menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close
left
right
Source Logo

Imediato

Inspira. Inova. Informa. | A informação da região do Vale do Sousa.
Down
FollowSeguir
A seguir
News Image
Mercadona garante mais uma semanas de férias e uma gratificação extra

O Comité de Direção da Mercadona aprovou o aumento do período de férias em mais uma semana para os 110.000 trabalhadores da empresa, dos quais 7.500 em Portugal, passando de 24 dias para 29 dias úteis de férias por ano. Esta medida, que entrará em vigor em 2026 em Portugal e Espanha e que será consolidada para os restantes anos, representa uma melhoria significativa na jornada anual dos trabalhadores com o objetivo de que todos os que fazem parte da Mercadona estejam 100% comprometidos e satisfeitos. "Com o lançamento desta medida, que representará um custo de 100 milhões de euros por ano, o modelo próprio de Recursos Humanos da empresa, baseado em ouvir e responder às necessidades das suas equipas, continua a evoluir. Uma relação que permite analisar propostas e, caso tragam valor, como é o caso deste aumento das férias, implementá-las para continuar a reforçar a qualidade dos postos de trabalho e a eficiência conjunta", refere a empresa.  Neste sentido, o Comité de Direção da Mercadona decidiu, pelo segundo ano consecutivo, distribuir por todos os trabalhadores, no próximo mês de março, uma gratificação extra no total de 280 milhões de euros, correspondente a um salário mensal, que acresce ao prémio anual por objetivos, de um ou dois salários mensais, dependendo do tempo de serviço. Com esta decisão, a Mercadona reconhece também o esforço individual e coletivo da sua extraordinária equipa, pilar fundamental para alcançar, ano após ano, magníficos resultados em produtividade, eficiência e gestão, essenciais para atingir as metas e objetivos estabelecidos, após ter aumentado os salários de 100% da equipa em 8,5% em 2025.  Estas medidas, que representam um investimento de 380 milhões de euros, demonstram, uma vez mais, o caráter pioneiro da Mercadona na satisfação dos trabalhadores.

Source LogoImediato
News Image
"O lugar desabitado" vai ser apresentado na Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós

A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós acolhe na sua sede social, na Rua do Comércio, 105, em Freamunde, a apresentação da obra O lugar desabitado- Vergílio Ferreira e a angústia da existência em dissolução, do autor freamundense Pedro Miguel Pereira, publicada pela OfficiumLectiones. O evento tem lugar na noite de hoje, sábdo, pelas 17h30. Nascido em Freamunde, em 1983, Pedro Miguel Pereira estudou Teologia e Filosofia e é atualmente professor de Filosofia no Colégio Luso-Francês, no Porto. Nesta obra, o autor reúne parte da sua produção ensaística, cruzando reflexão filosófica e literatura em três textos que, tendo como pano de fundo a obra narrativa de Vergílio Ferreira, exploram o núcleo das questões existenciais. Ao questionar os compartimentos habituais do saber, O lugar desabitado afirma-se como uma obra criativa, particularmente relevante para a reflexão académica, mas também acessível aos apreciadores de literatura. Merece destaque o ensaio «No limite do tempo», dedicado à obra de José Luís Peixoto. Assente numa perspetiva existencialista, o livro propõe uma reflexão sobre o significado da liberdade humana em tempos de vazio moral, interrogando as possibilidades de construção de um lugar de pertença nesse “lugar desabitado” que caracteriza a condição nómada do ser humano. A sessão é aberta ao público.

Source LogoImediato
News Image
Moveltex dinamiza o empreendedorismo em Paços de Ferreira com mais de 200 horas de formação e mais de 100 participantes

A Moveltex concluiu o programa de atividades complementares de 2025, apoiado pela medida Empreende XXI, desenvolvida pelo IEFP e Startup Portugal. Este programa decorreu entre 24 de novembro e 19 de dezembro, em Paços de Ferreira, afirmando-se como um forte impulso ao empreendedorismo, à inovação e ao desenvolvimento económico da região. Ao longo de mais de 200 horas de formação, distribuídas por bootcamps e workshops, a iniciativa contou com mais de 100 participantes, entre empreendedores, estudantes, startups e empresários locais. Durante este período, foram geradas ideias, projetos e dinâmicas empreendedoras, reforçando o ecossistema empresarial do território. A iniciativa teve como principal objetivo capacitar a comunidade local, promovendo competências essenciais para a criação e desenvolvimento de negócios competitivos, inovadores e sustentáveis, alinhados com a realidade económica e industrial da região. Este compromisso reflete a missão contínua da Moveltex enquanto agente ativo no desenvolvimento regional e no apoio ao tecido empresarial. Os programas abordaram temas estratégicos e atuais, como Inovação, Diferenciação e Digitalização como bases para negócios de sucesso, Do Conceito ao Produto: Design e Prototipagem, Inovação e Sustentabilidade na Produção, Financiamento e Investimento para projetos empresariais e Criação e desenvolvimento de negócios locais com potencial de crescimento e internacionalização. Cada ação combinou sessões práticas, workshops temáticos, mentorias especializadas e dinâmicas colaborativas, alguns dos quais culminando em momentos de apresentação e pitch dos projetos desenvolvidos, promovendo a partilha de conhecimento e a criação de redes de contacto. Segundo Dany Gomesm um dos oradoras convidados que falou sobre Ecommerce and Marketing Expertum, “foi notório o elevado nível de envolvimento dos participantes e a qualidade das ideias apresentadas, muitas delas com forte ligação à identidade e às necessidades do território”. Já Ana Santos, uma das participantes destacou que “esta iniciativa permitiu transformar ideias em projetos concretos, com orientação prática e apoio especializado”. Para 2026, a Moveltex pretende continuar empenhada na realização deste tipo de iniciativas, alargando o apoio a mais empresas, empreendedores e profissionais, cumprindo o seu papel na capacitação e desenvolvimento de negócios. O calendário de iniciativas para 2026 será anunciado em breve, apoiando o empreendedorismo regional. De acordo com João Vasconcelos, Diretor Executivo da Moveltex, “pretende-se continuar a criar oportunidades reais para quem quer empreender, inovar e fazer crescer negócios no nosso território. Acreditamos que programas práticos, alinhados com a realidade regional e com impacto concreto contribuem para melhorar a vida das pessoas no território e, por isso, em breve deveremos ter um calendário definido com as iniciativas para 2026, dando continuidade a este trabalho consistente.”

Source LogoImediato
News Image
Ceia Solidária levou calor humano à véspera de Natal no “Flor de Café”

A véspera de Natal foi marcada por um gesto de partilha e proximidade no espaço Flor de Café, que abriu portas para uma Ceia de Natal Solidária, reunindo algumas dezenas de pessoas numa noite de convívio, afeto e solidariedade. “Era mesmo isto!”, afirmou Inès Neto, visivelmente emocionada, no final do encontro. “Estamos de coração cheio. Fizemos muitas pessoas felizes. É isto o Natal!”, acrescentou, sublinhando o espírito que esteve presente ao longo de toda a iniciativa. A ceia teve como principal objetivo garantir que ninguém passasse a consoada sozinho ou sem uma refeição quente. À mesa houve comida, música, prendas e muitos sorrisos, num ambiente marcado pela proximidade humana e pelo sentimento de comunidade. Mais do que uma refeição, a iniciativa proporcionou momentos de escuta, partilha e carinho, reforçando a ideia de que o Natal se constrói também através de pequenos gestos com grande significado. “Às vezes, o maior presente é simplesmente não passar o Natal sozinho”, recordou a organização. A Ceia de Natal Solidária no Flor de Café tornou-se, assim, um exemplo de como a união e a empatia podem transformar uma noite especial num verdadeiro encontro de humanidade. https://youtu.be/7G1Nv-ndxJw

Source LogoImediato
News Image
Pacense Afonso foi o primeiro bebé do Natal de 2025

Os pais são naturais de Meixomil - Paços de Ferreira e o Afonso "escolheu" nascer às primeiras horas do dia de Natal. A notícia é do «Correio da Manhã», que revela também que o bebé nasceu com 3,755 quilos às 06h31, no Hospital de S. João, no Porto. Em declarações ao CM, a mãe revelou que o segundo filho do casal "foi muito desejado, parece ser tranquilo, muito amado já é, e será muito feliz, certamente". Vanessa Dias, de 34 anos e o pai, Joaquim Gonçalves, de 36, já têm uma filha, de cinco anos, e o novo elementos da família nasceu de parto normal. A diretora da Urgência de Obstetrícia do Hospital de São João, Elsa Calado, também falou ao Jornal. "A mãe conseguiu gozar o parto, teve o marido presente e assim nasceu esta luzinha de Natal, o nosso Afonso, que é um bebé lindo e saudável". O nascimento do Afonso estava previsto para dia 30, mas ele quis fazer a surpresa de ser uma verdadeira prenda de Natal.

Source LogoImediato
News Image
Associação «Os Doze Guerreiros» distribui prendas e apoia instituições de socorro do concelho

A Associação de Diversão e Solidariedade «Os Doze Guerreiros», de Sanfins de Ferreira, voltou a animar a véspera de Natal com uma iniciativa solidária dirigida à comunidade local. A associação promoveu a entrega de presentes às crianças da freguesia e atribuiu donativos a instituições humanitárias do concelho. A cerimónia decorreu na sede da associação, inaugurada em 2022, onde foram entregues três cheques simbólicos, no valor de 500 euros cada, aos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, aos Bombeiros Voluntários de Freamunde e à Cruz Vermelha de Frazão. [embed]https://youtu.be/MySxdwe5Mh8?si=UMSVCZKsPq2krNso[/embed] José Cunha, presidente de «Os Doze Guerreiros», destacou o espírito solidário que orienta a atividade da associação. “Fazemos eventos para a diversão da população e, com as verbas que vamos angariando, vamos partilhando com a nossa comunidade”, afirmou. O responsável sublinhou ainda que este momento representa o culminar de um ano de trabalho coletivo.“Este dia representa um ano do nosso trabalho, em comunhão com as ajudas que vamos tendo da nossa comunidade”, referiu. Segundo José Cunha, a prioridade da associação passa sempre por apoiar quem mais necessita, especialmente em situações delicadas de saúde. “Como este ano não tivemos conhecimento de nenhum problema de maior na freguesia, o nosso orçamento permitiu-nos fazer este donativo aos Bombeiros e à Cruz Vermelha”, explicou. A iniciativa voltou a reforçar o papel da associação como dinamizadora social e solidária da freguesia de Sanfins de Ferreira, num gesto marcado pelo espírito natalício e de entreajuda.

Source LogoImediato
Agência de Informação NorteAgência de Informação Norte
Barcelos recebe 2026 com música e fogo de artifício no centro histórico
Nosso TerritórioNosso Território
Cristiana Sousa juntou-se à Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e o resultado foi um Concerto de Natal único (C/VÍDEO)
Campeão das ProvínciasCampeão das Províncias
Concerto Nasce a Luz – Natal Barroco com o Art’Amoris Ensemble
Jornal do AlgarveJornal do Algarve
Soraia Ramos em destaque na Passagem de Ano em Mértola
News Image
Loja Record e Farmácia Confiança vencem concurso “A Minha Montra é que é!” de 2025

A Loja Record e a Farmácia Confiança foram as grandes vencedoras de mais uma edição do Penafiel Cidade Natal. A iniciativa, promovida pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP) voltou a dinamizar o Concurso de Montras de Natal “A Minha Montra é que é!”. O concurso decorreu entre o dia 1 e 23 de dezembro com 20 montras a concurso, das várias freguesias do concelho de Penafiel, mostrando a variedade e beleza do comércio local. O Prémio Júri resulta da votação de quatro elementos da organização (Associação Empresarial de Penafiel, Câmara Municipal de Penafiel, Junta de Freguesia de Penafiel e ISCE Douro) que têm 50% da votação, e de dois elementos externos especialistas na área de decoração e design, a decoradora profissional Lizarda Marques, Helder Carvalho, arquiteto, com os restantes 50%. Resultados Prémio Júri: 1º Classificado (67,250) – Loja Record 2º Classificado (62,735) – Cortez Marques Oculista 3º Classificado (61,625) – Exacta Joalharia A votação do Prémio Imprensa foi feita pelos diretores do Jornal Imediato, Jornal A VERDADE, Novum Canal e Jornal “O Penafidelense”, sendo os resultados obtidos pelo somatório dos pontos atribuídos por cada um. Resultados Prémio Imprensa: 1º Classificado (248) – Farmácia Confiança 2º Classificado (225) – Somos Ótica 3º Classificado (223) – Grandvisão A avaliação e classificação dos participantes pelo júri teve em consideração os seguintes critérios de ponderação - a) Originalidade/Criatividade; b) Luminosidade; c) Adequação ao negócio da loja; d) Inovação; e) Colometria; f) Equilíbrio; g) Pormenorização; h) Utilização de materiais recicláveis; i), sendo que cada critério teve uma avaliação de 1 a 10 pontos.

Source LogoImediato
A Voz de Trás-os-MontesA Voz de Trás-os-Montes
Ferido grave em acidente de viação
Comércio e NotíciasComércio e Notícias
ALCOBAÇA: MULHER DE 57 ANOS MORRE EM ACIDENTE, NO IC2, NA ZONA DOS MOLEANOS
Notícias ao MinutoNotícias ao Minuto
Mulher de 57 anos morre em colisão entre carros e pesado em Alcobaça
RumoresRumores
Colisão na A7 em Famalicão provoca seis feridos
News Image
Homem morre após cair de escadas e ficar 12 horas à chuva

Um homem de 63 anos foi encontrado sem vida, na manhã deste domingo, no campo de jogos de lazer situado no Parque do Rio Ferreira, em Lordelo, no concelho de Paredes. O homem terá estado mais de 12 horas ao frio e à chuva, antes de ser encontrado por um funcionário da Câmara Municipal de Paredes, que trata da limpeza do espaço, Ao que tudo indica, o homem de 63 anos terá estado num café que existe no local, de onde saiu depois das 19 horas. E terá caído quando desceu as escadas e ue dão acesso ao campo de jogos, onde ficou, ao frio e à chuva, até ser encontrado na manhã de domingo, já depois das 8 horas da manhã. Os Bombeiros Voluntários de Lordelo e a GNR de Lordelo estiveram no local a tomar conta da ocorrência. O corpo não apresentava nenhuma lesão visível, mas a Polícia Judiciária foi acionada, tendo sido descarta a intervenção de terceiros.

Source LogoImediato
News Image
Penafiel avança com Orçamento para 2026 focado nas pessoas e com contas equilibradas

A Assembleia Municipal de Penafiel aprovou o Orçamento da Câmara Municipal para 2026, um documento que confirma uma política de governação responsável, equilibrada e orientada para resultados concretos, com impacto direto no dia a dia das pessoas. O Orçamento Municipal para 2026 assenta numa gestão rigorosa das contas públicas, garantindo capacidade de investimento sem comprometer a sustentabilidade financeira nem onerar as gerações futuras. A saúde, a educação, a limpeza urbana e o investimento de proximidade nas 28 freguesias assumem-se como áreas prioritárias. Na saúde, destaca-se a conclusão da rede de Unidades de Saúde Familiar e a abertura dos novos Centros de Saúde nas Termas de São Vicente e em Penafiel (Novelas), reforçando a qualidade e a dignidade no acesso aos cuidados de saúde. Na educação, o investimento incide na requalificação das escolas sede dos agrupamentos e em melhorias nas escolas do ensino primário e pré-primário, garantindo melhores condições de aprendizagem, conforto e segurança. Limpeza Urbana: aposta na melhoria da recolha do lixo O Orçamento para 2026 marca também uma nova etapa na política de limpeza urbana e recolha de resíduos, com um investimento significativo na modernização dos meios operacionais do Município. Está prevista a aquisição de novos camiões de recolha, permitindo reforçar e otimizar as rotas existentes, responder ao crescimento da procura e melhorar a regularidade do serviço. Em paralelo, será ampliada a rede de contentores semi-enterrados, aumentando a capacidade de deposição face aos contentores convencionais e contribuindo para um espaço público mais organizado e qualificado. O Município irá ainda investir em novas varredoras elétricas e equipamentos de limpeza urbana, reforçando a eficácia do serviço e a qualidade ambiental do concelho. Cultura: Construção do Centro de Criação Artística do Tâmega e Sousa No domínio da cultura, o Orçamento Municipal para 2026 prevê a construção do Centro de Criação Artística do Tâmega e Sousa (CCATS), a implantar junto ao Ponto C, reforçando e complementando a dinâmica cultural já existente. Este novo equipamento será um espaço dedicado à criação, experimentação, formação e produção artística, aberto a artistas, criadores e associações culturais, funcionando como plataforma de apoio ao desenvolvimento cultural local e regional. O CCATS permitirá diversificar a programação, apoiar residências artísticas, acolher projetos de criação contemporânea e potenciar sinergias com o Ponto C, consolidando Penafiel como um território de cultura ativa, acessível e com capacidade de atrair públicos, criadores e iniciativas de dimensão supramunicipal. O Orçamento prevê ainda um conjunto alargado de obras de proximidade nas 28 freguesias, reforçando a qualidade de vidas em todas as freguesias do concelho. O documento reflete ainda uma opção clara por uma gestão rigorosa e responsável, mantendo as contas equilibradas e assegurando capacidade de investimento. Nesse contexto, o Executivo Municipal propôs a aplicação da taxa mínima legal do IMI, dando continuidade à política de fiscalidade responsável seguida nos últimos anos, com o objetivo de manter a carga fiscal sob imóveis no mínimo as famílias Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, “Este é um orçamento que olha para o futuro com os pés bem assentes no chão. Um orçamento responsável, com contas equilibradas, mas com ambição para continuar a transformar Penafiel num concelho com mais qualidade de vida, melhores serviços públicos e mais proximidade às pessoas". O autarca sublinha ainda que “estamos a investir onde as pessoas sentem verdadeiramente a diferença, melhorando o presente e preparando o concelho para o futuro”. Com a aprovação do Orçamento Municipal para 2026, o Município de Penafiel reafirma o seu compromisso com uma governação séria, próxima das pessoas e orientada para resultados concretos.

