menulogo
Notícias Agora
user

Sexta-feira, Agosto 8

Olá!
ai
ai briefingBriefings
left
right
Source Logo

Imediato

Inspira. Inova. Informa. | A informação da região do Vale do Sousa.
Down
News Image

FC Águias de Santa Marta anuncia cinco reforços para nova época

O FC Águias de Santa Marta mostra-se ativo no mercado para voltar a enfrentar a Liga Placard de Futsal Feminino, e, para além de contar com nove renovações, já anunciou cinco reforços. A nova temporada está de volta e o clube já iniciou a pré-época no dia 28 de julho. De acordo com Técnico Henrique Passos, a equipa vai ter praticamente todos os dias treinos e tem já jogos de treinos agendados com CD Aves, Casa do Povo do Freixo, Futsal Campo, Paços Ferreira Futsal, SC Braga, Santa Luzia Futsal e Maia Futsal, até início do campeonato, que começa dia 6 de setembro com jogo oficial. O Técnico das Águias de Santa Marta, em comunicado, no passado fim de semana, refere que, a pré-temporada, vai ser feita em crescendo, até setembro, num aumentar do grau de dificuldade, até porque entraram atletas novas. A equipa Penafidelense anunciou, nas suas redes sociais, os seus primeiros cinco reforços para a próxima época de 2025/2026. Proveniente das Escolas de Gondomar, atleta Marisa Neto de 29 anos, fixo/ala. Atleta internacional Susana Barbosa de 23 anos, ala; Katia Rodrigues de 24 anos, pivot, proveniente do Dragões Futsal; Barbara Cardoso de 19 anos, fixo, proveniente do Matosinhos Futsal; E a jovem internacional Matilde Lavrador de 18 anos, Guarda Redes, proveniente do Oliveira do Bairro; Assim, o plantel comandado por Henrique Passos começa a ganhar forma e está perto de ficar completo para iniciar o campeonato.

Source LogoImediato
News Image

Aprovado projeto de 23.5 milhões de euros para ETAR de Arreigada

Foi aprovado o projeto para a remodelação da ETAR de Arreigada. Esta informação foi confirmada ao Jornal IMEDIATO pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Segundo aquela entidade, a candidatura “Remodelação da ETAR da Arreigada” foi objeto da decisão de “aprovação com audiência prévia” no passado dia 1 de agosto. A ser concretizada no âmbito do Programa NORTE 2030 e com um investimento previsto de 23,5 milhões de euros, a CCDR-N deu nota de que aguarda a “pronúncia da entidade beneficiária em sede de audiência prévia sobre o projeto de decisão, antes da tomada de decisão final por parte da Autoridade de Gestão do NORTE2030”. A proposta de calendarização da intervenção apresentada pela entidade beneficiária prevê o seu início em janeiro de 2026. A candidatura apresentada visa a remodelação/ampliação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Arreigada, no concelho de Paços de Ferreira, aumentando a sua capacidade de serviço dos atuais 71.108 habitantes-equivalente para 77.350 habitantes-equivalente (no arranque) e 95.115 habitantes-equivalente no horizonte de projeto (2045), garantindo o respeito do quadro normativo aplicável à descarga das águas residuais no rio Ferreira e eliminando um passivo ambiental existente e identificado no Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030).

Source LogoImediato
News Image

Loja de roupa assaltada esta madrugada por três indivíduos

A loja Forte, situada na Rua Dom António Ferreira Gomes, na cidade de Penafiel, foi assaltada na madrugada desta quinta-feira. Ao que o Jornal IMEDIATO apurou, a loja, de venda de roupa, foi assaltada por três indivíduos, que, de cara destapada, por volta das quatro horas da madrugada, entraram no interior do estabelecimento, depois de terem arrombado a porta da entrada. Fugiram na posse de vários artigos. A GNR de Penafiel foi chamada ao local e vai agora visualizar as imagens de videovigilância do estabelecimento comercial para perceber os contornos do assalto.

Source LogoImediato
News Image

Motociclista de 20 anos perde a vida em acidente em Paredes

Um motociclista de 20 anos morreu na sequência de uma colisão entre um carro e a mota que conduzia, ocorrida na tarde desta quarta-feira, na Estrada Nacional 209, naquela que é conhecida como a Ponte da Amizade em Lordelo, no concelho de Paredes. Ao que o Jornal IMEDIATO apurou, o acidente ocorreu pouco depois das 13 horas da tarde desta quarta-feira, tendo o alerta sido dado aos Bombeiros Voluntários de Lordelo e de Rebordosa, por ter decorrido numa zona de interseção das duas freguesias. Quando os Bombeiros chegaram ao local, encontraram o condutor da viatura ligeira – que inicialmente tinha sido dado como encarcerado – já fora do carro. Foi assistido e levado para o Hospital Padre Américo, com ferimentos considerados ligeiros. O condutor do motociclo estava em paragem cardiorrespiratória. “Quando chegamos, demos início às manobras de reanimação, que depois foram continuadas pelas equipas de Suporte Imediato de Vida de Valongo e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação da delegação Norte”, relatou ao IMEDIATO Celso Dias, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Lordelo. Contudo, já nada havia a fazer para salvar o jovem de 20 anos e o óbito foi declarado no local. Para o acidente foram mobilizadas três ambulâncias e um carro de desencarceramento dos Bombeiros de Lordelo e Rebordosa, assim como uma equipa da Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência do INEM, para prestar apoio psicológico aos envolvidos no acidente. A GNR de Lordelo esteve no local a tomar conta da ocorrência e uma equipa do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação, que investiga agora os contornos do acidente.

Source LogoImediato
News Image

Rock no Vale regressa a Eiriz para a 4.ª edição

Festival Rock No Vale volta a Eiriz, para dois dias com música especial, entre os dias 3 e 4 de outubro, e já foi anunciado o cartaz. A banda brasileira Garotos Podres, vão dar um concerto único no Norte em 2025. Esta banda brasileira de punk rock foi formada no final de 1982, na cidade de Mauá, no ABC paulista. Suas maiores influências são as bandas punks do final dos anos 70 e começo dos anos 80. A banda é conhecida por ser politizada e engajada em causas sociais e participações em movimentos vários na sociedade civil. Confirmados estão também os Artigo 21, uma banda lisboeta de punk-rock, composta por cinco amigos que faz música desde o Verão de 2012. Sobem ainda a palco os Viralata uma das mais importantes e reconhecidas bandas da cena rock/punk rock nacional.  Formados em setembro de 2010 na região da grande Lisboa, rapidamente conquistaram o público fã do género através de canções com melodias contagiantes e letras em português pertinentes, mordazes, sarcásticas e irónicas, mas também carregadas de humor e boa disposição. A energia ao vivo e a simplicidade da banda contribuiu significativamente para construir uma relação de grande proximidade com o seu público, fazendo com que, 13 anos depois, os Viralata sejam já considerados como uma banda de “culto”. Os Simbiose também estão confirmados para a 4.ª edição do Rock no Vale. Os Simbiose são uma banda de crustcore / punk hardcore de Lisboa, formada em 1991. Em 1995 lançaram a EP "Simbiose", dando vários concertos ao longo dos anos seguintes, em 2002 sai "Naked Mental Violence", o álbum de estreia, seguido por um tour europeu. Em 2007 entram na cena punk/crust mundial com "Evolution?", com sucesso moderado em Portugal (tal como as outras bandas de crustcore nacionais), mas que arrastou multidões pelo mundo, especialmente Brasil, México e Japão, com mais concertos em 2008. No final de 2009, sai o novo álbum da banda, "Fake Dimensio. Sobem ao palco também os Warout, uma banda de thrash metal formada em Lordelo-Paredes, em 2022. O grupo é composto por Francisco Marinho (guitarra e vocal), Luís Moreira (bateria), Luís Mota (guitarra) e João Abreu (baixo). Influenciados por bandas como Metallica, Megadeth, Slayer, Exodus, Sepultura e Overkill, a banda apresenta um som agressivo, com ritmos rápidos e vocais intensos. A última banda que sobe ao palco são os Gringo's Paradise uma banda de ska punk baseada em Lisboa, formada por imigrantes brasileiros. O nome da banda é uma sátira à gentrificação e à desigualdade econômica entre países, informa o YouTube. Eles lançaram um EP chamado "Too Much Fun" e recentemente fizeram um show no Tokyo Lisboa. A banda também participou do evento "Young Yellow Pricks", onde tocaram com uma banda cover dos Arctic Monkeys. Os bilhetes para a 4.ª edição do Festival já se encontram à venda.

Source LogoImediato
News Image

Incêndio em Lousada e Freamunde ameçou habitações e cortou A42

Um incêndio de grandes dimensões consumiu uma zona de mato na freguesia de Figueiras e Covas, no concelho de Lousada e em Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. As chamas estiveram próximas de habitações, mas obrigaram ao corte da A42. Segundo a Proteção Civil, pelas 18 horas, as chamas estavam a ser combatidas por 51 elementos, apoiados por 15 meios terrestres e dois meios aéreos. Segundo fonte da Proteção Civil do município de Lousada, pelas 18h20 a situação estava controlada, mantendo-se os meios no local para acautelar possíveis reacendimentos.

Source LogoImediato
News Image

Teatro “Há Verdade no Delírio?” chega a Paços de Ferreira

Nos dias 8 e 10 de agosto, o grupo Boca de Cena leva o teatro às ruas de Paços de Ferreira com uma edição especial do espetáculo “Há Verdade no Delírio?”, uma produção inspirada no universo de “Alice no País das Maravilhas”. O evento será realizado ao ar livre, integrando o projeto “Delírios ao Ar Livre – Boca de Cena em Cena”. A primeira apresentação terá lugar esta sexta-feira, dia 8 de agosto, na Quinta da Tapada, em Frazão, com abertura ao público às 20h. O programa inclui um percurso temático denominado “Labirinto dos Delírios”, entre as 20h e as 21h, seguido da apresentação do espetáculo às 22h. O espaço contará ainda com barraquinhas de comida e bebida, música ambiente e uma área de convívio destinada a toda a comunidade. A segunda sessão realiza-se no domingo, dia 10 de agosto, às 21h30, na Praça 1 de Maio, em Freamunde. O teatro “Há Verdade no Delírio?” distingue-se pelo seu formato imersivo, onde os espectadores percorrem um cenário interativo com luzes e som, incluindo um autocarro real e um percurso cenográfico, onde recebem fragmentos de uma carta enigmática, que deverão montar como um puzzle antes do início da peça.

Source LogoImediato
News Image

ISCE Douro lança Mestrado 100% online

ISCE DOURO lançou um Mestrado em Intervenção Social em formato 100% Online. O Mestrado em Intervenção Social, oferecido pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) e pelo Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE-ISLVT), tem como principal objetivo formar profissionais altamente qualificados para intervir de forma crítica, ética e transformadora perante os desafios sociais contemporâneos. Este ciclo de estudos responde à crescente complexidade dos contextos sociais, capacitando os estudantes para conceber, implementar e avaliar estratégias de intervenção social inovadoras, com base em referenciais teóricos sólidos e práticas reflexivas. O curso promove o desenvolvimento de competências para atuar em diferentes domínios da intervenção social, contribuindo para a inclusão, participação cidadã e coesão comunitária. O mestrado é um dos primeiros no país em formato 100% online, conta com vagas limitadas e tem início marcado para o próximo mês de Outubro. Candidaturas e mais informações em https://www.iscedouro.pt/pt/oferta-formativa/2-ciclo-mestrados

Source LogoImediato
News Image

Em dia da festa vizinhos envolvem-se em agressões

Três pessoas envolveram-se numa discussão, que culminou em agressões, durante a Festa do Vizinho, convívio que decorreu este domingo no Parque Urbano de Paços de Ferreira. A GNR de Paços de Ferreira foi chamada para travar a contenda e identificou uma das pessoas envolvidas, visto as restantes já terem abandonado o local. Ao que o IMEDIATO apurou, a discussão esteve associada a problemas antigos entre os intervenientes e subiu de tom, terminando com agressões que levaram os envolvidos ao hospital, com ferimentos leves.

Source LogoImediato
News Image

Município de Paços de Ferreira instala novas mangas de vento para combate a incêndios

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e com a colaboração das oficinas municipais, procedeu à manutenção e instalação de novas mangas de vento em vários pontos estratégicos do concelho. As novas estruturas foram colocadas junto de reservatórios de água que suportam o abastecimento dos meios aéreos de combate, reforçando a preparação do território para situações de emergência. Os locais intervencionado foram o Parque de Lazer de Freamunde, o Reservatório de Água de Sanfins de Ferreira, o Reservatório de Água de Penamaior, o Reservatório de Água da Base do Intermarché e o Reservatório de Água de Modelos. ? Porquê as mangas de vento? As mangas de vento são equipamentos essenciais para indicar a direção e a intensidade do vento, informação crucial para a atuação dos meios aéreos. A sua correta sinalização permite abordagens mais seguras e eficazes, otimizando os lançamentos de água e garantindo maior proteção às populações e ao território. Esta intervenção insere-se no esforço contínuo do município em reforçar os meios de prevenção e resposta a incêndios rurais, com especial atenção às zonas mais sensíveis e florestais.

Source LogoImediato
News Image

Paços de Ferreira recebe concerto “A'Gosto” protagonizado pela Banda Musical

No próximo sábado, dia 9 de agosto, pelas 22 horas, a Praça da República, em Paços de Ferreira, será palco do concerto “A'Gosto”, promovido pela Banda Musical de Paços de Ferreira. A Banda Musical de Paços de Ferreira, sob a direção do maestro Alexandre Coelho, conduzirá um programa de fusão entre música filarmónica, eletrónica e vocal contemporânea. O espetáculo contará ainda com a participação do DJ internacional Tiger Lewis, do Ensemble Vocal Paços 2025, e das vozes de Cristina Silva, Inês Silva e Rui Porto. A entrada é livre.

Source LogoImediato
News Image

Rafaela Barbosa vence em Montalegre após sábado de contrariedades

O regresso de Rafaela Barbosa ao Circuito Internacional de Montalegre para a sexta jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross (CPR/K) acabou por se transformar num fim de semana de superação e vitória. Após um sábado marcado por sérios problemas mecânicos que impediram a piloto de efetuar qualquer sessão, Rafaela respondeu com garra e determinação no domingo, assinando uma exibição sólida, que culminou com o lugar mais alto do pódio. O sábado não podia ter sido mais difícil para a jovem piloto do Citroën Saxo. Um problema no motor, seguido por complicações na embraiagem, inviabilizaram a presença em pista para os treinos livres, cronometrados e ainda para a primeira corrida de qualificação. O azar que vinha a acompanhar a jovem piloto parecia estar ainda mais presente. O foco passou, então, para tentar recuperar o carro em tempo útil para o dia decisivo, o que acabou por acontecer. Mas o melhor ainda estava para vir. Numa demonstração inequívoca de garra e determinação, Rafaela Barbosa entrou no domingo com um único objetivo: vencer. A evolução entre as sessões foi notória e, após uma recuperação notável nas corridas de qualificação e uma semifinal disputada ao segundo, a piloto arrancou da terceira posição na grande final, onde conseguiu um excelente arranque e assumiu a liderança logo na primeira volta. Sem nunca perder o controlo da corrida, Rafaela cruzou a meta na frente, garantindo a vitória na geral da Categoria 2 Rodas Motrizes (2RM) e também na Divisão 1. “Foi um fim de semana com muitas dificuldades. No sábado tivemos problemas no carro, por isso não conseguimos fazer nenhuma das corridas, nem treinos livres, nem treinos cronometrados, nem a primeira corrida de qualificação. Conseguimos ter o carro pronto para domingo, ainda com alguns problemas que não me permitiram estar a100%. No entanto, o carro foi melhorando da segunda corrida de qualificação para a terceira. Na semifinal arrancámos de quinto e conseguimos ficar em segundo, o que me deu a terceira posição na grelha da final. Tive um bom arranque, consegui assumir a liderança e manter-me aí até ao fim. Conseguimos terminar em grande e era esse o objetivo.” O resultado de Montalegre reforça a consistência e a evolução competitiva de Rafaela Barbosa nesta temporada de 2025 e mantém viva a sua candidatura ao título nacional da Divisão 1 das 2RM. Mais do que uma vitória, foi uma demonstração de resiliência e de capacidade de superação num fim de semana que começou sob o signo da adversidade.

Source LogoImediato
News Image

Teclado hcesar LXII – Ridículo

O medo do ridículo funciona como um regulador das nossas atitudes. Esse medo tem uma forte influência na forma como nos apresentamos, uma vez que nos temos em tal conta, que a simples ideia de não corresponder a uma determinada imagem que provoque nos outros admiração, é passível de nos deixar inseguros. O pior dos nossos pesadelos é o de sermos motivo de riso, vítimas de escárnio. Talvez pior que sermos enganados, sermos ofendidos ou excluídos, temos medo de que se riam de nós, medo de sermos alvo de chacota. O desconforto que podemos sentir quando somos expostos a uma tal vulnerabilidade, que pior que pena, dá vontade de rir, é catastrófica para o nosso amor-próprio. O ridículo é uma necessária bússola para orientar o nosso comportamento, tendo como barómetros o decoro e a dignidade. Mas também me parece que deve haver espaço para que de quando em vez nos exponhamos ao ridículo, desde que este não seja considerado ofensivo para os outros e apenas expuser o próprio. De facto, até pode ser uma lufada de ar fresco, esta ousadia que nos descompõe e consequentemente desconcerta os outros. Gosto de pessoas que não têm medo do ridículo e até acho que são mais felizes, por não terem demasiadas barreiras a limitar aquilo que se pode ou não pode fazer ou aquilo que se pode ou não pode dizer. Aprecio as pessoas que cancelam a pose para participar da emoção, que se desmontam da imagem zara se entregarem ao exagero, que não têm medo de julgamentos porque estão conscientes do seu valor. A audácia dos que não se levam a sério só está ao alcance daqueles cuja a autoestima está em níveis superiores. Para atestar a importância do ridículo e do absurdo, veja-se a alegria vivida no Carnaval, dia em que os julgamentos tiram folga e onde todos nos permitimos exagerar. Não defendo que todos os dias sejam carnaval, mas gostaria que fossemos todos mais leves nas nossas relações, que nos libertássemos mais para expor as nossas fragilidades ou mesmo, dar espaço às travessuras, sem medo do disparate. Deixemos o medo para coisas realmente sérias, para algo efetivamente assustador, como a violência, as doenças, o ódio. Levamo-nos tão a sério, que nos tornamos reféns de uma vida paralela idealizada para consumo dos outros, que renega o erro, rejeita o acne, as olheiras, as remelas, as varizes, a celulite, as brancas, a calvície e tenta disfarçar tudo isto comprando sonhos propagadas nos écrans. Apagamos cada foto que tiramos que não corresponde ao engano que queremos provocar nos outros e partilhamos fotos maquiadas para fazer surtir nos outos admiração, mas aquilo que nunca permitimos, ai tragédia das tragédias, é que se riam de nós. Respeito aqueles que se expõem para me fazer rir, que ativamente se despem de preconceitos e não querem ser as últimas bolachas do pacote. São esses que eu admiro, porque ao invés de me quererem seduzir ou enganar, são honestos e estão dispostos a rir comigo. A única chatice é que, sabemos, o riso provoca rugas e eu vou aproveitar para me iludir acreditando que as minhas rugas não são de velhice, mas sim de rir, de rir muito!

Source LogoImediato
News Image

Tradição, música e comicidade no novo espetáculo da companhia paredense Astro Fingido

“No Campo de Girassóis”, a mais recente criação da Astro Fingido, traz à cena um encontro fértil entre palavras e música, com origem na tradição oral recolhida pelo Cancioneiro de Paredes. Com encenação de Fernando Moreira e dramaturgia de Jorge Palinhos, o espetáculo convida o público a descobrir uma ruralidade onde a fantasia e a comicidade se entrelaçam com a sabedoria popular e com os gestos singelos que moldam o quotidiano da vida no campo. A trama inicia-se com a chegada de Teodora, uma jovem vinda da cidade. A sua presença inesperada abala o ritmo habitual da aldeia —  “Vê-se logo que tu não és cá da terra!” — , fazendo com que os habitantes daquele local comecem a girar à sua volta — tal como os girassóis se voltam para o sol. Este encontro serve de ponto de partida para a partilha de memórias, segredos e histórias tradicionais. “Entre uma mezinha e uma superstição, desvendamos um Portugal onde o imaginário popular molda a vida e os afetos”, partilha Ângela Marques, intérprete e diretora artística da Astro Fingido. Numa abordagem farsesca, o espetáculo propõe uma imersão no universo rural, onde os exageros, as caricaturas, a sátira — traços centrais desta linguagem — convivem com o encantamento pela beleza esquecida da ruralidade: “Quando venho do campo para casa, parece que cada árvore, cada sebe, cada pardal é diferente e tem algo de novo para me dizer.” Da recusa inicial da ‘estrangeira’, pelo medo do desconhecido, passa-se à esperança do repovoamento de um lugar votado antes ao abandono, onde volta a ser possível sonhar com o futuro. A criação musical, assinada por Ricardo Fráguas, tem como base a tradição oral recolhida pelo Cancioneiro de Paredes — projeto iniciado pelo professor Tiago Magalhães e inserido no programa “A Culturinha sai à rua... para ouvir a Tradição”, da Câmara Municipal de Paredes, que visa preservar o património cultural local e perpetuar, para as gerações vindouras, tradições e costumes do passado. Todas as composições serão interpretadas ao vivo, com a participação especial de alunos do Conservatório de Música do Município. “No Campo de Girassóis é o palco onde se cruzam sabedoria popular, fantasia e resistência, convidando o público a reencontrar a riqueza e a verdade que muitas vezes se escondem nas entrelinhas da vida rural”, afirma o diretor artístico e encenador, Fernando Moreira. O espetáculo terá estreia hoje dia 2 de agosto, às 21h30, no Parque José Guilherme, em Paredes, inserido na programação da Festa do Tremoço & Cia 2025.

Source LogoImediato
News Image

“Tremoço & Companhia” anima noites de verão em Paredes

Até dia 17 de agosto, há “Tremoço & Companhia”, no Parque José Guilherme, em Paredes. Na Festa do “Tremoço & Companhia” estão previstas diversas atividades para animar a praça de alimentação, desde música ao vivo, animações para as crianças, entre outras. A praça de alimentação terá diversos restaurantes locais, onde não faltam os sabores tradicionais, desde caldo verde, leitão, bifanas, pão com chouriço e o tremoço. O espaço vai funcionar das 18h00 à meia-noite, durante a semana, e das 17h à meia-noite aos fins de semana. O evento é organizado pelo Município de Paredes e pela ASEP – Associação de Empresas de Paredes.

