
7Margens


A Conferência Episcopal Portuguesa está a fazer "todos os esforços" para que o processo de compensações financeiras em curso fique concluído até ao final deste ano, no entanto "é possível que o prazo se estenda para além do previsto", admitiu o seu presidente, o bispo José Ornelas

Chegou ao fim a visita pastoral de cinco dias do cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, ao Bangladesh. O país alberga duas comunidades particularmente vulneráveis, às quais o prelado, em representação do Papa, quis levar esperança.

Em França, quatro em cada cinco padres dizem sentir-se felizes. Vivem contentes, apesar dos desafios da secularização, do declínio das vocações e de 17 por cento não sentir “confiança nem apoio da parte do seu bispo ou da sua hierarquia”.

Só recentemente na história da Igreja tivemos jubileus estritamente temáticos. O Papa Francisco quis que o jubileu extraordinário de 2015 celebrasse a misericórdia de Deus e que o jubileu ordinário de 2025 vivesse a esperança ao longo do ano. Continuamos, pois, a meditar nessa virtude, embora sempre insuficientemente. [Texto do padre Armindo Vaz].

A Igreja Maronita de Aleppo celebrou a sua primeira missa no santuário de São Maron, em Brad (noroeste da Síria), após mais de quinze anos de interrupção devido à guerra. A celebração marcou o regresso da vida espiritual a um dos mais antigos lugares cristãos do mundo.

E partiu, de corpo minguado no velho estofo dos assentos da carruagem. O alívio que imaginara sentir àquela hora, não se assomou sequer ao seu espírito. Para afastar essa constatação indesejada, procurou distrair-se com o ritmo pulsátil que o aço das rodas fazia ao rolar sobre os carris, rigoroso como tiros de salva disparados em câmara lenta por tanques de assalto. [Texto de Ana Sofia Brito].

A mensagem de amor que fica da vida e da pessoa de Jesus é "absolutamente extraordinária", afirmou a escritora Lídia Jorge no debate introdutório das I Jornadas da Associação Bíblica Portuguesa, em Lisboa. A autora de Misericórdia sublinhou ainda o facto de a narrativa criada em torno desse homem ter triunfado.


Para os Caminhantes Tudo é Caminho é o título do novo livro do cardeal português José Tolentino Mendonça, que será posto à venda no dia 13, quinta-feira. Composto por pequenos textos de reflexão, o livro aborda, nas suas 180 páginas, temas do quotidiano, do calendário litúrgico católico ou da condição humana. Pré-publicação de excertos no 7MARGENS.

O Papa Leão XIV prepara-se para convocar os cardeais da Igreja Católica para um consistório extraordinário, a realizar logo a seguir às próximas festas natalícias. Esse consistório acontecerá em 7 e 8 de janeiro, não sendo conhecida a agenda nem claro se todos os cardeais foram notificados.


Um tribunal indiano ordenou o Estado de Uttar Pradesh a pagar uma indemnização a um muçulmano preso por uma alegada conversão forçada de uma mulher hindu. O tribunal anulou a queixa da polícia que acusava os homens de converter uma mulher ao islamismo, observando que a suposta vítima havia dito à polícia que não havia mudado de religião.

11 de novembro de 1975. Eu estava lá. Em lugares diferentes, com povos diferentes, línguas e festas diferentes, só uma coisa reclamam em comum: a Cadeira de Presidente. A seguir, a história foi escrita pelas armas. Como sempre, quando os elefantes lutam, quem paga é o capim. O artigo de Frei Manuel Rito Dias.

Nos dias 15 e 16 de novembro decorre em Portugal a 38.ª Assembleia Mundial do MIIC (Movimento Internacional de Intelectuais Católicos/Pax Romana). No âmbito desta dinâmica internacional, realizou-se em março um encontro ibérico, dedicado ao tema “Desbravar caminhos para a Paz – contributos das pessoas de boa-vontade para a cooperação”. Reproduzimos a seguir a síntese do encontro.


Hala Yacoub, 26 anos, é uma jornalista palestiniana cristã de Ramallah, na Cisjordânia ocupada, e estava a pintar as paredes da casa que está a renovar com o noivo quando soube da morte do seu amigo, Mohamed Salama. Hala estará no Porto (neste sábado), em Braga (terça, dia 11) e em Lisboa (dia 18) para falar sobre a sua experiência.

