes é "1506 – O Genocídio de Lisboa". O presidente da Comunidade Judaica diz que não se pode falar da actual situação em Gaza como um genocídio.

Canonização de Carlo Acutis celebrada de modo especial na “sua paróquia” em Vila Verde
Diz que foi “a primeira paróquia em Portugal a difundir, prestar culto e a expor publicamente aos fiéis as relíquias sagradas do beato Carlo Acutis, além de ter sido a primeira paróquia do mundo a instituir a sua festa”, por isso não espanta que a canonização do jovem italiano – que acontece este domingo, 7 […]

Dois colóquios para falar de imigração, religião e cidadania “com complexidade”
O Centro de Reflexão Cristã (CRC) regressa de férias com a proposta de dois colóquios “para falar sobre sobre imigração, religião e cidadania com conhecimento, com pluralismo, com complexidade”. Os encontros, abertos a todos os interessados, terão lugar na Galeria Fernando Pessoa do Centro Nacional de Cultura (em Lisboa), nos próximos dias 17 e 25 […]

Papa a Herzog: “Única saída para a guerra é solução dos dois Estados”
Gaza esteve no centro do encontro entre Leão XIV e o Presidente de Israel, Isaac Herzog, que decorreu no Vaticano esta quinta-feira, 4 de setembro. Durante a audiência privada, o Papa manifestou que a prioridade neste momento é "garantir um futuro para o povo palestiniano, a paz e a estabilidade na região".

Sondar as trevas, em tempo de criação
Jorge Wemans propôs-nos no 7MARGENS um belo texto para refletir sobre o tempo de criação, a propósito da catástrofe dos incêndios em Portugal. É sobre um outro tipo de catástrofes que aqui quero falar. [Texto de Mendo Castro Henriques].

Vamos cuidar do planeta… onde até as pedras da calçada sonhem
Para evocar o décimo aniversário da Laudato Si’ e o quinto da Fratelli Tutti, duas importantes encíclicas do Papa Francisco, o 7MARGENS publica 32 quadros com uma fotografia e um tema, acompanhados de uma frase de ambos os documentos, com o mote “Vamos cuidar do planeta”.

“Nas situações de decisão em que todos têm um bocado de razão, na dúvida, estou do lado dos mais vulneráveis” (Helena Roseta, arquiteta e política)

Cardeal Turkson: “Conheço bispos que negam as mudanças climáticas”
A encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, talvez aquela que mais repercussão mundial teve, continua a ser desconhecida por muitos cristãos e ostensivamente ignorada até por bispos e padres. E há consciência disso na Cúria Romana.

Roma acolhe mais de 1.300 participantes na primeira Peregrinação Jubilar LGBT+
Estão 1.300 inscritos, mas serão seguramente mais os que participarão naquela que é a primeira Peregrinação Jubilar LGBT+ de sempre ao Vaticano. Não vão para protestar: vão para "rezar juntos, atravessar a Porta Santa com o coração leve, e criar encontros reais entre famílias e pastores".

Jovens de todo o mundo juntam-se para “reiniciar” a economia… inspirados em Francisco de Assis
De 28 a 30 de novembro, centenas de jovens economistas, investigadores, empreendedores e agentes de transformação de todos os continentes estarão juntos para mais um Evento Global Economia de Francisco, que desta vez terá lugar em Castel Gandolfo.

Papa assegura “proximidade espiritual” às famílias das vítimas do acidente em Lisboa
O cardeal secretário de estado da Santa Sé, Pietro Parolin, enviou um telegrama ao patriarca de Lisboa, Rui Valério, em nome de Leão XIV. Nele, pede que o bispo transmita às famílias das vítimas do acidente do elevador da Glória a "proximidade espiritual" do Papa.

Consulta pública: As minhas férias com Cidadania e Desenvolvimento
A primeira página da última, inacabada, obra de Flaubert não é só um prodígio de humor. É a melhor introdução a um Agosto luminoso e sonolento na cidade, por isso adequado, como se compreende, a consultas públicas de qualquer género. [Texto de João Santos]

Patriarca aos familiares das vítimas do elevador da Glória: “A vossa dor é a nossa dor”
O patriarca de Lisboa manifestou a sua solidariedade aos familiares das vítimas do acidente do elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos e 18 feridos, cinco dos quais em estado grave: “A vossa dor é a nossa dor”, disse Rui Valério em Faro.

“Muitos chamam a este massacre [em Gaza], genocídio – destruição de um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. É curioso que esta palavra tenha sido criada por um judeu polaco, Raphael Lemkin, para descrever crimes nazis. Mete nojo que não se aprenda com a história” (Fernando Ribeiro, sj, padre).

Data da Páscoa comum requer decisão de um concílio ecuménico
Está, pelo menos por ora, posta de parte a concretização de uma data para a festa da Páscoa comum às principais Igrejas cristãs. Pelo menos do lado dos ortodoxos, o assunto só terá luz verde por decisão de um “concílio ecuménico”.