Source LogoImediato
News Image

O Espelho Partido de Gaza

Há um som que as notícias não conseguem captar. Não é o estrondo das explosões nem o grito das sirenes. É o silêncio que se segue: o silêncio de uma casa onde antes havia risos, o silêncio de um berço vazio, o silêncio de um futuro que foi roubado antes de poder começar. O que se passa hoje em Gaza, e por toda a Palestina, transcende a linguagem da geopolítica e do direito internacional. É uma descida a um abismo moral que nos arrasta a todos, quer o admitamos, quer não. As contagens diárias de vítimas, por mais terríveis que sejam, correm o risco de se tornar uma abstração, um ruído de fundo na nossa consciência saturada. Milhares de mortos, dezenas de milhares de feridos, milhões de deslocados. Os números anestesiam, mas por trás de cada unidade está um universo. Uma criança que nunca mais vai aprender a ler, um padeiro cuja receita se perdeu nos escombros, um poeta cujos versos foram silenciados para sempre. Reduzir esta catástrofe a um "conflito" entre duas partes equivalentes não é apenas um erro de análise; é uma falha moral. O que testemunhamos é a aplicação metódica e sistemática de uma força desproporcional sobre uma população encurralada, privada de fuga, de sustento e de esperança. Para compreender a profundidade desta crise, é preciso olhar para além do ciclo de violência imediato. É preciso questionar as próprias lentes através das quais vemos este "problema". O falecido intelectual Edward Said dedicou a sua vida a desvendar como as narrativas de poder constroem o "outro". O palestiniano, no discurso que há décadas justifica a sua subjugação, raramente é visto na sua plena humanidade. É apresentado como um problema demográfico, uma ameaça à segurança, um obstáculo à paz. Esta desumanização não é um subproduto acidental do conflito; é a sua principal condição de possibilidade. É o que permite que a destruição de hospitais seja justificada como o desmantelamento de "centros de comando" e que a fome de civis seja uma consequência lamentável, mas aceitável, da guerra. Quando as estruturas que sustentam a vida são deliberadamente visadas – as universidades, os arquivos culturais, os olivais centenários, as redes de água potável – o objetivo transcende a vitória militar. O que está em curso é o que o pensador Achille Mbembe apelidou de "necropolítica", uma política que não se limita a governar a vida, mas que administra ativamente a morte. É a criação de "zonas de morte" onde populações inteiras são consideradas supérfluas e onde a sua eliminação se torna um objetivo político calculista. Neste contexto, a própria lei revela a sua fragilidade e, por vezes, a sua perversidade. Vivemos num mundo que se orgulha das suas convenções, dos seus tribunais internacionais e das suas declarações de direitos humanos. No entanto, na Palestina, este edifício legal parece colapsar, transformando-se naquilo que o filósofo italiano Giorgio Agamben descreveu como um "estado de exceção" permanente. É um espaço cinzento onde as regras são suspensas para um determinado grupo. As resoluções da ONU são ignoradas, as ordens dos mais altos tribunais do mundo são desafiadas com impunidade e a vida humana é despojada do seu estatuto sagrado. A vida palestiniana torna-se "vida nua", uma existência que pode ser terminada sem que isso constitua um crime ou uma transgressão política para quem a termina. A tragédia não reside apenas na violência explícita, mas também na indiferença calculada da ordem mundial. A mesma ordem que invoca sanções, intervenções e a "responsabilidade de proteger" noutros contextos, aqui hesita, prevarica e fala numa linguagem de "preocupação" oca enquanto os cemitérios se enchem. Esta duplicidade de critérios não passa despercebida. Envia uma mensagem clara ao resto do mundo: a universalidade dos direitos é, afinal, bastante seletiva. O que se pede ao mundo não é que "tome um partido" como se de uma competição desportiva se tratasse. O que se pede é o reconhecimento de uma humanidade partilhada e a aplicação de um único padrão de justiça. É a recusa em aceitar que a segurança de um povo possa ser construída sobre a aniquilação de outro. É a compreensão de que a paz duradoura nunca poderá florescer num solo de injustiça, ocupação e desespero. Gaza hoje é um espelho partido. Em cada um dos seus estilhaços, reflete não apenas o sofrimento de um povo, mas a falência do nosso sistema global, a hipocrisia das nossas proclamações e o limite da nossa empatia. Desviar o olhar não nos isenta da imagem que ele nos devolve. Pelo contrário, a nossa recusa em encarar esta verdade, em chamar as coisas pelos seus nomes – ocupação, limpeza étnica, apartheid –, é o que permite que o espelho continue a estilhaçar-se. E um dia, podemos acordar para descobrir que já não há imagem nenhuma para refletir, apenas o vazio.

Source LogoImediato
News Image

Segunda edição do evento de crossfit em Rebordosa

A segunda edição do evento Hangoff realiza-se este fim de semana nos dias 2 e 3 de agosto, no complexo desportivo do RAC - Rebordosa Atlético Clube, na cidade de Rebordosa, em Paredes. A competição da modalidade de crossfit/crosstraining, promovida pela box Hangar 21 e Offellas, irá juntar cerca de 213 atletas (RX Masculino 65 atletas, Scaled Masculino 70 atletas, RX Feminino 18 atletas, Scaled Feminino 60 atletas) de equipas de Portugal e Espanha. As provas por equipas com WODs (workout of the day) testados para competidores de crossfit/crosstraining masculinos e femininos nas categorias de RX (atletas mais experientes) e Scaled (atletas iniciantes)  realizam-se nos dois dias das 8h00 às 18h00. "O Hangoff é um evento desportivo totalmente inclusivo e com espírito de comunidade que foi criado para divulgar o crossfit e desenvolver o gosto pela prática desportiva, a saúde e o bem-estar, incentivando ao estilo de vida saudável e à descoberta do verdadeiro potencial competitivo de cada participante", referem pelos organizadores da competição João Ferreira, Fábio Magalhães Silva e Natanael Vieira. Os prémios na categoria de RX masculino e feminino para os três primeiros classificados são de 1000€, 500€ e 250€. Para os atletas masculinos e femininos da categoria Scaled está reservado um prémio de 200€, 100€  e 70€. O recinto do Hangoff divide-se por arena, área de aquecimento, zona de balneários, espaços de street food e parque de estacionamento. O evento conta com animação DJ e tem entrada gratuita.

Source LogoImediato
News Image

Incêndio em Penafiel entrou em fase de rescaldo

O incêndio que deflagrou esta terça-feira na freguesia de Capela e se alastrou ontem a Sebolido e à Serra da Boneca, freguesia de Rio Mau, freguesias do concelho de Penafiel, alastrando-se ainda ao concelho de Gondomar, no distrito do Porto, entrou em fase de resolução ao fim da manhã desta quinta-feira, mantendo-se os meios no terreno para consolidação e rescaldo. O incêndio deflagrou violentamente durante a noite, chegando a ter três frentes ativas e a colocar habitações em perigo. Contudo, os meios mobilizados para o local conseguiram proteger as habitações e combater as chamas, que consumiram mais de cinco mil hectares de área em Penafiel e Gondomar. Durante a manhã, sem chama ativa, o incêndio entrou em consolidação e rescaldo, com um dispositivo no local para evitar reacendimentos. Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel visitou o posto de comando localizado em Rio Mau, e lamentou os dias de “muitos receios”, e agradeceu a todos aqueles que ajudaram no combate às chamas e afirmou ser agora hora “de fazer um apanhado para saber os danos” provocados pelos incêndios. “Agora é arregaçar as mangas, recuperar, todos os meios municipais vão estar disponíveis para o efeito, as juntas de freguesia estão também muito focadas nesta recuperação. Tudo o que for necessário nós vamos disponibilizar para que este pesadelo passe rapidamente a ser apenas uma memória deste ano que está a ser tão dramático em termos de incêndios”, concluiu.

Source LogoImediato
News Image

Águias de Santa Marta estreia-se na Liga Placard Feminina de Futsal 2025/26 frente à Casa do Povo de Freixo

A equipa feminina do FC Águias de Santa Marta ficaram a conhecer as suas adversárias na 1.ª fase Liga Placard Feminina de Futsal 2025/26 As Águias de Santa Marta já conhece o calendário da 1.ª fase da Liga Placard Futsal Feminino 2025/26. O sorteio, que decorreu nesta quarta-feira, 30 de julho, na Cidade do Futebol, ditou que a equipa penafidelense receba na primeira jornada a Casa do Povo de Freixo. A Liga Feminina Placard arranca, pela primeira vez, com 10 equipas em competição, avançando para a 2.ª fase os 8 primeiros da tabela classificativa. A primeira jornada deste campeonato joga-se no primeiro fim de semana de setembro, depois da Supertaça. A época 2025/26 é marcada, pela redução de equipas nesta competição, e ainda pela realização do Mundial Futsal Feminino no final do ano.

Source LogoImediato
News Image

17.70 Music Fest chega a Penafiel com cartaz diversificado

Nos dias 2 e 3 de agosto, o Parque da Cidade de Penafiel transforma se no epicentro da mu?sica urbana e eletro?nica com a estreia do 17.70 Music Fest. O novo festival tem como objetivo valorizar a cultura regional e reforc?ar o espi?rito de comunidade, oferecendo dois dias de espeta?culos de entrada totalmente gratuita. 17.70 Music Fest, é um festival do Município de Penafiel com um nome que leva ao ano de criac?a?o do concelho. Com acesso livre e sem necessidade de bilhete, o evento é aberto a todos os pu?blicos, desde aficionados de mu?sica de danc?a a fa?s de hip hop, reggae e sonoridades emergentes. A proximidade aos palcos e a mistura de estilos prometem momentos de pura energia e descoberta. No primeiro dia, 2 de agosto, o festival tem início às 15 horas e prolonga-se até as 2 da manhã, com destaque para os concertos de X-cess, Cancela, Diogo M, Paulo Costa, John Diaz, Wet Bed Gang, MC Nilo e Dj Kura. O segundo dia, 2 de agosto, inicia às 14h00 e termina às 00h30, com destaque para Berto Boss, Miguel Tika, Tiago Cruz, Piruka, Lowie, Richie Campbell e Mayara Azevedo.

Source LogoImediato
News Image

Apresentações diárias para grupo que agrediu jovem na estação de Paredes

Os seis jovens, com idades entre os 16 e 19 anos, que agrediram violentamente um outro jovem na estação de caminhos de ferro de Paredes, no passado dia 19 de julho, foram libertados após serem presentes ao juiz do Tribunal de Paredes, mas ficaram sujeitos a apresentações diárias no posto da GNR. Os seis rapazes, residentes em Paços de Ferreira, Freamunde e Penafiel, foram detidos pela GNR esta quarta-feira, indiciados dos crimes de roubo e de ofensa à integridade física qualificada, depois de terem agredido violentamente a murro, principalmente na cabeça. A vítima, um jovem residente em Valongo, apresentou queixa às autoridades quatro dias depois do sucedido, mas os agressores já tinham sido identificados devido a um vídeo das agressões, que se tornou viral nas redes sociais. Além das apresentações diárias no posto policial, os seis detidos ficaram proibidos de se contactarem entre si e com a vítima e proibição de se ausentarem da respetiva área de residência.

Source LogoImediato
News Image

Penafiel gera mais de 29 mil milhões em produção económica

O concelho de Penafiel gerou, nos últimos 10 anos, 29 mil milhões de euros em produção económica. Estes dados são do ‘Estudo de Impacto Económico de Penafiel’, desenvolvido pela Porto Business School (PBS), através dos Knowledge Services do Innovation X Hub, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, sob coordenação do economista Filipe Grilo. Os resultados deste estudo independente que mediu o impacto, na última década, do investimento privado e dos fundos comunitários no território, revelam um investimento público estrategicamente orientado, aliado a políticas de atração de investimento privado e à atratividade natural do território, o que resultou numa produção económica superior a 29 mil milhões de euros no concelho de Penafiel entre 2015 e 2025. Durante este período, cada euro investido gerou, em média, 2,54€ de produção económica e impulsionou milhares de empregos, prova de que as políticas públicas, quando bem orientadas, têm impacto real na vida das pessoas e no crescimento do território. “Penafiel é um dos primeiros municípios do país a medir, com rigor académico, o verdadeiro impacto das suas políticas de investimento. Este estudo é um exemplo de como se deve avaliar o uso dos recursos públicos”, referiu o economista Filipe Grilo, na apresentação dos resultados. O relatório analisou os efeitos económicos e sociais dos investimentos realizados no concelho nos últimos dez anos — incluindo o investimento através de fundos comunitários captados pela autarquia, os projetos privados viabilizados com apoio municipal e o investimento espontâneo resultante da atratividade natural do território. Nestas três dimensões, foram gerados, ao longo dos últimos 10 anos, foram gerados 29 mil milhões de euros em produção económica e um total de 5.847 milhões de euros em salários pagos. No que respeita ao investimento municipal, diretamente executado pela Câmara de Penafiel, traduziu-se em 182 milhões de euros em produção, 79 milhões de euros de VAB, mais de 3.000 empregos, 33 milhões de euros em remunerações e 26 milhões de euros em receita fiscal. Neste sentido, assume-se como um motor direto de dinamização económica, com efeitos multiplicadores elevados e forte capacidade de gerar rendimento para as famílias e receita fiscal para o Estado. A nível dos fundos comunitários captados pelo Município de Penafiel e já executados, por cada euro investido foram gerados 3,59€ em valor acrescentado bruto na economia. Este efeito multiplicador robusto, sustentado por uma metodologia reconhecida internacionalmente (análise input-output), evidencia que Penafiel soube transformar visão em valor real, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da economia local e nacional. Já o investimento privado, viabilizado por ação da autarquia, foi responsável por 24.226 milhões de euros em produção, 11.533 milhões de euros em VAB, 48.180 empregos, 4.753 milhões de euros em remunerações e 3.830 milhões de euros em receita fiscal. Segundo o relatório, este evidencia um retorno robusto e demonstra a eficácia das políticas locais de apoio à iniciativa empresarial. Por sua vez, os investimentos espontâneos, surgidos sem mediação pública, representaram 5.349 milhões de euros em produção, 2.634 milhões de euros em VAB, 10.376 empregos, 1.061 milhões de euros em remunerações e 875 milhões de euros em receita fiscal. Este tipo de investimento revela o maior efeito multiplicador, sinalizando a existência de um ecossistema empresarial atrativo e com forte integração na economia nacional. Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “este estudo não traz apenas números - traz confiança. “É a prova de que investir com visão, planeamento e rigor traz resultados concretos para as pessoas. Penafiel é hoje um concelho competitivo, atrativo e com provas dadas”, referiu o autarca de Penafiel. Penafiel cresce e exporta mais devido ao investimento público e privado Penafiel é atualmente um concelho com mais de 6.000 empresas registadas, com uma balança comercial positiva. As exportações anuais são de cerca de 225 milhões de euros, tendo o setor do turismo gerado mais de 4 milhões de euros em receita em 2024. Acrescente-se que, entre 2014 e 2024, e segundo o Instituto Nacional de Estatística, a economia local cresceu 38% em volume de negócios e 68% nas exportações. Nos últimos anos, a Câmara Municipal atraiu cerca de 300 milhões de euros em investimento privado, traduzidos na criação de mais de 1.000 empregos, evidenciando a crescente atratividade do território. “Penafiel está no radar do investimento, da inovação e da qualidade de vida e tem bases mais sólidas para continuar a afirmar-se como um concelho de oportunidades e desenvolvimento sustentável”, concluiu o autarca.

Source LogoImediato
News Image

Coaching…para quê? (196) - OS RECURSOS DO PLANETA ESTÃO ESGOTADOS

Segundo a Global Footprint Network (GFN), o Dia da Sobrecarga da Terra para este ano foi atingido no passado 24 de Julho. Há dois anos, tinha sido a 2 de agosto. Lentamente estamos a piorar e a não permitir a “regeneração” da casa de todos nós, a Terra. Tendo em conta o “estilo de vida” dos humanos, necessitaríamos dos recursos de 1.8 planetas Terra. Mas só existe um! A situação ainda piora quando nos focamos só em Portugal. Teríamos necessidade de 2.9 planetas Terra, ou dito de uma outra forma, precisaríamos de 3.5 “Portugais” em recursos. Estamos todos a “empurrar” com a barriga até se dar o colapso! Consumimos os recursos “à grande e à francesa” e deixamos os nossos “metabolitos”, resíduos profundamente tóxicos, seja sob sólida, líquida ou gasosa! Poluímos e contaminamos mais, do que o inverso! A visão dominante, antropocêntrica, que ainda resiste à mudança, tem levado o ser humano a ser o “dono” disto tudo. A visão de explorar, exterminar e destruir pela ganância e poder, ao longo da humanidade, levou à situação atual. Afinal, o animal humano, aquele que mais longe chegou em termos evolutivos, é também aquele que é capaz de destruir a própria casa, impedindo que os seus descendes a possam habitar da melhor forma possível! Acredito, que com todo o conhecimento e investigação científica aplicada de forma ética, positiva e construtiva para com todos os Seres, numa visão “ecocêntrica”, poderíamos estar num outro nível evolutivo. Não podemos fazer nada pelo dia de ontem, mas podemos agir no presente, para preparar um futuro melhor. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, é um dos caminhos holísticos fundamentais para a melhoria do planeta. Esta assenta em torno de 5 Princípios, a saber: Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias. Incluem, por sua vez, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), correspondentes a 169 metas universais. Mas, as ações são feitas pelos seres humanos, que têm de estar profundamente consciencializados para agir em conformidade e de livre vontade, e ainda, se possível livres de imposições ou obrigações legais. Que fazer então? Nelson Mandela diz-nos que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.  Nesse sentido, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Interno, que se colocados em prática, entram em ressonância com os ODS, já referidos. Os Objetivos de Desenvolvimento Interno (ODI), protagonizados pela DG Portugal Education Network, – centram-se no desenvolvimento pessoal e coletivo através de cinco dimensões essenciais: Ser, Pensar, Relacionar-se, Colaborar e Agir. Estas dimensões, por sua vez, integram um conjunto de 23 competências fundamentais, tais como “integridade e autenticidade”, “pensamento crítico”, “empatia e compaixão”, “competência intercultural”, “otimismo”, etc. Convém referir, que Educação não existe apenas no aspeto formal, desse modo enquanto adultos, Pais, Mães, Educadores, … somos todos responsáveis para que, também de forma informal, promovamos estes ODI aos nossos jovens, não apenas pelo diálogo e reflexão, mas principalmente pela nossa ação e exemplo. E o Coaching onde fica?   Como ferramenta de desenvolvimento pessoal e mesmo na variante do Coaching Educacional, estes ODI e respetivas competências, podem ser trabalhadas e desenvolvidas. Potenciar a consciencialização de uma ecologia profunda aos nossos jovens herdeiros do planeta Terra é urgente. Através da Prática do Coaching, evolua a sua consciência ecológica. Elimine crenças ambientais limitantes e trabalhe a sua conexão, compaixão e ética para com todos os seres. O planeta Terra agradece. Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”  Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Source LogoImediato
News Image

Leonor Carneiro renova título nacional de patinagem artística em Tomar

Leonor Sousa Carneiro, patinadora natural de Paços de Ferreira, voltou a destacar-se no Campeonato Nacional de Patinagem Artística, que decorreu recentemente em Tomar, ao conquistar o título de Campeã Nacional de Solo Dance no escalão de Cadetes. Em representação do clube Rolar de Matosinhos, Leonor venceu as duas provas somando um total de 111,80 pontos. Esta vitória representa a renovação do título nacional que já havia alcançado em 2024. Com apenas 14 anos a atleta de Paços de Ferreira conta já com vários títulos nacionais e internacionais nas principais provas da modalidade e representa a seleção nacional desde 2022. Leonor Sousa Carneiro foi Vice-Campeã da Europa de Solo Dance (Cadetes) em 2024, numa prova realizada em Fafe; Campeã Europeia de Quartetos Cadetes com a equipa Rolar4Sk8Kids no Campeonato Europeu de Show, em Saragoça em 2025; Vice-campeã da Taça da Europa em Solo dance 2022 e 2023 realizadas na Holanda e Croácia; Leonor é treinada por Hugo Chapouto e Fernanda Ferreira na modalidade de Dança e por Pedro Craveiro e Dora Cunha na modalidade de livres, técnicos do clube Rolar de Matosinhos, que têm acompanhado de perto o crescimento e a evolução da atleta ao longo dos últimos anos.

Source LogoImediato
News Image

GNR detém grupo que agrediu jovem na estação de comboios

Seis jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, e residentes em Freamunde, Paços de Ferreira e Penafiel, foram detidos pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Penafiel, por suspeitas de terem agredido um outro jovem, na estação de caminhos de ferro de Paredes, no passado dia 19 de julho. São suspeitos dos crimes roubo e ofensa à integridade física qualificada. A detenção ocorreu no seguimento da divulgação de um vídeo nas redes sociais, relativo a um crime de roubo e ofensas à integridade física qualificada, ocorrido no dia 19 de julho, junto à estação de comboios do concelho de Paredes. Três dias depois da agressão, a vítima, um jovem residente no concelho de Valongo, apresentou queixa às autoridades. Contudo, devido ao vídeo da agressão que circulou nas redes sociais, os agressores já estavam identificados pela GNR, que efetuou diligências que levaram, esta quarta-feira, ao cumprimento de seis mandados de detenção, realizados nas localidades de Freamunde, Paços de Ferreira e Penafiel, culminando na detenção dos suspeitos. Os detidos foram constituídos arguidos e permanecem nas instalações da GNR, até serem presentes no Tribunal Judicial de Paredes, para aplicação das medidas de coação.

Source LogoImediato
News Image

(Vídeo) Coligação Mais (PSD/CDS-PP) de Paços de Ferreira apresentou candidatos às Juntas de Freguesia

A escola secundária de Paços de Ferreira foi o local escolhido pela candidatura da Coligação Mais (PSD /CDS - PP), liderada por Alexandre Costa para a apresentação do projeto assim como dos candidatos que vão encabeçar as listas às Juntas de Freguesia do concelho de Paços de Ferreira. Falando do projeto que lidera para o concelho, Alexandre Costa, afirma que se candidata, pois acredita nas pessoas, no concelho e entende que o concelho precisa de mais futuro, mais qualidade de vida, mais coragem política. Durante a cerimónia, subiram ao palco os candidatos às juntas de freguesia do concelho, pessoas que Alexandre Costa garante que estão com "uma vontade genuína de lutar pelas suas terras". [gallery columns="2" size="large" ids="50514,50515,50516,50517,50518,50519,50520,50521,50522,50523,50524,50525,50526,50527,50528,50529"] https://youtu.be/cEkEIVmGMdA

Source LogoImediato
News Image

Quatro fogos ativos na região estão a ser combatidos por 359 operacionais

Ao meio dia desta quarta-feira, 359 operacionais, apoiados por mais de um centena de veículos terrestres e dois aéreo estão a combater quatro incêndios que estão ativos na região do Vale do Sousa, nos concelhos de Paredes, Lousada e Penafiel. O incêndio de maior dimensão está ativo na freguesia de Capela, no concelho de Penafiel, e tem no local 159 elementos, apoiados por 42 veículos. Em Lordelo, no concelho de Paredes, as chamas estão a ser combatidas por 56 elementos, apoiados por 16 veículos e em Silvares, Lousada, as chamas mobilizam 28 operacionais, apoiados por sete veículos. Um incêndio em Recarei, Paredes, está a ser combatido por 116 bombeiros, apoiados por 37 meios terrestres e dois meios aéreos. Devido aos incêndios, a A41 foi cortada ao início da tarde desta quarta-feira, pela GNR, entre Paços de Ferreira e Espinho, nos dois sentidos.