No meio de guerras, polarizações sociais e políticas, efeitos da crise climática, ou do uso descontrolado e nocivo de algumas novas tecnologias, chegou a hora de fazer escolhas corajosas, e os cristãos da Europa fizeram-no esta semana através da assinatura de uma Carta Ecuménica revista e adaptada aos tempos que correm.


O antigo bispo de Verdun reconhece ter tido “um relacionamento consensual com uma mulher durante sete anos”, e considera "repugnante" a forma como o Vaticano lidou com o caso.

O 7MARGENS divulga agora três dos textos do encontro ibérico do MIIC. Depois da intervenção de Neus Forcano Aparicio, diretora da Comissão Justicia y Paz, de Barcelona, sobre «Como sermos pacificadores e pacificadoras no nosso ambiente?», reproduzimos a seguir o texto do teólogo Rámon Ibeas, secretário-geral da Cáritas diocesana de Vitória e membro do BKA-Euskadi.

A vitória de Zohran Mamdani revela tendências profundas do nosso tempo e do estado atual da democracia. Não interessa se concordamos ou não com as suas propostas. Independentemente de se concordar ou não, o caso Mamdani oferece um retrato vivo das tensões entre medo, populismo, radicalismo e esperança que marcam a política. [Texto de Mendo Castro Henriques].

Nas vésperas da COP30, a Companhia de Jesus lança uma campanha global que inclui diversas iniciativas tendo em vista a promoção da justiça climática. Além disso, os próprios jesuítas estarão presentes na cimeira, com uma delegação que "procurará influenciar negociações com argumentos técnicos, políticos, financeiros e jurídicos".

A força da inércia nas igrejas católicas em Portugal, que escuto, desde que o Papa Francisco convocou o Sínodo, tem sido contrariada só pela força gravitacional que não depende da força humana. Ora bem, sendo a força de inércia, consequentemente seguida pela Igreja, só a força do Espírito Santo conseguirá vencê-la. [Texto de Joaquim Armindo].



Maria teve o bebé na rua, porque a ambulância demorou uma eternidade a chegar. Carina, Vera e Vanessa tiveram o parto em ambulâncias. Sara e o companheiro andaram quilómetros e quilómetros até serem aceites num serviço de urgência. Umo Cani, imigrante de 36 anos, que vivia legalmente em Portugal, morreu e deu à luz o bebé que também morreu, por não ser devidamente tratada….

Nos próximos dias 15 e 16 decorre em Alfragide (Amadora) a 38.ª Assembleia Mundial do MIIC (Movimento Internacional de Intelectuais Católicos/Pax Romana) com o tema «Transformar ICMICA-MIIC no espírito da sinodalidade e a inovação digital». [Texto de Neus Forcano].

Dezassete séculos depois do Concílio de Niceia, as questões sobre a natureza de Cristo, simultaneamente humano e divino, não estão totalmente resolvidas. E é sobre elas que irão debruçar-se as I Jornadas da Associação Bíblica Portuguesa, que terão lugar em Lisboa nesta sexta-feira e sábado.

O mundo, em grande medida, ficou como estava em 1984. Quando mudam os tempos, mudam as vontades, só o desconcerto do mundo teima em não mudar. Depois de cair o Muro, outras muralhas se ergueram nesta cidade meio em ruínas. Os soberanos rasgam tratados de paz, e dentro das ameias permanecemos cercados pelos exércitos do ódio e do medo. [Texto de Carlos Lemos].

Os bispos das Comissões de Comunicação Social das Conferências Episcopais de Portugal e de Espanha estiveram reunidos no Funchal, de 3 a 5 de novembro, para refletir sobre o tema da "linguagem na comunicação eclesial"

No próximo sábado, dia 8, decorre no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, um debate sobre Interioridade: desafio ou oportunidade?, que assinala os 51 anos da Base-FUT, movimento sindicalista nascido a partir de grupos católicos. [Texto de Brandão Guedes]


Pela primeira vez um muçulmano nascido em África, filho de pais indianos, Zohran Mamdani, ganhou a câmara de Nova Iorque, tornando-se, assim, o 111º presidente da maior cidade dos Estados Unidos da América. O vencedor foi cuidadoso no modo como procurou envolver algumas das mais importantes confissões religiosas no movimento que o levou à vitória.