Source LogoImediato
News Image
COM VÍDEO: Chuva marca os derby’s do fim de semana

Dois derby’s marcaram o fim de semana futebolístico no concelho de Paços de Ferreira. Na Divisão de Elite o Freamunde foi a Sanfins ganhar, enquanto que na I Divisão dos distritais da AF Porto, o Ferreira consentiu, em casa, um empate a zero frente ao Seroa. Freamunde vence em Sanfins, com chuva e num derby intenso A 14.ª jornada da série 1 do Divisão de Elite, da A.F. Porto, ficou marcada por mais um derby do concelho, com o Citânia de Sanfins a receber o S.C. Freamunde. A equipa visitante entrou melhor na partida, procurando assumir o controlo do jogo, enquanto o Citânia apostava sobretudo no contra-ataque. O Freamunde criou várias ocasiões na primeira parte, com Edu e Bruno a testarem a atenção do guarda-redes do Citânia, que esteve em grande plano. A melhor oportunidade do primeiro tempo pertenceu também ao Freamunde, com Abílio, que, isolado após um mau corte da defesa da casa, atirou para fora. Na segunda parte, o Citânia entrou claramente melhor, assumindo a iniciativa do jogo e instalando-se no meio-campo ofensivo. A equipa da casa esteve perto do golo num remate de Gil à entrada da área, que saiu por cima da baliza. Apesar do domínio do Citânia, foi o Freamunde a chegar ao golo, contra a corrente do jogo, com Carlão a finalizar com sucesso. Mesmo sem ter o controlo da partida, o Freamunde ainda criou perigo em transição, com Carlão a rematar de meia-volta ao poste. A formação de Sanfins reagiu bem ao golo sofrido, manteve-se por cima do encontro, com boa circulação de bola e pressão constante, criando várias dificuldades ao adversário, ficando muito perto do empate no último lance da partida, num livre com defesa incompleta do guarda-redes. No outro encontro em destaque neste campeonato , o Eiriz sofreu uma derrota pesada em casa frente aos Dragões Sandinenses, por 0-4, resultado que fez cair a equipa de Eiriz para o 3.º lugar da classificação. Sérgio Meireles https://youtu.be/oPRMyeD_KS8 Outros resultados do fim de semana Divisão de Honra da A.F. Porto, Futebol – Masculino, série 2, 13.ª jornada, 21 de dezembro 2025. Raimonda 4 Baltar 2 Crestuma 2 – Lamoso 0 Ataense 3 -Penamaior 1 Divisão de Elite, da A.F. Porto, Futebol – Masculino, série 1, 14.ª jornada, 21 de dezembro 2025 Águias de Eiriz 0 – Dragões Sandinenses 4 Citânia de Sanfins 0 – Freamunde 1 Na I Divisão, da A.F. Porto, Futebol – Masculino, série 3, 12.ª jornada, 21 de dezembro 2025. Ferreira 0 - Leões de Seroa 0 1.º de Maio de Figueiró 3 - Refojos 1 Tirsense “B” 3 - Carvalhosa 1 Sequeirô 1 – Codessos 1

Source LogoImediato
News Image
ULSTS e Misericórdia de Lousada criam Centro de Atendimento Clínico para reforçar resposta de proximidade

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e a Santa Casa da Misericórdia de Lousada (SCML) formalizaram um protocolo de colaboração para a criação de um Centro de Atendimento Clínico (CAC), uma nova resposta de proximidade destinada ao atendimento de situações de doença aguda de menor complexidade, contribuindo para a redução da pressão sobre o Serviço de Urgência do Hospital Padre Américo. Integrado no Plano de Emergência da Saúde e alinhado com as estratégias de resposta para o período de Inverno, o Centro de Atendimento Clínico funcionará como uma primeira linha de atendimento, acolhendo utentes que, após triagem pela Linha SNS 24 (808242424) ou no Serviço de Urgência da ULSTS, sejam classificados com as cores Verde (pouco urgente) ou Azul (não urgente), de acordo com o Sistema de Triagem de Manchester. “Agradeço a disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lousada para avançar com esta parceria. É fundamental para a nossa estratégia de proximidade e é um ganho imenso para os utentes desta região. Também nos permite retirar da urgência hospitalar os casos que podem ser tratados com maior rapidez e conforto numa estrutura de proximidade, libertando o hospital para as situações verdadeiramente emergentes. É um exemplo de boa gestão de recursos em prol da nossa população, e que pretendemos que se estenda a outras instituições”, sublinha José Luís Gaspar, Presidente do Conselho de Administração da ULSTS. Por sua vez, José Diogo Gonçalves Fernandes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, destaca que “a população de Lousada está atenta e certamente satisfeita com a assinatura deste protocolo. À semelhança do que acontece noutras regiões, assistimos a um envelhecimento da população, associado a desafios sociais acrescidos. Esta resposta não resolve todas as situações, mas constitui um contributo muito relevante para melhorar o apoio à comunidade”. Horários e funcionamento O Centro de Atendimento Clínico funcionará nas instalações do Hospital de Lousada (SCML), com um horário alargado, assegurando resposta nos períodos em que as unidades de saúde habituais se encontram encerradas: Dias úteis: das 20h00 às 24h00 Fins de semana e feriados: das 08h00 às 24h00 Como aceder? O acesso ao Centro de Atendimento Clínico é efetuado exclusivamente por encaminhamento. Os utentes devem contactar previamente a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou, caso se desloquem ao Serviço de Urgência do Hospital Padre Américo e sejam triados como não urgentes, poderão ser referenciados para este novo centro em Lousada. Este modelo permite um atendimento mais célere, em ambiente adequado àgravidade da situação clínica. Sobre a parceria No âmbito deste protocolo, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada assegura as instalações, os recursos humanos e o suporte tecnológico necessários ao funcionamento do Centro de Atendimento Clínico, enquanto a ULSTS garante a supervisão do processo de referenciação e a articulação clínica.

Source LogoImediato
News Image
ARC Moinhos vence Santo Estevão (5-2) e volta à liderança

A ARC Moinhos prossegue a sua caminhada vitoriosa na série 2 da 1ª divisão da AF Porto. O quarto triunfo consecutivo na prova teve lugar no pavilhão lousadense do GRDC Santo Estevão. A superioridade da equipa frazonense revelou-se desde o início da partida, não estranhando que ao intervalo já vencesse por 3-1.  Um bis de Filipe Soares e outro golo de Gonçalo davam uma vantagem segura à equipa visitante. Na segunda parte o Santo Estevão ainda reduziu para o 2-3, mas João Gomes e Filipe Soares trataram de ampliar a diferença para os 2-5 finais. Um triunfo tranquilo ante o penúltimo classificado e que permitiu ao Moinhos retomar a liderança da competição, com dois pontos de vantagem sobre o FC Paços de Ferreira «B», que tem um jogo a menos. Para a 10ª jornada da prova a ARC Moinhos tem agendado um derby concelhio, como visitante, no Pavilhão do Escolas de Arreigada «B». A partida está agendada para 2 de janeiro.

Source LogoImediato
News Image
"Juventude Pacense quer dar prenda de Natal na 10.ª jornada frente à Oliveirense"

A Juventude Pacense entra em campo esta segunda-feira, 22 de dezembro às 21h30, no Pavilhão Desportivo Municipal de Paços de Ferreira, para defrontar a UD Oliveirense / Simoldes na 10.ª jornada do Campeonato Placard de Hóquei em Patins. Em antevisão ao encontro, o treinador adjunto Tiago Sousa mostrou confiança e deixou uma promessa aos adeptos: “Queremos dar uma prenda de Natal aos nossos sócios – vencer este jogo!” O duelo promete emoção e será decisivo para terminar o ano em grande. https://youtu.be/swNyo-xT5Y0

Source LogoImediato
News Image
“Para que ninguém passe a consoada sozinho", Inês Neto realiza Ceia Solidária a 24 de dezembro

“Para que ninguém passe a consoada sozinho ou sem uma refeição quente”, Inês Neto, dona do café Flor de Café, em Meixomil, Paços de Ferreira, vai organizar, na noite do dia 24 de dezembro, uma Ceia de Natal Solidária para oferecer companhia e aconchego a todos aqueles que precisem. A ideia inicial de Inês Neto, de 32 anos e natural da freguesia de Carvalhosa, mas com estabelecimento aberto em Meixomil, era distribuir refeições no Porto, na noite da consoada. Mas uma conversa com o pároco da freguesia depressa a fez mudar de ideias e decidir organizar uma Ceia de Natal Solidária para poder oferecer uma companhia e aconchego numa noite que muitos passam sozinhos e com dificuldades. “Temos pessoas com necessidades à nossa porta e muitas vezes nem reparamos nisso”, referiu Inês Neto, certa de que não vai mudar o mundo, mas de que, naquela noite, vai mudar “a vida de alguém”, ao acolher no seu café “quem precise de uma refeição quente, de um sorriso ou simplesmente de sentir que não está esquecido ou sozinho nesta época do ano”. A iniciativa, que é totalmente gratuita e conta já com 36 inscritos, entre os quais quatro crianças, começou a ser divulgada por Inês Neto, que apelava a todos aqueles que se quisessem associar para a contribuir, com o que têm em casa, para que possa confecionar uma tradição refeição natalícia, onde não irá faltar o bacalhau com todos, as rabanadas e o bolo-rei. “Foi muito bem acolhida a ideia, nunca pensei que tivesse tanta adesão e chegasse tao longe. A minha ideia era trabalhar com os meus fornecedores e clientes e mesmo que não tivesse quem me ajudasse ia fazer sozinha, mas, graças a Deus, ainda há pessoas muito boas, a querer ajudar, dar coisa, pessoas de Lisboa, de Guimarães, de braga”, contou a mulher. A ideia inicial era “não aceitar nada”, mas rapidamente percebeu que existem pessoas regidas pelo mesmo princípio que a fez ajudar quem mais precisa. “Alguns querem mandar dinheiro, mas dinheiro não aceito. Estou a aceitar comida e brinquedos e no fim da ceia, o que sobrar vou dar a quem está cá ou a outras que necessitem. Não vai haver desperdícios”, assegurou. Inês Neto tem as inscrições abertas até ao dia 22, para conseguir ter uma estimativa do número de pessoas e organizar os presentes para as crianças, mas quem aparecer na noite de Natal será bem-vindo. “É óbvio que quem aparecer na noite de Natal será acolhido. Não vou fechar a porta a ninguém”. A ideia de Inês Neto é continuar com a iniciativa nos próximos anos e tem que a certeza que ainda contará com mais pessoas. “As pessoas não habituadas a quem faça o bem e alguns ainda ficam desconfiados. Mas faço questão de lhes mostrar esta é uma iniciativa para todos, sem discriminação racial ou social. O que eu quero é que tragam um sorriso nos lábios”, referiu. Na tarefa, na noite da consoada, Inês Neto vai contar com a ajuda de uma funcionária do Flor de Café e uma cozinheira, que também estariam sós no Natal, e um casal da Maia que se ofereceu para ajudar. Inês Neto também tem família, mas irá passar a noite com aqueles que a escolheram para ser a sua “família de acolhimento”. “Vai ser a minha família de acolhimento nesse dia e que me vai ficar para a vida, vou fazer bem a essas pessoas, mas estou certa de que vão fazer muito mais por mim”, referiu a mulher, esperando que esta iniciativa sirva “de inspiração” para outras freguesias e que o “fazer o bem” se multiplique.

Source LogoImediato
News Image
Carro de Antunes vandalizado durante treino do SC Freamunde

O carro de Vitorino Antunes, treinador do Sport Clube de Freamunde e ex-jogador do Futebol Clube de Paços de Ferreira foi vandalizado ao início da noite desta quinta-feira, no recinto do estádio do clube freamundense, enquanto Antunes dava treino à equipa sénior. Vitorino Antunes chegou ao estádio antes das 20 horas da noite para dar o treino à equipa do SC Freamunde e quando regressou ao carro, já por volta das 22h30, este tinha sido vandalizado. “Partiram o vidro do lado do pendura, o lateral atrás do condutor e o vidro da mala”, explicou o treinador, dando nota de que tinha a carteira com dinheiro e outros objetos de valor no interior da viatura, mas que nada foi levado. “Lamento muito que tenham feito isto, infelizmente não se consegue entender o que as pessoas têm na cabeça. Mas pronto, agora é levar a vida em frente”, referiu Antunes, ao Jornal IMEDIATO. Ninguém se apercebeu do assalto e as câmaras de videovigilância que existem não espaço não captam o local onde o carro estava estacionado. Vitorino Antunes já apresentou queixa junto das autoridades. SC Freamunde repudia “ato de vandalismo” Na sequência do assalto, o Sport Clube de Freamunde emitiu um comunicado, manifestando o seu “mais veemente repúdio face ao ato de vandalismo” que atingiu o carro de Antunes. Para o clube, “este tipo de comportamento é absolutamente inaceitável e contrário aos valores que o SC Freamunde sempre defendeu: respeito, desportivismo e civismo, dentro e fora das quatro linhas”. Afirmando que atos deste tipo “prejudicam a imagem do clube”, “afastam as pessoas do desporto” e em nada contribuem para o crescimento da instituição, o clube solidariza-se com Antunes, condenado o episódio e garantindo que tudo fará para que não se repitam.

Source LogoImediato
NowNow
Capitães do Sporting fazem visita especial e com presentes ao Hospital Garcia de Orta
Novum CanalNovum Canal
FC Penafiel estreia novo relvado com entrada gratuita frente ao Torreense
Verdadeiro OlharVerdadeiro Olhar
Estádio 25 de Abril já tem relvado híbrido de última geração. Penafiel quer subir à I Liga
Novum CanalNovum Canal
Penafiel tem agora um relvado híbrido de última geração no Estádio Municipal 25 de Abril
News Image
Penafiel reconhece parceiros da Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Penafiel promoveu uma cerimónia de reconhecimento e agradecimento aos parceiros e participantes da Semana Europeia da Mobilidade 2025, iniciativa que registou uma elevada adesão da comunidade, envolvendo participantes de várias idades e evidenciando um impacto muito positivo na sensibilização para a mobilidade sustentável. A cerimónia contou com a presença da Vereadora da Mobilidade e Gestão de Espaço Público, Alexandra Almeida, bem como de parceiros institucionais, educativos e associativos, incluindo a Caixa de Crédito Agrícola, a Moto Três Tempos, os agrupamentos de escolas do concelho, a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários de Penafiel, os agrupamentos de escuteiros do concelho e várias associações desportivas ligadas ao ciclismo, com especial destaque à ADRAP e ao Penafiel Bike Clube, que dinamizaram ações de sensibilização junto das escolas, promovendo a mobilidade sustentável desde a infância. A cerimónia integrou também a entrega dos prémios do concurso de fotografia “Move-te de Forma Sustentável”, com 58 alunos participantes. Foram distinguidos: Vicente Baptista, 1.º classificado (Escola Básica de Guilhufe – AE Joaquim de Araújo) Beatriz Rodrigues, 2.ª classificada Pedro Lopes, 3.º classificado (Centro Escolar de Penafiel – AE D. António Ferreira Gomes) Ao longo dessa semana, Penafiel promoveu diversas ações de sensibilização e educativas, incentivando a mobilidade ativa, o uso da bicicleta, o transporte público e estilos de vida mais saudáveis.

Source LogoImediato
News Image
Coaching…para quê? (206) - PAI NATAL OU JESUS?

No próximo dia de 25 de dezembro, cristãos de todo o mundo, celebram o Natal. Apesar de algumas referências anteriores, esta data foi formalizada pelo Papa Júlio I pelo ano 350 e, quatro anos mais tarde oficializada por decreto papal, pelo Papa Libério. O imperador Constantino oficializou o catolicismo, e o imperador Justiniano tornou esse dia feriado em todo o império. Na realidade, a convenção desta data é apenas um simbolismo, não correspondendo, na realidade, ao nascimento de Jesus. Essa escolha prende-se aos festejos pagãos realizados por essa altura pelos Romanos alusivos ao solstício, o Natalis Solis Invicti  (Nascimento do Sol Invicto). Por sua vez, na antiguidade clássica, pelo Solstício de inverno comemoravam-se as Saturnálias em honra ao Deus Saturno. Deus da agricultura e prosperidade. Aqui havia festa popular, inúmeros presentes, vinho, etc. Desta forma, utilizaram-se dos festejos pagãos e direcionaram-nos para o Cristianismo, assumindo-se assim que Jesus, à semelhança do após solstício, em que a luz iria ser superior à escuridão e às trevas, Jesus viria iluminar o Mundo. Na mitologia nórdica, Odin, considerado Deus supremo, é curiosamente retratado como um velho sábio de barba branca que, com o seu trenó ou a “voar” no cavalo de oito patas, distribuía presentes no Yule (solstício de inverno. As crianças punham as suas botas perto da chaminé, com feno para Sleipnir, o seu cavalo. Por sua vez, São Nicolau (padroeiro das crianças), no séc. IV  na Turquia, tornou-se bispo em Mira e foi conhecido pela sua caridade ao ajudar anonimamente os necessitados, distribuindo presentes. A figura mágica do Pai Natal, popularizou-se em 1931, com a campanha publicitária da Coca-Cola, que adotou as vestimentas vermelhas que mantém até aos dias de hoje, e que fazem a alegria das crianças. Não deixa de ser curioso, que os judeus, por esta época, no âmbito da libertação do Templo de Jerusalém, comemorem a festa Chanucá, chamada “festa das luzes”, decorrente do milagre do azeite que apenas permitiria luz por um dia da Menorá (candelabro de sete braços) e que durou oito dias. Hoje, comemora-se esse “milagre” ao acender a Chanuquiá (candelabro de nove braços). A luz, que nunca se apaga como simbolismo de Deus, e a luz que Jesus deixou para a humanidade. Será fundamental sair da festa do Pai Natal, do consumismo, das viciantes luzes exteriores e sinais de bondade não sustentáveis. Há que nos direcionarmos para o interior. Há que desenvolver a inteligência Espiritual através do pensamento crítico existencial. Afinal, elevar os nossos índices de bondade, compaixão, perdão, paz e chegar ao amor incondicional (como ideal), são desafios para todo o ser humano, independente da crença (mesmo da crença de não ter crença), cultura, ideologia, etc. É uma transformação silenciosa mas profunda e plena de sentido e propósito. É aqui que o Coaching, como ferramenta de capacitação e desenvolvimento pessoal de excelência, tem o seu campo de ação. Ou seja, o Coaching quer Pessoal quer Organizacional, funciona como um pequeno turbo que acelera de forma consciente as mudanças desejáveis. Neste Natal quanto vai pazear? A quem decidiu pedir perdão? A quem decidiu perdoar? Quanto mais “leve” emocionalmente vai ficar? Tudo o resto são adornos bonitos que sem conteúdo nada valem. Através da Prática do Coaching, encontre-se, recorrendo a um relacionamento intrapessoal positivo e consciente, potencie o seu relacionamento interpessoal, pazeando e aventurando-se no relacionamento transpessoal,promovendo a expansão da sua consciência. Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”  Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Source LogoImediato
News Image
Ex-advogado Álvaro Neto homenageado por mais de 30 anos ao serviço da justiça

O advogado Álvaro Neto foi homenageado pela Delegação de Paços de Ferreira da Ordem dos Advogados Portugueses. O também diretor do Jornal Gazeta de Paços de Ferreira, foi reconhecido pela sua dedicação, rigor e serviço à justiça, durante mais de 30 anos de atividade. A homenagem decorreu no passado dia 11, na Sala de Audiências do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este – Paços de Ferreira e contou com a presença de dezenas de colegas de profissão, que se quiseram associar a esta homenagem a Álvaro Neto. Na cerimónia, depois de destacar o percurso de Álvaro Neto na advocacia, mas também o seu papel público na comunidade pacense, onde liderou e integrou várias instituições, Rosa Maria Ferreira, a presidente da Delegação, destacou a “competência e conhecimento técnico” de Álvaro Neto, assim como a sua “cordialidade, correção e urbanidade no trato com colegas, magistrados e funcionários judiciais, sem subserviência”. Assim, ofereceu a Álvaro Neto uma lembrança, “em reconhecimento de anos de trabalho e dedicação, em prol da notoriedade da advocacia e em prol da comunidade”. Muito emocionado, Álvaro Neto recordou episódios da sua vida profissional, vida esta que exerceu “com um gosto enorme”, ensinando muitos advogados que naquele dia se juntaram à celebração. “Esta comunidade jurídica que nós criamos é espetacular e sinto-me muito feliz por esta lembrança da Ordem dos Advogados e por ter visto aqui colegas a quem estive muito ligado durante anos e que me deram assim o seu reconhecimento para com alguma coisa que lhes dei enquanto fui o seu patrono”.