Source LogoImediato
News Image

ADA vende 49% da empresa de dispositivos médicos a grupo alemão

O Grupo ADA, de Paços de Ferreira, vendeu 49% do capital da empresa produtora de dispositivos médicos à multinacional austro-alemã Rau-Be Beteiligungen GMBH, holding austríaca que pertence ao grupo alemão Lohmann & Rauscher. Segundo a ADA, esta “parceria estratégica entre duas empresas líderes visa consolidar um polo industrial global de referência, baseado em qualidade, proximidade e sustentabilidade”, tendo por objetivo “reforçar a capacidade produtiva europeia, consolidar posições nos mercados internacionais e promover uma abordagem global assente em excelência, inovação e responsabilidade”. Para Marta Andrade, uma das três acionistas da empresa, a par com as irmãs Sara Andrade e Matilde Andrade, esta parceria “representa um momento de enorme orgulho”, sendo “o reconhecimento de um percurso construído com qualidade, responsabilidade e resiliência industrial”. Segundo a CEO da empresa, “esta aliança permite-nos encarar o futuro com ambição e confiança. Reforça a nossa capacidade de investimento, inovação e crescimento, mantendo-nos fiéis aos valores que nos definem desde a origem”. Holger Maegdefrau, CFO da L&R, afirmou que “a ADA é um player indispensável no setor e o parceiro ideal para nós”, devido à sua “tecnologia de produção avançada, know-how especializado e gestão empresarial rentável, bem como os seus produtos de gaze e tecido não tecido ‘Made in Europe’”, o que vai permitir ao grupo “explorar de forma crescente os mercados português e espanhol”. A ADA foi fundada em 1975 por Albino Dias de Andrade em Paços de Ferreira. A empresa produz e comercializa dispositivos médicos, nomeadamente, compressas em tecido gaze e em tecido não tecido, ligaduras e produtos de incontinência para adulto. A Lohmann & Rausche, que opera nos segmentos de tratamento de feridas, produtos cirúrgicos e sistemas de compressão, tem presença em mais de 28 países e emprega mais de 5.600 colaboradores em todo o mundo. Em 2024, o grupo registou um volume de negócios de aproximadamente 813 milhões de euros.

Source LogoImediato
News Image

Vídeo: Penafiel comemora o 150.º aniversário da chegada do comboio ao concelho

O comboio chegou a Penafiel há 150 anos e esta terça-feira e a Câmara Municipal de Penafiel, juntamente com as autarquias de Paredes e de Valongo, comemoraram a data com a inauguração de uma escultura evocativa da chegada do comboio ao concelho, que foi colocada em frente à estação de caminhos de ferro de Novelas. A festa começou com uma reinterpretação simbólica da viagem inaugural, com partida de Porto-São Bento, em direção a Penafiel em jeito de uma homenagem à importância histórica e cultural do transporte ferroviário na região e no país. Junto ao monumento evocativo da chegada do comboio a Penafiel, Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, recordou a importância da linha férrea para o concelho e para a região. “A linha férrea foi uma oportunidade de desenvolvimento para as populações do Vale do Sousa, para toda esta região do Douro e hoje estamos aqui a assinalar os 150 anos de um marco que representa essa oportunidade e uma melhor mobilidade entre o centro urbano, hoje da Área Metropolitana do Porto e a nossa região”. Para além desta importância história, Pedro Cepeda assegurou que o transporte ferroviário tem, no presente e terá no futuro, “uma preponderância maior”. “Importa assim assinalar esta memória, dos 150 anos da criação da Linha do Douro, perspetivando também um desenvolvimento, nomeadamente através da mobilidade sustentável e da alta velocidade, perspetivando que nos próximos 150 anos o comboio continue a ter uma grande importância para a nossa região do Vale do Sousa e para Penafiel, em particular, melhorando a mobilidade, a comunicação entre a Área Metropolitana e o Vale do Sousa e também esta ligação à região do Douro, que do ponto de vista turístico é muito importante para nós”, concluiu. https://www.youtube.com/watch?v=nLDrRqBB3SY

Source LogoImediato
News Image

Mercadona cria um novo portal de emprego mais intuitivo e ágil para o candidato

A Mercadona abre hoje as portas do seu novo portal de emprego, uma plataforma completamente renovada que representa uma alteração radical na forma de gerir as candidaturas para estabelecer uma ligação com o talento. Mais intuitivo e ágil, este novo espaço permite a qualquer pessoa interessada em trabalhar na Mercadona criar o seu perfil pessoal, receber propostas da empresa de acordo com as suas preferências e fazer o acompanhamento dos processos de seleção em que estiver a participar. No portal de emprego anterior, não se guardavam perfis e era necessário que o candidato se inscrevesse individualmente a cada vaga, repetindo os dados em cada ocasião. Nesta nova ferramenta, a Mercadona foca-se no candidato: “Concebemos um portal intuitivo, de navegação clara e pensado para que seja mais simples optar por trabalhar na Mercadona”, destaca Marina Ramírez, responsável pela Captação de Talento da Mercadona.   A partir de agora, qualquer pessoa interessada em trabalhar na Mercadona pode criar um perfil único que se mantém ativo na plataforma. Pode inscrever-se com o seu currículo, estabelecendo uma ligação com o LinkedIn ou preenchendo ou seus dados manualmente, e indicar as suas preferências por jornada laboral, tipo de contrato, localização ou área de interesse (Loja, Bloco Logístico ou Escritórios). Isto permite à empresa manter no radar todos os perfis, identificar oportunidades e contactar proativamente os candidatos que encaixem em alguma vaga, quer se tenham inscrito previamente em alguma oferta ativa ou não. Adicionalmente, o novo portal também permite ao utilizador consultar sempre o estado das suas candidaturas e saber, através de vídeos explicativos, como é o dia a dia dos diferentes postos, ajudando assim a que os futuros candidatos conheçam melhor como é trabalhar na empresa. Este lançamento responde ao compromisso da Mercadona de continuar a melhorar os seus processos de seleção e continuar a oferecer oportunidades a quem queira desenvolver a sua carreira, tanto em Portugal como em Espanha. “Agora será mais fácil estabelecer uma ligação com pessoas que partilhem os nossos valores e construir relações que contribuam para o crescimento conjunto da Mercadona e dos seus talentos”, conclui Marina Ramírez.   Consulte aqui o novo portal de emprego.

Source LogoImediato
News Image

Joel Machado, candidato da IL a Paços de Ferreira, quer construir central intermodal e multiusos no concelho

Joel Machado é o candidatoda Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Paços de Ferreira nas próximas eleições autárquicas. Aos 47 anos, o empresário de Paços de Ferreira, falou ao Jornal IMEDIATO do projeto autárquico que lidera e das suas principais bandeiras. Construir uma central intermodal e um pavilhão multiusos no concelho são as principais prioridades do projeto, que quer ainda trazer de volta para o concelho as Feiras Capital do Móvel. https://youtu.be/m_Z_3L_GAyg

Source LogoImediato
News Image

História de vida de quem ganha a vida como camionista internacional

No dia 25 de julho celebrou-se o Dia do Motorista e o Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. Este dia serve para homenagear os profissionais que trabalham no transporte de pessoas e mercadorias, reconhecendo a sua importância e os desafios da profissão. Para assinalar a efeméride, o Jornal IMEDIATO, conta-lhe a história de dois motoristas internacionais: de António Ferreira, de 57 anos e motorista internacional há 19 e de Tiago Araújo, de 31 anos, que há cinco anos começou a trabalhar na profissão, movido pelo bichinho deixado por um tio que também era motorista internacional. Ao IMEDIATO, os dois motoristas falam da sua profissão, das suas vantagens e desvantagens e são concordantes em afirmar que o que mais custa é “deixar a família para trás”. António Ferreira tem 57 anos e vive em Casais, Lousada. Há 19 anos que é motorista internacional, depois de ter trabalhado vários anos no ramo do têxtil, por conta de outrem e de, mais tarde, em 2004, ter montado a sua própria confeção em Lousada, onde tinha 35 trabalhadoras. Foi a crise no setor têxtil que o obrigou a fechar a fábrica e a mudar de vida. “Foi um amigo meu que me aconselhou a ir para motorista porque se ganhava bem”, referiu. António Ferreira é motorista há 19 anos António Ferreira aceitou a sugestão do amigo e foi tirar a carta de pesados. Arranjou o seu primeiro emprego numa empresa onde esteve durante 16 anos (agora trabalha com outro patrão) e fez a sua primeira viagem internacional. “A minha primeira viagem, sem nunca ter saído de Portugal, foi logo a doer, fui para a Irlanda do Norte. Passei de França para Inglaterra de barco, depois em Inglaterra tinha que andar pela esquerda, sem experiência de nada, tive que aprender tudo. No início, com o camião, andava para a frente e mal, mas tive que aprender”, recordou. Casado com uma mulher natural de Freamunde, em Paços de Ferreira, onde também viveu, António Ferreira tem dois filhos, uma rapariga que tem hoje 30 anos e um rapaz com 20, e confessa que nesta profissão, deixar a família tanto tempo é o mais difícil. “Quase que não vi os meus filhos crescerem”, lamentou o motorista, recordou a dificuldade que sentiu na primeira viagem. “Quando diz a minha primeira viagem, a minha filha já tinha quase 10 anos. Quando saí de casa ficou tudo a chorar, a mulher e a filha. E eu também saí de casa com o coração apertadinho. Cheguei ao marão ainda a chorar e com vontade de vir para trás, mas lá me convenci que tinha que seguir caminho”, recorda. “Mas agora já estou mentalizado, já são muitos anos e já é mais fácil lidar com isso. Mas quando estou mais dias em casa, ou depois das férias, custa sempre um bocado na hora de sair”, acrescentou. António faz uma média de três viagens por mês e percorre cerca de 145 mil quilómetros por ano. Já andou por países como Irlanda, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália, Inglaterra, França. Faz percursos de nove horas, seguidos de, no mínimo, nove horas de descanso. Quando regressa, descansa três dias, até embarcar em nova viagem. Agora as coisas são mais fáceis, devido às novas tecnologias, mas António Ferreira recorda os princípios “difíceis”. Nos meus inícios, até aque-d'el-rei berrei. Não conhecia nada, enganava-me nos caminhos. Tinha um gps de carro, mas ele metia-me em cada alhada”, graceja o homem, recordando um episódio vivido. “Uma vez meti-me numa estrada, estava a 500 metros do cliente. Cheguei a 200 metros e tinha uma ponte, pedras e não passava nem para a frente em para trás. Veio a polícia, o presidente da junta, abriram uma entrada de propósito para a mata para eu poder dar a volta, trouxeram um trator de brita para eu não me enterrar, tive lá cinco ou seis horas. Se não fosse assim nunca mais saía dali”. António só fala português, mas sempre se desenrascou, apesar disso lhe ter valido alguns momentos hilariantes. “Nos inícios, era de papel na mão, de mapa. E eu quando não sabia onde estava, ligava aos meus colegas para saber como chegar aos sítios. Mas não me conseguia explicar, lia as placas à minha maneis, porque não sei línguas e eles não percebiam. Diziam-me sempre que iam encontrar cidades novas quando fizessem aqueles caminhos”, conta. O motorista gosta daquilo que faz e garante que é uma profissão financeiramente rentável, razão pela qual não se imagina a mudar de vida. “É o que me dá mais dinheiro atualmente e agora até somo mais bem pagos do que eramos quando comecei”, garante. Apesar de ser um trabalho muito solitário, António Ferreira garante que lhe permite fazer amigos, já que os motoristas procuram concentra-se nas áreas de serviço para descansar. “Tenho muitos amigos motoristas, juntamo-nos para comer, fazemos umas tainadas juntos. é bom, depois de 9 horas de viagem, chegar a um sítio e ter lá gente à espera”, frisou. Apesar disso, assegura, não é a mesma coisa que estar em casa. “A gente também se diverte com os amigos, mas não é a mesma coisa. Andar na estrada faz-nos perder muitas coisas boas. Os aniversários da mulher e dos filhos passam-se quase todos fora, as festas das terras perdem-se. Perdem-se muitos anos de vida, convívios que fazia com os meus amigos. Quando venho tento compensar, mas nunca é suficiente”, concluiu. Tiago Araújo mudou de empresa para ter folgas ao fim de semana e poder estar mais tempo com o filho Também Tiago Araújo decidiu ser motorista internacional. O “bichinho” estava lá desde pequenino, desde que fez uma viagem ao Alentejo com um tio motorista. Aos 31 anos, Tiago Araújo é também, desde 2009, bombeiro nos Bombeiros Voluntários de Penafiel. Foi segurança e, há cinco anos, começou o seu percurso como motorista internacional, “pela estabilidade financeira que não consigo ter com uma profissão cá”. A profissão já o levou para países como Polónia, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Croácia, Hungria e Dinamarca. Atualmente só faz percursos entre Portugal e França, para poder estar mais perto do filho de seis anos. “Troquei de empresa para poder mais tempo com o meu filho. Agora saio à segunda e regresso à sexta e assim tenho o fim de semana para estar com o meu filho”, explicou, acrescentando, contudo, que continua a dividir esse tempo livre com o trabalho de bombeiro. “É difícil porque temos que deixar a família para trás muito tempo. Temos que conjugar muito bem as coisas, mas tenho conseguido”. Tiago Araújo faz quatro viagens por mês e percorre cerca de 15 mil quilómetros e, apesar de concordar que se trata de um trabalho muito solitário, confessa que permite fazer amigos. “Cada vez há mais motoristas, faz-se amigos. Já fazemos de propósito para parar onde há motoristas portugueses para poderem estar juntos”, referiu. Para Tiago, a profissão também é, “por vezes”, assustadora e exige muito cuidado, quer em termos de segurança pessoal, que em termos de acautelamento das cargas. “É uma profissão que nos obriga a muito cuidado, a fechar muito bem o camião para ninguém nos fazer mal. Tem alturas e países em que é um bocado assustador, porque passamos por zonas muito escuras e temos que procurar sair desses sítios e descansar, principalmente, em zonas com mais luz”. Os roubos também preocupam o motorista, que já foi assaltado três vezes. “Os roubos têm sido uma desgraça, roubam gasóleo, mercadoria. A mim já me aconteceu ficar sem gasóleo três vezes em Barcelona”. Mas, apesar de tudo, Tiago gosta daquilo que faz e não se vê, por enquanto, a mudar de profissão.

Source LogoImediato
News Image

Ponto C apresenta monólogo “O Amor é Fodido”, Bonnie ‘Prince’ Billy e obras de Vera Mantero entre outubro e dezembro

No último trimestre de 2025, o Ponto C vai apresentar o monólogo “O Amor é Fodido”, de João Garcia Miguel, a partir de Miguel Esteves Cardoso; o regresso a Portugal do músico Bonnie ‘Prince’ Billy ; e uma seleção de quatro peças da coreógrafa Vera Mantero, estreadas entre 1991 e 2024. A partir do livro homónimo de Miguel Esteves Cardoso, “O Amor é Fodido” chega aos palcos com adaptação e interpretação de João Garcia Miguel. Um monólogo tragicómico, com o típico “tempero” do autor homenageado no festival Escritaria em 2023, que combina stand-up e teatro para falar de amor, um tema universal, direcionado para público adulto. Publicado em 1994, “O Amor é Fodido” tornou-se numa das obras de maior sucesso de Miguel Esteves Cardoso. Para ver no Ponto C, a 31 de outubro. Bonnie ‘Prince’ Billy volta a Portugal e passa pelo Ponto C dia 8 de novembro. Um dos artistas mais singulares da música contemporânea norte-americana – alter ego do cantor, compositor e ator Will Oldham – Bonnie ‘Prince’ Billy vai apresentar-se em duo com o multi-instrumentista Thomas Deakin, num formato intimista que promete emocionar, pela força poética das suas canções, e revelar novas facetas de um artista em constante transformação. Desde os anos 1990, Will Oldham tem construído uma carreira marcada pela sensibilidade lírica profunda, a estética lo-fi e a abordagem intimista ao folk, ao country e à música alternativa. Antes de adotar o nome Bonnie ‘Prince’ Billy, editou sob o nome Palace Brothers, Palace Music e Will Oldham. Mas foi com o pseudónimo Bonnie ‘Prince’ Billy que encontrou uma persona mais duradoura e irónica, uma figura enigmática, que transita entre o sagrado e o profano. Veterano trovador folk, com raízes punk, Bonnie ‘Prince’ Billy tem uma discografia repleta de álbuns pertinentes. O mais recente, “The Purple Bird”, aprofunda o seu universo lírico, cru e humano. Também em novembro, a 29, atua o brasileiro Castello Branco e o ensemble de cordas da Escola Profissional de Música de Espinho, composto por nove músicos com idades entre os 15 e os 17 anos. Do repertório farão parte algumas das canções mais representativas da sua discografia, nomeadamente dos álbuns “Serviço” (2013) – eleito pela crítica um dos melhores discos do ano, responsável por mais de 500 mil downloads e três digressões europeias; “Sintoma” (2017), “Sermão” (2020) e “Niska” (2021). Os arranjos estão a cargo de Bernardo Lima e Nuno Peixoto de Pinho. O primeiro destaque de dezembro é a apresentação de diversos trabalhos da coreógrafa Vera Mantero. Dia 5, em “_chãocéu”, peça de 2024, Vera Mantero, Henrique Furtado Vieira e João Bento evocam o imaginário mitológico, entre a terra e a atmosfera, sendo o corpo o elemento de ligação numa busca pelo inconsciente. Elevados em escadotes, os intérpretes – numa aparente nudez – fazem ressoar as palavras que perscrutam outra linguagem. A 7 de dezembro, viajamos no tempo até à década de 1990, com reposição de três solos icónicos de Vera Mantero “uma misteriosa coisa, disse o e.e. cummings” (1996), abordagem provocatória à biografia da bailarina negra Josephine Baker; “Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois” (1993) pega na citação de Beckett para traduzir uma expressividade improvisada, um corpo que não descura gestos, mãos, rosto; e “Olympia” (1991), que nasce do diálogo inconformado entre a pintura de Manet e o livro “Asfixiante Cultura” do Dubuffet, que quer “acordar” o público para a razão de ser da arte. Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Ponto C e on-line (https://pontocpenafiel.bol.pt/).

Source LogoImediato
News Image

Inaugurada nova creche da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso

Foi inaugurado este sábado, dia 26 de julho, a nova creche da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso. O Presidente da direção da Obra Social e Cultural Silvia Cardoso, António Lencastre, referiu que com esta obra procuram “dar a todos os nossos utentes um acompanhamento de referência, acolhendo-os num espaço de excelência apropriados a todas as suas necessidades de conforto educacional”. Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, referiu que esta obra é mais um passo para tornar o concelho de Paços de Ferreira com cada vez melhores e mais valências e que este é “um momento muito importante porque o apoio à infância é fundamental”. Esta creche vai-se juntar a outros projetos da Câmara Municipal programados e contratualizados com a obra social como a RAI, em Ferreira, que foi edificada pelo município, mas que vai ser gerida pela obra social. A novo equipamento foi consignado em 2023 e terminou em junho de 2025 e teve um investimento de 1 milhão e 400 mil euros, tendo o PRR participado no montante de 500 mil euros. Obra Social e Cultural Silvia Cardoso apoia 159 utentes na área da infância,150 na área da deficiência e com a nova creche vai poder acolher mais 42 crianças.

Source LogoImediato
News Image

Catarina Araújo sagra-se campeã nacional nos 200 metros estilos

A nadadora penafidelense Catarina Araújo, atleta do clube Aquático Pacense, conquistou o título de campeã nacional nos 200 metros estilos, na categoria juniores. Numa competição que decorreu em Coimbra e durate a qual foram disputadas provas dos escalões Juvenis, Juniores e Seniores, a jovem terminou a prova do escalão Juniores em 2:25.44 e conquistou a medalha de ouro e a melhor pontuação da prova, de 652 pontos. Catarina Araújo participou em quatro estilos: mariposa, costas, bruços e crawl.

Source LogoImediato
News Image

Rendimento médio no Tâmega e Sousa subiu, mas região continua na cauda do país

O rendimento médio das famílias na região do Tâmega e Sousa cresceu, entre 2022 e 2023, 6,7% passando de 15 568 euros, em 2022, para 16 614 euros em 2023. Contudo, esta região continua na cauda do país e continua a ser a microrregião com os rendimentos mais baixos. Segundo dados publicados pelo Ins­ti­tuto Naci­o­nal de Esta­tís­tica (INE), o ren­di­mento bruto decla­rado médio por agre­gado fis­cal subiu 4,9% em 2023, sendo os rendimentos mais elevados das famílias residentes na Grande Lis­boa e na Penín­sula de Setú­bal. Do lado contrário, está a região do Tâmega e Sousa que, apesar de ter registado um crescimento de 6,7%, continua a ser das mais pobres do país. Em 2023, o rendimento anual das famí­lias por­tu­gue­sas era de 21 851 euros por ano, tendo regis­tado uma subida do ren­di­mento de 4,9% face ao ano ante­rior. Este valor, cal­cu­la­dos com base nos valo­res decla­ra­dos no IRS referente a este ano, é mais elevado na Grande Lis­boa (25 890 euros), na Penín­sula de Setú­bal (22 753 euros) e na Região de Coim­bra (22 597 euros). É no Interior Norte de Portugal que os rendimentos são mais baixos, em regiões como a região do Tâmega e Sousa, Alto Tâmega e Barros e Douro. Segundo Pedro Machado, pre­si­dente da Comu­ni­dade Inter­mu­ni­ci­pal do Tâmega e Sousa, Segundo Pedro Machado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), esta tendência de crescimento tem-se verificado nos últimos anos, havendo uma convergência com a média nacional, mas ainda há muito para fazer. Segundo o presidente da entidade que agrega os 11 municípios da região do Tâmega e Sousa, a região “no bom caminho”, muito fruto a alguns problemas que já foram debelados, caso do combate ao analfabetismo e ao abandono escolar. “São cenários que não se mudam de um dia para o outro, há problema que já foram debelados, mas ainda há muito a fazer. Houve um trabalho contínuo dos municípios que deu os seus frutos, mas temos que continuar”. Segundo Pedro Machado, há “problemas endémicos” que ainda não foram resolvidos, apesar de se registarem melhorias. “A região não se tem poupado em sinalizar, em exigir às tutelas a resolução de questões estruturais como a acessibilidade, o ensino superior no território, e estruturas que tornem o território mais interessante para quem quer investir, nomeadamente ao nível da tecnologia e inovação”. Assegurando que se trata de um território “que tem atratividade” e “muitos jovens”, apesar de internamento ter realidades muito díspares, Pedro Machado entende que é essencial que alguns projetos previstos para a região, tenham luz verde por parte do Governo, caso de um Centro de Formação Profissional – um projeto discutido no Concelho Intermunicipal, que mereceu aprovação por unanimidade e que que já vem do Governo socialista. “Seria um projeto gerido pelo IEFP, que dará resposta aos onze municípios, em áreas muito importantes. É uma solução muito interessante, sobretudo para contextos de crise e urge que este tipo de investimentos sejam concretizados no território, para que o território fique mais resiliente”, acrescentou. Além defendeu ainda a necessidade de se avançar com os projetos dos Centros Tecnológicos, projetados para Paços de Ferreira e para o Marco de Canaveses. “Entendemos que esta região para atingir e ultrapassar estas médias, precisa de uma atenção especial por parte do Governo, com um programa de desenvolvimento territorial adaptado e aproveitando as potencialidades que a região tem”, concluiu o também presidente da Câmara Municipal de Lousada.