Há dias em que a lei passa a vestir uma armadura. Fecha-se, torna-se fria, e as pessoas que nela deveriam encontrar abrigo, ficam à porta sem chave. Foi o que senti ao ler sobre a nova Lei da Nacionalidade, aprovada há dias no nosso parlamento. Uma lei que, em nome da segurança e da identidade nacional, decide que uma criança nascida em solo português só será portuguesa se o pai, ou a mãe, tiver vivido legalmente no país durante cinco anos. [Texto de Júlia Costa].

Angola é o último país lusófono africano a celebrar os 50 anos da sua independência. A festa grande será a 11 de novembro. Tudo somado, a independência foi um ganho enorme.

O Salmo 137/136 e as «Literaturas de Exílio». Estudo e Antologia, de Frei Herculano Alves, recentemente editado pela Difusora Bíblica, pelas Paulinas, é um livro essencial para conhecer devidamente aquele que, segundo o autor, é “um dos salmos mais citados da literatura portuguesa, e não só”. [Texto de Eduardo Jorge Madureira].


Embora reconhecendo “quanto a Terra está a sofrer”, os dirigentes religiosos de França lembram, numa declaração comum à intenção dos líderes políticos reunidos na Cimeira do Clima, que “a história não está escrita de antemão”.

A Câmara dos Deputados da Itália acaba de aprovar uma lei que estabelece que a tomada de medidas legislativas, tanto por parte do Parlamento como do Governo, terá em conta não apenas o princípio do desenvolvimento sustentável, mas também o princípio da solidariedade e equidade intergeracional.

Mateo Bautista em Aveiro: os membros da Ordem de São Camilo de Lellis, conhecida como Ordem dos Ministros dos Enfermos ou Camilianos, fazem um quarto voto, de acompanhamento e atenção aos enfermos e moribundos. Foto © Jorge Pires Ferreira

João da Cruz Nunes, um dos então “padres do Pombal” atacados com uma bomba que explodiu à porta da sua casa no Funchal, morreu na madrugada desta segunda-feira, 3 de Novembro, em Oeiras, onde vivia há mais de 50 anos. A notícia foi inicialmente dada por António Henrique Sampaio no Funchal Notícias.


O livro de Maria do Céu Machado e de Marisa Silva (Somos crianças. Temos direitos) torna acessível às crianças um documento fundamental para a humanidade: a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 foi ratificada por Portugal menos de um ano depois, a 21 de Setembro de 1990. [Texto de Teresa Vasconcelos].

Depois de ter sido nomeado no passado mês de agosto, o advogado e pastor batista Botrus Mansour - israelita de ascendência palestiana - acaba de aceitar formalmente o cargo de secretário-geral e diretor executivo da Aliança Evangélica Mundial, assumindo assim a liderança de um organismo global que representa mais de 600 milhões de evangélicos em 161 países.

De que tipo de contrato social precisamos para uma Europa inclusiva, justa e sustentável? Esta é uma das questões que o 6º Fórum Europeu de Diálogo Político promete colocar a líderes religiosos, decisores políticos, agentes humanitários, e representantes da sociedade civil, entre os próximos dias 10 e 13 de novembro, em Genebra (Suíça).

O chamado "Dom da Dúvida" é frequentemente visto como uma fragilidade da fé, mas sob uma análise mais profunda das Escrituras revela-se como um motor essencial para o amadurecimento espiritual. [Texto de Alberto Teixeira].

Após alguns meses de calma, uma nova onda de ataques da parte de grupos jihadistas irrompeu no Burkina Faso, em particular nas dioceses de Nouna e Fada N’Gourma, situadas na região este do país africano.


O trabalho de tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa continua a avançar, e este mês a comissão coordenadora do projeto divulga mais uma proposta de texto, desta vez para o Livro de Joel.

O Papa alertou para um cenário trágico no Sudão, devido à guerra civil no país africano, apelando a uma intervenção da comunidade internacional.

