
Especializada no segmento de luxo, a AREA Comunicación Global assinalou, em 2025, três décadas de atividade. A FashionNetwork.com conversa com o fundador da agência sobre o passado, o presente e o futuro do setor.
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Especializada no segmento de luxo, a AREA Comunicación Global assinalou, em 2025, três décadas de atividade. A FashionNetwork.com conversa com o fundador da agência sobre o passado, o presente e o futuro do setor.

A Skims estreou-se no Médio Oriente na segunda-feira, com a abertura da sua primeira loja física nos Emirados Árabes Unidos, no Mall of the Emirates, no Dubai.

A prata ultrapassou pela primeira vez a marca simbólica, num contexto em que metais preciosos e industriais atingem níveis sem precedentes neste final de ano, impulsionados pela incerteza económica e geopolítica.

A colaboração mais recente da fabricante de isolamento térmico é com a Jaked, cuja nova coleção de vestuário de exterior para o outono/inverno 2025 integra a tecnologia de isolamento Ecodown Fibers Ocean.

Este grande regresso assume-se como a ponta de lança da nova identidade da marca, unindo de forma estreita o sportstyle e o desempenho, na esteira da sua atividade histórica nos desportos nórdicos e de montanha.

As colaborações de calçado desta temporada evidenciam a convergência entre marcas técnicas e de moda. Carhartt WIP x Salomon, Nike x Vaquera e Inuikii x Rouje aliam estilo e funcionalidade.

Na 12ª edição do prémio da ConsumerChoice, relativa ao ano de 2026, os profissionais portugueses elegeram as 23 marcas que conquistaram a sua confiança em setores como produtos e serviços de cosmética.

Terá a Taça das Nações Africanas passado a ser uma Fashion Week africana, além de um acontecimento desportivo incontornável? É o que deixam antever as criações que dela decorrem, dos criadores locais às marcas globais.

A VSP Vision, gigante norte-americana do setor do eyewear e proprietária da sua compatriota Marchon desde 2008, prossegue a sua estratégia de aquisições ao concluir a compra do grupo italiano Marcolin.

Com 30 anos de experiência no setor imobiliário comercial e head of Transactional Services na consultora desde 2022, Sarmento sucede a Eric van Leuven como head of Portugal a partir de 1 de janeiro.

A nova loja vintage com moda de autor, cerâmica e livros de fotografia, aposta em jovens designers e referências da moda e luxo como Alexander McQueen, Dior, Dolce & Gabbana, Helmut Lang, Jean-Paul Gaultier ou Valentino.

Dando seguimento aos seus planos de expansão no país vizinho, a marca portuguesa de moda masculina acaba de inaugurar novas lojas em Vitória e Gijón, contando agora com 22 pontos de venda no mercado espanhol.

O centro comercial da Grande Lisboa anuncia uma série de pop-ups exclusivas de marcas de moda e lifestyle, como a Cais 16, Goldenbloomstore, Ivory Therapy, Pexizbeke, Pomy Heart, Sock Affairs, e outras mais.

O centro comercial da Grande Lisboa anuncia uma série de pop-ups exclusivas de marcas de moda e lifestyle, como a Cais 16, Goldenbloomstore, Ivory Therapy, Pexizbeke, Pomy Heart, Sock Affairs, e outras mais.

A marca portuguesa de moda, pertencente ao grupo Cães de Pedra, reforçou a sua presença na cidade espanhola com um segundo ponto de venda, que acaba de abrir portas na Rúa do Príncipe.

A editora portuguesa independente Lighthouse Publishing, que publica até 31 de dezembro de 2025 a revista masculina de moda e lifestyle GQ, sob licença desde 2015, anuncia o encerramento da publicação.

Mais de 2.500 empresas têxteis em Portugal destacam-se pela sustentabilidade afirmada como pilar económico da competitividade, com claros ganhos de eficiência e redução de custos, conclui o estudo do projeto regenerador.

A Saks Global Enterprises, face a opções limitadas e com um pagamento de dívida superior a 100 milhões de dólares a vencer no final deste mês, considera, como último recurso, um pedido de proteção contra credores.