Source LogoImediato
News Image
A música também conta...

Este é o tempo em que a discussão entre candidatos presidenciais já se nota bem e, à volta deles e dessa discussão, vão surgindo apoios e críticas ao que fazem, ao que dizem,  aos espaços que percorrem... Todos defendem o melhor que sabem e podem e, naturalmente, vou assistindo com curiosidade, àquilo que cada um quer mostrar... Coisas gastas umas vezes, outras, a vontade de querer surpreender. Estamos num tempo em que os programas e ideias dos candidatos se sobrepõem às outras notícias e, assim vamos vivendo! Paralelamente, parece nunca ter importado tanto como hoje,  a escolha de cada um dos respectivos mandatários. Goste-se ou não se goste, eles chegam de todas as áreas e, teria de ser, da área cultural, da música em particular, também. Acho curioso como cada um tenta surpreender, talvez impressionar, sobretudo. Por arrastamento, também se pretende fazer jogo com a Cultura que tantas vezes parece andar esquecida. A escolha de um representante cultural qualquer, fica bem, fica bonito, pois claro! Dentro desta linha, fiquei algo surpreendida com a escolha de Dino D'Santiago por parte do candidato Marques Mendes. Não o imaginava num concerto deste cantor, deliciado com os seus movimentos e a sua música...Da nota informativa que li sobre o caso, devo transcrever o seguinte: o cantor, filho de cabo-verdianos, aceitou o convite para ser "mandatário para a área da Cultura, Diversidade e Inclusão." Muito bem! É bonito o gesto, já que a Cultura funciona sempre como ligação entre gerações e identidades... E, daqui, poder avançar para o papel que desempenha a Cultura e a Música em particular, para a ligação de um povo. A Música, todos sabemos, é um factor de união, afastando a diversidade... Assim sendo, o candidato presidencial que fez o convite, parece que pretende ser, a partir de agora, um Presidente agregador. Naturalmente também, esta atitude suscitou reacções mais e menos simpáticas por parte dos outros candidatos. Reacções de traição de um lado, a atitudes e defesas antirracistas de outro, enfim, o que me parece é que tem havido contestação por parte da direita e da esquerda... Sem dúvida, na História de um país como o nosso, terá de haver muita gente diferente que contribui para a riqueza desse país.Cada um, com as suas caracerísticas próprias, com as suas particularidades. Cada um, vai contribuir para a língua, para a religião, para os costumes, para as artes, a música em particular! Podemos sempre gostar mais ou menos, mas, essa mistura, de raças sobretudo, faz a História de um país! Por isso, goste-se ou não se goste da escolha do candidato presidencial, terá de vir, forçosamente, uma lição de Dino D'Santiago, o mandatário escolhido.  Goste-se ou não se goste da música do Dino, forçosamente, aprendemos sempre com ele! E isso conta, mesmo que eu veja nessa escolha e aceitação algum oportunismo... Há dias, vindo da FMUP (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) tive acesso a uma comunicação que, obrigatoriamente, transcrevo: "A música... ajudante da Medicina em práticas terapêuticas, contribui para o conhecimento de mecanismos neurológicos, envolvendo-se em novos caminhos educacionais, científicos e profissionais." Assim, parece importante que a arte da Música possa amenizar a ciência no tratamento dos doentes, contribuindo também para o bem-estar dos saudáveis que, na música, encontram prazer... Depois disto, afinal, a Música conta mesmo. Também na Política! Venha de onde vier...

Source LogoImediato
News Image
A.C.R. Pedaços de Nós enche auditório na estreia da peça "Casamento" de Gogol

O grupo de teatro da A.C.R. Pedaços de Nós estreou no passdo dia 13 de dezembro, a peça "Casamento", de Nikolai Gogol e encheu o Auditório da Associação de Socorros Mútuos Freamundense. Com encenação e adaptação de Juan Fernandez, o espetáculo propõe uma leitura atual deste clássico do teatro universal. A produção destaca-se pelo rigor colocado na encenação e pela dinâmica impressa pelo elenco, conseguindo aproximar o texto de Gogol do público contemporâneo sem, no entanto, desvirtuar a essência da obra original. Nova sessão decorre amanhã dia 20 de dezembro, pelas 21h30.

Source LogoImediato
News Image
JP recria “Monstros e Companhia” em patins no tradicional espetáculo de Natal

A secção de Patinagem Artística da Juventude Pacense (JP) volta a surpreender neste Natal com a recriação do filme “Monstros e Companhia” em patins, num espetáculo que envolve cerca de 70 atletas e que promete encantar escolas e comunidade. As apresentações decorrem no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, num total de dez sessões. Para as escolas, os espetáculos começaram esta segunda-feira e prolongam?se até quarta?feira, com sessões durante a manhã e a tarde. Já o público em geral poderá assistir nos dias 19 de dezembro (21h), 20 de dezembro (16h e 21h) e 21 de dezembro (16h). O espetáculo natalício, inteiramente produzido e idealizado pelo clube, volta a destacar o espírito criativo e colaborativo que caracteriza a secção de Patinagem Artística do JP. A equipa técnica assume a conceção dos cenários, mas são os pais dos atletas que, diariamente e em horário pós-laboral, se reúnem para transformar as ideias em realidade. O resultado são os habituais cenários de grande impacto visual que, ano após ano, dão vida às histórias apresentadas. Também o guarda?roupa tem um papel especial nesta produção: todas as peças são planeadas e confeccionadas por uma mãe de uma ex-atleta, que continua a acompanhar a iniciativa e a contribuir para a magia deste espetáculo tão aguardado. Com a dedicação de atletas, técnicos, pais e colaboradores, a Juventude Pacense volta a elevar a fasquia e a oferecer à comunidade um espetáculo que combina talento, criatividade e espírito de união — desta vez, com o universo encantador de “Monstros e Companhia” sobre rodas.

Source LogoImediato
News Image
“Ecos de Natal” enche Pavilhão da Associação Empresarial

A Banda Musical de Paços de Ferreira realizou, no passado dia 13 de dezembro, o seu tradicional concerto de Natal, este ano intitulado “Ecos de Natal”. O espetáculo decorreu no Pavilhão da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, onde o público encheu o espaço para assistir a uma apresentação marcada pela qualidade musical e pelo espírito festivo. O concerto reuniu peças clássicas da quadra natalícia, arranjos contemporâneos e momentos temáticos pensados especialmente para esta edição. A banda composta por cerca de uma centena de elementos, foi calorosamente aplaudida, reforçando o papel cultural que desempenha no concelho e a forte ligação que mantém com a comunidade. Num ambiente marcado pela magia da quadra, o espetáculo trouxe ao palco não só os músicos da banda, mas também instituições e participantes do concelho, criando momentos únicos que celebraram a união, o talento local e o verdadeiro espírito comunitário. Ao longo da noite, a música natalícia foi acompanhada por interpretações especiais, envolvendo várias gerações e reforçando o papel cultural que a banda desempenha na vida do concelho. O espetáculo, contou com a participação especial de Bárbara Cunha, Daniela Nunes e Inês Silva e com a colaboração da Percussão Fanfarra de Paços, Gaita de Foles e Davide Leão. Sob a direção de Alexandre Coelho, o concerto teve como coro o Ensemble Vocal Paços 2025, que interpretou algumas das mais belas músicas nacionais e internacionais de Natal, narradas por Isabel Mendes e José Vinha. https://www.youtube.com/watch?v=gRTgwwvzAl4

Source LogoImediato
News Image
Pagar pelo desempenho na saúde: estamos a trabalhar melhor em Portugal?

Continuamos presos a uma ideia preguiçosa: quem trabalha mais deve ganhar mais. No Serviço Nacional de Saúde (SNS) isto traduz-se em horas extra e uma avalanche de atividade – e, muitas vezes, não conseguimos ver ou medir os resultados clínicos. Esta lógica, aplicada de forma cega à saúde, é um desastre. É uma má política de economia e, pior ainda, má prática clínica. É precisamente aqui que vale a pena debruçarmo-nos sobre pay for performance (pagamento pelo desempenho). Existem vários textos recentes, nomeadamente de Pedro Pita Barros, que insiste numa distinção que devia ser obrigatória em qualquer reforma remuneratória: há incentivos para participar e há incentivos para desempenhar. Os primeiros servem para atrair e reter profissionais – por exemplo, pagar mais para fixar médicos em zonas carenciadas, como o interior do país – e, por esse motivo, têm de acabar por entrar na remuneração “normal” dos profissionais. Já os segundos incentivos, estão ligados a resultados e são, por natureza, variáveis e (in)certos. No discurso político fala-se de “valor em saúde”, mas quando chega a altura de falar de qualidade ou mostrar resultados, regressa-se à contabilidade do costume: mais cirurgias, mais consultas, mais urgências, mais médicos de família… Como o próprio Pita Barros assinala numa análise ao programa do XXV Governo Constitucional, a retórica é a de gestão por ganhos em saúde, mas continuamos a contabilizar o volume de atos. Em teoria, pay for performance seria a passagem civilizada e intencional de “pagar horas” para o “pagar resultados”. Em vez de remunerar quem faz mais consultas, pagaríamos melhor a quem consegue reduzir a doença ou o problema, ou mesmo evitar o internamento. Em Portugal, essa lógica materializou-se sobretudo nos cuidados de saúde primários, com a introdução de incentivos associados a indicadores e metas de qualidade, reconhecida e estudada internacionalmente A expectativa das Unidades de Saúde Familiar (USF) era clara: melhor qualidade, maior eficiência, melhor acesso, maior satisfação e consequentemente ganhos em saúde para a população. Na prática, a própria síntese desses trabalhos admite dúvidas sobre a efetiva capacidade do modelo para entregar estes resultados e sublinha o risco de efeitos inesperados ou adversos. Porque na realidade, há sorte e azar! Há situações em que o esforço do profissional, não se materializa em melhor estado de saúde e outras em que, com pouco esforço, os resultados melhoram por razões externas. Quando a ligação entre esforço e indicador é tão imperfeita, o pagamento por desempenho passa a ter um componente aleatório significativo. Não estamos só a pagar desempenho; estamos também a pagar sorte (é verdade!). O ponto de chegada é incómodo, mas inevitável: trabalhar mais não é tratar melhor, e pagar mais porque se trabalha mais é, no limite, uma confissão de incompetência na forma como desenhamos carreiras e incentivos. O erro de fundo, em muitos debates sobre remuneração na saúde, é pensar que basta “acrescentar incentivos” em cima de um sistema completamente disfuncional e desproporcional em Portugal. Patrícia Nascimento - Deputada do Chega na Assembleia da República

Source LogoImediato
News Image
Duas mulheres identificadas por burla de mais de 30 mil euros em lojas de compra e venda de ouro

Duas mulheres, uma de 55 anos e outra de 88 anos, constituídas arguidas pela GNR de Penafiel, por burla qualificada, em Paredes. As suspeitas iam a estabelecimentos de compra e venda de ouro, onde manifestavam interesse na aquisição de peças de valor elevado, que pagavam por transferência bancária e depois cancelavam. Segundo comunicado da GNR, as suspeitas dirigiam-se a estabelecimentos de compra e venda de ouro, manifestando interesse na aquisição de peças de elevado valor, "e após estabelecer uma relação de confiança com os funcionários, garantiam que o pagamento seria efetuado de imediato através de transferência bancária". Esse pagamento era depois cancelado, quando os artigos já se encontravam na posse das suspeitas. O esquema foi desenvolvido pelas duas mulheresm, "de forma continuada" em diversas zonas do território nacional. Durante a ação as duas mulheres foram constituídas arguidas e foram apreendidas peças em ouro, cujo valor ascende os 30 mil euros, que foram já identificadas e serão restituídas aos respetivos proprietários. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Paredes.

Source LogoImediato
News Image
FC Penafiel atravessa nova etapa, com nova gestão e focado nos adeptos

Depois de ter vendido 90 por cento do Capital a Juan Carlos Escotet, um investidor espanhol, dono também do Deportivo da Corunha, o Futebol Clube de Penafiel entrou numa nova etapa, sustentada numa gestão profissional, responsável e orientada para o longo prazo. Em entrevista do Jornal IMEDIATO, José Reis, presidente do clube penafidelense, falou desta nova fase do clube, dos projetos para o futuro e da ambição de “devolver ao FC Penafiel “a relevância, a competitividade e o orgulho que a sua gente merece”. “O Futebol Clube de Penafiel está a iniciar uma nova etapa, sustentada numa gestão profissional, responsável e orientada para o longo prazo e o objetivo é claro: devolver ao clube a ambição, a estabilidade e a capacidade competitiva que marcaram os seus melhores momentos”, referiu José Reis, explicando que “esta nova fase assenta em três pilares: identidade local, modernização da estrutura e aposta estratégica na formação”. Neste caminho, os adeptos são vistos como “o eixo emocional”. “O adepto é o centro de tudo. O clube existe para servir Penafiel e representar a sua gente. E cada decisão que tomamos procura reforçar o orgulho local, reaproximar o clube da comunidade e recuperar o terreno perdido nos últimos anos ao nível social”. “Queremos voltar a ver as famílias no estádio, sentir a cidade unida em torno da equipa e reconstruir esse sentimento de pertença que sempre caracterizou o Penafiel, frisou o presidente do emblema rubro-negro. No que respeita à gestão do clube, “uma gestão é moderna, eficiente e rigorosa”, o foco é na “sustentabilidade e profissionalização. “Não há crescimento real sem contas equilibradas e processos profissionais. Pretendemos estruturar o clube de forma sólida: melhorar o controlo financeiro, otimizar recursos e reforçar competências internas e o crescimento tem de ser sustentável, não estamos aqui para promessas de curto prazo, mas para criar estabilidade que dure décadas”, assegurou José Reis. Nesta nova gestão, a formação e desenvolvimento de talento continuam a ser olhadas como prioridades. “O Penafiel FC quer voltar a ser uma referência nacional na formação. É um caminho exigente, mas totalmente estratégico”, referiu o presidente, dando nota de que implementarão uma metodologia partilhada com o RC Deportivo, “baseada em rigor, acompanhamento individual e formação integral do jogador”. “O objetivo é claro: captar talento, desenvolvê-lo com qualidade e transformar Penafiel num polo reconhecido de desenvolvimento desportivo em Portugal”. Além disso, o clube assume um compromisso social e comunitário e vai reforçar o apoio a projetos sociais, educativos e ambientais, sempre em articulação com escolas, instituições locais e autarquias. “Um Penafiel forte não é só o que vence no campo, mas o que contribui para melhorar a vida da sua comunidade”. Procurar projeção internacional faz também parte deste novo projeto para o clube. “Queremos ser uma marca ativa, aberta ao mundo e capaz de representar Portugal com ambição. A ligação com a Galícia e com o RC Deportivo permitirá desenvolver trocas desportivas, culturais e empresariais altamente benéficas. Mas vamos além disso: Penafiel pode e deve estabelecer novos vínculos internacionais que reforcem a visibilidade do clube e criem oportunidades para o território”. “Este é um projeto para unir Penafiel em torno de um propósito comum. Trabalhamos com rigor, respeito pela história do clube e plena consciência da responsabilidade que assumimos e o nosso compromisso é devolver ao FC Penafiel a relevância, a competitividade e o orgulho que a sua gente merece”, concluiu José Reis.

Source LogoImediato
News Image
ULS do Tâmega e Sousa reforça resposta assistencial com alargamento do horário do SAC de Paredes

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS) vai alargar o horário de funcionamento do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Paredes, no âmbito da revisão do Plano de Resposta Sazonal - Inverno, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta dos Cuidados de Saúde Primários e melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde. Entre hoje, dia 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026, o SAC de Paredes funcionará também no período das 20h00 às 24h00, permitindo dar resposta ao aumento de afluência e dificuldade de agendamento que se tem verificado, sobretudo nos concelhos de Paredes e Penafiel. Esta medida pretende evitar deslocações desnecessárias aos serviços de urgência, orientando os utentes para uma resposta mais adequada nos Cuidados de Saúde Primários, em particular para situações de menor gravidade. Este serviço não estará em funcionamento neste horário alargado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. O acesso ao SAC de Paredes poderá ser feito através de agendamento pela Linha SNS 24 - 808 24 24 24, ou de agendamento presencial, diretamente no próprio local. Cada turno contará com uma equipa composta por dois médicos, dois enfermeiros e um assistente técnico, garantindo um atendimento seguro e de qualidade. “Esta medida de reforço surge no contexto do aumento sazonal da procura por cuidados de saúde, habitual nesta época do ano, nomeadamente associado a doenças respiratórias e outras situações clínicas de menor gravidade, permitindo uma resposta mais rápida e adequada nos Cuidados de Saúde Primários e evitando a sobrecarga dos serviços de urgência”, refere a ULS-TS, acrescentando que “esta reorganização da resposta assistencial visa melhorar os tempos de resposta e assegurar cuidados mais próximos, adequados e atempados à população”. A ULS Tâmega e Sousa reforça a importância de recorrer aos serviços de urgência apenas em situações verdadeiramente urgentes ou emergentes, como aquelas que colocam a vida em risco. “Sempre que possível, os utentes devem contactar primeiro a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e utilizar os Cuidados de Saúde Primários”, aconselham.