Source LogoImediato
News Image

Assembleia Geral sem soluções."Não temos data para assinar acordo de futura SAD"

O FC Paços de Ferreira reuniu esta sexta-feira em Assembleia Geral para a direção do Clube prestar "esclarecimentos aos Associados sobre as negociações para a eventual alteração do modelo de gestão da sociedade desportiva". Uma reunião que mobilizou muitos associados pacenses para o Pavilhão de Moinhos e da qual saíram muito mais preocupados com a situação financeira do clube do que propriamente esclarecidos quanto a certezas da futura SAD. O presidente da direção apresentou o histórico de todos os processos acolhidos para a compra da sociedade desportiva pacense, inclusive o mais recente e que teve como intervenientes o antigo dirigente do Vitória SC e UD Leiria, Armando Marques, bem como antigo futebolista  Jorge Ribeiro. As negociações foram até à elaboração do Contrato Promessa de Compra e Venda, mas pararam por aí. "Não temos data para uma possível assinatura...", revelou Rui Abreu. A intenção passa por ouvir outras propostas alternativas que possam surgir. O dirigente, que tomou conta do Clube a 25 de março passado, revelou também a sua preocupação pela situação financeira da coletividade, com 75 anos de existência. "A continuar assim o Paços não tem hipóteses, a situação financeira atual é gravíssima!". O passivo da Sociedade Desportiva (SDUQ) ascende já a cinco milhões e trezentos mil euros e continuará a aumentar por um défice mensal de cerca de duzentos mil euros. As dificuldades financeiras estão a ter impacto direto na planificação da equipa profissional, nomeadamente nas contratações que permitam ao FC Paços de Ferreira fazer uma II Liga tranquila, ao invés da última temporada em que a manutenção só foi garantida no play-off final. Bancada Diogo Jota Os associados pacenses deliberaram também na Assembleia Geral, por maioria, que a Bancada de topo onde se concentra todo o futebol pacense se passará a designar «Bancada Diogo Jota», em homenagem ao atleta que concluiu a sua formação no Clube e onde iniciou uma carreira profissional de grande sucesso que o levou ao título inglês pelo Liverpool e à conquista de duas Liga das Nações pela Seleção Nacional. O seu trágico desaparecimento na companhia do irmão André Silva (também antigo jogador pacense), em acidente ocorrido a 3 de julho em Espanha, comoveu o mundo do desporto e também o FC Paços de Ferreira, clube com o qual mantinha uma forte ligação afetiva. A bancada, que foi construída com os proveitos da transferência de Diogo Jota para o Atlético de Madrid (2016), passa agora a eternizar o seu nome no Estádio Capital do Móvel.

Source LogoImediato
News Image

Trofa Saúde abre novo hospital em Penafiel no dia 27 de outubro

A partir do dia 27 de outubro, o concelho de Penafiel contará com mais uma unidade de saúde. O Hospital Trofa Saúde vai abrir portas, com mais de 40 especialidades e serviço de atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. O novo hospital, que representou um investimento de 50 milhões de euros, abrirá portas dentro de três meses, na freguesia de Guilhufe e Urrô e vai permitir a criação de 120 postos de trabalho diretos e 300 indiretos. Terá “tecnologia de ponta” e contará com consulta externa, consultórios de medicina dentária, serviço de gastroenterologia, análises clínicas e anatomia patológica, imagiologia, serviço de fisioterapia com cabines e ginásio, 90 camas de internamento, bloco operatório e serviço de atendimento permanente. Segundo Pedro Miroto, administrador do Grupo Trofa Saúde, a instalação do novo hospital no concelho de Penafiel insere-se na estratégia do grupo, por entender que se trata de uma região “que tem desafios importantes”. “Queremos trabalhar em complementaridade com o Hospital público, mas tornar acessível a saúde a estas centenas de milhares de pessoas, com serviços diferenciados, mais de 40 especialidades, uma integração multidisciplinar muito importante”, referiu o responsável, durante uma visita guiada que realizaram ontem às obras do futuro hospital. Garantiu ainda que este será “um hospital muito focado naquilo que é o futuro, na digitalização, na inteligência artificial, na robotização dos atendimentos médicos” e que foi pensado com base num “programa funcional que faça sentido para as pessoas que nos procuram, centros dedicados para que cada conjunto de especialidades possa dar uma resposta que queremos seja de excelência”, acrescentou. “Estamos com uma expetativa muito grande”, concluiu. Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, acompanhou a visita e destacou a importância do projeto para a região, “não só pela criação de emprego e pelo nível de investimento na região, mas também pelo impacto na atividade económica do concelho e da região”. Com esta nova unidade, o concelho de Penafiel passa a contar com três hospitais. “Penafiel passa a ser um dos poucos concelhos do país com três hospitais e isso é muito positivo e uma clara afirmação da nossa centralidade local e regional”, concluiu o autarca.

Source LogoImediato
News Image

Aluna da Academia Prof. Albino de Matos, apresenta jogo interativo e vence prémio no ISCE Douro

Isabel Costa, aluna finalista do curso profissional de Animador(a) Sociocultural da Academia Profissional Prof. Albino de Matos | Escola Profissional Vértice, conquistou recentemente o prémio de Melhor Prova de Aptidão Profissional (PAP) no concurso ISCE Douro Multimedia Challenge. Este reconhecimento distingue a qualidade do trabalho desenvolvido pela aluna, destacando-a entre os melhores projetos na área da educação e multimédia. Isabel apresentou o projeto ECO-Lógico, um jogo interativo inovador que alia diversão e educação, promovendo o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através da gamificação. A proposta também valoriza o património natural e ambiental da região do Tâmega e Sousa, incentivando o público infantil a aprender de forma envolvente e consciente sobre questões ambientais. O desafio lançado pela Direção Pedagógica para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e transdisciplinares conduziu ao sucesso do projeto Eco – lógico. O trabalho da aluna foi orientado pelos professores Roberto Pereira (Coordenador da área da Informática) e Tânia Martins (Coordenadora da área da Ação Social), e impressionou o júri pela sua originalidade, relevância social, impacto educativo e o excelente uso de ferramentas multimédia. Como parte do prémio, Isabel Costa obteve uma oportunidade única: a frequência gratuita de uma licenciatura no ISCE Douro, uma distinção que faz parte da estratégia da instituição para promover o ensino profissional e facilitar o acesso ao ensino superior. Esta valorização é um reflexo do impacto real que os projetos dos alunos podem ter, tanto na comunidade como no mercado de trabalho. A Academia Profissional Prof. Albino de Matos | Escola Profissional Vértice continua a ser um pilar de excelência na formação de jovens e adultos, oferecendo cursos de alta qualidade que preparam os alunos para os desafios do futuro. A escola acaba de ser avaliada pela Inspeção Geral da Educação e Ciência, recebendo uma classificação entre o Excelente e o Muito Bom, o que confirma a qualidade do ensino e o impacto do seu projeto pedagógico no tecido empresarial.

Source LogoImediato
News Image

Penafiel e Paços de Ferreira celebram Dia dos Avós

Este sábado, dia 26 de julho, celebra-se o Dia dos Avós e os municípios de Penafiel e de Paços de Ferreira vão assinalar o dia com atividades. Em Penafiel, a programação arranca a partir das 10h00, no Parque da cidade, com o “Avós em Movimento”, seguindo-se uma missa campal presidida por D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto. Haverá ainda rastreios de saúde, uma exposição de carros clássicos, muita animação, um mega piquenique e, claro, atuações de vários artistas de renome da música popular portuguesa, para vibrar o Parque da Cidade. O Município de Paços de Ferreira vai celebrar o Dia dos Avós, pelas 12h00, com um evento especial no Parque Urbano de Paços de Ferreira. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, inclui um almoço gratuito e momentos de animação com concertinas, promovendo o convívio intergeracional e o reconhecimento da importância dos avós na vida das famílias e da comunidade. O evento é aberto à participação dos avós do concelho, que se tenham inscrito, e tem como objetivo proporcionar uma tarde de confraternização, alegria e partilha num ambiente descontraído e familiar. O Dia dos Avós é uma celebração que nasceu em Penafiel, fruto do empenho e dedicação da penafidelense Dona Elisa Couto, que lutou incansavelmente para que esta homenagem ganhasse reconhecimento nacional. Foi graças ao trabalho desta mulher determinada que, em 2003, o Dia dos Avós passou a figurar oficialmente no calendário nacional, assinalando-se todos os anos a 26 de julho. Penafiel, berço desta efeméride, continua a honrar esta tradição com um evento único, que atrai milhares de avós e famílias de toda a região – e não só – para um dia inteiramente dedicado àqueles que são pilares de sabedoria, amor e memória familiar.

Source LogoImediato
News Image

VÍDEO: Autocarro desgovernado abalroa seis carros no centro da cidade de Penafiel

Um autocarro desgovernado abalroou seis carros, na tarde desta quinta-feira, no centro da cidade de Penafiel. Ao que o Jornal IMEDIATO apurou, o autocarro vinha da zona do Sameiro, em direção ao centro da cidade, quando entrou em despiste. O condutor, que seguia sozinho na viatura, tentou parar o veículo, direcionando-o para o muro nas proximidades de um parque de estacionamento, mas não conseguiu e acabou por atravessar a rotunda que existe em frente ao parque de estacionamento. Pelo caminho, abalroou seis viaturas, cinco veículos ligeiros de passageiro e um ligeiro de mercadorias sem carga. Do acidente resultaram sete feridos leves, cinco dos quais foram transportados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel e dois foram assistidos no local. Foram os Bombeiros Voluntários de Penafiel - cujo quartel se situa em frente ao local do acidente - que tomaram conta da ocorrência e mobilizaram para o socorro sete Veículos entre os quais um desencarceramento e cinco ambulâncias. A equipa da viatura médica de emergência e reanimação do Vale do Sousa, assim como a GNR de Penafiel e a Brigada de Trânsito, também foram mobilizados para o local do acidente. https://youtube.com/shorts/xuT3ojaxflg

Source LogoImediato
News Image

Associação da Figueira recebe visita de Secretária de Estado

A Secretária de Estado Adjunta da Juventude e da Igualdade, Carla Rodrigues, esteve, no passado dia 18 de julho, na freguesia da Figueira, onde realizou uma visita à Associação para o Desenvolvimento de Figueira. Numa visita de trabalho, durante a qual reuniu com a direção da Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Carla Rodrigues deu nota de que a mesma se insere numa política de proximidade que o Governo quer ter com as instituições, para poder dar “melhores respostas” e para que as políticas “possam mais eficazes” na resposta às necessidades. “Só podemos desenhar políticas de apoio se conhecermos o terreno, as dificuldades das instituições que prestam esse apoio e se estivermos em estreita colaboração e cooperação com as mesmas”, referiu. Perceber a melhor forma de dar resposta às necessidades da instituição foi um dos objetivos desta visita, que aconteceu na Figueira, mas também em outros pontos do país. “Temos feito em vários pontos do país e temos vindo a desenvolver essa política de proximidade”, referiu, destacando ainda a possibilidade conversar com os membros do executivo municipal de Penafiel, que acompanharam a visita, sobre políticas da juventude e da igualdade e “encontrar sinergias que possamos desenvolver para beneficiar estas políticas no âmbito da juventude e da igualdade”. Daniela Oliveira, vereadora na Câmara Municipal de Penafiel, destacou a importância da presença do Governo no concelho e nas suas instituições, “sobretudo para tentar perceber melhor, in loco, as reais necessidades e dificuldades que elas têm”. Destacando o trabalho que a rede social faz no concelho, “que é da responsabilidade do Estado”,  a vereadora assegurou que devem ser “acolhidos, com proximidade” e para que possam também dar a conhecer as dificuldades financeiras que atravessam, muitas delas subsistindo com apoios das comunidades e do poder local, já que os acordos de cooperação ainda não foi revisto, já que há aumentos a vários níveis, mas não há correspondência do envelope financeiro do Estado.

Source LogoImediato
News Image

Rafaela Barbosa regressa a Montalegre focada nos bons resultados

Depois de um fim de semana marcado por dificuldades mecânicas em Sever do Vouga, Rafaela Barbosa regressa à competição com ambição renovada na sexta jornada do Campeonato dePortugal de Ralicross / Kartcross (CPR/K), que se disputa no histórico CircuitoInternacional de Montalegre. A jovem piloto procura dar sequência ao progresso demonstrado nas rondas anteriores e espera alcançar um resultado que traduza o seu esforço e evolução ao longo da época. Montalegre é uma das pistas mais emblemáticas do campeonato e representa um desafio completo para os pilotos: com 945 metros de extensão (1.146 km com Joker Lap), apresenta uma combinação técnica de 60% asfalto e 40% terra, exigindo precisão, consistência e boa capacidade de gestão do carro ao longo de todo o traçado. Na sua primeira passagem pela pista do Alto-Tâmega, a meteorologia pregou uma partida à piloto de Paços de Ferreira, complicando as contas das meias-finais. Mas o andamento evidenciado no fim de semana mostrou que Rafaela Barbosa estava no ritmo certo para chegar aos primeiros lugares da Divisão 1 das 2 Rodas Motrizes. Apesar das contrariedades em Sever do Vouga, Rafaela Barbosa mantém-se otimista e determinada em regressar aos lugares pontuáveis numa fase crucial da temporada, numa altura em que ocupa o segundo posto da geral da sua Divisão, a apenas nove pontos da liderança, mantendo intacta a sua candidatura ao título. “Estou ansiosa que chegue o fim de semana. Montalegre é uma pista especial, rápida muito técnica e que exige bastante de nós e do carro. Reconheço que preciso de pontos para o campeonato, mas tenho toda a confiança de que podemos afastar o azar que nos tem acompanhado e que poderemos voltar aos bons resultados. Sei que tenho evoluído e quero que isso se reflita nos resultados. Espero apresentar um bom ritmo e lutar pela vitória”, afirmou Rafaela, confiante de que poderá voltar a discutir os lugares da frente. Quanto à agenda do fim de semana, os treinos livres do estão marcados para sábado, entre as 13h00 e as 13h35, seguindo-se os treinos cronometrados apartir das 14h25. A primeira corrida de qualificação tem início às 16h00 de sábado. No domingo, o warm up arranca às 08h30, com a segunda corrida de qualificação a partir das 09h35 e a terceira a partir das 11h10. As meias-finais estão previstas para as 14h00 e as finais iniciam-se a partir das15h00. Montalegre acolhe assim mais uma jornada emocionante do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross nos dias 27 e 28 de julho, com promessas de espetáculo e competição ao mais alto nível. RafaelaBarbosa parte determinada a dar mais um passo em frente na sua época de 2025.

Source LogoImediato
News Image

Ministro da Agricultura visitou a Quinta da Aveleda

O Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, realizou uma visita à Quinta da Aveleda, em Penafiel, para se inteirar das dificuldades do setor. Depois de uma visita pela quinta, acompanhado pelo presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, e do vice-presidente da autarquia, Pedro Santana Cepeda, assim como dos responsáveis da Quinta da Aveleda, em declarações aos jornalistas, o Ministro destacou a importância do setor na economia, mas também no turismo. “Nem sempre há a perceção que o vinho é investigação, é inovação, é um produto qualificado e, em espaços como este, onde esta presente o enoturismo, é a atratividade do território, mas é, também, a biodiversidade com os jardins e os seus sete hectares”, referiu. Falando do setor vinícola, José Manuel Fernandes deu nota de que o vinho, em 2024, representou um superavit – a diferença entre as importações e as exportações - de mais de 800 milhões de euros. “Crescemos em valor em 2024, 4,5 por cento e diminuímos as importações em quase 20 por cento. Este é um trabalho que se tem de fazer e há que contrair a tendência mundial, que é do ataque ao vinho da diminuição do consumo e por isso, também, na devemos excluir a inovação e apoiá-la, em vinho com menos álcool. Mas temos de proteger as nossas denominações de origem, o que produzimos e que outros nunca conseguirão imitar e proceder à valorização dos nossos recursos”, acrescentou. Falando na qualidade dos vinhos portugueses, o Ministro destacou a importância da sua promoção. “Podemos fazer mais na promoção e reforçamos imenso as verbas destinadas à produção, lançamos um concurso de 20 milhões de euros e só houve candidaturas para 12 milhões. Devemos consolidar e não desistir dos mercados que temos, como reforçar mercados com o do Brasil e ir para novos mercados”. A par disto, o Governo já fez um caminho, assegurou, através do reforço da fiscalização, da extinção das cativações para a promoção. “Para além disso, fizemos uma linha de crédito para as cooperativas e o pequeno produtor é a nossa grande preocupação e o nosso grande objetivo, porque para além da competitividade, há ainda a questão da coesão territorial. Este trabalho ajudar a combater as alterações climáticas e é considerado turismo numa série de regiões. É um fator de atratividade.”, assegurou. Falando no aumento das tarifas que os Estados Unidos se preparam para aplicar, José Manuel Fernandes disse que União Europeia, “quem conduz as negociações”, tem que ter “uma firmeza tranquila e paciência”. “As negociações têm sempre alguns extremar de posições, mas havendo boa-fé chega-se um ponto de equilíbrio”, referiu, considerando os 30 por cento de aumento como “algo impensável”, adiantou. Segundo o governante, a União Europeia, no comércio de mercadorias têm um superavit, já que exporta mais do que importa. “Mas no comércio de serviços, que são mais de 100 mil milhões de défice, a União Europeia importa mais serviços do que exporta. “Mas temos de negociar até ao último minuto e, independentemente daquilo que acontecer, a União Europeia nunca pode desistir do mercado dos Estados Unidos da América”, frisou, destacando a necessidade de se concluir o acordo Mercosul e de avançar com acordos como outros países, caso da Índia, “um mercado que seria positivo haver um acordo comercial”, concluiu. Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel acompanhou a visita à Quinta, uma empresa que, considerou, “um dos maiores embaixadores de Penafiel, sendo ainda “uma inspiração do ponto de vista do agroalimentar, uma empresa de referência do concelho, da região, que tem uma relação muito forte com os pequenos produtores”. Para Pedro Cepeda esta visita do Ministro da Agricultura “revela a importância que é dada a este território, à agricultura, sendo um inventivo para que os nossos pequenos e médios produtores possam ser competitivos, ter acesso a fundos comunitários para modernizar a sua produção, transformar os produtos e criar mais riqueza e desenvolver o setor do ponto de vista económico”.

Source LogoImediato
News Image

Corrida e caminhada “Dar Vida a Paredes” conta com 3 provas

Este domingo, dia 27 de julho, às 9h30, no Parque José Guilherme, o centro da cidade vai acolher a estreia da corrida e caminhada “Dar Vida a Paredes”. As inscrições desta prova já se encontram disponíveis em www.runporto.com. O evento terá três provas: duas corridas cronometradas para atletas federados e não federados nascidos em 2007 ou anterior. A prova, organizada pela Run Porto com o apoio da Câmara Municipal de Paredes, tem início às 9h30 e contempla um percurso de 5km (corrida e caminhada para todas as idades) e um de 10km (com dupla passagem no mesmo trajeto). Durante o percurso, os participantes terão vários momentos de animação, bem como os postos de abastecimento. Os kits serão levantados na Biblioteca Municipal de Paredes: no dia 26 de julho (das 10h00 às 19h00) e no dia 27 (das 8h00 às 9h00).  Percurso: Corrida 10km Parque José Guilherme, Rua 1º de Dezembro, Rua Elias Moreira Neto, Rua dos Combatentes do Ultramar, Alameda Dr. José Cabral, Rua Infante Henrique, Rua da Igreja Velha, Avenida das Comunidades, Avenida Granja da Fonseca, Avenida das Comunidades, Rua Dr. José de Magalhães, Rua do Carreiro, Avenida Amália Rodrigues, Rua Dr. José de Magalhães, Avenida das Comunidades, Rua Padre Marcelino da Conceição, Avenida da Républica, Praça de José Guilherme, Parque José Guilherme, Praça de José Guilherme, Rua 1º de Dezembro, Rua Elias Moreira Neto, Rua dos Combatentes do Ultramar, Alameda Dr. José Cabral, Rua Infante Henrique, Rua da Igreja Velha, Avenida das Comunidades, Avenida Granja da Fonseca, Avenida das Comunidades, Rua Dr. José de Magalhães, Rua do Carreiro, Avenida Amália Rodrigues, Rua Dr. José de Magalhães, Avenida das Comunidades, Rua Padre Marcelino da Conceição, Avenida da Républica, Parque José Guilherme : Meta Corrida e caminhada 5km Parque José Guilherme, Rua 1º de Dezembro, Rua Elias Moreira Neto, Rua dos Combatentes do Ultramar, Alameda Dr. José Cabral, Rua Infante Henrique, Rua da Igreja Velha, Avenida das Comunidades, Avenida Granja da Fonseca, Avenida das Comunidades, Rua Dr. José de Magalhães, Rua do Carreiro, Avenida Amália Rodrigues, Rua Dr. José de Magalhães, Avenida das Comunidades, Rua Padre Marcelino da Conceição, Avenida da Républica, Parque José Guilherme: Meta

Source LogoImediato
News Image

Grupo que agrediu jovem na estação de Paredes já está identificado

O grupo de seis indivíduos que, na madrugada de sábado, agrediu violentamente um jovem na estação de comboios de Paredes, durante as festividades da cidade, já foi identificado pelas autoridades. O caso começou a investigado depois de o vídeo das agressões começar a circular nas redes sociais, visto não existir ainda nenhuma queixa formalizada por parte da vítima, o que veio a acontecer esta terça-feira. Ao que o Jornal IMEDIATO apurou, a vítima reside em Valongo e apresentou queixa três dias depois de ter sido atacado a murro e pontapés, maioritariamente na cabeça, por um grupo de seis indivíduos. As autoridades já identificaram os jovens agressores, todos com idades entre os 16 e os 19 anos. Ao que o IMEDIATO apurou, no grupo, há elementos de Penafiel e Paços de Ferreira. O caso da agressão foi comunicado pela GNR ao Ministério Público, que agora se irá pronunciar e poderá vir a indiciar os jovens por ofensas à integridade física.