Figuras proeminentes da direita no Brasil estão a apelar ao boicote à marca Havaianas, icónica marca brasileira de chinelos de dedo, devido a um anúncio polémico antes das eleições presidenciais do próximo ano.

Figuras proeminentes da direita no Brasil estão a apelar ao boicote à marca Havaianas, icónica marca brasileira de chinelos de dedo, devido a um anúncio polémico antes das eleições presidenciais do próximo ano.

A Bottega Veneta acaba de inaugurar uma loja em Nova Iorque, alargada a um espaço de 312 metros quadrados localizada na Gansevoort Street, no coração do Meatpacking District, em Manhattan.

A passerelle catalã, que em outubro passado se despediu do Recinto Modernista de Sant Pau, realizará a sua primeira edição no novo espaço de 14 a 17 de abril de 2026.

A marca de menswear portuguesa, reconhecida globalmente, acaba de lançar a que chama "pequena produção feita com intenção", com a fábrica centenária de Manteiras: casacos inspirados nos equipamentos de pesca dos anos 60

A marca de menswear portuguesa, reconhecida globalmente, acaba de lançar a que chama "pequena produção feita com intenção", com a fábrica centenária de Manteigas: casacos inspirados nos equipamentos de pesca dos anos 60.

A marca portuguesa de streetwear aliou-se a insígnia americana de bonés para criar uma coleção de edição limitada onde a herança americana se funde com lifestyle europeu.

Na Europa, o ranking das maiores plataformas de revenda transfronteiriças é liderado pela francesa Back Market, especialista em produtos tecnológicos.

Já estão disponíveis seis dos sete pares de botas artesanais únicas da Marita Moreno, 100% Made in Portugal, resultantes de uma produção super exclusiva, como parte duma tecelagem artesanal do traje de Viana.

Ao longo do último ano, a marca portuguesa de sneakers fundada em Lisboa em 2014 deu um salto na sua internacionalização e conta agora com mais de 15 novos retalhistas no Reino Unido, Irlanda e Espanha.

O regresso de Trump à Casa Branca marcou o início de um ano frenético para o comércio mundial, com tarifas aplicadas aos parceiros dos EUA, que elevaram a importação ao nível mais elevado desde a Grande Depressão.

A casa Dior anunciou, na segunda-feira, um trio eclético — Anya Taylor-Joy, Jisoo e Willow Smith — como os novos rostos do seu perfume de sucesso Addict.

A feira nupcial irá reunir os principais fornecedores do setor nos dias 10 e 11 de janeiro em Lisboa e nos dias 24 e 25 do mesmo mês no Porto.

A Safilo, grupo italiano do setor da ótica, renova a licença global, válida até 2031, para o design, produção e distribuição das coleções de óculos graduados e de sol da histórica casa de moda parisiense Pierre Cardin.

A retalhista chinesa inaugurou o seu novo centro logístico em Wroclaw, na Polónia, que passará a ser o principal hub da empresa na Europa.

O grupo de cosmética anunciou a nomeação, a título interino, de Markus Strobel para os cargos de presidente, até agora ocupado por Peter Harf, e diretor-geral, em substituição de Sue Nabi, com efeito a partir de janeiro.

A empresa de pronto-a-vestir de Marselha, que emprega 200 trabalhadores, foi colocada em processo de recuperação judicial, soube-se junto de uma fonte próxima, que confirma a informação avançada pelo jornal La Provence.

A Pat McGrath Labs encontra-se em processo de reestruturação e recapitalização, segundo várias fontes.

O grupo Galeries Lafayette anunciou que entrou em negociações exclusivas com um investidor anglo-saxónico do setor imobiliário para a venda do edifício do grande armazém. A venda à SGM não se concretizou até sexta-feira.

Em 2025, a Cortefiel assinala 80 anos como uma das marcas históricas da moda espanhola e berço de um dos maiores grupos têxteis europeus. O seu diretor de compras fala sobre a marca, a sua evolução e a sua expansão.

O projeto, intitulado ‘Vintage Sneaks by Rick Owens for Maxfield’, está limitado a apenas 24 pares em todo o mundo, disponíveis em numerações para homem e para mulher.