Source LogoImediato
News Image
Freamunde empata frente ao Gens em jogo de sentido único

Na 13.ª jornada da Divisão Elite da AF Porto, o Freamunde não foi além de um empate sem golos na receção ao Gens, equipa que luta pela permanência. Apesar do favoritismo, a formação da casa encontrou muitas dificuldades perante um adversário organizado num bloco muito baixo e focado essencialmente na defesa. O Freamunde teve mais posse de bola e assumiu o controlo da partida, mas faltou espaço e eficácia no último terço. Ainda na primeira parte, Carlão desperdiçou uma boa ocasião e Lobo, após uma excelente jogada coletiva, falhou de forma incrível a poucos centímetros da linha de golo. Na segunda metade, a equipa da casa manteve a pressão e aumentou a intensidade, mas continuou sem conseguir desmontar a defensiva adversária. As melhores oportunidades surgiram através de bolas paradas, com Bruno a falhar por pouco e Huguinho a obrigar o guarda-redes do Gens a uma defesa segura. Apesar do futebol mais direto nos minutos finais, o Freamunde não conseguiu evitar o nulo, com a organização defensiva do Gens a garantir um ponto importante. Destaque ainda para o Águias de Eiriz, que venceu no terreno do Leverense por 5–2, subindo ao segundo lugar da tabela, com 24 pontos, e para o Cítânia de Sanfins, que conquistou um ponto importante na deslocação ao reduto dos Dragões Sandinenses.  Sérgio Meireles https://youtu.be/Qa6DplDcHP0   Outros resultados Divisão de Honra Lamoso 0 – 1 Ataense Penamaior 1 – 4 Vandoma Cristelo 1 – 0 Raimonda   Divisão de Elite Freamunde 0 – 0 Gens Dragões Sandinenses 0 – 0 Citânia de Sanfins Leverense 2 – 5 Águias de Eiriz   Campeonato I Divisão Leões de Seroa 2 – 1 Calçada Oldrões Termas S. Vicente “2020 B” 4 – 0  Frazão Carvalhosa 1 – 0 Monte Córdova Refojos 0 – 0 Ferreira Codessos 2 – 2 1º Maio Figueiró

Source LogoImediato
News Image
Sporting CP vence Juventude Pacense por 6-3 em jogo só desequilibrado no final

O Juventude Pacense deslocou-se esta tarde ao Pavilhão de Alvalade para defrontar o Sporting CP em partida da 9ª jornada do Campeonato Placard de hóquei em patins e saiu derrotada por 6-3, só quebrando na parte final da partida. A equipa pacense voltou a dar muito trabalho a um dos favoritos ao título nacional e ao intervalo empatava (0-0) com a equipa leonina. O primeiro tempo teve os dois guarda-redes como protagonistas - Gabriel Costa no Juventude Pacense e Xano Edu no Sporting, que mantiveram as suas balizas invioladas durante 25 minutos. Para que isso tivesse acontecido, valeram as defesas a três penaltis assinalados: Tomás Pereira e Diogo Abreu falharam as marcações para o Juventude Pacense e Rafael Bessa para o Sporting. Para além disso, o Juventude também viu três dos seus jogadores admoestados com o cartão azul, pelo que aguentou em desvantagem numérica a igualdade até ao descanso. E foi ainda em desvantagem numérica que, com 15 segundos da 2ª parte, Alessandro Verona fez o primeiro golo do Sporting. E foi novamente em inferioridade numérica, neste caso nos dois lados, que Nolito bateu Gabriel Costa com um remate cruzado, que fez a bola ainda tabelar no poste antes de entrar. A vencer por 2-0, o jogo ficou muito difícil para o Juventude. Mesmo assim, beneficiou de um livre direto logo de seguida, mas Micolli não conseguiu bater o guarda-redes leonino. Aproveitou Alessandro Verona para fazer o 3-0, na recarga a um penalti que Gabriel Costa havia defendido. A equipa pacense não baixou a guarda e reagiu de pronto, com dois golos num minuto. Primeiro foi o capitão Micoli a rematar de longe e a surpreender Xano para, logo de seguida, Joca Guimarães se isolar e meter a bola rasteira por debaixo do guarda-redes do Sporting. O jogo reabriu-se com a vantagem mínima (3-2) e esta grande reação pacense levou mesmo à igualdade, com um grande golo de Micolli em remate muito colocado a fazer o 3-3. A Juventude teve mesmo uma grande oportunidade de passar para a frente no marcador quando, a 8  minutos do fim, Tomás Pereira rematou muito forte ao poste da baliza adversária, sublinhando a excelente postura da equipa. No entanto, a resistência pacense acabaria a seis minutos do fim com um golo de Santiago Honório, que fez o 4-3 e, no minuto seguinte, após Joca Guimarães falhar um penalti, que poderia levar a nova igualdade foi Alessandro Verona a fazer o 5-3. Ao arriscar mais a JP sofreu o 6-3 por Nolito, já nos minutos finais da partida e que seria o resultado final.

Source LogoImediato
News Image
Pai Natal chegou a Penafiel e a sua casa já pode ser visitada

O Pai Natal chegou a Penafiel esta sexta-feira, onde foi recebido por miúdos e graúdos, na Casa do Pai Natal que está instalada o Largo da Misericórdia. Este foi mais um momento da iniciativa Penafiel Cidade Natal, promovida pela Câmara Municipal de Penafiel, pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP) e pela Junta de Freguesia de Penafiel. "Foi uma chegada simbólica, mas ao longo dos próximos dias a Casa do Pai Natal estará aberta para que as crianças do concelho viverem este espírito mágico, fazerem fotografias com o Pai Natal. O Natal sem as crianças não tem a mesma magia e o que pretendemos é que os mais novos do concelho de Penafiel possam viver e ter um Natal mágico”, referiu Pedro Cepeda, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacando a programação diversificada para esta quadra natalícia, pensada para atrair visitantes à cidade e promover o comércio local. "É importante garantir que o comércio local na cidade e no concelho, nesta época, que é uma época muito especial do ponto de vista económico, possa ter impacto naquilo que é a atividade comercial do concelho. As juntas de freguesia fazem, também, um trabalho importante na dinamização de atividades ligadas a esta quadra, na iluminação de Natal, e a autarquia, na cidade, em parceria cm a AEP, procura ter essa capacidade de atrair novos públicos e mais clientes para que o comércio local possa beneficiar destas atividades", acrescentou. Nuno Brochado, presidente da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), Nuno Brochado, destacou a parceria entre as várias entidades envolvidas na promoção do Penafiel Cidade Natal. “Em parceria com a autarquia temos de procurar a marca Penafiel, trazer público a Penafiel. Esta é uma época especial que é vivida intensamente pelos mais novos, e por isso direcionamos muitas das atividades para os mais novos. Optamos por potenciar atividades dentro de um orçamento controlado, apostando, também, na dinamização do comércio local, com o envolvimento dos comerciantes, com atividades de rua , entre outras”, declarou.

Source LogoImediato
News Image
ARC Moinhos Futsal vence e assume liderança da Série

A equipa de futsal da ARC Moinhos prolongou o estado de graça, na Série 2 da 1.ª Divisão de Futsal da AF Porto, ao vencer em casa a FC Aliviada (3-2) e subir à liderança provisória da sua série. Um golo de Gomes e um bis de Pedro Torres deram o triunfo à equipa frazonense, enquanto Diogo Moreira marcou os dois golos do Aliviada, anterior líder. Ao intervalo a equipa da casa já vencia, por 2-1, mas permitiu a igualdade já no decorrer do segundo tempo. No entanto, chegaria ainda ao terceiro golo, que lhe daria a saborosa vitória sobre a equipa do seu antigo treinador. Este foi o 3º triunfo consecutivo da equipa, sendo que de permeio houve um jogo adiado no Valmesio, permitindo-lhe assumir a liderança isolada da prova, com 13 pontos podendo, no entanto, ser ultrapassada pelo FC Paços de Ferreira «B», que joga na tarde deste sábado. Na próxima jornada a ARC Moinhos desloca-se ao GRDC Santo Estevão.

Source LogoImediato
Jornal O InteriorJornal O Interior
“Receitas que Contam Histórias” distinguidas nos “Óscares da Gastronomia”
Jornal O InteriorJornal O Interior
Fio da Navalha, A Subir: Aldeias Históricas de Portugal
ImediatoImediato
Gala encerra Semana Gastronómica do Capão à Freamunde
Rádio Alto MinhoRádio Alto Minho
Feirão do Mel anima Praça da República este sábado
News Image
Nuno Braga apresentado oficialmente no Paços

Nuno Braga foi oficialmente apresentado ao final da manhã na sala de imprensa da Mata Real. O novo treinador do FC Paços de Ferreira teve a seu lado o presidente do Clube, naquele que foi o primeiro contato com a imprensa. Rui Abreu revelou que a escolha foi feita após cinco entrevistas de emprego realizadas a treinadores. No final, foi Nuno Braga a ser o eleito pela direção pacense. O presidente acredita que "é a pessoa certa para o momento que o Clube atravessa e para nos devolver a vontade de ter um Paços a jogar à Paços". O treinador Nuno Braga, que desde ontem orienta a equipa, está confiante no sucesso à frente dos Castores. "A minha escolha foi um voto de confiança e uma ousadia grande desta direção e eu só tenho a agradecer pela oportunidade", adiantando, "peço que todos os adeptos acreditem connosco que esta equipa pode fazer muitos pontos e superar as expetativas de muitas pessoas". A estreia será amanhã frente ao Lusitânia de Lourosa, em jogo da 14ª jornada da II Liga. Embora o tempo seja curto, Nuno Braga tem um objetivo bem definido. "Queremos que as equipas adversárias de sintam desconfortáveis quando jogarem contra o Paços. Esse é o principal objetivo neste momento". A partida da Mata Real está agendada para as 18h00.

Source LogoImediato
News Image
"Hugo Azevedo antevê duelo difícil frente ao Sporting CP na 9.ª jornada"

No próximo domingo, 14 de dezembro, pelas 15h, o Sporting CP recebe o J. Pacense / Des Compagnons para a 9.ª jornada do Campeonato Placard de hóquei em patins. Em antevisão ao encontro, o treinador pacense Hugo Azevedo destacou a importância de manter a concentração e a confiança, apesar das dificuldades que a equipa enfrentou no jogo anterior. “O grupo está motivado e consciente do desafio que representa defrontar um adversário com a qualidade do Sporting”, afirmou. A partida promete intensidade e emoção, com os pacenses determinados em dar uma boa resposta frente a um dos candidatos ao título. https://www.youtube.com/watch?v=shjsIQZO_fk

Source LogoImediato
24Horas24Horas
DOPING NA W52-FC PORTO ACABA COM PENA DE PRISÃO EFETIVA
Jornal Novo RegionalJornal Novo Regional
Nuno Ribeiro condenado a prisão efetiva no caso de doping no ciclismo. Quintanilha também.
24notícias24notícias
Ciclismo: Prisão efetiva para antigo patrão da W52-FCPorto que nega envolvimento no doping e acusa ex-diretor desportivo de mentir
Semanário de FelgueirasSemanário de Felgueiras
Ciclismo: Tribunal condena Adriano Quintanilha e Nuno Ribeiro da W52-FC Porto a prisão efetiva por doping
News Image
Santa Luzia e o Capão à Freamunde: do imaginário ao prato popular

Uma festa com raízes medievais A 13 de dezembro celebra-se uma das mais emblemáticas tradições do norte de Portugal: a Festa de Santa Luzia. Em Freamunde, esta celebração une devoção religiosa e gastronomia, guardando uma profundidade histórica que remonta à Idade Média e à influência da nobreza ibérica: a Feira do Capão. Santa Luzia: luz e esperança no inverno Santa Luzia, mártir cristã, é símbolo de luz e esperança no tempo mais escuro do ano. A sua festa, próxima do solstício de inverno, anuncia o Natal e, com ele, a abundância que as comunidades sempre desejaram. É neste contexto que surge e perdura o capão. O capão e a herança dos Meneses A prática do capão tem raízes medievais e está ligada à nobreza ibérica, que via nesta iguaria um sinal de requinte e poder. Em Freamunde, esta tradição ganhou força sob a influência da Casa dos Meneses, senhores de Vila Real e detentores de vastas terras na região. Originários da Terra de Campos, em Castela-Leão, os Meneses (desde o século XIII) trouxeram consigo costumes que se tornaram parte da identidade local. Entre eles, a criação do capão, que era usado como tributo senhorial e como prato de honra nos banquetes natalícios. Um prato que vive mais no imaginário do que na mesa Contudo, há uma curiosidade que importa sublinhar: o capão nunca se tornou um prato popular. O seu preço, tal como na Idade Média, continua a exigir uma carteira abastada, e na noite de Santa Luzia o povo das Terras de Freamunde não se junta na “Tenda de Santa Luzia” para comer capão, mas sim para saborear rojões na “Tenda das Sebastianas”. No Agrupamento de Escolas D. António Taipa, que usa o capão como símbolo identitário, não há memória deste “galo” constar na ementa escolar, nem sequer no dia de Santa Luzia. Ou seja, o capão vive mais no imaginário coletivo do que nos pratos do quotidiano da comunidade. O melhor caminho: trazer o capão para a mesa Como se percebe, a identidade cultural não nasce por acaso: ela é fruto da história, da fé, dos costumes e símbolos que atravessam gerações. Em Freamunde, a festa de Santa Luzia e a Feira dos Capões mostram como a herança senhorial dos Meneses, a devoção religiosa e a gastronomia se fundiram para criar um rico património, que urge alimentar e não deixar morrer. O desafio Não basta exibir o capão como símbolo e orgulho de uma comunidade, é preciso trazê-lo para a mesa e o melhor caminho para tornar o capão uma realidade no prato das gentes das Terras de Freamunde é começar pelas escolas. Seria um gesto de coerência cultural criar as condições para que, no dia 13 de dezembro, o Agrupamento de Escolas D. António Taipa possa celebrar Santa Luzia e, honrando o seu emblema, consiga oferecer capão aos seus alunos. Só assim esta tradição deixará de viver apenas no imaginário e passará a ser saboreada como prato festivo, honrando a história e as gentes que lhe deram origem. Freamunde, 12 de dezembro, 2025. Ricardo Pereira

Source LogoImediato
News Image
Nuno Braga escolhido para novo treinador do Paços

Está encontrado o sucessor de Filipe Cândido no comando técnico do FC Paços de Ferreira. Nuno Braga, treinador de 37 anos que na época passada orientou a equipa Sub23 do Académico de Viseu, foi o eleito da direção pacense para o cargo e já esta manhã orientou o treino de preparação para o jogo do próximo domingo com o Lourosa. Nuno Braga iniciou a sua carreira de treinador nos escalões de formação do FC Porto, tendo também passagens pelo Rio Ave, Padroense e Leixões. No futebol sénior, foi adjunto no Arouca, treinador principal no Aliados de Lordelo e nos sub23 do Vizela, antes de rumar a Viseu. Esta temporada não estava no ativo e chega agora à Mata Real para render Filipe Cândido, despedido após ver a equipa cair para a penúltima posição da II Liga. O novo técnico traz consigo os adjuntos Nuno Costa e Luís Moreira, e o treinador de guarda-redes José Silva. A nova equipa técnica do FC Paços de Ferreira contará ainda com Amadeu Vilela, Diogo Mota e Luís Gigante, elementos da estrutura do clube. Os Castores têm um jogo muito importante no próximo domingo, recebendo no Estádio Capital do Móvel o Lusitânia de Lourosa (18h00).

Source LogoImediato
News Image
ULS Tâmega e Sousa recebe primeiras acreditações formativas atribuídas pela Ordem dos Enfermeiros

O Serviço de Urgência Básica de Amarante e a Unidade de Hospitalização Domiciliária receberam Acreditação de Idoneidade Formativa, integrando o grupo dos primeiros serviços a nível nacional reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros no âmbito da formação especializada em contexto clínico. Ambas as equipas viram assim reconhecido o mérito do trabalho desenvolvido e a qualidade dos ambientes formativos da ULS Tâmega e Sousa. Neste momento, outros serviços encontram-se igualmente em avaliação e deverão ser acreditados brevemente, o que demonstra o empenho que a ULS Tâmega e Sousa está a fazer no sentido de valorizar os seus profissionais e os cuidados que presta aos utentes. A distinção teve lugar na IV Convenção Internacional dos Enfermeiros e II Encontro de Enfermeiros Gestores, que reuniu cerca de 3500 participantes e se afirma como um dos maiores encontros nacionais dedicados à profissão. No mesmo evento, a ULS Tâmega e Sousa foi ainda distinguida com o Prémio de Boas Práticas de Gestão em Enfermagem, atribuído à Clínica APIC, e com o 2.º Prémio de Comunicações Livres, pelo trabalho “Incidência de eventos adversos em Unidade Local de Saúde do Norte de Portugal: análise retrospetiva com Global Trigger Tool”.

Source LogoImediato
Correio da ManhãCorreio da Manhã
Idoso encontrado morto em casa destruída por incêndio na Chamusca
Jornal TVSJornal TVS
HOMEM ENCONTRADO MORTO EM ANEXO DE HABITAÇÃO EM SERNANDE
Semanário de FelgueirasSemanário de Felgueiras
Homem de 64 anos encontrado carbonizado em anexo de casa em Sernande
Notícias ao MinutoNotícias ao Minuto
Idoso desaparecido em Santo Tirso. Família pede ajuda para o encontrar
News Image
Quais são as vantagens e os riscos de solicitar um crédito consolidado online?