Uma obra de arte representando o presidente dos Estados Unidos da América vestido como prisioneiro antes da execução e dependurado numa cruz foi colocada em exposição neste sábado, 1 de novembro, numa galeria da cidade suíça de Basileia.

Os inscritos no curso sobre “Recomposição do catolicismo contemporâneo” vão poder rever a sessão de dia 28 de outubro a partir da informação que ainda neste domingo, 2, receberão no seu correio electrónico, também com a indicação do endereço e da senha para assistir remotamente à sessão da próxima terça-feira, 4.

Há um ruído constante que atravessa o nosso tempo: o estalar dos dedos que clicam, a sucessão de imagens que brilham e se apagam, o rio de palavras que desliza nos ecrãs. Vivemos cercados por números que nos medem: quantos me seguem, quantos me escutam, quantos aprovam a minha existência com um gesto ligeiro. É a liturgia da visibilidade, celebrada diante de altares luminosos. [Texto de Pedro Mangana].

“Nós podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A verdadeira tragédia da vida é quando homens têm medo da luz!” Platão O sobrevivente que o fizer, tem uma função insubstituível nos tempos de hoje: ir ao encontro de si mesmo até ao milagre da descoberta do amor próprio numa primeira […]


O que esperar da Cimeira do Clima (COP30), que vai acontecer no Brasil de 10 a 21 de novembro? Os fogos rurais em Portugal são uma inevitabilidade? E cada um de nós, o que pode fazer para cuidar melhor da Casa Comum em que habita? Estas três perguntas têm mais ligação entre elas do que se possa imaginar e vão estar em cima da mesa numa conversa organizada pelo grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel.

No espaço de cerca de 15 dias, foram apresentadas três Cartas das Religiões, correspondentes a outros tantos municípios: Odivelas, Braga e Porto, pondo ao alcance dos interessados aquela que é talvez a maior e mais atualizada base de dados sobre as comunidades ligadas ou não às grandes instituições religiosas.



A publicação do Decreto-Lei n.º 105/2025, de 12 de setembro, que cria o Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação (EduQA, I.P.), marca uma viragem estrutural na política educativa portuguesa. Pela primeira vez, a componente pedagógica e didática da educação em creche é formalmente enquadrada. [Texto de Rafael Ribeiro Pereira].

Os EUA voltam aos “Piratas das Caraíbas”. A marinha norte-americana está a destruir vidas humanas e embarcações nos mares entre a Colômbia e a Venezuela, em nome da “guerra ao narcotráfico” mas há grandes dúvidas sobre a natureza dos tripulantes e da carga. [Texto de Mendo Castro Henriques].

“Não posso deixar de expressar minha dor por tanto sofrimento e reafirmar que a vida e a dignidade humanas são valores absolutos”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, em comentário à mortandade que resultou da operação policial contra o Comando Vermelho (CV), em alguns bairros populares do norte da capital fluminense, na última terça-feira, 28 de outubro.

A propósito dos dez anos da Laudato Si’ fui, na passada segunda-feira, 27 de outubro, assistir na Universidade Católica de Lisboa a uma conferência de Elena Lasida e Austen Ivereigh. Confesso que sou, desde há alguns anos, um dos seguidores, mais ou menos atento, de Elena Lasida. Quanto a Austen Ivereigh tornei-me um dos seus leitores durante o pontificado de Francisco.



O grande profeta Elias, repetida e grandemente usado por Deus em Samaria, e logo depois de ter sido ameaçado de morte por Jezabel, a rainha maldita, encontra-se exausto, deprimido, refugia-se debaixo de um zimbro, e pede a Deus que o mate, pois já não aguenta mais. [Texto de José Brissos-Lino].


"Quem quiser ganhar há de perder – Forças espirituais, estilos de vida, formas de Igreja" é o título do novo livro do padre José Frazão Correia, ex-provincial dos jesuítas em Portugal, que será apresentado nesta quinta-feira. O 7MARGENS reproduz, em pré-publicação, um excerto de um dos capítulos do livro.

Cerca de 400 líderes e teólogos de diferentes tradições cristãs estiveram reunidos nos últimos dias no Egito para a sexta Conferência Mundial sobre Fé e Ordem. No final, assinaram um "Apelo a Todos os Cristãos” e comprometeram-se a levar os frutos das suas orações e diálogos a muitas igrejas e comunidades ao redor do mundo.