A Nike está a ficar sem tempo para provar que a sua estratégia para a China resulta, à medida que a sexta queda trimestral consecutiva nas vendas no país evidencia como um mercado se tornou o seu maior fator de pressão.

A marca portuguesa de moda e acessórios inaugurou uma loja de dois pisos e 235 metros quadrados na Ermou Street, no centro de Atenas.

A empresa global de investimento chinesa HSG adquiriu uma participação de controlo na marca italiana de sapatilhas Golden Goose, naquele que é um dos maiores investimentos chineses numa marca europeia de luxo.


Como antecipado no início de dezembro, a Golden Goose confirmou, ao fim da tarde de 19 de dezembro, que a empresa internacional de capital de risco e 'private equity' HSG, tornar-se-á acionista maioritária da sociedade.

O grupo véneto Swinger International adquiriu, por um valor não divulgado, o controlo da marca francesa Philippe Model à 21 Invest, o fundo de 'private equity' fundado por Alessandro Benetton.

Depois da austríaca Swarovski, a espanhola Scalpers e a dinamarquesa Jack & Jones confirmam a sua chegada ao shopping propriedade da sul-africana Lighthouse Properties, reforçando a oferta comercial para a época festiva.

Na estação de outono-inverno 2026/27, Valentino regressa a casa: a maison, fundada em Roma em 1960 por Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, anunciou que o desfile da próxima coleção terá lugar em março, na capital.

A marca parisiense Sandro continua a sua expansão internacional ao anunciar a abertura de uma nova boutique em Los Cabos, no México, e a inauguração do seu primeiro ponto de venda em Santiago, no Chile.

A marca portuguesa de joalharia e relojoaria, que em outubro abriu a sua primeira loja física no mercado chileno, já expandiu a sua presença no país com um segundo espaço.

A marca portuguesa de meias aliou-se à marca de óleo alimentar para criar um modelo de meias solidárias cujo valor das vendas reverte na íntegra a favor do projeto alimentar da associação Souma.

Na sexta-feira, 19 de dezembro, a justiça francesa rejeitou o pedido do Estado para suspender a plataforma por três meses, na sequência da descoberta de produtos ilícitos no seu marketplace.

O encontro B2B da moda regressa a Paris entre 17 e 19 de janeiro de 2026, poucos dias antes da Semana da Moda Masculina, que tem início a 20 de janeiro, numa edição inteiramente repensada pelo grupo WSN.

A Coty vendeu a participação remanescente de 25,8% na marca de cuidados capilares ao fundo norte‑americano, mantendo o direito a uma parte do produto de qualquer venda futura ou de eventual IPO.

A Semana de Moda de Londres desvendou um calendário repleto para a sua próxima temporada de desfiles, em fevereiro, que inclui o regresso da marca britânica Joseph e a última coleção do falecido Paul Costelloe.

O MadaLuxe Group anunciou a aquisição da Ippolita, marca de joalharia fina, numa altura em que o grupo norte-americano de lifestyle procura reforçar o seu portefólio e expandir para a categoria de joalharia fina.

A Lululemon anunciou planos para ampliar a presença internacional em 2026, com a entrada em seis novos mercados — o que representa o maior número de entradas em novos países alguma vez empreendido pela marca num só ano.

A Rams Global, Mathias Facchini (Swinger International) e Giulio Gallazzi (por via do SRI Group) adquiriram a participação minoritária anteriormente detida pela família Etro. L Catterton mantém-se acionista maioritário.

A marca portuguesa de alta joalharia está agora presente em várias cidades de França, estando disponível em espaços de referência como La Samaritaine e Printemps Haussmann.

A proprietária da Levi's anuncia a entrada de Jeffrey J. Jones II no seu conselho de administração a partir de janeiro. Atualmente é diretor-geral da empresa de serviços H&R Block e já foi diretor de marketing na Target.

O grupo de luxo francês anunciou, esta quinta-feira, o plano para adquirir a empresa italiana especializada no fabrico de peças de joalharia, com a ambição de deter "a totalidade do capital até 2032".