Source LogoImediato
News Image

Assalta loja em Paredes e é impedido de fugir por populares

Um solitário, assaltou uma ótica, ao início da tarde desta quarta-feira, no centro da cidade de Paredes. O homem de 34 anos tentou fugir depois de consumar o assalto, mas foi impedido por populares que se aperceberam do sucedido. Pouco passava das 13h30 da tarde desta quarta-feira, quando um indivíduo entrou na loja da Multiopticas, localizada no centro da cidade de Paredes, junto ao Parque José Guilherme. De imediato, apoderou-se de vários pares de óculos e fugiu em direção ao Parque. Depois do assaltante ter abandonado a loja, populares que se encontravam nas proximidades aperceberam-se do sucedido e foram no encalço do ladrão, tendo-o retido no Parque José Guilherme até à chegada das autoridades. A GNR de Paredes esteve no local a tomar conta da ocorrência e deteve o homem que, ao que o Jornal IMEDIATO apurou, o homem não é da região e já tinha antecedentes criminais por crimes da mesma natureza.

Source LogoImediato
News Image

Mercadona entrega alimentos aos bancos alimentares graças aos donativos dos seus "chefes"

A Mercadona, empresa de supermercados, concluiu recentemente a entrega de alimentos aos Bancos Alimentares, fruto da campanha de doação monetária que decorreu nas suas lojas, de 30 de maio a 8 de junho, através da contribuição dos seus “Chefes” (clientes). As campanhas de apoio aos Bancos Alimentares decorrem duas vezes por ano nos supermercados Mercadona e visam apoiar as instituições locais nas zonas onde está presente. A iniciativa permite aos clientes realizar uma doação monetária, em múltiplos de 1€, no momento da compra, diretamente nas caixas de pagamento. Os valores doados são depois integralmente convertidos em alimentos e entregues pela Mercadona, com base nas indicações dos Bancos Alimentares, que podem escolher a variedade e quantidade de produtos de acordo com as suas necessidades específicas. Este modelo contribui para um apoio mais eficiente e para a prevenção do desperdício alimentar. Segundo Sofia Cardoso, Diretora de Relações Externas Norte e Responsabilidade Social, “Esta modalidade de colaboração com os Bancos Alimentares, através de donativo monetário convertido em alimentos, considera-se mais vantajosa pois permite ajustar as entregas às necessidades concretas de cada instituição.” A Mercadona reforça assim o seu compromisso com a responsabilidade social e com o apoio às comunidades onde está presente, promovendo uma colaboração próxima e transparente com os Bancos Alimentares.

Source LogoImediato
News Image

Jovem agredido com pontapés na cabeça por grupo na estação de comboios de Paredes

Um jovem foi violentamente agredido por um grupo de seis indivíduos, na madrugada de sábado, na estação de comboios de Paredes, durante as festividades da cidade. A vítima, cuja identidade ainda não foi possível apurar, foi atacada com murros e pontapés, maioritariamente na cabeça. Segundo o Jornal de Notícias o ataque foi filmado e o vídeo começa por mostrar o jovem, junto a um dos bancos da estação, a ser agredido a murro por um rapaz. Logo de seguida, aproximam-se mais três jovens, que também desferem diversas pancadas, sobretudo na cabeça. A vítima dá alguns passos, cai e, já no chão, é atingida, a pontapé, pelo grupo, já constituído por seis agressores. Os golpes são dirigidos a diversas partes do corpo, mas com particular incidência na cabeça. O vídeo termina com um dos jovens a dar um último pontapé na cabeça da vítima, deixando-a claramente desnorteada. Ao tentar levantar-se, esta cambaleou até conseguir sentar-se no banco, momento em que o rapaz volta a ser atacado pelo primeiro agressor, que apenas gritava “a raça de Penafiel sou eu”. De acordo com o JN, as autoridades e já identificaram os seis jovens agressores, todos entre os 16 e os 19 anos e residentes entre Paredes e Penafiel. Porém, ainda não conseguiram chegar à identidade da vítima, que não será de nenhum destes concelhos. Presume-se que possa residir num dos concelhos entre Paredes e o Porto, uma vez que, no momento da agressão, se encontrava do lado da estação onde os comboios seguem em direção ao Porto.

Source LogoImediato
News Image

Cattelan em Serralves

Quando me disponho a escrever, ainda vivo a sensação da novidade criada pela última visita à Fundação de Serralves. Eu sabia que precisava de ver a exposição organizada pela Fundação. Dizia-me pouco o artista, apesar de o saber reconhecido internacionalmente... Mesmo assim, sendo indispensável a deslocação ao Porto,  terá valido muito a leitura, possível, através do material exposto. Não sou especialista na matéria mas, uma obra de arte, qualquer que ela seja, permite muitas leituras e, mais ou menos empenhada, mais ou menos curiosa, também fiz a minha leitura. E que posso partilhar... Chama-se Maurizio Cattelan, o artista, nasceu em Pádua, na Itália e muitos jornais e revistas falaram sobre ele, sobre a sua obra, sobretudo, que apelidou de "Sussurro". Desde a porta de entrada, quase sempre uma obra em cada aposento da casa, transporta o visitante-leitor ao humor, à ironia também. À reflexão sobretudo... São obras fortemente enraizadas na História que marcam a abordagem de Cattelon à arte. Estão lá as mudanças e os traumas, os períodos de transição e, naturalmente, o tempo entre a infância e a idade adulta, entre a vida e a morte, entre o riso e o choro, também. Cattelan fez de cada objecto que mostra, um motivo enorme de reflexão. Impossível não ir por aí... São obras, aparentemente dispersas, sem ligação entre si e cada uma delas, talvez mais umas que outras, transportam o visitante-leitor, ao caminho que teremos de seguir, ao quase choro uma e outra vez... Há figuras históricas e auto-retratos e também objectos, amigos e conhecidos e algumas referências imprecisas, difíceis de descobrir... A Casa de Serralves, uma construção Art Déco dos anos 30, adaptou-se muito bem à exposição, contribuiu muito para a adaptação do visitante à obra e, no modo estratégico como são expostos os objectos, leva facilmente à reflexão e cria situações quase quotidianas também: Era uma vez um menino com um tambor; era uma vez um cavalo; era uma vez um Papa...No espaço da exposição, há uma parede cravejada de buracos de bala e nove cadáveres envoltos em mármore branco que lembram os que vemos diariamente na televisão... Depois, no piso superior, uma obra que é figura de cartaz da exposição: uma banana fresca colada à parede com fita adesiva. O que significa, afinal? Provoca o debate, naturalmente. É um sinal, ou melhor, um sinal que é a comunicação como forma de arte. Afinal, ali,tudo perturba, quase nada faz sentido, nem tem de fazer... Volto à sala onde há uma imagem do Papa João Paulo II, caído, atingido por um meteorito. Há a sugestão de sofrimento, sem dúvida. Há uma obra exposta, escultórica e daí sai a ideia que Cattelan, o artista, é um criador de imagens, aparências, cópias, aparições que fazem pensar... Parece tudo uma visão do mundo que se aproxima do fim e que é, sobretudo, uma perfeita alegoria. Foi assim que eu a interpretei... Uma representação de ideias através de imagens. Sugestivas, sem dúvida! Maurizio Cattelan responde com imagens a algumas das nossas dúvidas... A exposição "Sussurro" fala bem alto para quem queira ouvir, disso tenho a certeza. Seria bom ter tido um guia para me ajudar a reflectir! Como posso, ainda não deixei de pensar no que estava ali para descobrir...

Source LogoImediato
News Image

Águias de Santa Marta com plantel de continuidade para nova época

As Águias de Santa Marta, estão já a trabalhar na próxima época 2025/26, sem mexer na base, que trouxe estabilidade ao plantel. A equipa penafidelense assegurou a presença nos Play Off de campeão, da Liga Placard de Futsal Feminino. Mantendo assim na primeira divisão Nacional, numa temporada difícil onde desceram quatro equipas à segunda divisão Nacional. Adão Sousa presidente do clube afirmou com muita satisfação a vontade de prolongar a continuidade da maioria das atletas. Assegurando assim, noventa e nove porcento das renovações. Reconhece o carinho das atletas que estão envolvidas nesta luta, desde 2019, com participações consecutivas na primeira divisão nacional, com as cores do clube. No arranque da pré-época, a equipa técnica já decidiu juntar duas atletas da formação nos trabalhos da equipa principal, sendo este um prémio e uma aposta. Incluirá também quatro reforços para aproxima época, que serão apresentados em breve. Diana Sousa, foi uma das jogadoras a renovar com o clube, para continuar a integrar o plantel em 2025/26. A Penafidelense, de 29 anos, cumprirá a decima primeira temporada no clube do seu concelho, no qual quer continuar a “contribuir para este legado no futsal feminino. Espero que no final da época consigamos conquistar títulos”, afirmou “Para mim, é extremamente especial ter esta oportunidade para continuar a envergar este símbolo. Aqui sinto-me em casa e é aqui que quero estar”. O FC Águias de Santa Marta destaca-se por ser um dos poucos clubes da I Divisão de Futsal Feminino a integrar quatro atletas naturais do concelho de Penafiel no seu plantel atualmente.

Source LogoImediato
News Image

Celeste Marinho é a candidata do PS Penafiel à Assembleia Municipal

Celeste Marinho é a candidata do Partido Socialista (PS) à Presidência da Assembleia Municipal de Penafiel, nas próximas eleições autárquicas. Médica especialista em Medicina Geral e Familiar, Celeste Marinho exerce atualmente funções na USF União Penafidelis, em Penafiel, onde também é também coordenadora da unidade. A par da sua atividade médica, Celeste Marinho tem tido uma participação ativa na vida cívica e política. Foi vereadora eleita pelo Partido Socialista (PS) em 2017 e é atualmente deputada municipal. Para Paulo Araújo Correia, candidato à Câmara Municipal de Penafiel, pelo PS "A Dr.ª Celeste Marinho é uma mulher com um percurso profissional e humano absolutamente notável. Une a competência técnica ao cuidado com as pessoas, a exigência ao diálogo, e a experiência política à capacidade de escutar e construir consensos. É alguém que conhece Penafiel, que está próxima da comunidade e que tem provas dadas de serviço público. A Assembleia Municipal só tem a ganhar com uma Presidente com a sua preparação, visão e integridade. É, sem dúvida, a escolha certa para garantir uma liderança serena, responsável e participativa".

Source LogoImediato
News Image

PME Líder distingue 533 empresas da região

Um total de 13 394empresas foram distinguidas com o Estatuto PME Líder 2024, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro. Da região, foram distinguidas 533 empresas mais 61 do que em 2023. O concelho mais representado foi Paredes com 155 empresas distinguidas, seguindo-se Paços de Ferreira com 110, Felgueiras com 109, Penafiel com 93 e Lousada com 66. Na edição de 2024 predominam as pequenas empresas, com um peso de 71,9% do total, seguidas das médias empresas com 22,3% e das microempresas com 5,8%. A distribuição setorial das PME Líder em 2024 segue a tendência dos anos anteriores, liderada pelo Comércio (33%), seguindo-se a Indústria (extrativa e transformadora) (24,8%), a Construção e  Imobiliário (12,7%) a par do Turismo (12,7%) e os Serviços (10,8%). É no distrito de Lisboa que está sediada a maioria das PME Líder (19,6%), seguido dos distritos do Porto (19,1%), Braga (10,1%) e Aveiro (8,7%). No que se refere ao desempenho económico, o EBITDA atinge mais de 8,6 mil milhões de euros (+13,6%) e os resultados líquidos superam os 5,2 mil milhões de euros (+11,7%). A Autonomia Financeira média destas empresas é de 59,4%. De entre as 13 394 empresas agora distinguidas com o Estatuto Líder, serão em breve apuradas as que se destaquem pelo seu melhor desempenho, sendo-lhes atribuído o Estatuto PME Excelência, criando condições de visibilidade acrescida para estas empresas. O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenho económico-financeiro superior. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros. As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca PME Líder na relação com os seus stakeholders. Veja aqui a lista das empresas com PME’s Líder por concelho: Paredes [table id=69 /] Paços de Ferreira [table id=72 /] Felgueiras [table id=73 /] Penafiel [table id=70 /] Lousada [table id=71 /]

Source LogoImediato
News Image

Treinador do Juventude Pacense volta a conquistar um título para Portugal

Hugo Azevedo, treinador do Juventude Pacense, comandou a seleção nacional de Sub-17 masculina de hóquei em patins ao título de bicampeã da Europa, após derrotar na final da prova a Espanha nas grandes penalidades. No tempo regulamentar o jogo acabou empatado a duas bolas, as defesas de João Antunes e o penálti convertido por Duarte Ferreira possibilitaram a conquista do título a Portugal. A competição terminou este fim-de-semana em Gujan Mestras (França) e permitiu à seleção nacional revalidar o título conquistado no ano passado em Olot, Espanha, somando assim o 16.º cetro da sua história, mas apenas o segundo desde 2017 o que reforça o trabalho do treinador do JP à frente da jovem equipa nacional. Em declarações ao site da FPP, o selecionador nacional, Hugo Azevedo, referiu: “Estamos muito, muito, muito satisfeitos. Estou sinceramente muito orgulhoso deste grupo que cresceu muito e foi capaz de maturar muito depressa em muito pouco tempo. E a verdade é que hoje demonstrou que é um grupo com qualidade e com muita personalidade.” “Temos a noção que vencermos nos penáltis e é preciso também alguma felicidade, mas também temos a noção de que isto é trabalho, que temos sem dúvida nenhuma um guarda-redes excecional e acima do nível e estamos, claro, muito satisfeitos por revalidar este título.” “Vamos desfrutar e festejar, que é isso que pede agora e vamos já pensar no futuro. Assim que terminarem estes festejos, vamos já tentar pensar no próximo europeu porque queremos manter-nos no topo da Europa.” Refira-se também que a liderar a delegação portuguesa esteve José Luís Pinto, vice-presidente para o hóquei em patins da Federação Portuguesa de Patinagem e durante largos anos dirigente do Juventude Pacense.

Source LogoImediato
News Image

Partido Socialista de Paços de Ferreira apresentou candidatos às Juntas de Freguesia

O Jardim Municipal de Paços de Ferreira foi o palco escolhido pela candidatura da Partido Socialista, liderada por Paulo Ferreira, para a apresentação do projeto, assim como dos 16 candidatos que vão encabeçar as listas às Juntas de Freguesia do concelho de Paços de Ferreira. Ainda antes de chamar os 16 candidatos a juntarem-se a si no palco, Paulo Ferreira, que é atualmente presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, assegurou que a sua motivação é "o futuro do concelho" e assegurou que se candidata “sem promessas vãs e apenas com muito, mas mesmo muito trabalho, seriedade e compromisso”. Conheça os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho de Paços de Ferreira: [gallery columns="2" size="large" ids="50286,50287,50288,50289,50290,50291,50292,50302,50294,50295,50296,50297,50298,50299,50300,50301"]

Source LogoImediato
News Image

Violenta colisão na marginal de Entre-os-Rios deixa duas pessoas encarceradas

Uma violenta colisão entre dois veículos ligeiros, ocorrida na tarde deste sábado, na Estrada Nacional 108, na Avenida da Marginal, em Rio Mau, Penafiel, deixou duas pessoas encarceradas. As operações de socorro foram realizadas pelos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, que mobilizaram para o local 17 elementos, apoiados por seis veículos. Apesar do aparato do acidente, as duas vítimas sofreram ferimentos ligeiros. A GNR das Termas de São Vicente tomou conta da ocorrência, que obrigou ao corte da estrada nos dois sentidos, para realização das operações de socorro.

Source LogoImediato
News Image

Almiro Mateus é o Provedor do Utente na ULSTS

O médico Almiro Mateus assumiu, esta sexta-feira, o cargo de Provedor do Utente da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS). Numa sessão pública que decorreu no auditório do Hospital Padre Américo, em Penafiel, José Luís Gaspar, Presidente do Conselho de Administração da ULSTS, destacou a relevância do cargo e do momento, dizendo que “a ligação entre as entidades e a população é fundamental”. “É por isso que este passo que hoje damos é tão importante para o futuro da ULSTS. A aproximação ao utente é uma obrigação nossa, e a figura do Provedor é essencial nesse caminho”. O nome de Almiro Mateus foi escolhido pelo Conselho de Administração da Unidade, por se tratar de uma pessoa que sempre esteve envolvida no voluntariado, que na sua vida pessoal, quer na sua carreira. “E será fundamental para nos ajudar a refletir e a propor novas iniciativas de humanização. Agradeço-lhe por ter aceite este desafio, que é também o de nos lançar desafios”, concluiu. Médico de Medicina Geral e Familiar com mais de quatro décadas de dedicação ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), Almiro Óscar Mateus é reconhecido pela sua atuação humanista e pela forte ligação à região do Tâmega e Sousa, onde exerceu grande parte da sua carreira. “É com profundo sentido de responsabilidade e entrega ao serviço público que aceito este cargo de Provedor. Os meus valores de sempre mantêm-se junto dos mais vulneráveis, que são muitas vezes aqueles que procuram cuidados de saúde: respeito pelo outro, defesa da dignidade humana e escuta ativa. Sejam utentes ou familiares, saibam que têm em mim um aliado atento. Não para registar queixas, mas para apresentar propostas”, afirmou. Sobre o trabalho que agora irá desempenhar, Almiro Mateus garantiu que será “uma voz ativa” e que não será “um provedor de gabinete fechado”. “Serei uma voz ativa. Quero garantir que, na ULSTS, não exista apenas uma resposta técnica competente, mas também uma resposta humana, justa e respeitadora de cada pessoa, sem esquecer a valorização de quem aqui trabalha diariamente. O lugar da Provedoria será um espaço de construção, verdade, proximidade e ação. Não serei um Provedor de gabinete fechado”, acrescentou. A criação da Provedoria do Utente representa um passo significativo na consolidação de uma saúde mais humanizada, próxima e participativa. O Provedor, figura independente da hierarquia da ULSTS, tem como missão ouvir os utentes, auscultar as suas preocupações, emitir pareceres e propor melhorias no funcionamento dos serviços, sempre em articulação com o Conselho de Administração, o Gabinete do Cidadão e a Comissão de Humanização. A atuação do Provedor não substitui os canais formais existentes para reclamações ou pedidos de esclarecimento, mas complementa-os numa lógica de escuta ativa e melhoria contínua e este pode ser contactado pelos utentes da ULSTS através do e-mail: provedor.utente@ulsts.min-saude.pt

Source LogoImediato
News Image

Pastor evangélico detido em Penafiel era líder de comunidade religiosa em Paços de Ferreira

O pastor evangélico que foi detido esta quinta-feira em Penafiel e que tinha sido condenado no Brasil a 18 anos de prisão pelo crime de violação de menores, morava em Rio de Moinhos, no concelho de Penafiel e era líder numa comunidade religiosa em Paços de Ferreira. O homem de 46 anos, tinha sido condenado a 18 anos de prisão no Brasil, por ter violado mais do que uma vez uma jovem de 14 anos, em 2021. Depois do crime, o homem mudou-se para Penafiel, onde morou durante mais de dois anos, na freguesia de Rio de Moinhos. Durante os últimos três anos, o homem ligou-se a uma delegação de Paços de Ferreira da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Madureira. A polícia Judiciária, em comunicado, referiu até que o suspeito se tornou “líder numa comunidade religiosa existente” naquele concelho. Contudo, em declarações ao JN, Stevan Bezerra, responsável máximo pela convenção religiosa portuguesa à qual pertence a delegação de Paços de Ferreira da Assembleia de Deus Madureira admite que o detido possa “ter-se apresentado como pastor”, mas assegura que este “não exercia qualquer cargo ministerial nesta delegação”. “Frequentou a igreja e afeiçoou-se a algumas pessoas. Mas há cinco, seis meses que não aparecia aos cultos”, refere Stevan Bezerra. Esta quinta-feira, o homem, sob o qual pendia um mandado de detenção internacional emitido a pedido das autoridades do Brasil, foi detido à porta de casa. Presente ao Tribunal da Relação do Porto para aplicação da medida de extradição para o Brasil. Foi colocado em prisão preventiva.

Source LogoImediato
News Image

(Vídeo) Depois de 10 anos, Rampa Capital do Móvel está de regresso a Paços de Ferreira

Depois de um longo interregno de dez anos, está de volta a mítica Rampa Capital do Móvel, numa organização da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e do CAMI Motorsport. Dias 26 e 27 de julho, a Rampa Capital do Móvel volta a animar a serra da Agrela (Estrada Nacional 207). São 4.100 metros de pura adrenalina. Emoção, velocidade e tradição num fim de semana imperdível. Esta prova consegue reunir tudo aquilo que a Montanha exige: traçado exigente, público vibrante, concelho dinâmico, hospitalidade nortenha, condições para uma rampa que o CAMI Motorsport, juntamente com o Município de Paços de Ferreira, pretende voltar a colocar no panorama automobilístico nacional. Na cerimónia de apresentação do evento, Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, falou de um dia “particularmente feliz” para o município, pelo “regresso de uma prova que é muito querida pelos aficionados do automobilismo, mas também muito querida pela população”. Segundo o autarca, cumpre-se este ano “algo esperado há vários anos”, retomando-se a prova após um interregno de dez anos e que trará “benefícios extraordinários”. “E queremos que passe a figurar no mapa anual das provas automobilísticas e possa vir a ser projetada internacionalmente”, acrescentou. A prova, a contar para a Taça de Portugal de Montanha, vai ter a presença dos principais pilotos do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, nomeadamente nos Protótipos, GT, Turismo, Legends e Clássicos. Do programa constam duas subidas de treinos oficiais na Agrela, no dia de sábado, assim como uma subida já a contar para a competição. No domingo haverá uma subida de treinos e duas subidas oficiais e o vencedor será aquele que fizer o melhor tempo no somatório das duas subidas, sagrando-se assim o vencedor da Taça de Portugal de Montanha. A iniciativa, que é organizada pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, com o apoio da autarquia de Santo Tirso, do CAMI e do Clube Automóvel de Paços de Ferreira, tem como padrinho o piloto Pedro Salvador e como embaixador o piloto pacense Hélder Moura. https://youtu.be/4bOEeV_ag54

Source LogoImediato
News Image

PS Penafiel apresenta lista à vereação para as autárquicas

O Partido Socialista de Penafiel apresentou a equipa que vai acompanhar Paulo Araújo Correia na corrida à Câmara Municipal de Penafiel nas próximas eleições autárquicas. Rui Quinta, Cristiana Coelho, Agostinho Soares e Mateus Oliveira são os candidatos à vereação. Paulo Araújo Correia concorre à Câmara Municipal de Penafiel pelo Partido Socialista nas próximas eleições autárquicas e consigo leva o professor de Educação Física e Desporto Rui Quinta. Aos 65 anos, Rui Quinta, natural de Barcelos, reside em Penafiel, onde desenvolveu um percurso de dedicação à educação, à formação de jovens e à promoção do desporto como ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal. Na lista vai ainda Cristiana Coelho, de 37 anos, natural de Paredes. Assistente social e técnica de educação e formação, tem dedicado a sua vida profissional à inclusão, à intervenção comunitária e à promoção de uma educação mais justa e acessível. Agostinho Soares é outro nome da lista. Natural de Penafiel, o empresário e gestor na área da mediação de seguros de 46 anos, tem desenvolvido um percurso marcado pela liderança, pela capacidade de gestão e por uma relação próxima com a comunidade. Mateus Oliveira faz também parte da lista. Tem 42 anos é natural de Abragão e é arquiteto, autor e investigador. Com um percurso profissional que cruza o setor público e privado, alia uma vasta experiência ao serviço da autarquia — em áreas como o planeamento, os procedimentos urbanísticos e os projetos municipais — a uma intensa atividade na área da arquitetura e da construção.