O silêncio tem nome, chama-se Ernestina. Viveu em Trás-os-Montes, mas podia ter vivido em qualquer aldeia onde o tempo se arrasta como uma mula velha e os homens falam pouco, mas mandam muito. Ernestina não é só a mãe de José Rentes de Carvalho, é a mãe do silêncio português. Aquele que se instala nas cozinhas, nas camas, nos olhos, aquele que não grita, mas que pode matar. [Texto de Júlia Costa].

A Conferência dos Bispos da África Austral (SACBC) acaba de apresentar um documento de advocacia histórico à presidência sul-africana do G20 e à ONU Mulheres. Intitulado “Alimentar. Curar. Libertar África”, o texto desafia as economias mais poderosas do mundo a garantir que a dívida sirva a vida, e não o contrário.

Em Coimbra, o mês que começou com a receção aos caloiros - conhecida como "latada" - termina agora com a sua bênção. A celebração acontece este quarta-feira, 29, e tem como principal objetivo “acolher os novos estudantes e rezar com eles, para que o seu percurso seja abençoado”.

Ler a notícia das “pedras de tropeço” colocadas nos passeios de Lisboa em memória das vítimas do nazismo fez-me lembrar das inúmeras “covas de tropeço” implantadas há muito por todos os passeios de Lisboa. [Texto de Miguel Veiga]

O texto que a seguir se reproduz corresponde à intervenção feita por Manuel Hipólito Almeida dos Santos no Encontro de Leitores do Porto, o qual teve lugar no dia quatro de outubro último e que, à semelhança de Lisboa, teve como ponto de partida um texto da realizadora Graça Castanheira sobre a esperança.


Álvaro Laborinho Lúcio nunca aceitou abandonar ou diminuir o objetivo maior da educação – a humanização dos seres humanos –, mesmo sabendo os riscos de desumanização e alienação que a educação enfrenta hoje: “tende-se a educar para as competências, despreza-se a educação para os valores”. Também por isto nos fará falta a sua voz. [Texto de Licínio c. Lima].

Com o final de 2025 à vista, aproxima-se do fim o projeto anual dos Missionários da Consolata em Portugal, intitulado “Ajude-nos a salvar um refugiado em Marrocos”. O objetivo é angariar fundos para uma missão desta congregação de apoio a refugiados em Oujda, no norte de Marrocos, junto à fronteira com a Argélia.

"Tudo Sobre Deus", o novo livro do escritor José Eduardo Agualusa, é um “romance iluminado pela luz estonteante do deserto, onde, contaminada pela ficção, a realidade se torna fluída e inconfiável” e que estará à venda na próxima quinta-feira, 30 de outubro. O 7MARGENS publica a seguir o primeiro capítulo.

O trabalho dos Missionários da Consolata em Moçambique dura há 100 anos. Os religiosos enfrentaram, junto da população, a guerra colonial e a guerra civil. No terreno, evangelizam, alfabetizam, cuidam e constroem.

Depois da primeira exortação apostólica, chega agora uma carta apostólica de Leão XIV: mais curta, mas também ela cheia de apelos, desta vez dirigidos a todos aqueles que têm a missão de educar, e em particular à "rede educativa católica".

O Papa Leão XIV é claro no seu primeiro documento formal: o amor ao dinheiro é realmente a raiz de todos os males. Em conferência de imprensa no passado dia 9 de outubro, o Vaticano apresentou a sua exortação apostólica, Dilexi Te ("Eu amei-te"). Mais uma apresentação pastoral do que um tratado teológico abrangente, ela critica a expansão da riqueza em detrimento dos pobres do mundo [Texto de Phyllis Zagano].

A Magna Via Francigena, na Sicília, liga Palermo a Agrigento, por antigos trilhos percorridos por gregos, romanos, árabes e normandos. Um ramal sul da mais famosa Via Francigena também se tornou destino de peregrinos de todo o mundo. Percorremo-la no início de outubro ao longo dos 190 km do percurso, que se divide em nove etapas.