Recorrer a um crédito consolidado online pode ajudá-lo a reduzir até 60% do valor das suas prestações mensais, juntando todos os créditos num só com taxas de juro mais baixas e prazos mais alargados. É uma solução rápida, cómoda e segura, ideal para quem procura aliviar o orçamento e recuperar estabilidade financeira. Quando o rendimento mensal começa a ficar apertado, sobretudo devido à necessidade de se cumprirem os prazos de reembolso de prestações de crédito, cada vez mais consumidores portugueses decidem apostar na consolidação de créditos.  Ao juntarem todos os seus créditos num só, os consumidores que solicitarem um crédito consolidado (como o UNIBANCO, a título de exemplo, cuja simulação prática é apresentada mais abaixo) passarão a beneficiar de taxas de juro mais baixas que, por sua vez, resultarão num corte de até 60% no montante total das prestações mensais, algo que contribui para o aumento do rendimento mensal disponível e, sobretudo, para evitar processos por incumprimento.  Estas são apenas algumas das vantagens da consolidação de créditos, sendo que há muitas mais para descobrir ao longo deste artigo.  Como funciona o processo de contratação de um crédito consolidado online?  A pressão do pagamento das prestações mensais de crédito exige uma resposta simples e, sobretudo, rápida, já que o não cumprimento das obrigações contratuais poderá conduzir ao pagamento de juros de mora, senão mesmo à instauração de processos judiciais.  Por terem noção desta dificuldade, as entidades credoras nacionais atualizaram os seus processos de contratação, tornando-os, em muitos casos, completamente digitais, incluindo os respeitantes à consolidação de créditos.  Dada a premência que os consumidores sentem em reduzir o peso de créditos no seu orçamento mensal, de modo a salvaguardarem-se de potenciais incumprimentos e juros de mora, basta, atualmente, pesquisar por “crédito consolidado online” na Internet e utilizar os simuladores especificamente concebidos para o efeito.  A maioria das instituições de crédito permite calcular a prestação mensal em função do montante e prazo de reembolso escolhidos através dos suprarreferidos simuladores. Uma vez estabelecido um termo de comparação, o consumidor poderá escolher o crédito consolidado online que melhor satisfizer as suas necessidades e que lhe permite pagar menos.  Feita a escolha, basta clicar num botão que, regra geral, acompanha estes simuladores para passar imediatamente à contratação do crédito consolidado. No momento da contratação propriamente dita, bastará preencher um formulário online com os dados pessoais, reunir toda a documentação necessária e submeter o pedido.  Caso a resposta seja positiva, alguns dias depois, a instituição financeira liquidará todos os créditos, assumindo o papel de única credora do consumidor.  Principais vantagens de consolidar créditos pela Internet  Ao consolidar os seus créditos pela Internet, os consumidores poderão usufruir das seguintes vantagens:  Rapidez no pedido e na aprovação;  Menor burocracia;  Maior comodidade, já que o pedido pode ser feito a partir de casa através de um smartphone, PC ou tablet com ligação à Internet;  Redução significativa do valor da prestação mensal de crédito e da taxa de esforço;  Possibilidade de escolher um prazo de reembolso mais alargado e de usufruir de financiamento adicional sem uma finalidade específica;  Melhor gestão financeira, considerando que a prestação mensal passa a ser apenas uma;  Aumento da taxa de poupança.  Quais são os riscos associados a esta modalidade?  Ainda que as vantagens suplantem os riscos em larga escala, dado tratar-se de uma solução financeira, é natural que existam alguns riscos associados ao crédito consolidado, nomeadamente:  Risco de sobre-endividamento, especialmente se for solicitado financiamento extra;  Risco de queda numa espiral de crédito.  O crédito consolidado é o último recurso possível antes de uma situação de incumprimento, logo, qualquer falha no pagamento da prestação mensal poderá traduzir-se na inclusão do consumidor na chamada “lista negra” do Banco de Portugal.  Dicas para escolher uma instituição de confiança  A oferta de soluções de crédito consolidado é variada, o que exigirá uma atenção acrescida da parte dos consumidores para que encontrem aquela que satisfizer em pleno as suas necessidades.  Para isso, é necessário:  Verificar se a instituição de crédito é legítima, ou seja, se está registada no e acreditada pelo Banco de Portugal;  Conferir se é disponibilizado um simulador de crédito online;  Observar as taxas de juro praticadas, nomeadamente a Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG), já que inclui todas as despesas que o consumidor terá com o crédito. Neste sentido, o ideal será sempre escolher a instituição que oferecer a TAEG mais baixa;  Atentar ao Montante Total Imputado ao Cliente (MTIC). Este acrónimo dá a conhecer o montante total do crédito consolidado que o consumidor irá pagar ao longo do contrato e, por isso, quanto menor for, melhor.  Vale a pena optar pelo crédito consolidado online?  Sim, tendo em conta tudo o que partilhámos ao longo deste artigo, senão, vejamos um exemplo prático em que o consumidor tem dois créditos pessoais no valor total de 10 mil euros, que o obrigam ao pagamento de prestações mensais totais de 550 euros.  Para perceber o peso destas prestações mensais no seu orçamento mensal, começamos por proceder ao cálculo da sua taxa de esforço:  Encargos financeiros de crédito / Rendimento mensal x 100  Supondo que o rendimento mensal líquido do consumidor é de 1100 euros por mês, a sua taxa de esforço será, neste momento, de:  550 / 110 x 100 = 50%  Esta percentagem é muito superior à recomendada pelo Banco de Portugal, que se situa nos 35%. Além disso, coloca em risco o pagamento das obrigações financeiras do consumidor.  Depois de efetuar a sua pesquisa e estabelecer termos de comparação, o consumidor opta por solicitar, a título de exemplo, um crédito consolidado UNIBANCO, uma solução que lhe permite pedir entre 5 mil e 75 mil euros com prazos de reembolso de 24 a 84 meses, podendo ainda usufruir de um financiamento adicional até 75 mil euros.  Como a ideia é pedir apenas 10 mil euros para saldar a dívida de crédito em 84 meses, o simulador de crédito consolidado do UNIBANCO dá-lhe uma prestação mensal de 187,33 euros*, ou seja, uma poupança de mais de 300 euros por mês.  Com esta prestação, a sua taxa de esforço passará de 50% para:  187,33 / 1100 x 100 = 17,03%  Resumidamente, o crédito consolidado online representa uma forma eficaz de reorganizar as suas finanças e evitar o incumprimento, permitindo-lhe ganhar fôlego financeiro e aumentar a sua taxa de poupança.   No entanto, deve ser usado com responsabilidade e apenas junto de instituições acreditadas, garantindo que as novas condições de pagamento se ajustam à sua capacidade real.    * A simulação apresentada diz respeito a um financiamento de 10.000 €, a pagar em 84 mensalidades de 187,33 €. TAN 13,450% e TAEG 15,6%. MTIC 15.912,15 €.

Source LogoImediato
News Image
5 dicas para escolher brindes corporativos que realmente impactam e fidelizam o público-alvo

Alinhe a estratégia promocional da sua empresa com a sustentabilidade através de porta-chaves personalizados e demais brindes ecológicos, ideais para reforçar a sua marca, reduzir o impacto ambiental e criar relações mais fortes com clientes e parceiros. A oferta de brindes corporativos é muito mais do que uma mera ação promocional. Atualmente, é uma estratégia de marketing valiosa com potencial para gerar reconhecimento, valor de marca e lealdade. Infelizmente, nem todos os brindes têm o mesmo efeito. Para marcar presença de facto, é importantíssimo selecionar produtos que reflitam os valores da empresa e tenham utilidade real para quem os recebe. De porta-chaves personalizados a objetos ecológicos e funcionais, a escolha certa pode transformar um gesto simbólico num ponto de contacto memorável com o cliente. Neste artigo, reunimos 5 dicas práticas para ajudar a escolher brindes corporativos que deixam uma impressão duradoura e fidelizam verdadeiramente o seu público. 1. Conheça o perfil do seu público O primeiro passo para o sucesso de qualquer ação promocional é conhecer a fundo o público-alvo. Um brinde só gera impacto se for relevante para o estilo de vida, as preferências e as necessidades dos destinatários. Por isso, questione-se: Está a comunicar com profissionais de escritório ou com consumidores finais? O seu público valoriza tecnologia, bem-estar, sustentabilidade ou estilo? Quais são os hábitos do seu público no dia a dia? A resposta a estas perguntas permite alinhar a escolha dos brindes com os interesses reais do seu público-alvo. Por exemplo, num evento corporativo, um brinde, como um porta-chaves personalizado com design elegante, pode ser mais eficaz do que um objeto genérico e sem identidade. 2. Aposte em utilidade e originalidade O brinde perfeito combina funcionalidade com um toque de criatividade. Ninguém guarda algo que não oferece utilidade, muito menos se o objeto for igual a centenas de outros. Por isso, prefira brindes que o seu público possa utilizar no dia a dia, mas que também se destaquem pela originalidade. Seguem-se algumas sugestões que aliam utilidade e diferenciação: Porta-chaves personalizados com abre-garrafas, luz LED ou adaptador USB; Canecas térmicas reutilizáveis com estampagem criativa; Sacos de algodão orgânico dobráveis que cabem no bolso e ajudam a reduzir o uso de plástico. Lembre-se: um brinde útil, usado repetidamente, aumenta a exposição da marca e um brinde original gera conversa e lembrança. 3. Prefira qualidade e durabilidade nos brindes Oferecer brindes de baixa qualidade pode ter o efeito contrário ao desejado. Um artigo que se estraga facilmente transmite uma imagem de descuido e falta de atenção aos detalhes, enquanto brindes de qualidade criam uma associação positiva com a marca e demonstram profissionalismo. Ao escolher brindes promocionais, considere: Materiais resistentes, como metal, fibra de bambu, silicone ou vidro temperado; Acabamentos bem feitos, costuras reforçadas e impressão nítida; Garantia de uso prolongado sem deterioração. Brindes produzidos com materiais e acabamentos de qualidade são pequenos investimentos que, além de oferecerem um enorme retorno, podem acompanhar os clientes durante muitos anos. 4. Personalize para fortalecer a marca A personalização é a alma do brinde corporativo. Um produto sem identidade visual é uma oportunidade desperdiçada. Use o espaço disponível no brinde para reforçar a presença da sua marca de forma subtil, elegante e estratégica. Eis algumas dicas para personalizar com impacto: Utilize cores e logótipos da marca de forma coerente; Aposte em mensagens curtas, mas memoráveis; Combine elementos gráficos com funções úteis, como nos porta-chaves personalizados, que permitem integrar branding sem comprometer o design. A personalização também pode ser feita de forma mais sofisticada, como através de gravação a laser, estampagem a quente ou impressão UV, valorizando ainda mais o objeto. 5. Considere a sustentabilidade nas escolhas A sustentabilidade deixou de ser uma preocupação secundária para passar a ser um critério de escolha para muitos consumidores. Segundo dados divulgados pelo Jornal de Negócios, os portugueses estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental das suas compras e valorizam marcas que adotam práticas responsáveis. A escolha de brindes sustentáveis é, por isso, uma forma eficaz de comunicar compromisso ambiental e alinhar a imagem da empresa com as expectativas do público. Alguns exemplos de brindes ecológicos incluem: Sacos reutilizáveis de algodão orgânico; Canetas biodegradáveis em papel reciclado; Porta-chaves personalizados feitos com cortiça, madeira reciclada ou materiais compostáveis. Além dos materiais, considere também a origem dos produtos, o impacto do transporte e a possibilidade de embalagens amigas do meio ambiente. Palavra final Um bom brinde é muito mais do que um presente: é uma extensão da marca, um gesto de proximidade e uma ferramenta de fidelização. Ao conhecer o seu público, apostar em produtos úteis e originais (como porta-chaves personalizados), garantir qualidade, personalizar com intenção e incorporar sustentabilidade, a sua empresa estará mais do que preparada para oferecer brindes corporativos com verdadeiro impacto.

Source LogoImediato
News Image
Hospital CUF Arrifana de Sousa ensinou mais de uma centena de crianças a salvar vidas

Com o objetivo de contribuir ativamente para o aumento da literacia em saúde, profissionais do Hospital CUF Arrifana de Sousa promoveram esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, uma iniciativa destinada a mais de uma centena de crianças do 1º ciclo da Escola Básica de Penafiel. Durante a ação, foram abordadas noções básicas de suporte básico de vida, tendo por base o conto infantil “Como salvar o Natal”, criado por médicos da CUF. O Hospital CUF Arrifana de Sousa promoveu a ação "Como salvar o Natal", uma iniciativa de literacia em saúde com o objetivo de ensinar as crianças a salvar vidas. As sessões tiveram por base a leitura de um conto de Natal - “Como salvar o Natal”, escrito pela equipa de Anestesiologia do Hospital CUF Viseu, que conta a história de dois irmãos que, por saberem realizar manobras de suporte básico de vida, salvam o Pai Natal. No final da leitura encenada, os profissionais de saúde ensinaram as crianças a fazer manobras de reanimação num manequim de suporte básico de vida, para que, de uma forma prática, as crianças saibam agir em situações de paragem cardiorrespiratória.  De acordo com a Enfermeira Diretora do Hospital CUF Arrifana de Sousa e uma das responsáveis pela iniciativa, Liliana Morais, “para além da prestação de cuidados de saúde, o compromisso da CUF passa também por contribuir para a saúde da comunidade, promovendo ações de literacia em saúde como esta que podem, de facto, salvar vidas”. A enfermeira acrescenta ainda que “estas iniciativas são essenciais para dotar as crianças de competências de suporte básico de vida para que possam atuar da melhor forma possível perante uma emergência”. Esta atividade reflete o compromisso do Hospital CUF Arrifana de Sousa em ser um parceiro ativo e participativo na comunidade e na região, através da capacitação da população e sensibilização para a importância da literacia em saúde.

Source LogoImediato
News Image
TEATROSVICENTE celebrou tarde histórica no Ponto C

O grupo TEATROSVICENTE viveu um dos momentos mais marcantes dos seus 15 anos de existência, com a apresentação, esta segunda-feira, dia 8, da peça “O Relógio de Pulso” no Ponto C – Centro Cultural de Penafiel. A performance conquistou uma plateia esgotada, que reagiu com emoção, riso e uma prolongada salva de palmas no final. A tarde foi amplamente descrita pelos espectadores como “emocionante”, “surpreendente”, “divertida” e como uma afirmação da qualidade do teatro amador local. O elenco mostrou uma entrega exemplar, caracterização rigorosa e uma interpretação cheia de ritmo, resultando num espetáculo envolvente e de grande impacto. A peça tem origem num manuscrito de Alberto Silva, posteriormente adaptado pelo TEATROSVICENTE, que lhe acrescentou novas personagens, humor inteligente e um desenvolvimento narrativo contemporâneo, preservando sempre a alma do texto original. A tarde ficou ainda marcada por uma surpresa emotiva, com a equipa do TEATROSVICENTE a surpreender a encenadora Carla Oliveira com a leitura de um texto de homenagem, reconhecendo publicamente a sua dedicação, visão artística e entrega incansável ao grupo ao longo dos anos. Esta apresentação no Ponto C encerrou um 2025 particularmente significativo, no qual o grupo percorreu 11 municípios com a peça original “Na Terra dos Sabores”, impactou mais de 1000 crianças com teatro educativo, organizou o maior desfile de Carnaval de Penafiel, recriou a tradição da Serra da Velha e celebrou 15 anos de atividade, sempre com trabalho voluntário, paixão e rigor artístico. A vereadora da Cultura na Câmara Municipal, Daniela Oliveira, destacou “a importância de abrir o Ponto C às associações culturais locais, valorizando a sua criatividade, disciplina e contributo fundamental para a vida cultural do concelho”.

Source LogoImediato
News Image
Paços de Ferreira celebra Santa Eulália com tradição de sopa e pão

Decorre entre esta 3ª e 4ª feira, na sede do município, a segunda edição da festividade mais recente do concelho. Por iniciativa da Associação Cultural 45 Noventa, desde 2024 é realizada a festa em Honra de Santa Eulália - Padroeira de Paços de Ferreira, que conta com programa lúdico e religioso. Entre hoje terça-feira (9 de dezembro) e amanhã (10 de dezembro) há o seguinte programa celebrativo: 9 dezembro (terça-feira) As crianças podem levar uma flor do jardim para o andor de Santa Eulália ao longo da tarde, até às 20h 19h00 - Preparação da Festa Frente ao Museu Municipal 20h00 - Bênção da farinha e dos produtos hortícolas destinados ao pão 20h15 - Atuação do Grupo Coral da Paróquia de Santa Eulália 21h00 - Atuação de Nel Monteiro 10 dezembro (quarta-feira) – Dia de Santa Eulália 19h30 – Eucaristia solene e de festa No final da missa: Procissão silenciosa até à escadaria do Museu Bênção da sopa e do pão de Santa Eulália Após a bênção, todos são convidados a partilhar a sopa e o pão, que serão gratuitos, no tradicional gesto de união promovido pela Associação Cultural 45 Noventa O encerramento da festa contará, a partir das 21h30 com as atuações do fadista Miguel Bandeirinha e do grupo Toka & Dança.

Source LogoImediato
News Image
Filipe Cândido de saída do Paços após 13 jornadas na Liga

Filipe Cândido foi afastado do comando técnico do FC Paços de Ferreira, após a derrota em Chaves (2-0) na 13ª jornada da Liga que deixou a equipa em lugar no penúltimo lugar da classificação, em zona de despromoção. Esta época, sob o comando do treinador que foi contratado nas derradeiras jornadas da época passada e que conseguiu salvar a equipa no play-off de manutenção frente ao Belenenses, o FC Paços de Ferreira apenas conseguiu somar duas vitórias e seis empates nos 13 jogos já disputados. Marco Paiva na transição Enquanto não é conhecida a nova equipa técnica do Clube, será Marco Paiva a orientar os treinos da equipa. O atual coordenador do futebol de formação pacense vive novamente essa situação, depois de em dezembro de 2022 ter substituído José Mota, que apenas esteve quatro jornadas à frente do Paços. Marco Paiva orientou mesmo o Paços na visita a Alvalade, antes do surpreendente regresso de César Peixoto, que havia iniciado a temporada 2022/23.

Source LogoImediato
News Image
Banda Musical de Paços apresenta “Ecos de Natal” no próximo dia 13

No próximo dia 13 de dezembro a Associação Empresarial de Paços de Ferreira vai ser palco do espetáculo Ecos de Natal, promovido pela Banda Musical Paços de Ferreira. A Banda Musical de Paços de Ferreira convida toda a comunidade para reunir a família e a juntar-se a uma noite que promete será “especial, repleta de espírito natalício, partilha e emoções, com um repertório pensado para aquecer corações e criar memórias”. O espetáculo, contará com a participação especial de Bárbara Cunha, Daniela Nunes e Inês Silva e com a colaboração da Percussão Fanfarra de Paços, Gaita de Foles e Rui Santos. Sob a direção de Alexandre Coelho, o concerto terá como coro o Ensemble Vocal Paços 2025 e a narração estará a cargo de Isabel Mendes e José Vinha. Segundo a organização, ““Ecos de Natal” é um novo espetáculo natalício que a Banda Musical de Paços de Ferreira apresenta este ano pela primeira vez. A nossa intenção é que este concerto se torne uma tradição anual no concelho, trazendo o espírito de Natal para a comunidade pacense”. O concerto, “reúne algumas das mais belas músicas nacionais e internacionais de Natal, interpretadas por vozes femininas muito conhecidas, acompanhadas pelo Coro Ensemble Vocal Paços 2025”. “Além disso, o espetáculo inclui dois temas narrados, criando uma envolvência artística muito especial, contando com o apoio da Banda Musical de paços de Ferreira, e com alguns elementos de percussão da Fanfarra dos bombeiros Voluntários de paços de Ferreira”. O espetáculo será protagonizado por cerce de 100 pessoas, “o que garante uma sonoridade rica, forte um verdadeiro espetáculo emocionante” e a expetativa é que “o público se sinta acolhido desde o primeiro momento. Por isso, teremos bancas com chocolate quente, crêpes e café, um espaço dedicado a fotografias e uma iluminação natalícia que ajudará a criar um ambiente mágico”. A iniciativa tem como objetivo “proporcionar um momento cultural marcante, capaz de unir famílias, amigos e toda a comunidade numa celebração natalícia cheia de emoção. Pretendemos que “Ecos de Natal” seja um espetáculo aguardado ano após ano”. “Não percam este maravilhoso espetáculo. Estamos a preparar tudo com muito carinho e dedicação. Aguardamos por todos, para celebrarmos juntos, a magia do Natal em Paços de Ferreira”, refere a Banda Musical de Paços de Ferreira.