Source LogoImediato
News Image

(Vídeo) Feira Medieval regressa a Paços de Ferreira

Começou ontem e decorre até domingo, 20 de julho, no Parque Urbano de Paços mais uma edição da Feira Medieval. Durante quatro dias, mergulhe na história com recriações medievais, mercadores, artesanato, gastronomia típica, espetáculos de rua, música e muito mais. Uma festa de cultura e diversão para toda a família, com entrada gratuita. Organizado pelo Município de Paços de Ferreira, o evento promete momentos inesquecíveis de convívio e entretenimento. https://youtu.be/ByXXnqyYosg

Source LogoImediato
News Image

Paredes “Rota dos Móveis” veste a camisola Azul na 86.ª Volta a Portugal

A 86.ª edição da Volta a Portugal foi apresentada esta quinta-feira, 17 de julho, na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa. A mítica prova de ciclismo nacional vai para a estrada de 6 a 17 de agosto. A competição inicia com um contrarrelógio na Maia, descansa em Viseu e termina na Praça do Império, em Lisboa e este ano, o Município de Paredes estreia-se a vestir a camisola Azul da Montanha, além do apoio e naming já concedido anteriormente à equipa da Rádio Popular – Paredes – Boavista. A Volta a Portugal será disputada, ao longo de 1581 quilómetros, por mais de cem ciclistas de 15 equipas, sendo nove formações portuguesas. A prova terá 11 etapas, 28 contagens de prémio de montanha e 27 Metas Volantes. A camisola Azul Paredes Rota dos Móveis destina-se ao melhor ciclista nas etapas de Montanha. Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, o patrocínio de Paredes à Camisola Azul (montanha) “tem um grande significado e é um orgulho estarmos associados à Volta Portugal”, destaca o autarca. “Move-nos a paixão pelo ciclismo, em Paredes, uma prova que está associada à resiliência dos corredores, ao espírito de sacrifício, à vontade de vencer e ao empreendedorismo, características que associamos aos paredenses e aos nossos empresários e trabalhadores”, acrescentou. Segundo o autarca, Paredes é, "naturalmente", “terra de ciclistas e os paredenses vivem a paixão do ciclismo com particular entusiasmo. Este patrocínio Paredes “Rota dos Móveis” à Camisola Azul, permite-nos ativar a marca Paredes, dar visibilidade ao nosso território, quer pela divulgação do turismo, mas principalmente pelas nossas indústrias, onde se destaca o mobiliário”, sublinha o autarca Alexandre Almeida. A apresentação à imprensa da 86.ª edição da Volta a Portugal contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Paredes e do Vereador do Desporto Renato Almeida, juntamente com autarca de Lisboa, Carlos Moedas, do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Rui Cordeiro, do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, do Presidente da UEC (União Europeia de Ciclismo) e vice-presidente da UCI (União Ciclismo Internacional), Enrico Della Casa, acompanhados de diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes. De referir, ainda, que a 86.ª Volta a Portugal, no dia 8 agosto, na 2.ª etapa, com percurso de 167,9 km Felgueiras-Fafe, tem passagem por Paredes com o Prémio de Montanha de 4.ª categoria em Baltar e a Meta Volante instalada na cidade de Paredes.

Source LogoImediato
News Image

Prisão preventiva para autor de vários furtos em Paredes

Um homem de 32 anos foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal de Penafiel da GNR, por vários furtos ocorridos no concelho de Paredes. Presente a juiz, o homem foi colocado em prisão preventiva. A investigação, por crimes de furto, decorria desde janeiro de 2024 e permitiu as autoridades apurar a identidade e a localização, “bem como o seu envolvimento em 13 crimes contra o património, nomeadamente furtos em obras em construção, instituições sociais e estabelecimentos comerciais, invasão e furto em estabelecimentos de ensino, arrombamento de caixas multibanco (ATM) de instituições bancárias, furto de numerário e posse de arma proibida”. As autoridades realizaram uma busca domiciliária, que resultou na apreensão de diversos objetos diretamente relacionados com os ilícitos em investigação e na detenção do indivíduo. O detido foi presente no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel, onde lhe foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.

Source LogoImediato
News Image

Mais de 13 mil projetos aprovados para a sub região do Tâmega e Sousa

A Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR) reuniu, com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, numa sessão de trabalho centrada no reforço do investimento regional nas áreas social, de qualificações e competências, e no ambiente. Em comunicado, a CCDR explica que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a sub-região do Tâmega e Sousa destaca-se com mais de 13 mil projetos aprovados, representando um investimento global de 473,4 milhões de euros. As áreas com maior expressão "são as infraestruturas com dois projetos aprovados, com um investimento total de 133,0 milhões de euros e as qualificações e competências com 7.167 projetos aprovados, num investimento de 91,1 milhões de euros". Ao abrigo do Portugal 2030, a incidência territorial no Tâmega e Sousa traduz-se em 393 projetos aprovados, que representam um investimento total de 247,7 milhões de euros e um financiamento de 159,8 milhões de euros. Aqui destaque para o investimento nas áreas do Acesso à Educação e Formação e da Aprendizagem ao longo da vida e transições profissionais que totalizam 170 projetos aprovados, com um investimento de 75,7 milhões de euros, cofinanciado em 64,3 milhões de euros. No âmbito do programa regional NORTE 2030, estão já 134 projetos aprovados, com um volume de investimento de 112,4 milhões de euros e um financiamento comunitário de 59,8 milhões de euros. Entre as áreas prioritárias destacam-se as apostas a área do ambiente, cultura e turismo e inovação social. No ambiente salienta-se os projetos de remediação da área mineira de Pejão/Germunde (Empresa de Desenvolvimento Mineiro), com um investimento de 4,43 M€ e um financiamento de 3,77 M€ e de Ação Climática Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa), com um investimento de 452,6 mil € e um financiamento de 384,7 mil €. Na cultura e turismo destaque para a recuperação e restauro da Igreja Paroquial de Santa Marinha de Real, com um investimento de 1,5 M€ e um financiamento de 1,2 M€. Na inovação social, referência para o projeto “11 Hub – Centro de Empreendedorismo de Impacto do Douro, Tâmega e Sousa” (Instituto Empresarial do Tâmega), com um investimento de 501,6 mil € e um financiamento de 341,1 mil €. Com um património notável e 58 bens reconhecidos no âmbito das Rotas do Norte, o Tâmega e Sousa afirma-se como campeão do românico, sendo esta uma das expressões culturais mais marcantes da identidade regional. Para o presidente da CCDR NORTE, António Cunha, “o Tâmega e Sousa tem vindo a afirmar-se como uma sub-região com grande dinâmica, com forte expressão no investimento em áreas estruturantes como a qualificação das pessoas, a ação climática e o património cultural. É um território com visão e capacidade de execução, com o qual continuaremos a trabalhar para acelerar o desenvolvimento sustentável e coeso da região Norte.” Por sua vez, o presidente da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, considerou que “esta reunião permitiu reforçar o alinhamento estratégico entre a CCDR NORTE e os municípios da CIM Tâmega e Sousa, promovendo uma abordagem articulada à gestão dos fundos comunitários e ao desenvolvimento territorial sustentável.”

Source LogoImediato
News Image

Diana Gomes é reforço do SL Benfica

Agora é oficial, a SL Benfica confirmou Diana Gomes como reforço das pentacampeãs nacionais de futebol feminino. A internacional pacense, de 26 anos, já se tinha despedido do Sevilha, clube onde esteve três temporadas e volta a Portugal onde defendeu o SC Braga, após um início de carreira no Citânia de Sanfins e SC Freamunde, Valadares Gaia e equipa bracarense, onde conquistou cinco troféus (um campeonato nacional, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças). Na última temporada realizou 29 jogos pela equipa principal do Sevilha. Diana Gomes é o 3º reforço confirmado pelo Benfica, depois de Diana Silva e Ana Borges, ambas vindas do Sporting, e vai ter a oportunidade de jogar a Liga dos Campeões. A internacional portuguesa representou o nosso país no Euro 2025 e marcou na 2ª jornada da fase grupos, frente a Itália (1-1).

Source LogoImediato
News Image

Incêndio em loja obriga a evacuação de prédio em Paredes

Um incêndio deflagrou, na madrugada desta quarta-feira, numa loja, situada no rés-do-chão de um edifício residencial localizado na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, em Paredes. Por precaução, os moradores foram evacuados. O alerta para o incêndio foi dado pelas 3h37 da madrugada e as chamas foram combatidas pelos Bombeiros Voluntários de Paredes - que mobilizaram para o local doze operacionais apoiados por quatro veículos - e deram o incêndio como extinto cerca das 4 horas. Os habitantes do prédio foram retirados das suas habitações por precaução, não se tendo registado qualquer vítima.

Source LogoImediato
News Image

Paredes acolhe prova de BTT com o Circuito de Navegação GPS “Rota dos Móveis”

As bicicletas do BTT estão de volta a Paredes já no próximo dia 19 de julho com o Circuito de Navegação GPS “Rota dos Móveis”. O circuito é constituído por dois percursos: um longo com uma distância de 60km e um curto de 45km. De referir que nesta prova de BTT os participantes estão em total autonomia, sem abastecimentos. A partida está prevista entre as 7h30 e as 9h30, no Parque José Guilherme, com chegada limite prevista até às 17h00. No conceito de navegação por GPS os participantes podem escolher comodamente o seu horário de partida. Este é um evento onde o objetivo é aproveitar as belas paisagens do concelho e tudo o que ele tem para oferecer. De referir que estes circuitos têm um cuidado especial com a natureza e a preocupação em deixar os locais ainda mais limpos do que os encontram. As inscrições podem ser feitas aqui:https://inscricoes.cabreirasolutions.com/?evento=821

Source LogoImediato
News Image

Coaching…para quê? (195)- PARA QUE SERVEM AS FÉRIAS?

Se ainda não teve, provavelmente em breve irão chegar as suas férias.  Acha que merece as suas férias pelo extremo cansaço físico, mental e emocional ou pelo reconhecimento do merecido descanso pelo dever cumprido com excelência? Uma coisa é ir para férias, cansado mas satisfeito e feliz pelo que evoluiu no trabalho, apenas precisando de carregar as “pilhas”. Outra, é sair exausto, infeliz, imerso num mundo de emoções negativas contra a organização ou seus gestores e a vontade de não querer voltar mais. As férias são um bom momento para estar relaxado, sem pressões nem tensões pois, no fim, não vai haver uma avaliação de desempenho. É estar ocupado em não fazer nada! Não é descansar, mas sim saber descansar. Claro, que tudo começa por se sentir desligado mentalmente e desconetado digitalmente do trabalho! Este é o seu tempo! Não o da organização! Afinal, tudo começa em si…e acaba em si. É em si que residem as decisões (mais complexas) da vida, mesmo sabendo que não decidir é uma decisão. Todas elas conscientes, não conscientes, influenciadas, etc, produzem os seus efeitos. A qualidade das férias está mais ligada à atitude mental do que propriamente ao local geográfico onde elas ocorrem! Não caia no erro de pensar que quanto mais longe, mais felizes vão ser as suas férias. A felicidade das suas férias está na felicidade que “transporta” em si. Se transporta infelicidade, esta vai acompanhá-lo em qualquer parte do Universo, nem que vá para Marte! Quanto mais rapidamente se consciencializar disso, mais rapidamente alinha a sua vida no sentido que mais deseja. Afinal, estar ocupado em não fazer nada também implica decisões. Se fisicamente até pode não estar fazer a nada, a nível mental, o “andar de cima”, está sempre ocupado. As férias vão passar, não fez nada (alguém fez por si!), mas continua mentalmente cansado e frustrado. Frustrado porque pensou que não fazer nada o iria ajudar…mas só piorou!  Assim, aqui seguem algumas sugestões, para umas férias de descanso programado, físico, mental, emocional, social e espiritual: Por um dia (ou mais), desconecte-se digitalmente do mundo. Previna-se da nomofobia. Pratique Meditação, a melhor forma interna de programar positivamente a sua mente e a desacelerar, ligando-se ao transcendente. Pratique uma atividade física, um desporto, uma das melhores formas externas de treinar a sua mente. Ligue-se a uma atividade artística, uma das melhores forma de “descarregar” suas emoções, potenciando o seu lado criativo. Interaja e relacione-se com o mundo natural. Escute e observa a Natureza. Se tiver crianças melhor ainda, pois protege-as do “transtorno por déficit de natureza”. Pratique a atenção plena em todas as tarefas que faz. Já que as faz…sinta prazer em as fazer, superando o seu desconforto. Socialize. As férias são momentos interessantes para fazer amigos e rever outros. Aprenda algo que goste. Pela leitura, formação ou prática adquira ou aprofunde conhecimentos. Quem sabe, se o que hoje é um hobby profundo, pode ser a sua profissão… mais tarde! Avalie o seu projeto de vida. Agora que está mais calmo e tranquilo, faça uma reflexão sobre a sua vida! A direção que está a tomar é a que mais deseja? Que gostaria que não acontecesse mais? Que gostaria que acontecesse de diferente? Não fique preso a nenhuma destas propostas, pois aquelas que são válidas são aquelas que “saiem” de si.  Apenas não fique ocupado a não fazer nada! Através da Prática do Coaching, pode planear eficazmente a suas férias, indo de encontro ao descanso que deseja e ao desenvolvimento pessoal de que necessita  para uma vida pessoal, familiar e profissional mais feliz. Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”  Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Source LogoImediato
News Image

Universidade Sénior de Paços de Ferreira visita instituições europeias em Bruxelas

Onze alunos da Academia - Universidade Sénior de Paços de Ferreira participaram, entre os dias 24 e 27 de junho, numa visita a Bruxelas, no âmbito de uma mobilidade Erasmus+ para adultos. A atividade integrada no Plano Erasmus+ para Adultos da Academia Profissional Prof. Albino de Matos – Associação, proporcionou aos participantes uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento sobre a União Europeia, as suas instituições e a herança cultural e histórica que une os países europeus. Durante a estadia na capital belga, o grupo visitou locais emblemáticos como o Atomium – símbolo da Expo 58 –, o parque Mini-Europa, que apresenta réplicas em miniatura de monumentos dos estados-membros, e a Casa da História Europeia, espaço dedicado à compreensão do passado comum europeu. Os participantes exploraram ainda o Parlamentarium, centro de visitantes do Parlamento Europeu, onde puderam conhecer o percurso da integração europeia e o funcionamento das instituições. A visita culminou no Hemiciclo do Parlamento Europeu, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o local onde os eurodeputados debatem e decidem políticas que moldam o futuro da União Europeia. Esta mobilidade Erasmus+ foi uma experiência formativa marcante para todos os envolvidos, promovendo o envelhecimento ativo, a cidadania europeia e o espírito de partilha e aprendizagem ao longo da vida.

Source LogoImediato
News Image

Final do ISCE Douro Multimedia Challenge reúne dez finalistas do Tâmega e Sousa

Realiza-se amanhã, dia 16 de julho, no Auditório do ISCE Douro, em Penafiel, a grande final do ISCE Douro Multimedia Challenge, um concurso que visa promover a valorização das Provas de Aptidão Profissional (PAP) e o ingresso de estudantes do ensino profissional no ensino superior. Esta é uma iniciativa do Departamento de Tecnologias, Artes e Multimédia do ISCE Douro, que conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e dos seus municípios. A iniciativa contou com quase meia centena de projetos submetidos, dos quais foram apurados dez finalistas representando oito escolas secundárias e profissionais da região. Os finalistas são: Ângela Teixeira – Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo | Nelson Ferreira Arquiteto Daler Daio e Simão Magalhães – Escola Profissional de Felgueiras | Mobi Map Érica Silva – Agrupamento de Escolas de Resende | Explora Escolas Francisco Rocha – Escola Secundária de Penafiel | Base de Dados – PMH Francisco Sampaio – Escola Básica e Secundária de Idães | InTour Tâmega Sousa Gualter Martins Soares – Escola Secundária do Marco de Canaveses | Museu Carmen Miranda Isabel Costa – Academia Profissional Prof. Albino de Matos | ECOlógico Mateus Brito – Escola Secundária de Felgueiras | Bengala MNB Pedro Torres – Escola Secundária de Lousada | Descobrir Lousada Os projetos finalistas destacam-se pela criatividade, inovação e aplicação prática de competências nas áreas digitais. O vencedor receberá uma bolsa de estudo integral para frequentar a Licenciatura em Tecnologias Multimédia no ISCE Douro. Estão ainda previstos outros prémios de reconhecimento. Durante a tarde terá ainda lugar a cerimónia final do concurso de fotografia ODS PHOTO – Visão, Proteção e Equilíbrio, também promovido pelo Departamento de Tecnologias, Artes e Multimédia, com eleição das melhores imagens a nível intermunicipal. No concurso de fotografia ODS PHOTO – Visão, Proteção e Equilíbrio, foram selecionadas 12 fotografias finalistas entre quase duas centenas de candidaturas. Estas imagens, da autoria de representantes de cada um dos municípios envolvidos, destacaram-se nas respetivas finais municipais e chegam agora à final intermunicipal. A iniciativa tem como objetivos principais valorizar e divulgar os ODS através da expressão visual, explorar a diversidade da região do Tâmega e Sousa, bem como estimular o talento artístico da comunidade. Finalistas apurados: Carla Duarte – Município de Lousada Fábio da Silva – Município de Amarante Fátima Ribeiro – Município de Felgueiras Helder Alves – Município de Baião Jorge Nautílio Ribeiro – Município de Paços de Ferreira Juliana Moreira – Município de Baião Laura Carvalho – Município de Lousada Luana Teixeira – Município de Penafiel Maria Rodrigues – Município de Penafiel Ricardo Sousa – Município de Paços de Ferreira Ricardo Teles – Município de Amarante Sérgio Martins – Município de Felgueiras

Source LogoImediato
News Image

Faleceu Filipe Gonçalves, antigo presidente da Banda Musical de Paços de Ferreira

Filipe Gonçalves, que foi presidente da Banda Musical de Paços de Ferreira, morreu esta segunda-feira aos 85 anos. Filipe Gonçalves assumiu a liderança da Banda Musical de Paços de Ferreira a 25 de abril de 1994. Desde então, “dedicou-se de corpo e alma à instituição, movido por uma força de vontade inabalável e por objetivos claros e firmes”. Foi membro ativo da Federação das Bandas de Música do Distrito do Porto. Em 2014, foi distinguido pela Secretaria de Estado da Cultura com a Medalha de Mérito Cultural. Mais tarde, em 2017, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira reconheceu a sua dedicação exemplar com a Medalha Municipal de Altruísmo e Mérito, Grau Ouro. Segundo a banda a era de Filipe Gonçalves como presidente da Assembleia Geral da Banda Musical de Paços de Ferreira foi, “sem dúvida, um período de profunda transformação e afirmação. O seu legado é feito de música, de valores, de dedicação e de amor à causa cultural”. “O seu nome ecoará sempre entre as notas da nossa música”, refere a Banda Musical de Paços de Ferreira. O velório de Filipe Gonçalves está marcado para esta terça-feira, dia 15, a partir das 11h00. O funeral realiza-se às 19h00, na Mortuária de Paços de Ferreira.

Source LogoImediato
News Image

Paulo Pinhal, é o candidato da CDU a Paços de Ferreira e quer conquistar representação nos órgãos autárquicos

Paulo Pinhal é o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) Coligação Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) à Câmara Municipal de Paços de Ferreira nas próximas eleições autárquicas. Aos 57 anos, o professor de Educação Visual e Tecnológica, natural de Coimbra, mas residente em Paços de Ferreira há quase duas décadas, falou ao Jornal IMEDIATO do projeto autárquico que lidera e das suas principais bandeiras, defendendo que é preciso fazer pela habitação em Paços de Ferreira e certo de que a eleição de representantes do seu partido para órgãos municipais irá fazer a diferença na governação. https://youtu.be/Tflj9Ni8UQg

Source LogoImediato
News Image

Três crianças hospitalizadas por terem consumido acidentalmente gomas de haxixe

Três crianças, um menino de nove anos e duas meninas de 10, tiveram que ser assistidas no hospital, depois de terem consumido, acidentalmente, gomas de haxixe, em casa de um familiar, em Paços de Ferreira. Uma outra criança também consumiu o produto, mas não precisou de tratamento hospitalar. O caso ocorreu este domingo e, ao que o Jornal IMEDIATO apurou, as quatro crianças, familiares entre si, estavam em casa da avó quando se aperceberam das gomas no frigorífico e pediram se as podiam consumir. Desconhecendo de que se tratava de gomas de haxixe, e achando-se tratar-se de gomas normais, a mulher autorizou e as crianças consumiram o produto estupefaciente. Pouco depois, três das crianças, já nas suas casas, situadas em duas freguesias do concelho de Paços de Ferreira, começaram a sentir os efeitos do produto estupefaciente. Foram alertados os Bombeiros Voluntários de Freamunde, que fizeram o transporte das crianças para o Hospital Padre Américo, em Penafiel. Ao que o Jornal IMEDIATO apurou, a droga pertenceria aos pais de uma das crianças. A GNR esteve no local a tomar conta da ocorrência e investiga agora o caso que já foi comunicado ao Tribunal e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Source LogoImediato
News Image