Duas centenas de pessoas estão inscritas para o curso sobre “Recomposição do catolicismo contemporâneo: intervenções e contributos dos papas (séc. XIX-XXI)”, que tem início na noite desta terça-feira, 28, orientado pelo historiador António Matos Ferreira. Inscrições de última hora são ainda possíveis até às 15h de terça, 28.

Este texto corresponde à homilia de domingo, 26 de outubro, [domingo xxx do tempo comum ― c ― 2025], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de Souto (Divino Salvador), em Terras de Bouro.

Quem passar diante da igreja de Santa Isabel, em Lisboa, nas manhãs de 3 a 8 de novembro, entre as 7h30 e as 8h00, encontrará um semicírculo de pessoas a ler poemas, cantar e fazer silêncio como manifestação para exigir aos líderes mundiais reunidos na Cimeira do Clima (COP30) de Belém do Pará decisões corajosas.

Estão confirmadas as datas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Seul 2027: a primeira fase, conhecida como as "pré-jornadas", terá lugar nas 15 dioceses coreanas de 29 de julho a 2 de agosto, e os eventos principais serão realizados por toda a capital da Coreia do Sul, de 3 a 8 de agosto.

Este ano assinala-se o 60.º aniversário da Nostra Aetate, a declaração inovadora do Concílio Vaticano II [promulgada pelo Papa Paulo VI em 28 de outubro de 1965]. Em 1965, a Igreja Católica abriu uma porta, sem precedentes, ao diálogo inter-religioso, reconhecendo a verdade e a santidade presentes noutras religiões e apelando simultaneamente à compreensão, ao respeito e à colaboração mútuos. [Texto de António de Almeida Ribeiro].

Reunidos em Braga para a assembleia aiocesana anual da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), dezenas de representantes e simpatizantes dos diferentes grupos comprometeram-se a ser "uma voz profética e solidária a favor dos mais explorados".

A partir desta segunda-feira, 27 de outubro, é aconselhável andar com mais atenção pelas ruas de Lisboa. É que a capital portuguesa acaba de ganhar as suas primeiras "stolpersteine" (em alemão, “pedras de tropeço”): pequenas pedras cúbicas, cuja face de cima tem gravados os nomes de vítimas do nazismo.

Na década de 1980, o padre Luís Martins Ferreira foi chamado a construir um obus que seria vendido ao Iraque ou ao Irão, que se confrontavam numa guerra. “Foi a primeira vez que comecei a pensar o que é isto das guerras”, conta, em entrevista ao programa "Rostos e Rumos", parceria entre a TSF e o 7MARGENS.

O Papa assumiu este domingo a existência de “tensões”, após o processo sinodal dos últimos anos, pedindo a superação das divisões e a promoção de uma Igreja de “comunhão”, próxima de cada pessoa e centrada no serviço.


Durante um mês, jovens e adultos portugueses colocaram-se ao serviço da comunidade angolana de Funda: promoveram consultas médicas, distribuíram sopa e pão, construíram um baloiço, pintaram balizas e salas de aula, e distribuíram um conjunto variado de bens. Provocaram muitos sorrisos, e contam que dançaram “muito, muito mesmo”.

Grupo de religiosos descalçou-se e, em ambiente de oração, pintou um conjunto de telas que podem ser apreciadas no museu dos Missionários da Consolata, em Fátima.

A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026. Num momento especialmente crítico na cena internacional, em que há um especial envolvimento dos diversos intervenientes no processo, o Papa convida a humanidade a rejeitar a lógica da violência e da guerra, para abraçar uma paz autêntica, fundada no amor e na justiça. [Texto de Guilherme d'Oliveira Martins].


"Todo o abuso na Igreja é espiritual e é cometido em nome de Deus, mesmo que isso não seja dito. Abusar de uma pessoa, seja qual for a forma de abuso, é invocar o nome de Deus em vão e, ao fazê-lo, abusa-se do próprio Deus. O que fazemos como povo de Deus, como esse povo de Deus em concreto?" - Um ensaio da teóloga Cristina Inogés Sanz


A partir desta segunda-feira, 27 de outubro, deixa de haver desculpas. As pessoas e as comunidades que quiserem iniciar um processo para adotar um estilo de vida centrado no cuidado com a criação têm agora um instrumento precioso para se pôr a caminho. É o Eco Igrejas.