Aos dois anos, a empresa francesa anuncia a captação de 16 milhões de dólares para financiar o crescimento e acelerar o desenvolvimento da solução de geração de vídeos promocionais com recurso a IA para as redes sociais.

A marca suíça de dermocosmética, já presente em Portugal, acaba de inaugurar uma primeira loja efémera em Vila Nova de Gaia, no Centro Comercial Gaia Jardim, totalmente concebida pela portuguesa Decorpublic de Odivelas.

A marca de calçado conhecida pelas suas alpargatas torna-se a primeira insígnia de calçado disponível na plataforma de entregas rápidas, onde está disponível para encomendas em Lisboa no prazo de 30 minutos.

A temporada francesa da moda masculina de janeiro contará com 35 desfiles presenciais, entre os quais dois estreantes em Paris, e pelo menos 32 apresentações, incluindo o regresso-surpresa da Balenciaga.

Nos nove meses entre 1 de fevereiro e 31 de outubro de 2025, a OVS Spa registou vendas líquidas de 1.244,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,8% face aos primeiros nove meses de 2024.

A Bulgari nomeou Laura Burdese, uma veterana com 10 anos de experiência no grupo LVMH, como nova CEO da célebre marca de joalharia, embora a nomeação só entre em vigor a 1 de julho de 2026.

Haja ou não desaceleração no mercado global de luxo, com 29 criadores de alta costura e dois estreantes no calendário oficial, a temporada de couture de Paris apresenta-se pujante para a próxima passerelle em janeiro.

Haja ou não desaceleração no mercado global de luxo, com 29 criadores de alta costura e dois estreantes no calendário oficial, a temporada de couture de Paris apresenta-se pujante para a próxima passerelle em janeiro.

A Fédération de la Haute Couture et de la Mode e a Mercedes-Benz firmaram uma nova parceria que fará do gigante automóvel alemão o parceiro exclusivo de mobilidade da Paris Fashion Week.

A marca de moda britânica escolheu o Designer Outlet Algarve para instalar a sua primeira loja em Portugal com formato outlet. O espaço abre portas este sábado com propostas para homem e mulher.

A marca sustentável, com produção portuguesa, responde à procura da clientela que tem sustentado um crescimento contínuo. A pop-up em Paris é uma oportunidade para apresentar os novos produtos a clientes internacionais.

A marca sustentável, com produção portuguesa, responde à procura da clientela, que tem sustentado um crescimento contínuo. A pop-up em Paris é uma oportunidade para apresentar os novos produtos a clientes internacional.

A ambiciosa marca chinesa de calçado sustentável prossegue a sua expansão, que inclui França, com a abertura de uma loja no Les 4 Temps, perto de Paris. A marca também está a abrir lojas na Europa, Brasil e Austrália.

A ambiciosa marca chinesa de calçado sustentável prossegue a sua expansão, que inclui França, com a abertura de uma loja no Les 4 Temps, perto de Paris. A marca também está a abrir lojas na Europa, Brasil e Austrália.

Apesar da expectativa de contração, a empresa de confeção prevê terminar 2025 com estabilidade, com cerca de 15 milhões de euros de volume de negócios, focando o investimento em circularidade e tecnologia.

No exercício fiscal encerrado a 30 de setembro, o volume de negócios da Douglas cresceu 2,8%, para pouco menos de 4,6 mil milhões de euros. O EBITDA aumentou 3,6%, para 756,5 milhões de euros.

A Acne Studios inaugurou a sua primeira loja própria na Tailândia, optando por Banguecoque, a capital do país, para a estreia.

A Gordon Brothers adquiriu uma participação maioritária na propriedade intelectual da marca Rachel Zoe e no respetivo negócio de consumo associado.

O investidor Elliott Management acumulou uma participação superior a mil milhões de dólares na Lululemon Athletica e prepara-se para indicar um candidato a CEO, enquanto procura revitalizar o retalhista em dificuldades.

Após dois meses de se instalar no Amoreiras, a casa de perfumaria tradicional do Brasil, assegura manter a permanência da nova pop-up lisboeta ao longo de seis meses, reforçando o percurso de expansão internacional.