Histórias de quem se dedica ao socorro e a salvar vidas

Na passada sexta-feira, dia 11 de julho, celebrou-se em Portugal o Dia Nacional do Socorrista, uma data dedicada a homenagear os profissionais e voluntários que se dedicam ao socorro e salvamento de vidas. Num dia que pretende reconhecer a importância do trabalho daqueles que, diariamente, fazem o impossível para salvar vidas, que atuam em diversas situações de emergência, muitas vezes em condições adversas, para garantir a segurança e bem-estar das pessoas, o Jornal IMEDIATO mostra-lhe a realidade da região, com especial destaque para as corporações de bombeiros e elementos da Cruz Vermelha, elementos que se mostram, cada vez mais, essenciais para a sociedade. Falamos de homens e mulheres – a maioria deles de forma voluntária e sem serem remunerados por isso – que se dedicam, diariamente a defender pessoas e bens. Na região do Vale do Sousa, nos concelhos de Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes, Lousada e Felgueiras, existem 13 corporações de bombeiros, que concentram um total de 1.094 operacionais, que na salvaguarda e no socorro das populações são apoiados por 374 veículos. Existem ainda três delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, duas no concellho de Paredes, em Sobreira e Vilela e uma outra no concelho de Paços de Ferreira, na freguesia de Frazão, que têm 168 elementos e 36 veículos. A maior parte destes homens e mulheres trabalham de forma voluntária, por dedicação a tão nobre causa. Mas as necessidades prementes das comunidades e a necessidade de garantir o socorro em qualquer momento, levou a que as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários tivessem que contratar bombeiros, que se tornam profissionais e recebem um rendimento mensal, apesar de continuarem a dedicar as horas livres à corporação e à comunidade, sempre que necessário. No IMEDIATO, contamos-lhe também histórias que marcam a vida destas pessoas, muitas delas nem sempre com um final feliz, mas sempre na certeza de que tudo fizeram e que deram o seu melhor, com dedicação e profi ssionalismo, sem poderem, muitas vezes, controlar o desfecho. No concelho de Penafi el existem três corporação de bombeiros: Entre-os-Rios, Paço de Sousa e Penafiel, que têm, no total, 236 bombeiros. Isoladamente, a corporação de Entre-os-Rios tem um total de 60 elementos no seu corpo ativo, dos quais 23 assalariados. O seu parque automóvel é composto por 25 veículos. Já em Paço de Sousa, estão ao serviço, 78 bombeiros, dos quais 24 são bombeiros assalariados. A corporação tem 28 veículos. A corporação da cidade de Penafiel tem 98 elementos, dos quais 38 bombeiros assalariados. Nas suas missões de socorro, estes são apoiados por 34 veículos. Já em Paços de Ferreira, onde existem duas corporações localizadas nas cidades de Freamunde e Paços de Ferreira, o corpo ativo total, nas duas instituições, é composto por 170 elementos. A corporação de Freamunde conta com 90 bombeiros, dos quais 20 são assalariados, que são apoiados por 30 veículos. A corporação de Paços de Ferreira tem 80 elementos, dos quais 20 assalariados e tem um parque automóvel com 35 veículos. No concelho de Paredes, existem cinco corporações de bombeiros, em Baltar, Cête, Lordelo, Paredes e Rebordosa. No total estas têm 400 elementos. Em Baltar, a corporação tem 100 bombeiros, dos quais 15 assalariados. O parque automóvel é composto por 36 veículos. Em Cête, o socorro é prestado por 70 bombeiros, dos quais 20 assalariados, que são apoiados por 30 veículos. Em Lordelo o socorro é garantido por 82 bombeiros, dos quais 19 assalariados. O parque automóvel conta com 29 veículos. Já a corporação da cidade de Paredes conta com um total de 80 bombeiros, dos quais 18 assalariados. O parque automóvel conta com 22 veículos. Na corporação de Rebordosa existem 68 bombeiros, dos quais 18 assalariados e o parque automóvel é composto por 17 veículos. No concelho de Lousada existe apenas uma corporação de Bombeiros, composta por 108 bombeiros, dos quais 34 assalariados. O parque automóvel é composto por 35 veículos. O concelho de Felgueiras tem duas corporações, uma em Felgueiras e outra na Lixa, que são constituídas por 180 bombeiros. A corporação de Felgueiras conta com 84 bombeiros, dos quais 26 assalariados, que são apoiados por 24 veículos. Na Lixa, dos 96 elementos do corpo ativo, 30 são assalariados. O parque automóvel da corporação é composto por 29 veículos. Na região, existem ainda três delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, em Sobreira e Vilela (no concelho de Paredes) e em Frazão (no concelho de Paços de Ferreira). Estas têm um total de 168 elementos, dos quais 28 assalariados, que são apoiados por 36 veículos. Em Paços de Ferreira, a delegação de Frazão tem 62 elementos, 12 dos quais assalariados, que são apoiados por 14 veículos. Em Paredes, na delegação de Sobreira, prestam serviço 46 elementos, oito são assalariados. A delegação tem 11 veículos. Em Vilela, são 60 elementos, dos quais oito assalariados, apoiados por 11 veículos. Histórias com final feliz São muitas as histórias que estes verdadeiros heróis têm para contar, muitas deles com finais infelizes, mas cujo desfecho não conseguem controlar. André Silva, dos Bombeiros de Penafiel, recorda o dia em que resgataram um cavalo da Guarda Nacional Republicana, quando o animal caiu ao rio Cavalum, em Penafiel, quando passava numa ponte que cedeu, no parque da cidade. O animal ficou suspenso e foi preciso uma grua para o retirar. O comandante dos Bombeiros de Lousada, José Aires, lembra o dia em que tiveram que retirar um elemento da corporação de um poço, onde caiu durante o combate a um incêndio. Foi retirado com vida pelos colegas e sofreu várias lesões. Contudo, nem estas o impediram de continuar ao serviço da comunidade e ainda hoje é bombeiro na corporação. A mesma situação foi vivida pelos Bombeiros da Lixa, que salvaram um colega de um incêndio. Esta atitude valeu-lhes o Prémio Bombeiro de Mérito, atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses, por terem salvo a vida a um bombeiro. Os soldados da paz de Vila Meã também receberam o mesmo galardão por terem ajudado. José Morais, comandante dos Bombeiros de Paredes, lembra o dia em que retiraram uma idosa de um poço em Cristelo. Apesar das dificuldades, a mulher foi retirada com vida. Mariana Silva resgatou uma mulher de um carro que caiu ao rio Mariana Silva, bombeira há três anos nos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, ficou marcada pelo dia 14 de outubro do ano passado, em que saiu para uma ocorrência que dava conta de que um carro tinha caído ao rio Douro, em Penafiel e que havia a possibilidade de haver pessoas no seu interior. Chegados ao local, Mariana e o colega Filipe Almeida, hoje comandante da corporação, perceberam que havia uma mulher na água, a afogar-se. Foi a rapidez que evitou que a mulher, de 37 anos, morresse afogada no rio. Numa embarcação de socorro, a dupla fez o reconhecimento do local, num dia de condições atmosféricas muito adversas e com o rio com muita corrente. Encontrou o carro e a vítima, que foi resgatada. “Ingressei nos bombeiros para poder ajudar as pessoas, como consegui ajudar aquela senhora naquela situação”, referiu Mariana Silva, explicando que foi “muito gratificante” por ter conseguido salvar uma vida. “Saímos cheios de adrenalina e ter conseguido resgatar a pessoa foi um sentimento muito bom”, referiu. A jovem que garante “nasceu para ser bombeira”, recebeu um reconhecimento da corporação pela coragem que teve nesta situação. Albano Costa retirou jovem de um rio Albano Costa tem 49 anos e foi bombeiro voluntário na corporação de Paços de Ferreira durante 23 anos. Já saiu do ativo, mas passou a integrar o quadro de honra da instituição onde chegou por intermédio de um primo, que já ali era voluntário e “movido pela adrenalina”. Ao longo de 23 anos, o bombeiro tem muitas histórias para contar, umas mais marcantes do que outras, mas confessa que aquelas que mais lhe custam são as que envolvem crianças, pelo “sentimento de impotência”. Uma das histórias que recorda não envolveu crianças, mas envolveu um jovem de 18 anos que, a 19 de julho de 2016, se afogou no rio Ferreira, em Frazão, no concelho de Paços de Ferreira. Albano Costa foi o bombeiro que o retirou da água, em paragem cardiorrespiratória. Conseguiram reverter o quadro e levar o jovem para o hospital, mas este não resistiu. Desse dia recorda que saíram para uma ocorrência normal e que quando chegaram à beira do rio viu muitas pessoas. Mergulhou então de cima da ponte e conseguiu resgatar o jovem da água. Nesse dia estranhou ter visto várias pessoas no local, sem que nenhuma se tivesse lançado à água para socorrer o jovem. “Só depois é que percebi que as havia ratos gigantes no rio”, conta. Apesar das mais de duas décadas de serviço, Albano Costa assegura que ninguém tem treino para ver determinadas situações e que, nesse sentido, por vezes é preciso “suavizar um bocado as ocorrências, não se pode pensar em quem é a vítima, só temos que pensar em socorrer. Não podemos pensar que estamos num trabalho normal, como compor um carro, mas temos que agir sem raciocinar, sem pensar em que quem está à nossa frente. Temos que fazer o que sabemos, sem pensar nas consequências ou na circunstância, porque se pensarmos vamos bloquear”, concluiu.

Source LogoImediato
News Image

Relação condena autarca de Paredes por publicações no Facebook em campanha

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, foi condenado a uma pena de multa, pelo Tribunal da Relação do Porto, por publicações feitas no Facebook durante a campanha autárquica de 2021. A Relação deu provimento aos recursos interpostos pelo Ministério Público e por Mariana Machado da Silva, presidente do PSD de Paredes e condenou o autarca a uma pena de multa de 90 dias, à taxa diária de 15 euros, o que perfaz uma multa global de 1350 euros. Ao IMEDIATO, Alexandre Almeida garantiu ainda não ter sido notificado da decisão, mas que vai recorrer. Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, foi absolvido pelo Tribunal de Paredes, em fevereiro, de um crime de violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade, por ter feito publicações sobre projetos, numa rede social do município, durante o período de campanha eleitoral para as autárquicas de 2021. Inconformados com a decisão de primeira instância, o Ministério Público e Mariana Machado da Silva, presidente do PSD de Paredes, recorreram da mesma e o Tribunal da Relação do Porto veio agora dar provimento, em decisão de 10 de julho, ao recurso e condenou o autarca. Em causa, estão publicações efetuadas na rede social Facebook do município, numa altura em que Alexandre Almeida já tinha anunciado a sua recandidatura pelo Partido Socialista, publicações estas que o Tribunal de Paredes entendeu que não violaram as normas impostas pela Comissão Nacional de Eleições, visto não terem sido ordenadas pelo autarca, mas sim feitas pelo Gabinete de Comunicação do município. No julgamento, Alexandre Almeida assegurou que não teve “qualquer ingerência nas publicações” e que, apesar de ser o responsável pelo pelouro da Comunicação, não tinha intervenção no que era publicado. Contactado pelo IMEDIATO, Alexandre Almeida afirmou que ainda não teve conhecimento da decisão da Relação, mas que quando tiver, vai recorrer da mesma. “Ninguém pode ser condenado por um crime que não cometeu. Se houve um erro de interpretação da lei foi o Gabinete de Comunicação que o cometeu. Se houve uma má interpretação, de forma negligente, sem culpa, ficou provado em tribunal que não tive nada a ver com isso”, frisou. O autarca pode beneficiar da dupla conforme, ou seja, tem que ter duas decisões no mesmo sentido.

Source LogoImediato
News Image

Futebol de formação renasce na AD Carvalhosa

A Associação Desportiva de Carvalhosa está a viver um momento único de verdadeiro renascimento no futebol de formação. Após mais de 10 anos sem atividade regular nos escalões jovens, o clube desencadeou um projeto ambicioso que já começa a dar frutos. Em apenas três meses, o número de jovens atletas cresceu de forma impressionante e a identidade formativa começa a afirmar-se com clareza no concelho de Paços de Ferreira. “Tem sido uma agradável surpresa. Começámos com apenas 11 meninos, entre os 6 e os 11 anos, sem qualquer experiência competitiva. Nem um escalão dava para abrir. Hoje, estamos com perto de 50 atletas, muita procura, três escalões já garantidos e com possibilidade de abrirmos um quarto”, conta Bruno Ferreira, coordenador da formação da AD Carvalhosa. A base deste crescimento não se deve apenas aos números, mas sim a uma filosofia bem definida que tem conquistado atletas, pais e comunidade. Segundo Bruno Ferreira, o projeto assenta em três pilares simples, mas essenciais: treinos, intensidade e carinho. “É fruto de uma cultura de formação diferente, com a qual os pais se identificam. Aqui, todos os meninos são tratados por igual. O nosso objetivo principal é ensinar e jogar bom futebol. Não existe pressão para ganhar absolutamente nada. Queremos formar jogadores e pessoas, não uma cultura de vitória a qualquer preço.” A coordenação sublinha também o profissionalismo com que a estrutura foi pensada: desde o planeamento semanal à forma de jogar, tudo está devidamente estruturado e informatizado. Apesar do pouco tempo de implementação, o projeto nasceu com bases sólidas. “Não estive na génese do regresso da formação, mas nasceu bem — com cabeça, tronco e membros. Temos tudo planeado: como treinamos, como jogamos, como comunicamos com os pais. As nossas equipas técnicas são experientes e, mesmo estando habituadas a vencer títulos, todos têm essa mentalidade: a formação é mais importante que o plástico ou o metal das taças e medalhas.” Por fim, Bruno deixa um apelo direto à população: “Carvalhosa é muito grande e não tinha formação há mais de uma década. Chegou a altura de a população se unir em torno do clube. Toda a ajuda é necessária — seja como atleta, como treinador, como voluntário ou como parceiro. Este projeto é de todos.”

Source LogoImediato
News Image

Novas valências no Hospital Lusíadas elevam oferta de saúde no Ferrara Plaza

O Hospital Lusíadas Paços de Ferreira, localizado no Ferrara Plaza, reforçou recentemente a sua oferta com a realização de exames de Gastrenterologia com acordo com o SNS (P1), nomeadamente colonoscopias e endoscopias, e com a expansão do seu serviço de Oftalmologia, que passa a contar com dois especialistas de referência na região do Tâmega e Sousa. A possibilidade de realizar exames de Gastrenterologia com comparticipação representa um avanço significativo na acessibilidade a cuidados diferenciados no Hospital Lusíadas, permitindo aos utentes da região o acesso local, rápido e eficaz a meios de diagnóstico essenciais. Por sua vez, o reforço da área de Oftalmologia insere-se na estratégia do grupo Lusíadas Saúde de oferecer cuidados de excelência em áreas essenciais, com equipas médicas experientes e reconhecidas O Hospital Lusíadas Paços de Ferreira disponibiliza atualmente um alargado conjunto de especialidades médicas e cirúrgicas, com uma resposta integrada nas seguintes áreas: Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiotorácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Doenças Infeciosas, Endocrinologia, Gastrenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Imunoalergologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrição Clínica, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pedopsiquiatria, Pneumologia, Podologia, Psicologia, Psicologia Infantil, Psiquiatria, Reumatologia, Terapia da Fala e Urologia. Com este reforço assistencial e a conveniência de uma localização central no Ferrara Plaza, o Hospital Lusíadas Paços de Ferreira reafirma o seu compromisso com a qualidade e, a proximidade dos cuidados de saúde, consolidando-se como uma referência na prestação de cuidados de saúde na região do Tâmega e Sousa.

Source LogoImediato
News Image

Herlander Araújo e Tiago Magalhães confirmam estreia no Dakar 2026

A dupla Herlander Araújo – natural de Lousada e Tiago Magalhães – de Paredes, inicia esta semana um novo e ambicioso projeto desportivo, com vista à participação na próxima edição do Rali Dakar, agendado para os dias 3 a 17 de janeiro de 2026, com partida e chegada em Yanbu, nas margens do Mar Vermelho, na Arábia Saudita. Com um percurso total de aproximadamente 8.000 km, dos quais 5.000 km cronometrados, a dupla portuguesa promete representar com orgulho os seus municípios, levando consigo as cores de Portugal e das suas origens. O projeto, agora oficialmente apresentado, marca também a estreia da dupla com o competitivo Polaris RZR Pro R, preparado e assistido pela experiente Old Friends Rally Team, estrutura que assegurará todo o apoio técnico e logístico ao longo desta caminhada. Com esta nova etapa, Herlander e Tiago deixam para trás o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), onde ocupavam um notável 4.º lugar na categoria T4, para se concentrarem totalmente na preparação da estreia no maior rali do mundo. “Estamos muito motivados com este novo projeto. Vamos concentrar todos os esforços e reunir as parcerias necessárias para chegar ao Dakar na melhor forma possível. Acreditamos no potencial do Polaris RZR Pro R e na experiência da nossa equipa. Até lá, vamos focar-nos em conhecer bem o carro e preparar cada desafio com os pés bem assentes na terra”, afirmou Herlander Araújo. Já o navegador Tiago Magalhães acrescenta: “É um orgulho anunciar a nossa participação no Dakar 2026. Será uma viagem repleta de adrenalina, paisagens de cortar a respiração e uma parceria que quero muito viver ao lado do Herlander. Sabemos os desafios que nos esperam, mas temos confiança na estrutura da Old Friends Rally Team e no trabalho que iremos desenvolver até lá”. A estreia competitiva com o novo Polaris está marcada para a mítica Baja Aragón, que decorrerá em Espanha entre os dias 25 e 27 de julho e servirá como primeiro teste à nova máquina. A temporada internacional continua depois com a participação nas duas últimas provas do Mundial: o BP Ultimate Rally Raid Portugal, em setembro, e o Rally du Maroc, em outubro — etapas decisivas para ganhar ritmo e experiência rumo ao maior desafio de todos: o Rali Dakar 2026.

Source LogoImediato
News Image

Passeio da Junta de Sobrosa cancelado devido a falecimento de participante

Uma mulher de 68 anos, faleceu este domingo de manhã, ao que tudo indica de morte súbita. A mulher era uma das participantes do passeio de autocarro que a Junta de Freguesia de Sobrosa, no concelho de Paredes. O incidente ocorreu no interior de um dos autocarros que ia levar o grupo até Monção, para um dia de muito convívio e animação. A mulher entrou em paragem cardiorrespiratória, e apesar das manobras de socorro, acabou por falecer no local. O passeio foi cancelado e a Junta de Freguesia de Sobrosa, nas redes sociais, lamentou o sucedido. "Hoje estava previsto realizar-se o tradicional passeio da Vila de Sobrosa a Monção. No entanto, com grande pesar, informamos que, ainda antes do início da viagem, e já dentro do autocarro, uma conterrânea nossa, a Sra. D. Maria José Sousa Neto sentiu-se mal. Apesar da pronta intervenção de um socorrista presente e da assistência dos meios de emergência médica, a Sra. Maria José acabou por falecer no local. A GNR tomou conta da ocorrência, e à família enlutada endereçamos os nossos mais sinceros sentimentos e votos de força neste momento de dor. Face a este trágico acontecimento, o Executivo da Junta de Freguesia decidiu cancelar o passeio. Oportunamente será reagendada nova data. Quem pretender o reembolso poderá, a partir dos próximos dias, dirigir-se à Junta de Freguesia. Contamos com a compreensão de todos"

Source LogoImediato
News Image

Sócrates, uma crónica com um fim anunciado

Passaram-se anos desde a detenção de um ex-primeiro ministro que ocupou muitos dos meus textos do passados e por isso fui procurar algumas das coisas que já escrevi. Nesse exercício dei por mim a ler coisas que não foram momentos, mas que fazem parte da minha essência. Algures de 2010 escrevi: “Todas as opiniões dependem do local onde nos encontramos, ou seja, se estivermos no topo da montanha, o meio fica abaixo, se estivermos no sopé da montanha o se meio fica acima… logo tornasse difícil de nestas questões de opiniões conseguirmos dar razão ou retirar razão a quem quer que seja dado que essa opinião é unicamente a perspetiva que a sua posição permite.”  Hoje em 2025 vejo-me a ter determinadas posições e opiniões que de facto sofrem por eu ter passado, vivido, sentido as dificuldades que naquele momento do tempo eu desconhecia. Tive oportunidade de viver momentos que hoje me fazem compreender o mundo com outras cores e outros sabores. Revisitei um artigo também de outubro 2010, muito interessante “Vote Tiririca, pió qui tá num fica”, que versava sobre as eleições brasileiras e o descrédito que se vivia na política, e relembro algumas das pérolas dessa personagem: “O qui faz um deputado? Eu num seí. Mas votí em mim qui eu ti conto”, são coisas que o tempo nos faz esquecer, quando relembramos ficamos com um sorriso momentâneo, mas se formos sérios e conscientes este foi o início que levou a um processo onde acabamos com um Bolsonaro no governo do Brasil, não podendo esquecer que também foi depois de um processo em que Lula da Silva acabou preso… Agora surpresa final: atual Presidente do Brasil é nem mais nem menos Lula da Silva!!! Ora isso levou-me a 2018 onde já escrevia sobre o processo Sócrates: “não posso aceitar aquilo que parece uma “campanha pública” em que já estão todos a antecipar que o Juiz Ivo Rosa vai anular o processo por erros de instrução do mesmo, porque este juiz é “dos outros” e não porque pede vir a detectar erros de instrução que levem a anulação do processo e se o condenar é só porque o estão a obrigar” sabemos agora que a decisão foi a que foi e posteriormente foi anulada novamente… escrevi também nesse artigo: “A maior vitória da justiça portuguesa será condenar um Ex-Primeiro-Ministro como condenaria um qualquer outro cidadão desde que tenham cometido crimes iguais e dentro de um mesmo quadro legal”, ora olhando ao que se passa começo a acreditar que é impossível já que a Justiça Portuguesa ou o cidadão José Sócrates possam reclamar qualquer vitória no final deste processo… A nossa opinião é a nossa opinião, mas o facto não é opinião, o facto necessita de prova e no final ou esta certo ou esta errado. Temos de saber aceitar as opiniões e os factos, mas mais importante saber distinguir entre os dois para aceitar o certo e o errado. Não é fácil aceitar e lidar com esta realidade, temos de saber que para subir uma montanha nunca há caminhos fáceis, mas para a descer há sempre atalhos... depende do estado em que queremos chegar ao fundo da montanha!!!

Source LogoImediato
News Image

Creche para 42 crianças abre em setembro em Paredes

A partir de setembro, o concelho de Paredes vai contar com mais uma creche, situada no Oural, em Paredes, que terá capacidade para acolher 42 crianças dos 4 meses aos 3 anos. A obra resulta da requalificação da antiga Escola Básica do 1º Ciclo do Oural transformada em creche, numa parceria do Município de Paredes com a Santa Casa da Misericórdia de Paredes e foi financiada pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 2ª Geração – Pares 2.0. "A nova creche do Oural assume grande relevância, contribuindo com 42 vagas disponíveis para a oferta social das creches no concelho", referiu Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, na manhã de ontem, na cerimónia de bênção do equipamento. O autarca destacou "a parceria feliz" com a Santa Casa da Misericórdia de Paredes e referiu, ainda, os projetos em curso como "as creches em construção em Gandra e Rebordosa, projetos em parceria com IPSS locais". O Município de Paredes irá avançar também com o investimento numa creche, em Mouriz, Paredes.