Source LogoImediato
News Image
Penafiel Verde obtém certificação internacional para o seu Sistema de Gestão Anticorrupção

A Penafiel Verde, E.M. obteve a certificação do seu Sistema de Gestão Anticorrupção de acordo com a norma internacional ISO 37001, atribuída pela APCER, em parceria com a QUALITY AUSTRIA. Esta certificação vem reconhecer que a Penafiel Verde implementou um sistema de prevenção, deteção e resposta a riscos de corrupção alinhado com as melhores práticas internacionais nesta matéria, reforçando o seu compromisso com a integridade, a transparência e a boa governação. Com este marco, a Penafiel Verde torna-se numa das primeiras empresas municipais em Portugal a alcançar a certificação ISO 37001, assumindo-se, uma vez mais, na vanguarda do setor e como referência na gestão de serviços de interesse público ao nível local. “Esta certificação é o resultado de um trabalho exigente e rigoroso, que envolveu toda a organização. Reflete a nossa determinação em gerir recursos públicos com elevados padrões de ética, transparência e responsabilidade”, sublinha o Conselho de Administração da Penafiel Verde, E.M. A implementação e certificação do Sistema de Gestão Anticorrupção contribui para Reforçar os mecanismos de prevenção e controlo de riscos de corrupção e infrações conexas; Melhorar a confiança nas decisões e nos processos internos; e Aumentar a transparência perante as entidades públicas, parceiros, fornecedores e cidadãos. “Esta conquista vem reforçar a confiança dos colaboradores, do Município de Penafiel e de todos os penafidelenses na forma como a Penafiel Verde conduz a sua atividade, garantindo que os serviços prestados são geridos com elevados padrões de ética, conformidade legal e responsabilidade social”, refere a empresa, garantindo que “continuará a investir na melhoria contínua do seu sistema de gestão, consolidando a cultura de integridade e compliance e contribuindo para um setor público local mais robusto, transparente e orientado para o interesse público”.

Source LogoImediato
News Image
Pedaços de Nós apresenta Canta Capão Festival

A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós vai levar a cabo mais uma edição do Canta Capão - Festival, que decorrerá no próximo domingo, dia 7 de Dezembro, pelas 15.30 horas no Auditório do Salão Paroquial de Freamunde. As "Castanholas de Freamunde - Pedaços de Nós", vencedores a 12 de Abril do concurso "Estrelas ao Sábado - Campeões ao Desafio", na RTP 1, farão as honras da casa para receber o concorrente que ficou em segundo lugar, o jovem fadista de Ponte de Lima, Francisco Fernandes, que recentemente atuou no programa "Em Casa d´ Amália" e a concorrente que ficou em terceiro lugar do mesmo concurso, Joana Gonçalves e os Terra Forte, que vêm do alentejo para presentear o público com modas alentejanas. A entrada é gratuita.

Source LogoImediato
ECOECO
Tâmega e Sousa com nova rede de transporte de passageiros a partir do dia 17
ZAP NotíciasZAP Notícias
Tâmega e Sousa vai ter uma nova rede de transportes. Arranca no dia 16 de dezembro
diariOnline Região SuldiariOnline Região Sul
Teia D’Ideias debateu a mobilidade no Algarve do Futuro
ImediatoImediato
Tâmega e Sousa vai ter nova rede de transportes a partir de 16 de dezembro
News Image
Nuno Lopes antevê duelo com Juventude Pacense: “Vamos lutar pelos 3 pontos"

Hoje, sábado, 6 de dezembro, às 17h30, o Juventude Pacense / Des Compagnons recebe o SC Tomar / IPT no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, em mais uma jornada do Campeonato Placard de hóquei em patins. O encontro promete emoção e equilíbrio entre duas equipas que procuram pontos importantes. Em antevisão ao jogo, ouvimos os dois treinadores: Hugo Azevedo, do Juventude Pacense, destacou “a importância de aproveitar o fator casa e manter a concentração”, enquanto Nuno Lopes, do SC Tomar, garantiu que a sua equipa “vai lutar pelos três pontos com ambição e determinação”. https://www.youtube.com/watch?v=qF4-HJ17OL4&list=PLu3X9_4Q8mI8zKzhCF6orY3QI-l_0YfKe

Source LogoImediato
PúblicoPúblico
Entidade Intermodal de Coimbra diz que terá bilhete operacional em Janeiro
ObservadorObservador
Coimbra. Entidade Intermodal diz que terá bilhete em janeiro
As BeirasAs Beiras
Entidade Intermodal de Coimbra diz que terá bilhete operacional em janeiro
ImediatoImediato
Tâmega e Sousa vai ter nova rede de transportes a partir de 16 de dezembro
News Image
ARC Moinhos joga esta sexta-feira no Valmesio

A ARC Moinhos joga esta noite (21h30), em Valmesio (Lousada) para a 7ª jornada da 1ª divisão de Futsal da AF Porto. Após duas vitórias consecutivas, a equipa de Moinhos saltou para o 3º lugar da classificação, a dois pontos do líder Mosteiro FC. Filipe Soares, um dos capitães de equipa, está confiante para o jogo desta noite. "Vamos defrontar uma equipa difícil, mas estamos focados nos três pontos como nos dois jogos anteriores". [video width="478" height="850" mp4="https://www.imediato.pt/wp-content/uploads/2025/12/Filipe-Soares.mp4"][/video]

Source LogoImediato
News Image
Gandra vai ter novo Parque Urbano de 1.8 milhões de euros

Arrancaram as obras do Parque Urbano de Gandra. Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes e Sílvia Sá Pinto, a autarca de freguesia, assinaram o auto de consignação dos terrenos e da empreitada de construção, após o visto do Tribunal de Contas. A construção do Parque Urbano de Gandra está em curso, depois do visto do Tribunal de Contas e da oficialização da posse administrativa dos terrenos, e prevê-se que esteja concluída num prazo de 18 meses. O novo parque vai nascer junto à Igreja Paroquial de S. Miguel de Gandra, numa área de 25.335 metros quadrados, com o objetivo de "contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população". O equipamento urbano, que representa um investimento de mais de 1.8 milhões de euros, apoiado em 1.5 milhões de euros ao abrigo de candidatura ao financiamento do NORTE 2030, será dotado de uma grande área infantil que visa promover o bem-estar das crianças em estreita ligação com a natureza. O Parque Urbano de Gandra contará com várias infraestruturas de apoio ao desporto e lazer, desde o campo de petanca, o “skatepark”, o campo de futebol em relva sintética, bem como um campo de basquetebol com dimensões oficiais, estando o mesmo capacitado para receber eventos desportivos, nomeadamente jogos de basquetebol 3x3, e equipamento de atividade física ao ar livre. De apoio a estes campos, e a todo o parque, haverá um edifício com balneários e instalações sanitárias. O projeto do parque contempla ainda uma zona de merendas, percursos de lazer e de atividade física e uma ciclovia. Estão também previstos lugares de estacionamento, assim como parqueamento para motociclos e bicicletas. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, "este é um projeto muito desejado pela comunidade local e que irá, sem dúvida, trazer mais qualidade de vida e bem-estar à nossa população”. “O Município investe cerca de 1,5 milhões de euros num parque urbano que fazia falta à cidade de Gandra", refere o autarca e "que será dotado de uma grande zona verde e de uma infraestrutura de lazer devidamente equipada”, concluiu.

Source LogoImediato
News Image
Penafiel Verde reforça rede de saneamento em várias freguesias do concelho

A Penafiel Verde, E.M. tem em curso várias obras de execução de rede de saneamento no concelho de Penafiel, no âmbito das candidaturas NORTE 2030-2024-59. Obras de saneamento em várias freguesias No âmbito da candidatura “Eficácia dos Serviços de Águas Residuais – Construção de Nova Rede de Águas Residuais”, estão atualmente a decorrer diversas intervenções que irão permitir aumentar significativamente a cobertura de saneamento no concelho de Penafiel, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população e para a proteção ambiental. Estas obras vão beneficiar centenas de residentes, assegurando o acesso a uma infraestrutura essencial para a saúde pública, qualidade do território e sustentabilidade dos recursos hídricos. As intervenções: A execução da rede de drenagem de águas residuais na freguesia de Canelas - 2.ª fase; A execução da rede de drenagem de águas residuais no lugar de Bafougues - Recesinhos; A execução da rede de drenagem de águas residuais na Rua da Eira e Rua de Curros - freguesia de Paço de Sousa; A execução da rede de drenagem de águas residuais na Rua de Oleiros - freguesia de Guilhufe e Urrô; A execução da rede de drenagem de águas residuais na Rua da Agulha, Rua do Barreiro, Rua da Torre e Rua do Campo d’Além - freguesia de Galegos; A execução da rede de drenagem de águas residuais na Rua São Salvador - freguesia de Croca; E a execução da rede de drenagem de águas residuais no Lugar de Rande -freguesia de Penafiel; Estas intervenções integram o plano de expansão das infraestruturas de saneamento, promovendo um serviço mais eficaz e ambientalmente responsável. O investimento total: 1.237.598,04 € e o apoio financeiro da União Europeia: 1.009.886,36 €. [gallery columns="2" size="medium" ids="53005,53006,53007,53008,53009"]

Source LogoImediato
News Image
Esquema de tráfico denunciado por mãe de recluso extorquido começou a ser julgado

Um esquema de tráfico na cadeia de Paços de Ferreira, que foi denunciado pela mãe de um recluso que, durante três anos, pagou dívidas de droga consumida na prisão para travar agressões, começou a ser julgado esta quarta-feira no Tribunal de Penafiel. No banco dos réus sentam-se dois arguidos e um terceiro elemento, o cabecilha do esquema, que morreu em agosto passado. Os três arguidos, que foram também testemunhas na operação “Entre Grades” – uma operação levada a cabo em 2019 e na sequência da qual foram detidas 30 pessoas, entre as quais detidos cinco guardas-prisionais, dois deles com funções de chefia – foram denunciados pela mãe de um recluso que, ao longo de três anos, pagou consumos de droga do filho, para que este não fosse agredido. A mulher foi pagando, mas em fevereiro de 2015, denunciou a extorsão ao Ministério Público que deu início a uma investigação que acabou por identificar Fábio Ribeiro, conhecido por “Fabregas”, como o mentor de um esquema de tráfico na cadeia. O recluso recebia droga das visitas e vendia-a, diretamente ou com a ajuda de outros presos, aos companheiros de cárcere. “Fabregas” foi assim acusado dos crimes de tráfico de droga e branqueamento de capitais e, no processo, outros dois reclusos também respondem por tráfico de droga. Contudo, “Fabregas” faleceu em agosto deste ano, enquanto ainda estava em reclusão e o julgamento arrancou esta quarta-feira com apenas dois arguidos, acusados de tráfico de droga, que não quiseram prestar declarações ao coletivo de juízes.

Source LogoImediato
News Image
Juventude Pacense recebe SC Tomar este sábado no Campeonato Placard

O Juventude Pacense / Des Compagnons volta a jogar em casa este sábado, dia 6 de dezembro, às 17h30, frente ao SC Tomar / IPT, em mais uma jornada do Campeonato Placard de Hóquei em Patins. A partida realiza-se no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira e promete ser um duelo intenso entre duas equipas que procuram pontos importantes. Em antevisão ao encontro, o treinador Hugo Azevedo destacou “a importância de manter a concentração e aproveitar o fator casa”, sublinhando que “o apoio dos adeptos será fundamental para alcançar um bom resultado”. A entrada é gratuita e o clube apela à presença dos pacenses para apoiar a equipa. https://youtu.be/dLVZWloSW1A

Source LogoImediato
News Image
Aqueduto de Bustelo passa a ser património público

O Aqueduto de Penafiel passa agora a integrar o património público, após décadas de permanência em esfera privada, graças à intervenção da Câmara Municipal de Penafiel, que garantiu a sua cedência ao Município. Trata-se de um marco histórico e identitário do concelho, cuja preservação representa um passo importante na valorização do património local. Este aqueduto é um dos elementos patrimoniais do Mosteiro de São Miguel de Bustelo, classificado como Imóvel de Interesse Público, cujo conjunto monacal se destaca pela sua importância histórica, arquitetónica e cultural, com origens documentadas desde o século XI. A integração do aqueduto no património municipal representa o culminar de um processo conduzido diretamente pelo Presidente da Câmara Municipal, que nas últimas semanas assumiu uma intervenção firme e determinada, no seguimento da derrocada parcial registada devido ao mau tempo. “Com esta doação, o Aqueduto de Bustelo passa finalmente a estar sob a responsabilidade direta do Município. É um passo histórico, que garante capacidade de intervenção, conservação e valorização deste monumento”, referiu Pedro Cepeda, presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “desta forma, estamos a proteger o nosso património e a assegurar a preservação deste aqueduto que tem muito significado junto da comunidade”. A autarquia tem vindo a trabalhar em estreita articulação com as entidades nacionais responsáveis pela área do património, nomeadamente o Património Cultural I.P. e a CCDR-N – Cultura, no sentido de preparar a intervenção a realizar no monumento. Encontra-se em desenvolvimento um projeto de conservação e recuperação de património, garantindo uma abordagem técnica rigorosa, adequada às exigências de proteção deste bem histórico. “Deixamos um agradecimento público aos proprietários, António Manuel Sousa Pereira e Maria da Graça Sousa Pereira, pela disponibilidade e sensibilidade demonstradas ao permitir que este monumento passe a ser público e de todos os Penafidelenses. Passado um mês do mandato autárquico, esta é uma notícia que nos deixa particularmente felizes. Falamos de um património de enorme valor histórico e simbólico para Penafiel, que representa muito para a nossa comunidade e que, finalmente, poderá ser requalificado.”, reforçou o Presidente. Este é mais um passo no compromisso da Câmara Municipal com a preservação da memória coletiva de Penafiel e a valorização dos elementos patrimoniais que contam a história do concelho, reforçando a ligação entre passado, presente e futuro da comunidade

Source LogoImediato
News Image
Votarei nele...Votarei nele...

Quando me disponho a escrever sobre as próximas eleições ou, minimamente, sobre candidatos presidenciais, é divulgada uma sondagem inoportuna, fora do tempo, porque foi composta antes dos debates que já decorrem.  Não devia ter sido divulgada pois, de mentiras estamos nós fartos! Adiante... Bem sei que é o tempo de escolher e, porque todo o processo começou bem cedo, não há razões para não votar. Apoiada em muitos dados que considero essenciais para decidir em consciência, quase dispenso os debates, os cartazes, o folclore que se cria à volta da propaganda eleitoral. Não foi difícil escolher, eu já escolhi! Começando pelos mandatários, tenho de destacar a mandatária de A. J. Seguro, uma mulher que nunca se envolveu em política e que, desta vez, aceitou o desafio. Independente, agregadora, Maria do Carmo Fonseca é cientista e professora catedrática de Medicina, em Lisboa, que Seguro terá justificado como um bom sinal de que quer trazer "os melhores para a vida pública." Convenhamos que é muito importante esta nota de quase justificação já que, todos sabemos também, hoje, não são os melhores que fazem política. Longe disso! Neste caso concreto, gostei muito de ouvir esta mandatária que justifica ter aceitado o convite por querer "um futuro construído com inteligência, coragem e independência... Um Presidente que valoriza a Ciência, a Educação e a Cultura como forças vivas capazes de transformar o país." Paralelamente, não me interessa muito saber os nomes dos que apoiam ou não, A. J. S. Não vou, não podemos ir por aí! Nesta fase, relativamente distante da data da eleição, é compreensivo que os candidatos não tenham aberto o jogo todo e até tentem guardar alguns trunfos para os dias mais próximos das eleições, mas, os eleitores já os conhecem, já poderão decidir... Às vezes, não é preciso muito para poder escolher, olhando o presente e, sobretudo, revendo o passado. Neste sentido considero A.J.S. um homem discreto, mas competente e bastará lembrar que não fez parte dos que se deixaram ludibriar por Sócrates. Foi capaz de se remeter ao silêncio, revelando desprendimento, sensatez e coragem política. Nem todos fazem assim! Concordo com ele, que se sinta um político diferente, capaz de se distanciar das maquinações partidárias. Um Presidente da República não se escolhe pelos gritos, pela versatilidade, por ser beato ou comentador. Interessa mais assumir sinceramente o que pensa ou o que poderá realmente fazer. Mesmo que me contrariem, neste país tão fragmentado, ameaçado pela extrema-direita, faz falta alguém com as ideias certas, com convicções, com coragem, sobretudo. Sobretudo, Seguro, tem condições éticas e políticas mais do que suficientes para ser um bom candidato, a sua Biografia, demonstra-o bem. Poderá vir a ser um Presidente que apoie reformas, que aguente a contestação popular, que seja honesto, mesmo sem a chama enganadora da campanha eleitoral. Do que vejo, do que ouço observo muita inconsistência, muita confusão nos princípios que defendem. O conceito de liberdade não justifica tudo, a responsabilidade e o compromisso sério são os valores fortes, capazes de liderar, de convencer, de compreender as questões do nosso mundo contemporâneo. Acredito nesses valores, acredito na capacidade, na vontade permanente de Seguro para mudar, para melhorar a vida das pessoas, hoje. Não tiro qualquer proveito desta mensagem que aqui registo, hoje. Não interessa! Tal como Seguro respondeu um dia a uma sua aluna indecisa, eu recordo as suas palavras: "Faça política enquanto sentir que é isso que deve fazer." Seguindo-o, votarei nele!

Source LogoImediato
News Image
Autarquia de Paredes condenada a readmitir e indemnizar funcionárias da limpeza despedidas

O Tribunal do Trabalho de Penafiel deu razão a 13 funcionárias da limpeza dos centros de saúde de Paredes, que tinham sido despedidas na sequência da passagem das unidades para a Câmara, e condenou a autarquia a reintegrar e indemnizar as trabalhadoras. A ação judicial foi interposta por 13 das mais de 20 funcionárias de limpeza dos centros de saúde do concelho que perderam o seu posto de trabalho, em meados de 2024, depois da Câmara Municipal de Paredes se ter recusado a garantir a manutenção dos postos de trabalho, optando por internalizar os serviços, no âmbito da transferência de competências do Ministério da Saúde. A prestação do serviço de limpeza nos centros de saúde era contratada pelo Ministério da Educação a empresas externas, sendo os trabalhadores integrados quando a concessão do serviço mudava para outra empresa, à qual o serviço fosse adjudicado. Com a transferência de competências na área da Saúde para as autarquias, este serviço passa a estar sob a alçada dos municípios que no caso de Paredes e Penafiel não asseguraram a integração das trabalhadoras. Sem trabalho e sem resposta por parte da autarquia – que quando estas se reuniram em protesto em frente à Câmara Municipal, em junho de 2024, se mostrou solidária com as trabalhadoras, mas assegurando que “houve transferência de competências de gestão dos centros de saúde para as autarquias, mas, não dos contratos de serviços de limpeza”, - 13 trabalhadoras intentaram uma ação contra a autarquia, e o Tribunal veio agora dar-lhes razão e condenar a Câmara Municipal de Paredes a reintegrá-las e a indemnizá-las. Assim, a Câmara Municipal de Paredes foi condenada a “reconhecer que foi transmitido para si, com efeitos a partir de 21.05.2024, a posição de entidade empregadora no contrato individual de trabalho” de cada uma das funcionárias, assim como a pagar a cada uma delas uma quantia de cinco mil euros (num total de 65 mil euros), a título de compensação pelos danos não patrimoniais pelo despedimento ilícito, assim o valor das retribuições, incluindo subsídio de férias e natal e uma indemnização, substitutiva da reintegração. As funcionárias intentaram a mesma ação contra a Euromex Facility Services, Lda, a empresa para a qual trabalhavam, contudo esta foi absolvida de responsabilidades pelo tribunal que entendeu que, a “posição de entidade empregadora nos contratos de trabalho” com a empresa, foram transmitidas para o município. O Jornal IMEDIATO tentou obter uma reação da Câmara Municipal de Paredes, mas não foi possível em tempo útil.