Bernard Arnault, CEO da LVMH, afirmou que esperava poder manter-se no cargo por mais 10 anos, ao ser questionado sobre os planos de sucessão do maior grupo de luxo do mundo.

No mercado da reciclagem têxtil, a RadiciGroup e a Lycra revelam um processo para poliamidas, a Kipas apresenta o seu dispositivo integrado para o poliéster e a Circulose acelera a sua solução para transformar o algodão.

O projeto de calçado, desenvolvido e coordenado pelo CTCP, acabou de ser distinguido com uma menção honrosa, pela sua abordagem educativa e inovadora, na Gala Erasmus+, realizada no Pavilhão de Portugal em Lisboa.

Dois meses depois de apresentar a sua coleção feminina de estreia para a Dior com um filme de terror, Jonathan Anderson prosseguiu a sua reinterpretação da casa, ao reconfigurar agora vários dos seus códigos.

O Barra Shopping será a próxima paragem da cadeia dinamarquesa, que no início de 2026 irá inaugurar no centro comercial do Barreiro uma loja com 554 metros quadrados.

A cadeia portuguesa de lojas multimarca abriu novos pontos de venda em Paços de Ferreira, Marco de Canaveses e Esposende, reforçando a sua presença no mercado e criando 30 novos postos de trabalho.

A pensar nas compras da época festiva, a marca de malas personalizáveis instala-se de 19 a 23 de dezembro no centro comercial Espaço Guimarães.

Depois de ter chegado em 2024, na sequência da aquisição da maioria do capital da empresa pela L Catterton, Pierre-Arnaud Grenade foi substituído pela ex-presidente da New Guards, a missão de corrigir o rumo da marca.

Agora já sabemos para que servia a intrigante página temporária da Matches. A retalhista de luxo online entretanto extinta e a sua marca própria, Raey, foram adquiridas por um novo grupo de luxo recém-criado.

O ano começa com um ritmo intenso para a indústria têxtil e de vestuário nacional, com a ATP a promover, em janeiro, a participação das empresas portuguesas em quatro das mais relevantes feiras internacionais do setor.

Numa decisão inesperada, a sasa Loewe optou por não apresentar um desfile na próxima temporada de moda masculina de Paris, em janeiro.

Segundo um estudo da Deda Stealth, não será a IA nem o aprovisionamento a dominar os roadmaps dos diretores de sistemas de informação (DSI) do setor da moda e do luxo, mas sim o controlo de custos.

Os resultados de 2024 da Stella McCartney Ltd foram depositados na Companies House e a empresa afirmou que “continuou a consolidar a sua posição como pioneira do luxo consciente” ao longo do ano.

A Poshmark anunciou a nomeação de Elizabeth von der Goltz como primeira diretora de Receitas, num momento em que a plataforma de revenda procura reforçar a sua equipa executiva de topo e impulsionar o crescimento.

A ronda de financiamento foi liderada pela Silas Capital, com a participação da L Catterton e dos investidores existentes, Willow Growth Partners e Halogen Ventures.

A três dias de uma data-limite crucial para o BHV, a autarquia de Paris manifestou o seu interesse pelo edifício do grande armazém, acentuando a pressão sobre o seu responsável, em plena tempestade Shein.

De acordo com um estudo da Spherical Insights, o país pretende subir na hierarquia da moda internacional, recorrendo a investimentos e ao ‘soft power’, com vista a impulsionar as exportações.

Entre 2019 e 2024, o tráfego do centro comercial da Amadora, gerido pela CBRE, aumentou 41%, enquanto as vendas cresceram 64%. O portefólio do shopping inclui marcas como Primor, Lefties, Kiabi ou Zara.

Os acionistas da marca francesa, com o fundo L Catterton à cabeça, injetaram 99 milhões de euros na empresa no primeiro semestre, apurou a FashionNetwork.com. Objetivo: salvar a empresa.

A Louis Vuitton anunciou os cinco finalistas e os cinco membros definitivos do júri da segunda edição do Louis Vuitton Watch Prize for Independent Creatives, que será atribuído a 24 de março de 2026.