Source LogoImediato
News Image

Município de Paredes apresenta "Atlas do Património Cultural Imaterial" de Paredes

A Câmara Municipal de Paredes apresentou o seu "Atlas do Património Cultural e Imaterial" esta quinta-feira,10 de julho, no Campo de Golfe do Aqueduto (Paredes Golfe Clube) situado em Vila Cova de Carros. O documento mostra em livro todas as tradições, saberes e práticas culturais que moldam a identidade do Concelho de Paredes. A autora, investigadora e coordenadora do projeto, Anabela Ramos, reuniu nesta edição os “costumes alimentares, as artes tradicionais, as festas e romarias, as expressões orais e a memória coletiva das gentes de Paredes". A autora destaca, ainda, histórias que passam de geração em geração, "desde a broa, tremoços, cadeiras de palhinha, lendas e músicas populares.” Para Beatriz Meireles, Vereadora da Cultura,Turismo e Ação Social, “este Atlas celebra um património vivo, essencial para compreender o passado e projetar o futuro cultural do território". Uma obra fundamental para educar, valorizar e preservar as raízes imateriais de Paredes, que será distribuído por todas as escolas do Concelho”. Este livro foi editado no âmbito da Plataforma Cultura, Cidadania e Inclusão com apoio do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

Source LogoImediato
News Image

(Vídeo) Bombeiros de Freamunde celebraram o 95.º aniversário

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Freamunde celebrou este sábado o seu 95.º aniversário. Na sessão solene, José Domingos, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, falou da criação de uma nova unidade de intervenção permanente para o concelho de Paços de Ferreira e referiu que a sua instalação está ainda dependente da aprovação da ANEPS mas acredita que a mesma possa ser uma realidade em breve. Já o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, Mendonça Pinto, falou da construção da unidade local de formação e das dificuldades para a construção da casa-escola. Respondendo ao pedido de comandante José Domingos, sobre a criação da 3.º unidade de intervenção permanente, Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, reconheceu a necessidade e referiu que caso a criação demore muito a Câmara Municipal assumirá todos os custos. Na sessão foram ainda entregues 6 medalhas de assiduidade, 5 insígnias de TES a membros que concluíram com aproveito formação de tripulante de ambulância de socorro. Foi ainda promovido a categoria de chefe Carlos Costa. https://youtu.be/mBiBjRYQXg4

Source LogoImediato
News Image

Pacense representa Portugal no “Jovens Líderes Ibero-americanos”

Miguel Pacheco, um jovem natural e residente em Eiriz, Paços de Ferreira, representou Portugal na XX Edição do programa “Jovens Líderes Ibero-americanos”, promovido pela Fundação Carolina (Ministério dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação de Espanha) e pelo Santander Universidades. Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade da Beira Anterior e com mestrado de Relações Internacionais, chega aos “Jovens Líderes” através de uma candidatura que fez pela Universidade do Minho. “Acabei por descobrir que havia cerca de quatro mil candidaturas de 22 países e apesar de não estar muito confiante na minha candidatura, esta foi aceite e fui escolhido para representar Portugal no programa”, contou o jovem ao Jornal IMEDIATO. O pacense, foi um dos 25 jovens, oriundos da América Latina, Espanha e Portugal, que participaram no programa que decorreu nas cidades de Madrid, A Coruña e Bruxelas, durante o qual debateram o papel de Portugal e Espanha na promoção da América Latina nas respetivas políticas externas, bem como no contexto da política externa da União Europeia. O programa incluiu uma audiência com o Rei Filipe VI de Espanha, visitas a diversos órgãos consultivos e governamentais, como o Conselho de Estado e o Congresso dos Deputados, além de encontros com instituições europeias em Bruxelas, como a Comissão Europeia, o Serviço Europeu de Ação Externa e o Parlamento Europeu. Destacou-se ainda a visita e conferência na sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Sobre esta experiência, Miguel Pacheco assegura que é “um orgulho imenso poder representar Portugal e Paços de Ferreira” e, apesar de não ser a primeira vez que representou o seu país, afirma que foi “a primeira vez”, que sentiu “verdadeiramente” o peso desta representação, num “grupo de jovens líderes de todo o espaço regional Ibero-americano, de jovens de excelência”. “Participei em discussões de alto nível, com governantes, com instituições, com elementos de soberania institucional de Espanha, com papeis muito importantes na construção de uma democracia, de uma sociedade mais próspera e em liberdade, teve muito peso”, referiu o jovem. Para Miguel Pacheco, que no futuro ambiciona ser diplomata ao nível da política externa da União Europeia, esta foi “uma oportunidade de reflexão única”, que representou “uma oportunidade tremenda para o seu percurso”. “Eleva o nosso currículo a um outro patamar, já que é um programa ao qual, nas últimas 20 edições, apenas 700 jovens conseguiram chegar”, referiu.

Source LogoImediato
News Image

Perseguição termina com detenção de condutor

Um condutor em fuga foi perseguido pela GNR de Alpendorada, Várzea e Torrão, Marco de Canaveses e Penafiel, na noite desta sexta-feira. Ao que o Jornal IMEDIATO apurou, o suspeito conduzia um BMW preto, de forma perigosa, enquanto era perseguido pelas autoridades, pondo em causa a segurança de outros condutores. Na viatura seguiam dois jovens, que saíram de Penafiel em direção a Abragão, tendo depois seguido para Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, onde terminou a perseguição, na Rua da Ribeira de Baixo. O suspeito acabou por ser aí detido pelos militares da Guarda.

Source LogoImediato
News Image

Precisamos de Cultura!

A cultura não é apenas uma expressão: é existência, é resistência, é futuro. Vivemos tempos em que a democracia, mesmo que consolidada, já não pode ser dada por garantida. Os ventos da intolerância, da desinformação e da apatia social sopram com força, alimentados por discursos simplistas, muitas vezes violentos, que procuram minar os valores do Estado de Direito e da convivência plural. E pergunto-vos: o que resta de uma democracia que deixa a sua cultura ao abandono? A resposta é clara: resta o vazio. E onde há vazio, entra o medo, a manipulação e forças que querem uma sociedade mais silenciosa, mais cega e mais obediente. Como escreveu Simone de Beauvoir, “a cultura não é um luxo, é uma necessidade.” E essa necessidade torna-se ainda mais urgente quando vemos crescer em vários pontos da Europa — e também aqui — uma extrema-direita que se alimenta da ignorância, do preconceito e da desvalorização da diferença. O combate a estas forças começa com livros abertos, com teatros vivos, com bibliotecas nas praças, com artistas nas ruas. O combate a estas forças começa com cultura. Por isso, é que a cultura precisa de estar presente na política e no debate político. Não como instrumento de propaganda, mas como espaço de pluralidade e reflexão. Como garantia de que todos possam imaginar, criar, pertencer e transformar. A cultura transforma pessoas e transforma territórios. Ela cria novos sentidos de comunidade. Ela reabilita espaços esquecidos. Ela dá a jovens marginalizados, a imigrantes, a pessoas LGBTQIA+ e tantas outras vozes silenciadas, o direito de se expressar e de existir plenamente. É por isso que, quando falamos de investimento em cultura, não falamos de gastos. Falamos de investimento na dignidade das pessoas, na inclusão, na igualdade, na coesão territorial e social. Devemos olhar a cultura como o único bem da humanidade que, dividido por todos, em vez de diminuir, torna-se maior. Ao longos dos últimos anos, temos assistido a uma preocupação do atual executivo camarário em dar a experienciar cultura aos nossos munícipes em Paços de Ferreira. Não falo só nos eventos de cariz mais popular, mas falo também naquilo que é a promoção do teatro e dos grupos de teatro locais através da Mostra de Teatro Amador, que permite a troca de experiências entre amadores e profissionais; refiro-me às atividades de leitura promovidas pela Biblioteca Municipal; à Feira do Livro que, em cada ano, se torna mais eclética e com conversas e debates com autores de referência no mundo literário nacional e internacional. Proporcionar o contacto com a música mais erudita, como foi exemplo o Requiem de Verdi apresentado na Igreja de S. Salvador em Freamunde no final do ano passado. As diversas exposições de arte organizadas no Museu Municipal e Parque Urbano de Paços de Ferreira; a criação do Observatório Cultural José Carlos Vasconcelos e, obviamente, o programa cultural do município aquando dos 50 anos do 25 de abril, com excelência e diversidade, uma referência a nível nacional. Mas, não pensem que o trabalho está longe de estar concluído (como se alguma vez, em cultura, isso pudesse acontecer!). Cada vez mais temos uma sociedade que nos exige e quer mais e melhor. O atual executivo municipal deu início a um caminho longo que agora temos de percorrer, sem medos, na certeza de que: Se queremos uma sociedade mais igual, precisamos de cultura. Se queremos mais participação cívica, precisamos de cultura. Se queremos combater a alienação e o extremismo, precisamos de cultura. Se queremos preservar a nossa identidade, mas também abrir-nos ao mundo, precisamos de cultura.

Source LogoImediato
News Image

GNR desmantela rede organizada de tráfico e detém 15 pessoas

Doze homens e uma mulher, com idades entre os 17 e os 45 anos, foram detidos pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Felgueiras, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos Vila Nova de Gaia, Maia, Paços de Ferreira e Lousada. No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda realizaram diligências de investigação que permitiram desmantelar uma rede organizada de tráfico de produtos estupefacientes que operava nos referidos concelhos. No decorrer da investigação, foram realizadas 29 buscas, 16 domiciliárias, 12 em veículos e uma em oficina, que culminaram na detenção em flagrante dos suspeitos e na apreensão de 9 365 doses de haxixe, 600 doses de cocaína, 330 doses de MDMA, 200 doses de canábis, 144 doses de “speed”, oito selos de LSD, 60,86 gramas de cogumelos, 0,53 gramas de cetamina, 44 625 euros em dinheiro, uma arma de fogo, sete munições, oito viaturas, um computador, um “tablet”, 18 telemóveis, nove balanças e uma máquina eletrónica de contagem de notas. No decorrer na ação, foram ainda constituídos arguidos dois homens, por suspeita de tráfico de estupefacientes e detidos outros dois homens de 18 e 55 anos, por posse ilegal de armas e munições. Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Penafiel, para aplicação das medidas de coação.

Source LogoImediato
News Image

Obras na A42 cortam Avenida da Variante em Paços de Ferreira

Entre 14 de julho e 22 de outubro a Ascendi vai melhorar a A42, junto a Nó da EN106 (sul) pelo que aquela via vai ser cortada temporariamente. Em comunicado, a empresa explica que esta intervenção “obriga ao corte temporário do acesso da Avenida da Variante à A42, prevendo-se a sua conclusão até ao próximo dia 22 de outubro”, sendo que esta obra visa criar “soluções mais seguras e eficientes para todos os condutores”. Durante este período, os condutores deverão seguir o percurso alternativo, devidamente sinalizado no local, sendo que toda a informação se encontra na página da Ascendi. Consulte o desvio alternativo aqui.

Source LogoImediato
News Image

Pedro Russiano é o novo treinador do FC Penafiel

Pedro Russiano é o novo treinador do Futebol Clube de Penafiel. A contratação foi anunciada esta sexta-feira pelo emblema rubro-negro. O Jornal IMEDIATO já tinha noticiado que o nome do técnico de 40 anos era o que estava na linha da frente para assumir o comando dos durienses na II Liga e a contratação acabou por se concretizar.  Pedro Russiano chega do Lusitano, clube que conduziu à conquista do Campeonato de Portugal e aos comandos do qual conquistou seis vitórias na fase de subida, melhor ataque e defesa da prova, e um título nacional alcançado frente ao Vitória de Guimarães B. Na Taça de Portugal, a equipa alentejana, liderada por Pedro Russiano, eliminou Académico de Viseu, Estoril e AVS e só caiu aos pés do Sporting de Braga. Pedro Russiano assume assim, aos comandos do emblema rubro-negro, aquela que é a sua primeira experiência nos campeonatos profissionais.

Source LogoImediato
News Image

Câmara de Paços e Segurança Social assinam protocolos da Creche Feliz

Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Miguel Cardoso, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, assinaram esta quinta-feira os Protocolos no âmbito do programa Creche Feliz que asseguram a total gratuitidade das 13 novas creches municipais, abrangendo um total de 546 vagas, e que serão geridas pelo Município, no âmbito de um projeto pedagógico inovador em Portugal e na Europa. Com esta medida, Paços de Ferreira afirma-se como o Concelho com a maior rede de creches públicas geridas por uma autarquia a nível nacional, e que entrará em funcionamento já a partir de 1 de setembro de 2025. Com esta nova Rede Municipal de Creches e Berçários, o município de Paços de Ferreira será o primeiro concelho em Portugal com 100% de oferta pública, para todos os bebés e crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade. “Esta aposta clara na infância reforça o compromisso do Município com o ideal de uma cidade educadora, onde escolas, famílias e autarquia caminham, lado a lado, para garantir uma educação coesa, inclusiva e de qualidade”, refere o município.

Source LogoImediato
News Image

UNICEF distingue Penafiel como Cidade Amigas das Crianças

A UNICEF reconheceu Penafiel como Cidade Amiga das Crianças. Penafiel junta-se assim ao núcleo internacional de cidades que colocam os direitos, o bem-estar e a participação das crianças no centro das suas políticas e decisões. “Este reconhecimento internacional é o culminar de um trabalho contínuo do Município de Penafiel, nos últimos anos, através do desenvolvimento e promoção de ambientes seguros, saudáveis e inclusivos para todas as crianças e jovens do concelho”, refere o município. A distinção reflete “o forte compromisso da autarquia com os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança e reforça a missão de construir um concelho mais justo, participativo e amigo da infância”. O selo de “Cidade Amiga das Crianças” representa “um marco histórico para Penafiel, validando um percurso de investimento em áreas fundamentais como a educação, a saúde, a proteção social, a participação infantil e o desenvolvimento urbano orientado para a infância”. Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, esta distinção é motivo de orgulho coletivo. “Penafiel está entre as cidades que colocam verdadeiramente as crianças no centro da ação pública. Este reconhecimento da UNICEF honra-nos, mas também nos responsabiliza. É fruto de muito trabalho, feito com os nossos técnicos, com as escolas e com as famílias. Continuaremos a trabalhar com ainda mais determinação para que Penafiel seja, cada vez mais, um território de oportunidades e felicidade para os mais novos”, referiu o autarca. Este reconhecimento surge no âmbito da iniciativa Cidades Amigas das Crianças, promovida pela UNICEF Portugal, e coloca Penafiel, entre os municípios, em Portugal e no mundo, que se destacam como exemplo de boas práticas e estratégias para garantir o bem-estar das crianças.

Source LogoImediato
News Image

Festival Moura Encantada regressa a Galegos

Decorre entre amanhã, dia 11 de julho, e domingo, 13, o Festival Moura Encantada no Parque de merendas do Monte Mozinho em Galegos. Durante três dias, o espaço transforma-se num cenário encantado onde a cultura se celebra com animação, música, artesanato e gastronomia local. A festa começa amnhã, pelas 19h30 com o CIA creative circus, seguindo-se às 20 horas a atuação do Grupo Zés P’Reiras – Amigos de Galegos. De seguida sobe a palco novamente o CIA creative circus. Pelas 21 horas é a vez do grupo de teatro de Valpedre animar a noite seguindo-se LMC – Band (22h) e o DJ Pedro Sousa (01h). Sábado, pelas 19 horas CIA creative circus volta a subir a palco, seguindo-se, animação variada (19h30), grupo de teatro de Valpedre (21h), os Folkatomic (22h) e o DJ Fernando Costa às 23h30. No último dia a animação chega mais cedo pelas 12 horas. Às 14h30 haverá o concerto da Banda da Academia de Música – Inspirasom. O estival Moura Encantada encerra às 16 horas com a atuação do Rancho Folclórico São Pedro da Bela Vista. A iniciativa convida miúdos e graúdos a mergulharem num ambiente festivo inspirado nas lendas e tradições da região, proporcionando uma experiência única em plena natureza. A entrada é livre.

Source LogoImediato
News Image

Homem constituido arguido por ofensa à integridade física e omissão de auxílio em acidente de viação em Paços de Ferreira

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NICAV) do Destacamento de Trânsito do Porto constituiu arguido, no passado dia 8 de julho, um homem de 44 anos pelos crimes de ofensa à integridade física por negligência e de omissão de auxílio, no concelho de Paços de Ferreira. Segundo comunicado da GNR "no dia 1 de julho, em Frazão Arreigada, Paços de Ferreira, ocorreu uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo, do qual resultou um ferido grave, o homem de 21 anos que conduzia o motociclo e que continua internado em unidade hospitalar. O condutor do veículo ligeiro, o outro interveniente no acidente de viação, ausentou-se do local, tendo fugido para parte incerta. No seguimento da investigação realizada pelo NICAV, foi identificado e apreendido o veículo interveniente no acidente de viação, o que permitiu também a identificação do seu condutor, o qual foi constituído arguido pela prática dos crimes de ofensa à integridade física por negligência e de omissão de auxílio". Os factos foram comunicados ao Departamento de Investigação de Ação Penal (DIAP) de Paços de Ferreira.

Source LogoImediato
News Image

Lançado concurso para construção de nova avenida entre a rotunda de Santa Marta e Bustelo

A Câmara Municipal de Penafiel lançou oficialmente o concurso público para a construção da nova avenida de ligação entre a rotunda de Santa Marta (EN15) e a estrada em direção a Bustelo, a EN320 (Rua Abílio Miranda). A empreitada já foi aprovada em reunião de executivo municipal e representa um passo decisivo no reforço da mobilidade nesta zona do concelho. A nova via terá uma extensão de cerca de 600 metros e vai permitir uma ligação direta entre a Variante de Cavalum (junto à atual rotunda sobre a EN15) e a EN320, descongestionando o tráfego no centro da cidade e promovendo uma circulação mais eficiente, segura e sustentável. O projeto inclui a construção de duas novas vias, ligadas por uma rotunda no meio do percurso. Esta nova estrada será importante para organizar e preparar o crescimento desta zona do concelho, contando com todas as infraestruturas essenciais, como redes de água, esgotos e iluminação pública. Está também prevista a criação de uma nova rotunda na ligação à EN320 e o alargamento da estrada existente, com a construção de muros de suporte adaptados ao terreno. Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “esta obra é fundamental para a melhoria da mobilidade em Penafiel. Trata-se da conclusão da Variante do Cavalum 30 anos depois”, referiu o autarca, acrescentando que “a nova avenida vai permitir retirar trânsito da malha urbana central, facilitar o acesso a zonas residenciais e equipamentos como o Estádio Municipal 25 de Abril, a zona industrial nº2, hipermercados, o acesso à A4, e preparar esta área para um desenvolvimento urbano mais qualificado e sustentável”. “É um investimento estratégico, pensado para responder às necessidades atuais e futuras da população”, concluiu Antonino de Sousa

Source LogoImediato
News Image

Não teria de ser assim...

Ocorreu, recentemente, o exame de Matemática do 12º ano, indispensável para imensos alunos que precisam da disciplina para o respectivo ingresso no Ensino Superior. Nada de especial a dizer sobre esse exame pois não percebo nada de Matemática. Mas, estive atenta, naturalmente. E, curiosa, prestei atenção à reacção dos professores da disciplina e, bastante atenta à reacção dos alunos sobre o exame. Li e ouvi comentários que me deixaram desiludida. Sim, triste pela forma como grande parte dos alunos, estes, do 12º ano, que reagiram assim: - " Tá, mãe? Correu bem. Vem-me buscar!" - " Era muito difícil, mas tudo fixe." - " A mim correu bué da mal." Eu poderia continuar em registo de comentários mas isso já nada interessa para os resultados da prova referida, contudo, não me agrada nada o modo como, hoje, os jovens falam. Um código novo que introduz mudanças complicadas, num registo de linguagem que deveria ser correcto, sobretudo quando se exprimem ou dialogam sobre assuntos referentes à Escola. Sempre tentei aplicar o princípio da pedagogia do erro que, a meu ver, deverá ser evitado no processo de aprendizagem. Por esse motivo não quero repetir e/ou recordar o vocabulário que hoje, os jovens sobretudo, repetem nas suas conversas, nas suas explicações... Não teria de ser assim... Defendi sempre, continuo a defender que a Escola tem de ser indispensável para a aprendizagem dos alunos. Sempre defendi que a disciplina de Português sobretudo, terá de ser bem ensinada, bem tratada pelos Professores e respectivos alunos. Para além dos programas, mais ou menos adequados aos interesses dos alunos, a aprendizagem da Língua, o código oral e escrito, são fundamentais para o convívio social, para a demonstração de conhecimentos, para a compreensão e permanente intervenção na sociedade... Porque o homem é um ser social e a sua capacidade, a sua razão, a demonstração dos seus conhecimentos também está no modo como comunica, como sabe ou não, utilizar o código linguístico. Sim, bem sei que o nosso código, isto é, a nossa língua, está em permanente evolução mas... não chega acrescentar palavras que não dizem nada, que não são nada, apenas muletas que ajudam ou fingem ajudar quem as utiliza. Depois do "pronto" de há algum tempo atrás, agora vem o "bué", a "cena" e outras coisas assim... Não, não posso acreditar que os Professores de Português do tempo actual, permitam este tipo de linguagem. Não será possível ensinar regras de gramática, Camões ou Pessoa com respostas apoiadas nestas muletas de linguagem... Os programas de Português andam muito mal, pouco adaptados aos interesses dos alunos, as respostas através de cruzes não ajudam mesmo nada mas, o código oral, sobretudo, deverá ser correcto, naturalmente. Naquilo a que se chama língua padrão e que afasta as incorrecções de linguagem e o uso de estrangeirismos, também. Acabei por introduzir neste texto as tais "muletas de linguagem" que hoje tantos jovens, sobretudo, utilizam. Foi dessa maneira que uma das alunas respondeu à sua Professora de Matemática, querendo mostrar o modo como lhe correu a prova de exame... Não sei o que a sua Professora lhe respondeu. Da aluna, eu acho que não teria de ser dito assim.....

Source LogoImediato
News Image

Estádio Capital do Móvel distinguido com "Prémio Estádio", a par com o Estádio da Luz

O Estádio da Capital do Móvel, em Paços de Ferreira foi o melhor na edição de 2024-25 da Liga Portugal 2 Meu Super. O Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, recebeu a mesma distinção na edição de 2024-25 da Liga Portugal Betclic. O anúncio foi feito esta terça-feira pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a votação foi levada a cabo pelos Delegados e pelo Match Center da Liga Portugal, tendo sido avaliados parâmetros como a acessibilidade, atividades pré e pós-jogos, espaços para a comunicação social, instalação sonora, qualidade dos serviços prestados às equipas visitantes, produto televisivo, publicidade ou limpeza. Segundo a LPFP, no que toca ao escalão principal, "o recinto das águias somou pontuação média de 4,97 ao longo de toda a época, superando os 4,91 do Estádio do Dragão e os 4,80 do José Alvalade, e arrecadando este prémio pelo terceiro ano consecutivo. No que toca ao segundo escalão do Futebol Profissional, a casa dos pacenses conquistou uma pontuação média de 4,24, batendo a concorrência do Estádio do Futebol Clube de Vizela, com 4,14, e do Estádio do Marítimo, com 4,10. Rui Abreu, Presidente do FC P. Ferreira recebeu o respetivo troféu das mãos de Francisco Antunez, Diretor de Conteúdos da Liga Portugal.

Source LogoImediato
News Image

Pedro Russiano deverá ser o sucessor de Hélder Cristóvão no FC Penafiel

Pedro Russiano poderá estar a caminho do Futebol Clube de Penafiel para suceder a Hélder Cristóvão nos comandos do emblema rubro-negro. O nome do técnico de 40 anos será o que está na linha da frente para assumir o comando dos durienses na II Liga, vindo do Lusitano, clube que conduziu à conquista do Campeonato de Portugal e aos comandos do qual conquistou seis vitórias na fase de subida, melhor ataque e defesa da prova, e um título nacional alcançado frente ao Vitória de Guimarães B. Na Taça de Portugal, a equipa alentejana, liderada por Pedro Russiano, eliminou Académico de Viseu, Estoril e AVS e só caiu aos pés do Sporting de Braga. Pedro Russiano ainda tem mais um ano de contrato com o Lusitano, mas poderá haver um entendimento entre os clubes. A confirmar-se, o técnico assume aquela que será a sua primeira experiência nos campeonatos profissionais.

Source LogoImediato
Close