Source LogoImediato
News Image
CIMTS debateu transparência, eficiência e sustentabilidade na contratação pública

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) realizou uma conferência subordinada ao tema “Compras Públicas: Transparência, Eficiência e Sustentabilidade – O Papel das Autarquias e das Entidades Sub-Regionais na Transformação dos Contratos Públicos”, no Auditório da CIM, em Penafiel. O evento reuniu representantes de municípios, entidades intermunicipais, operadores económicos e especialistas em contratação pública, com a participação do IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, do MENAC – Mecanismo Nacional Anticorrupção, Transparência Internacional Portugal e da eSPap – Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, que contribuíram com experiências e estratégias para modernizar os processos de contratação pública. A conferência abordou desafios atuais da contratação pública, como a complexidade legislativa, a escassez de recursos humanos especializados, a necessidade de equilibrar rapidez de resposta com a legalidade e a importância das compras sustentáveis. Foram debatidas soluções práticas para tornar os procedimentos mais eficientes, incluindo: Planeamento anual de aquisições, com equipas multidisciplinares, incluindo departamentos de compras e serviços requisitantes; Otimização de processos a montante, para a redução de erros, atrasos e litigância a jusante; Desmaterialização do processo pré-contratual e futura integração de dados automáticos no Portal Base, aumentando, assim, a transparência e segurança no mesmo; e Vantagens da adoção de critérios ambientais e estratégias de envolvimento ativo das entidades públicas e operadores económicos na promoção de práticas de compras públicas mais sustentáveis. A intervenção do Presidente da CIM do Tâmega e Sousa, Nuno Fonseca, destacou a centralidade da contratação pública para o funcionamento das autarquias e a importância de trabalhar de forma integrada entre municípios, reforçando a eficiência e o impacto das decisões na região. O Primeiro-Secretário da CIM encerrou a conferência, sublinhando o compromisso da instituição com a qualificação contínua das equipas técnicas e com a implementação de práticas públicas mais transparentes, eficientes e sustentáveis. O evento proporcionou um espaço de partilha de experiências e de debate técnico, promovendo a colaboração entre municípios e entidades sub-regionais e reforçando o papel da CIM do Tâmega e Sousa na modernização da contratação pública e na promoção de políticas públicas com impacto económico, social e ambiental positivo.

Source LogoImediato
News Image
Sub-19 das Águias de Santa Marta repetem vitória diante Club Vila Real, em jogo da segunda volta

A equipa Sub-19 Futsal Feminino do FC Águias de Santa Marta venceu no passado domingo, dia 30 de novembro, a formação do Club Vila Real por 10-3, em jogo realizado no Pavilhão Desportivo de Novelas, a contar para o Campeonato Nacional As marcadoras dos golos foram Beatriz Carneiro (5 golos), Yara Costa (4 golos) e Inês Vilela (1 golo) pela equipa Penafidelense, já os golos apontados pela equipa transmontana foram de Ana Nascimento (2 golos) e Beatriz Dias (1 golo), confirmando a superioridade da equipa Penafidelense. Sob o comando técnico de Olga David, o conjunto soma agora cinco vitórias consecutivas, mantendo-se invicto na competição e destacando-se pelo ataque mais eficaz, com 31 golos marcados em apenas cinco jogos. Com este resultado, o FC Águias de Santa Marta reforça o primeiro lugar da tabela classificativa, com 15 pontos e na próxima jornada, a equipa defronta o Aliados de Lordelo, no domingo, dia 7, às 18h00, no Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis.

Source LogoImediato
Correio da ManhãCorreio da Manhã
Três acidentes na A7 em Ribeira de Pena devido a acumulação de gelo
O ParedenseO Paredense
Idoso morre em despiste após colisão na EN 319, em Aguiar de Sousa
GreensaversGreensavers
Cerca de meio milhar de focas aparecem mortas na república russa do Daguestão
Novum CanalNovum Canal
Acidente em Aguiar de Sousa provoca uma vítima mortal
News Image
Juventude Pacense conhece caminho até quartos de final da Taça de Portugal

Realizou-se esta tarde o sorteio das próximas três eliminatórias da Taça de Portugal em hóquei em patins, que levará as equipas até à «Final Four» da competição. O Juventude Pacense irá defrontar o Académico de Espinho nos 16/avos da prova. O encontro será em Espinho, frente ao atual 7º classificado da 2ª divisão nacional/zona norte e está agendado para 10 de janeiro. Caso siga em frente na competição o JP irá defrontar a 14 de fevereiro, como visitante, o vencedor do jogo Vilafranquense - AD Oeiras nos 8/avos de final. Ficou também já delineado o caminho até aos 4/os de final da Taça, sendo que caso o Juventude Pacense chegue a essa fase da prova o mais certo é receber a 12 de março o FC Porto ou SL Benfica, que se podem encontrar na eliminatória anterior, em que se perspetiva também um Oliveirense - Sporting CP. Recorde-se que o Juventude Pacense esteve presente na última «Final Four» da Taça, disputada em Famalicão, caindo na meia-final ante a Oliveirense, que acabaria derrotada na final pelo vencedor Sporting CP. Sobreira recebe Sanjoanense A outra equipa da região, o CP Sobreira joga em casa nos 16/avos da Taça frente à AD Sanjoanense, equipa da 1ª divisão nacional.

Source LogoImediato
News Image
Coaching…para quê? (205) - CONSIDERA-SE A “ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE”?

No próximo dia 4, comemora-se o  Dia da Bolacha. Por uma questão de inclusão, vamos considerar, para o mesmo efeito, o chamado Biscoito que significa “cozido duas vezes”.  Afinal, quem não gosta de uma bolachinha? Em Portugal a bolacha mais antiga é de Setúbal e foi criada em 1855. Curiosamente, a mais popular, a bolacha Maria, não teve origem em Portugal. Ela surgiu em 1874 através de uma padaria inglesa como forma de comemorar o casamento de Maria Alexandrovna da Rússia com o Duque de Edimburgo, Alfred Ernest Albert. Nesse mesmo ano, passou também a ter produção nacional, mas a bolacha Maria popularizou-se por toda a Europa, com especial destaque na Espanha, com as Galletas Maria. Se no passado era um luxo aceder a uma bolachinha, hoje encontramos nos hipermercados prateleiras com os mais variados tipos de bolachas, onde a maior dificuldade é a escolha! Neste dia, dê um miminho, a si e àqueles de quem gosta, com uma bolachinha ou biscoito para comemorar. Mas não abuse, o excesso de açúcar tem consequências nocivas! Passando agora para a metáfora patente no título, quantas pessoas já conheceu que se achavam “a última bolacha do pacote”? Quer no campo pessoal quer no profissional? Aqueles que queriam ser sempre o centro de atenção, que se consideravam superiores a tudo e a todos, e que, frequentemente, o manifestavam denegrindo ou humilhando os outros? Este excesso de “confiança”, eventualmente, esconderá uma grande insegurança e muitas fragilidades ocultas. Se é um facto que uns adquiriram e desenvolveram de forma mais notória a sua diversidade de competências, atualmente denominadas Powers Skills, também é verdade que outros já o fizeram primeiro e muitos outros o irão fazer. Assim, embora cada um com a sua unicidade, na realidade todos precisamos de todos. Então, não é o ser a última e a única “bolacha do pacote” que importa! Jamais estar orgulhoso disso! Importante é saber ser “bolacha única”, no meio de todas as outras bolachas! É relacionar-se positivamente com “todas as bolachas do “pacote” (família, organização, etc). É Permitir-se evoluir com todos e induzir evolução a todos. Afinal, pela teoria dos vasos comunicantes, o que tem mais partilha com o que tem menos, mas neste caso, ao contrário da física, quem partilha não fica com menos, e no final, todos poderão igualar o nível máximo, e pelo efeito de sinergia superar esse nível. Já agora, não se esqueça, pegar na última bolacha, nunca representa uma escolha consciente entre muitas, mas sim a escolha possível! E, frequentemente, esta não se apresenta no seu melhor estado. Através da Prática do Coaching, torne-se uma “bolacha” mais apetecível, mas sem perder a sua identidade, autenticidade, criatividade e inovação e, claro, interagindo positivamente com as restantes “bolachas”. Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”  Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Source LogoImediato
News Image
CUF Inspira distingue em Penafiel Associação para o Desenvolvimento de Figueira

A CUF, em parceria com a Fundação Manuel Violante, distinguiu a Associação para o Desenvolvimento de Figueira, em Penafiel, com o Prémio CUF Inspira no âmbito da 5.ª edição do CUF MILES. Este programa de capacitação em gestão para organizações sociais visa disseminar a formação junto destas entidades em áreas cruciais, como gestão financeira, recursos humanos, comunicação, qualidade e angariação de fundos.  A vencedora desta edição, a Associação para o Desenvolvimento de Figueira, de Penafiel, tem como missão desenvolver  respostas adequadas às necessidades da comunidade local e envolvente, através da promoção da qualidade de vida, da integração social e da promoção da autonomia, contribuindo assim para uma comunidade mais inclusiva e para o bem-estar de 850 beneficiários.  “Acreditamos que as organizações do setor social só conseguem crescer de forma sólida quando investem na sua própria capacitação. Por isso, participar no Programa MILES surgiu como uma oportunidade de aprender, refletir e melhorar a nossa forma de trabalhar, ganhar novas ferramentas para gerir melhor os nossos recursos, comunicar de forma mais eficaz e medir o impacto do que fazemos todos os dias pelas pessoas que acompanhamos”, salientou a Líder de Equipa na Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Carla Moreira,  “O Programa MILES é um impulsionador da transformação da economia social e esse é um dos objetivos estratégicos da CUF no âmbito da sua Política de Sustentabilidade”, sublinha a Diretora de Cidadania Empresarial da CUF, Mariana Ribeiro Ferreira, reforçando que “através do apoio à capacitação das organizações do terceiro setor, concedendo-lhes ferramentas e mentoria técnica para atuarem de forma mais eficaz nas comunidades onde se inserem, estamos a contribuir ativamente para ser um agente de mudança  no desenvolvimento social local”.   Para além da componente formativa, o programa inclui, ainda, mentoria técnica, tendo contado com cerca de 30 mentores voluntários da CUF que contribuem através do seu envolvimento neste projeto para que a CUF continue a impactar positivamente o desenvolvimento social dos territórios onde está presente, respondendo às reais necessidades do setor social e promovendo impactos positivos e duradouros. Em 2025, a Associação para o Desenvolvimento de Figueira, de Penafiel, a Associação NÓS, do Barreiro, e a ReFood Viseu foram as participantes que mais se destacaram pelo seu empenho e envolvimento ao longo desta jornada formativa, durante a qual as novas competências adquiridas no programa lhes permitiu otimizar recursos, e atuar de forma mais sustentável, aumentando o seu impacto nas comunidades onde estão inseridas e desenvolvem o seu trabalho.  Na sessão de encerramento da 5.ª edição do Programa, que reuniu quase uma centena de participantes, realizou-se também a cerimónia de entrega dos Prémios CUF Inspira, inseridos no Programa de Cidadania Empresarial da CUF, que distinguiu com o 1.º Prémio a Associação para o Desenvolvimento de Figueira, de Penafiel. “Com a participação neste Programa, e com as ferramentas partilhadas, procurámos reforçar  a sustentabilidade da Associação, tanto a nível organizacional como humano, mas também envolver mais a equipa e garantir que as respostas sociais e projetos que promovemos continuam a fazer a diferença na vida dos nossos utentes”, destacou a Líder de Equipa, Carla Moreira, que espera que a vitória nesta edição, “seja um ponto de partida para novos desafios e parcerias que permitam à Associação crescer e responder cada vez melhor às necessidades das pessoas que apoia, mas também dar confiança e esperança aos beneficiários, ao saber que podem contar com uma instituição que se preocupa, evolui e trabalha todos os dias para lhes oferecer mais qualidade e dignidade”. A Associação Nós, do Barreiro, que dá apoio a mais de 6.500 beneficiários, e  dedica-se a promover a inclusão social de pessoas com deficiência ou envolvidas em outras situações de desvantagem social, recebeu o 2.ª Prémio, enquanto o 3.º Prémio foi para a ReFood Viseu, uma entidade que fornece apoio a mais de três centenas de pessoas e aspira a um mundo novo, onde todos têm a comida de que necessitam e os cidadãos participam ativamente na gestão dos preciosos recursos da comunidade. Os prémios, atribuídos através de um donativo, foram de 6.000 euros para o 1.º lugar, 4.000 euros para o 2.º e 2.500 euros para o 3.º, vão permitir apoiar a implementação de projetos de impacto ao longo do próximo ano que respondam a uma necessidade identificada durante a formação e em parceria com a CUF. O MILES, promovido pela Fundação Manuel Violante em parceria com a CUF, é um programa de capacitação com duração de um ano, que proporciona formação às instituições sociais em áreas como gestão financeira e de recursos humanos, comunicação, angariação de fundos, qualidade e avaliação do impacto. Com estes novos conhecimentos, as instituições desenvolvem planos estratégicos adaptados às suas realidades para uma gestão mais eficiente.  Esta iniciativa integra a política de sustentabilidade da CUF, que se compromete a contribuir para o desenvolvimento social dos territórios onde está presente, focando-se nas reais necessidades das entidades do setor social, com o objetivo de criar impactos positivos e duradouros.

Source LogoImediato
News Image
Corrida de forma descomplicada: Um guia para quem deseja ingressar nesta modalidade

Corrida de forma descomplicada: Um guia para quem deseja ingressar nesta modalidade Trazendo diversos benefícios aos seus praticantes, a corrida tem ganhado cada vez mais adeptos. Para que este momento seja marcado por experiências positivas, é importante que o corredor iniciante tenha alguns cuidados de ordem prática e em relação à saúde. A primeira medida deve ser passar por consulta médica: Muito importante, sobretudo para quem possui alguma doença ou é sedentário, o atendimento médico avaliará a saúde cardiovascular do corredor, bem como outros aspectos. Equipamentos indispensáveis para quem deseja começar a correr: Escolher o Equipamento de Running ideal é de grande importância para quem deseja iniciar na corrida. Veja: A importância de se utilizar o tênis mais adequado: O calçado ideal precisa dar estabilidade, bem como promover a absorção do impacto durante as corridas. Com isso, lesões e dores nos joelhos são evitadas, assim como nos quadris e na coluna. Opte por roupas confortáveis e que sejam práticas: Além de leves e confortáveis, as peças precisam ser confeccionadas em tecidos respiráveis, favorecendo a secagem do suor. A presença de bolsos, por sua vez, confere maior praticidade às roupas de corrida. Conheça os cuidados indispensáveis com o corpo: Tão importantes quanto a escolha de equipamentos para corrida, os cuidados com a saúde asseguram uma prova tranquila. Confira: Alongamentos, aquecimento e manutenção da boa postura: A preparação de articulações e músculos deve ser feita por meio da prática de alongamento e aquecimento. Estas medidas melhoram a circulação do sangue e as condições do corpo diante da corrida. Dentre as áreas que devem ser alongadas estão as partes anteriores e posteriores das coxas, costas e panturrilhas. O aquecimento deve ser realizado após o alongamento, podendo consistir em leves e breves caminhadas. Tão logo a corrida termine, é importante realizar novos alongamentos. O corredor deve manter os quadris em posição de neutralidade, evitando inclinações do corpo. Além disso, é necessário que a cabeça permaneça alinhada em relação à coluna. As costas devem permanecer retas e os ombros precisam estar relaxados, evitando-se curvaturas para a frente. Desse modo, lesões são evitadas. Deve-se inspirar o ar pelo nariz e expirá-lo pela boca. Não se esqueça de manter a hidratação e uma boa alimentação: Antes e depois das provas, é fundamental que o atleta mantenha a hidratação do corpo, por meio de água e bebidas isotônicas. A alimentação deve ser rica em carboidratos, fibras e proteínas. Comece a correr aos poucos e elabore um planejamento da corrida: É recomendável que a corrida seja iniciada com treinos intervalados, alternando-se caminhada e corrida. O ritmo aumentado gradativamente, a realização de um plano de corrida e as demais medidas promovem uma prova equilibrada e satisfatória.

Source LogoImediato
News Image
Empate (1-1) entre Paços e Felgueiras na II Liga

Com quase três mil espetadores nas bancadas da Mata Real, terminou com empate a um golo um derby´s do Vale do Sousa entre o FC Paços de Ferreira e o FC Felgueiras. Esteve melhor o Felgueiras no primeiro tempo, do qual saiu em vantagem com um golo do capitão Landinho à passagem da meia-hora. O conjunto de Agostinho Bento dominou o primeiro tempo por completo, ante um Paços amorfo e sem ligação entre os sectores da equipa. Os Castores fizeram duas alterações ao intervalo e as entradas de Nuno Cunha e Vlad acabaram por virar a tendência da partida para o lado pacense. Logo a abrir Costinha, isolado, atirou à trave da baliza felgueirense, prenúncio da igualdade que surgiria aos 63 minutos por João Victor, que se isolou e bateu Cristiano, estabelecendo o 1-1. O Paços cresceu com o golo e um espetacular remate de Vlad raspou o poste da baliza adversária. No entanto, foi Diego Fernandes a ter a mais clara oportunidade de golo quando, sozinho, rematou à figura do guarda-redes adversário. O empate acabou por persistir até final e fez jus às partes distintas do jogo. O FC Felgueiras passou a somar 13 pontos e está no 13º lugar da classificação, enquanto o Paços tem 12 pontos e ocupa o 15º lugar. Na próxima jornada o FC Paços de Ferreira desloca-se a Chaves (domingo, 15h30), enquanto o FC Felgueiras recebe no sábado (11h00) o Sporting CP «B».

Source LogoImediato
News Image
Freamunde e a Independência: uma memória senhorial

O Dia da Restauração da Independência, celebrado a 1 de dezembro, é uma oportunidade para compreender como a história nacional se reflete na identidade local. O território de Freamunde, ainda hoje conhecido por alguns como “terra dos espanhóis”, guarda uma ligação direta aos acontecimentos que marcaram Portugal no século XVII. Por que “terra dos espanhóis”? Durante a União Ibérica (1580-1640), Portugal esteve sob domínio da Coroa espanhola. A poderosa Casa dos Meneses, Marqueses de Vila Real, senhores da Honra de Sobrosa, à qual Freamunde pertencia, manteve fortes ligações à monarquia filipina. Quando ocorreu a Restauração da Independência, em 1640, esta família conspirou contra D. João IV, sendo condenada e perdendo os seus bens. Essa associação histórica gerou, na memória popular, o epíteto “espanhóis”, que ainda hoje alguns usam para designar os freamundenses. Da Casa dos Meneses à Casa do Infantado Em 1654, os bens confiscados aos Meneses foram integrados na Casa do Infantado, criada para sustentar os filhos secundogénitos da Coroa. Assim, Freamunde passou de território senhorial para administração régia. Vestígios dessa linhagem permanecem, como a Casa de São Francisco, ligada aos Meneses e hoje sede da Casa das Artes, adquirida pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Capão: tradição com raízes nobres A famosa Festa do Capão, associada a Santa Luzia, tem origem em práticas gastronómicas da nobreza europeia, incluindo a espanhola. O capão, símbolo de requinte, era servido em banquetes aristocráticos e tornou-se, em Freamunde, um elemento identitário que une história e gastronomia. Esta tradição, longe de ser apenas culinária, é um reflexo da herança cultural que atravessou séculos. Identidade e cultura Hoje, essa memória convive com a secular Festa de Santa Luzia e Feira do Capão, reforçando o orgulho local. Compreender estas raízes ajuda-nos a valorizar a história e a perceber como um simples epíteto “espanhóis” traduz uma narrativa complexa de alianças, perdas e permanências. Ricardo Pereira, 01 dez. 2025

Source LogoImediato
News Image
Ainda se lembram dos campeonatos?

