
PEDRO, O GRANDE E O MARQUÊS DE POMBAL,CONSTRUTORES DE CIDADES ANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Pedro, o Grande e o Marquês de Pombal parecem viver em mundos diferentes mas partilham um traço raro na história europeia do século XVIII.
Pedro, o Grande e o Marquês de Pombal parecem viver em mundos diferentes mas partilham um traço raro na história europeia do século XVIII.
A Medieval de Rio Tinto regressou, hoje, à Quinta das Freiras, local que vai ser palco da 14ª edição deste evento até ao próximo dia 21 de setembro. Assim, ao longo de quatro dias, os visitantes terão a oportunidade de realizar uma viagem no tempo, repleta de animação e boa gastronomia. Fique a saber mais sobre o certame, que dá vida à lenda desta localidade, na edição impressa do Jornal AUDIÊNCIA.
Falar sobre agricultura é reconhecer a importância deste pilar fundamental da economia açoriana e valorizar aqueles que todos os dias trabalham com dedicação, empenho e resiliência. Os agricultores são verdadeiros motores do nosso desenvolvimento e merecem o respeito e a consideração de toda a sociedade.
Enquanto veterinário, vejo com preocupação a discussão sobre a criação de um serviço público de saúde animal em Portugal. Embora a intenção possa parecer nobre, garantir cuidados veterinários acessíveis a todos os animais, a proposta é, na minha opinião, inviável por motivos económicos, práticos e éticos.
Desde 2019, a macroalga castanha Rugulopteryx okamurae está a invadir o património oceânico dos Açores, comprometendo de forma irreversível a biodiversidade marinha do arquipélago.
Num país onde se leem títulos em vez de notícias completas e onde as opiniões são formuladas a partir de vídeos de 15 segundos, a verdade deixou de ser um valor: tornou-se num mero detalhe descartável.
Há histórias que parecem feitas de acaso e revelam como a memória de um lugar se entrelaça com a criação artística.
Já passaram quase três anos desde que o governo anunciou, com pompa e circunstância, a gratuitidade das creches. Uma medida que se aplaude, sem reservas.
O português é hoje uma das grandes línguas globais, falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes.
A Colangite Biliar Primária (CBP) é uma doença hepática autoimune crónica que afeta os ductos biliares, responsáveis pelo transporte da bile do fígado para o intestino.
A cidade da Horta foi palco da 5ª edição do Veteranos Fayal Cup, um torneio organizado pela Associação de veteranos do Fayal Sport Club que reuniu equipas de futebol veterano de várias ilhas dos Açores, da Madeira e do continente, promovendo o desporto, como também o convívio, a amizade e o fortalecimento de laços inter-regionais.
No dia 15 de setembro assinala-se o Dia Mundial para a Consciencialização sobre o Linfoma. Este é um momento importante para divulgar a doença junto da população e estimular a discussão sobre o tema, dado que o atraso no diagnóstico e referenciação podem piorar o prognóstico e reduzir a qualidade de vida dos doentes.
O nome de António Egas Moniz ocupa um lugar singular na história portuguesa. Médico e homem de ciência, tornou-se conhecido por uma operação que hoje se reconhece como um erro doloroso: a lobotomia.
Há alguns anos escrevi, e foi publicado neste jornal, um resumo da história do Grotto de Lourdes da cidade de Lowell, em Massachusetts.
Nos passados dias 12 e 13 de julho, a cidade de Coimbra recebeu um Estágio Internacional de Karate, com a organização do Centro Português de Karate e Japan Karate Shoto - Portugal.
Nas comemorações dos 186 anos da elevação a sede de concelho e vila, a Povoação aproveitou para distinguir João Bosco Moral Amaral, antigo presidente da Região Autónoma dos Açores e da Assembleia da República e o emigrante, natural das Furnas, Norberto Paiva.
A candidatura Ponta Delgada Primeiro, da Iniciativa Liberal (IL), entregou já no Tribunal da Comarca, as listas candidatas à Câmara e Assembleia Municipal de Ponta Delgada e às Juntas de Freguesia de São José, São Pedro e São Sebastião, assumindo-se com a “alternativa séria” para que “o futuro de Ponta Delgada seja mais liberal”.
o PSD/Açores, concorrendo só ou em coligação com o CDS e com o PPM, venceu as mesmas com 44,7% dos votos, presidindo a 8 Câmaras Municipais e a 73 Assembleias de Freguesia, o PSD/Açores assume que quer voltar a vencer as eleições marcadas para 12 de outubro de 2025
Sem procurar apareceu-me a página do CHEGA Açores numa rede social e fiquei sem palavras perante uma partilha, cuja a foto junto a este texto.
O candidato do CHEGA à Câmara Municipal da Ribeira Grande, João Luís da Câmara, esteve, no passado dia 2 de agosto, com um grupo de cidadãos que tem tomado várias iniciativas para classificar a Praia do Monte Verde com Bandeira Azul – símbolo de qualidade da água balnear.
O Partido Socialista (PS) entregou, no passado dia 14 de agosto, as listas com que vai disputar as eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro, no concelho da Ribeira Grande, apresentando os candidatos à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às catorze Juntas de Freguesia do concelho.
O Partido Socialista (PS) já entregou as listas com que vai disputar as eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro, no concelho de Vila Franca do Campo, apresentando candidatos à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às seis Juntas de Freguesia de concelho.
O tradicional passeio anual da terceira idade de Oliveira do Douro, promovido pela Junta de Freguesia, voltou a concretizar-se. Esta iniciativa decorreu no passado dia 4 de setembro e contou com a participação de 600 pessoas, que passearam em Murça e foram agraciadas com um banquete na Quinta Valle de Passos, em Valpaços. Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, e os Bombeiros Voluntários de Avintes foram presenças significativas neste evento, que foi repleto de partilha e emoção.
A Rota N222, destinada a promover uma das mais belas estradas do mundo, homenageou o ex-piloto Pedro Matos Chaves, no passado dia 2 de setembro, num evento realizado na sede da organização, em Caldas de Aregos, em Resende. Um momento especial para o bicampeão nacional de ralis e ex-piloto de Fórmula 1, que recordou a sua ligação familiar e afetiva à região do Douro.
Lisboa, 1 de fevereiro de 1908. O Terreiro do Paço, coração do poder régio, transformou-se subitamente em palco de um dos episódios mais dramáticos da nossa História.