O futebol português é fértil em episódios únicos, comparando com os campeonatos dos outros países europeus e neste caso, pela parte negativa. A paragem para as seleções obriga a parar a competição durante quinze dias. Nesse período podem-se afinar processos, curar lesões e até reformular objetivos, mas aqui ressalvo as equipas que têm muita gente ao serviço das seleções, porque esses ficam sem os seus melhores elementos e nesses casos os treinadores pouco podem acrescentar. Quando acabam os jogos das seleções, há jogadores que vêm condicionados, outros que nem foram utilizados e outros que chegam mesmo em cima do próximo jogo. Considerando que nada se pode fazer, porque as competições das seleções são importantes e os calendários da FIFA são o que são, então compete às ligas dos países tentarem menorizar os estragos. Mas acontece precisamente o contrário em Portugal ao colocar insistentemente eliminatórias da Taça de Portugal imediatamente a seguir. Se por um lado pode até haver um ou outro jogo equilibrado, muitos deles são para cumprir calendário e o ritmo competitivo interrompido durante três semanas, acaba por surtir efeito negativo. A acrescentar a tudo isto, temos ainda os clubes que já estão afastados da Taça de Portugal e aí o cenário ainda se complica mais. Estar três semanas sem competir retira o ritmo competitivo às equipas e, como se já não bastasse, arrefece o ânimo dos seus adeptos, que no caso das equipas mal classificadas, ainda perdem mais a vontade de voltar aos estádios. Até nos esquecemos dos campeonatos e não fossem os países onde o futebol é mais respeitado, continuarem a ter jogos de qualidade, até nos esquecíamos do futebol. Se isso contribui para a valorização do espetáculo futebolístico, eu acho que não, mas os entendidos, ou desentendidos na matéria, teimam em achar o contrário… A confirmar tudo isto, nem vou hoje falar do Paços de Ferreira, porque parece parado, tanto na evolução da equipa, como na concretização da tão promissora SAD. Vencer o próximo jogo, pode trazer mais uma botija de oxigénio a uma equipa que teima em se manter moribunda…

Source LogoImediato
News Image
Juventude Pacense segue para os 16 avos da Taça de Portugal

O Juventude Pacense carimbou esta tarde a passagem aos 16 avos de final da Taça de Portugal em hóquei em patins, ao vencer fora o CAR Taipense, por 5-2. Na semana em que atingiu os 100 jogos pelo Juventude Pacense, o capitão Miccoli fez questão de assinalar a preceito o simbólico número e concluiu um hat trick frente ao cinco das Caldas das Taipas. A equipa pacense confirmou o seu favoritismo frente ao Taipense, conjunto da 3ª divisão nacional, e abriu o 3-0 no marcador, com golos de Miccoli, Filipe Flórido e Pedro Rocha, tendo permitido que Afonso Ferreira reduzisse para a equipa da casa pouco antes do intervalo. O segundo tempo abriu com o Taipense a colocar a diferença mínima no marcador (2-3), com um golo de Nélson Silva e só perto dos 10 minutos é que o Juventude abriu de novo uma vantagem confortável com um bis de Miccoli, que estabeleceu o 2-5 final. No próximo sábado o Juventude regressa ao campeonato, recebendo no pavilhão municipal de Paços de Ferreira o Sporting de Tomar (17h30) para a 8ª jornada da competição.

Source LogoImediato
News Image
Ucrânia e o projeto Europeu

No dia em que escrevo este artigo, surge a notícia de que a Ucrânia aceitará um acordo imposto pelos Estados Unidos e penso que eu não usei termos errados. Aliás desde cedo Trump disse ao que vinha e como vinha. Depois de quatro anos de conflito, onde os discursos renegavam qualquer cedência às pretensões da Rússia, formada uma espécie de frente unida da Europa, poderá soar estranho a muitos de nós existir a cedência de território ucraniano, mas no fundo era a solução, pragmática e inevitável. Quem avaliar os efeitos secundários que este acordo terá em alguns valores humanistas que são a base das sociedades evoluídas, dirá que estamos num momento muito delicado da evolução da humanidade. No entanto a questão poderá ser mesmo essa, como se avalia hoje o que são sociedades evoluídas? Qual o aspeto que devemos privilegiar nessa avaliação? A condição financeira? O acesso à saúde? A liberdade democrática? Utilizamos o IDH: Índice de Desenvolvimento Humano? Eis que surge a grande questão que a humanidade enfrenta: a falta de noção coletiva que se vai instalando nos indivíduos e o surgimento de uma lógica individualista dos movimentos coletivos. Eu corro o risco de estar a ser limitado e enviesado na minha análise, mas quando comparo algumas das questões que hoje movem a sociedade com as causas de décadas passadas, algo se perdeu pelo caminho… Mas não perdendo o foco deste texto, caso se verifique o acordo nos termos conhecidos, a Europa como bloco, fica neste momento numa posição que se torna vergonhosa e incómoda para todos os governantes europeus. A União Europeia mostrou que de facto é uma flor com raízes na Comunidade Económica Europeia. No panorama mundial se este acordo se concretizar nos termos conhecidos fica uma imagem de que somos um bloco económico que aos poucos se vai tornando pouco relevante, politicamente nem sequer somos um bloco e militarmente não posso avaliar porque nem existimos! A União Europeia mostrou ser uma manta de retalhos, unida por regras e regulamentos que não permitem posições firmes, ficando sujeitas aos momentos políticos dos países que a compõem. Não haverá um caminho único, mas espero que a Ucrânia sirva como ponto de partida para se iniciar uma reflexão ao nível europeu sobre o que realmente querem os europeus da União Europeia. Estamos dispostos a abdicar de parte da nossa soberania e caminhar numa lógica federalista? Devemos apenas cingir a uma união económica? O certo é que mantermos esta manta de retalhos onde se discute a distribuição de fundos e mercados, com demasiadas micro-questões, muito pouco sobre o futuro coletivo do projeto europeu só nos conduz a tornar-nos irrelevantes no panorama mundial. Olhando à história da humanidade, todos os grandes impérios caíram criando períodos de grandes vazios humanistas, cabe a nós olhar para a humanidade, como os homens e mulheres que a compõem e saber respeita-nos a todos na nossa realidade sabendo que enquanto seres humanos somos capazes das maiores descobertas e das maiores atrocidades.

Source LogoImediato
News Image
Município de Lousada pioneiro no financiamento à investigação científica

Andreia Mósca, jovem investigadora da GIMM, natural do Barreiro, foi a vencedora da segunda edição do Prémio Dr. Mário Fonseca, com o tempo a “Unveiling the hidden impact of gammaherpesviruses on Plasmodium liver-stage infection and immunity". O «Prémio Dr. Mário Fonseca» foi o criado por um município em Portugal para financiar a investigação em ciência, tendo desta feita o Município de Lousada e a Soma Group atribuído 30.000 euros de financiamento para o desenvolvimento de um estudo sobre as vacinas contra a Malária. A Prof. Dra. Flávia Sousa foi júri do prémio, tendo Nélson Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Lousada agradecido ao Prof. Dr. Sobrinho Simões, à Prof. Dra. Sandra Tavares (vencedora da edição anterior) e à Dra. Isabel Peixoto "pela excelente tertúlia que proporcionaram" a quem assistiu à cerimónia. Sublinhando que o prémio Dr. Mário Fonseca já permitiu financiar "experiências únicas a nível mundial no combate ao cancro da mama".

Source LogoImediato
News Image
FC Boelhe inaugura "sonhado" relvado sintético

O relvado sintético do campo de jogos do FC Boelhe foi inaugurado este sábado, numa cerimónia que contou com representantes dos órgãos autárquicos e do Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, que benzeu a obra. Este é um sonho concretizado para o clube representativo da freguesia penafidelense, que já vai nos 51 anos de existência. Aqui ficam os testemunhos das entidades presentes no evento: D. Vitorino Soares - Bispo auxiliar do Porto “O desporto e o futebol ainda une as pessoas. É um meio de concórdia e de transformação do mundo. Que este espaço possa ser de concórdia, de comunidade, de união e de saúde - não só física mas também espiritual. Parabéns a todos os que levaram a bom termo esta tarefa”. Filipe Rocha - Presidente do FC Boelhe “Hoje é um dia histórico para a nossa terra, um dia sonhado por tantos e agora concretizado. Só quem sente é que sabe. Um muito obrigado a todos vós que - à chuva ou ao sol, em casa ou fora, ao sábado ou domingo - nunca desistiram deste sonho que começou há 51 anos. Continuamos juntos, como sempre,  a fazer história. Contamos com o apoio da Câmara Municipal para a próxima obra, que é a renovação dos nossos balneários”. José Neves - Presidente Associação de Futebol do Porto “Hoje, aqui, não medimos metros de relva, medimos metros de sonhos, porque 51 anos depois o sonho torna-se realidade. Parabéns Boelhe. A AF Porto e a FPF aportaram 70 mil euros a esta magnífica obra. Estou presente com muita honra”. Ricardo Campos - Presidente da Junta de Freguesia de Boelhe “Como presidente da Junta é um orgulho muito grande ter um clube como o Boelhe e a todos vocês como embaixadores. Nos próximos quatro anos podem contar com o nosso apoio em tudo que estiver ao nosso alcance, porque a nossa vontade é apoiar as nossas associações para representar cada vez mais e melhor a nossa freguesia.” Pedro Cepeda - Presidente CM Penafiel “Esta comunidade é conhecida pela sua força, resiliência e capacidade de lutar por aquilo em que acredita. E nesta obra hoje inaugurada também assim o foi. O meu reconhecimento a todos aqueles que se empenharam na concretização deste sonho. A CM de Penafiel fez um investimento superior a 100 mil euros na concretização deste projeto, mas eu sei que cada euro é um euro investido no futuro destas crianças e desta freguesia".

Source LogoImediato
News Image
ARC Moinhos vence São Sebastião e sobe ao 2º lugar da classificação

A ARC Moinhos Futsal venceu o Futsal São Sebastião de Matosinhos e subiu ao 2º lugar da série 2 da 1ª divisão da AF Porto. O jogo foi muito disputado e com alternância na vantagem. Começou melhor o Moinhos ao fazer o 1-0, mas a equipa matosinhense deu a volta para o 1-2. A reação da equipa da casa permitiu a reviravolta e marcar até ao 4-2 final. Foi a segunda vitória consecutiva da ARC Moinhos, fruto dos golos de Gomes, Bruninho (bisou) e Gonçalo, o que permitiu à equipa dar um salto significativo na classificação e ficar a apenas 1 ponto do líder FC Paços de Ferreira «B». A segunda posição à condição (pode ser ultrapassada pelo Mosteiro que tem um jogo a menos) é fruto das três vitórias e um empate já alcançados, sendo que apenas concedeu uma derrota. Na próxima sexta-feira joga-se a 7ª jornada, com a deslocação ao Valmesio Futsal (Lousada).

Source LogoImediato
News Image
Mercadona participa na campanha do Banco Alimentar Contra a Fome

A Mercadona, empresa de supermercados, junta-se, uma vez mais, à campanha “Toda a Ajuda Vale” organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome, entre os dias 28 de novembro a 7 de dezembro. A empresa coloca os seus pontos de venda à disposição desta campanha, com o objetivo de dar aos seus “Chefes” a possibilidade de participar através de angariação de fundos. À semelhança de anos anteriores, a colaboração da Mercadona nesta campanha do Banco Alimentar efetua-se mediante doações monetárias, em múltiplos de 1€, que os “Chefes” poderão realizar no momento da compra, na caixa de pagamento. A doação em caixa permite responder, de forma mais eficiente, às necessidades reais dos beneficiários finais, já que o montante doado será convertido integralmente em alimentos que os Bancos Alimentares participantes mais precisam, nas quantidades que necessitam, e entregues ao longo de todo o ano. Tudo isto com o objetivo de contribuir para melhorar as suas condições de vida, algo que a empresa considera fundamental, já que a doação de bens essenciais é uma forma de apoiar a comunidade envolvente. Na campanha que decorre até 7 de dezembro, a Mercadona irá adicionar ao montante doado pelos clientes uma contribuição extra de 10%. Este valor adicional será totalmente convertido em alimentos e entregue ao Banco Alimentar local. Doações da Mercadona A Mercadona, dentro do seu compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, integra o seu Plano de Responsabilidade Social no dia a dia da sua atividade, através da colaboração direta com numerosas entidades sociais de diferentes tipos dedicadas à assistência a grupos vulneráveis e a pessoas com necessidades específicas, com o objetivo de contribuir para melhorar a sua situação e as possibilidades que lhes são oferecidas. No total, em 2024, a empresa doou 1.300 toneladas de alimentos o equivalente a 22.760 carrinhos de compras de bens de primeira necessidade, colaborando com 80 entidades sociais, em Portugal.

Source LogoImediato
News Image
Lousada Vila Natal 2025 começa no domingo às 18h00

A época mais encantada do ano está quase a chegar com o Lousada Vila Natal 2025 que tem início marcado para domingo, dia 30, pelas 18h00, com a inauguração oficial da Iluminação de Natal, e prolonga-se até 11 de janeiro, culminando com o já emblemático Lousada Bebé Natal. A abertura esteve prevista para sábado, mas devido à previsão de chuva forte, passa a ser no domingo. Na abertura da das comemorações de Natal vai estar presente o Ensemble de Clarinetes do Conservatório do Vale do Sousa e a Liliana Martins. Como é tradição, o Mercado de Natal volta a ser um dos grandes destaques da programação. A abertura é feita com o Mercado Associativo, nos dias 30 de novembro a 1 de dezembro, numa mostra dedicada às coletividades e instituições do concelho. Entre 5 e 23 de dezembro, a Avenida Senhor dos Aflitos transforma-se num verdadeiro ponto de encontro das famílias, onde não vão faltar peças de artesanato, produtos regionais e a doçaria tradicional que aquece o coração. Os fins de semana prometem ainda mais animação, com música ao vivo, animação de rua e o comboio de Natal, que vai fazer as delícias dos mais pequenos. A partir de 5 de dezembro, a animação alarga-se à Praça das Pocinhas com o Vila Market, uma feira de stocks que, até dia 8, reúne o melhor do comércio local. Roupa, calçado, acessórios e muitas oportunidades com preços especiais, num ambiente festivo que incentiva as compras no comércio de proximidade. A programação cultural e desportiva estende-se por todo o mês. No dia 12, o Coro Infantil e Juvenil do Conservatório do Vale do Sousa apresenta a cantata “Criança Milagre”. Seguem-se dois dias especialmente dedicados às famílias: a Corrida S. Silvestre da Pequenada e o Concerto de Natal, no dia 13, com o Bando das Gaitas e a participação especial de Daniel Pinto. Já no dia 14, domingo, vive-se um dos momentos mais esperados: a Chegada do Pai Natal, acompanhada pelo animado Desfile de Pais Natais Motards. Durante esta quadra, os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo vão ter a oportunidade de escrever o seu postal ao Pai Natal, depositando-o na caixa de correio instalada junto à sua Casa, para seguir viagem precisamente no dia 14. No dia 20, realiza-se a tradicional Corrida de S. Silvestre, organizada pela LADEC – Lousada Associação de Eventos Culturais em parceria com o Município, que este ano conta com a atleta Sara Moreira como madrinha. No dia 21, a magia continua com a Parada de Natal, onde personagens natalícias, música e dança enchem as ruas de cor e fantasia. Entre 20 e 23 de dezembro, a tenda da Praça das Pocinhas transforma-se no animado Lousada Natal Fun Park, um espaço pensado para o divertimento das crianças, com insufláveis, jogos e várias atividades que prometem grandes momentos em família. A tradição mantém-se no dia 26, com a realização da Feira das Oitavas, e, a fechar o ano, a Passagem de Ano na Praça das Pocinhas, que oferece muita música, animação contínua e espetáculo pirotécnico entre as 22h00 e as 3h30. Para o público sénior, o Sarau de Natal, no dia 19, garante também uma celebração cheia de proximidade e alegria. As crianças do pré-escolar e 1.º ciclo vão ter acesso a desenhos para colorir e participar no concurso dos Soldadinhos de Chumbo, de modo individual. Para que as atividades possam ser sinónimo de convívio, o mesmo público-alvo vai ser desafiado a decorar a janela da respetiva sala. A terminar as comemorações, no dia 11 de janeiro, realiza-se o Bebé Natal, uma homenagem aos bebés nascidos em 2025. As inscrições devem ser feitas até 5 de janeiro, através do site do Município (www.cm-lousada.pt/p/bebenatal), ou presencialmente na Divisão de Ação Social, mediante apresentação da certidão de nascimento.

Source LogoImediato
News Image
A Ética que Nos Falta

Há palavras que se desgastam de tanto serem usadas - “transparência”, “integridade”, “responsabilidade”. Soam bem em discursos, brilham em campanhas, mas esbatem-se no dia a dia da política como tinta lavada pela chuva. Fala-se muito de ética, mas pouco se pratica. E, no entanto, nada é mais urgente do que devolvê-la ao centro da vida pública. A política, por definição, deveria ser o espaço do serviço - a arte de cuidar da coisa pública, de zelar pelo bem comum. Mas quando a ética desaparece, a política transforma-se em mero exercício de poder, em teatro de conveniências, em feira de vaidades. Sem ética, o político deixa de ser servidor e torna-se protagonista; o cidadão, que deveria ser o foco, converte-se em espectador cansado. O problema é que a ética não se impõe por decreto, nem se ensina apenas em códigos de conduta. É um hábito, um modo de estar. Requer coerência entre o que se diz e o que se faz, coragem para admitir erros e humildade para ouvir os outros. A ética é a política feita com consciência, e a consciência, essa, não se compra nem se troca. Vivemos tempos em que a desconfiança se tornou quase instintiva. Cada novo escândalo é recebido não com surpresa, mas com resignação. “São todos iguais”, repete-se. E é precisamente essa indiferença que corrói a democracia por dentro. Quando o cidadão já não acredita, desliga-se; e quando o cidadão se desliga, o poder fica entregue a quem menos o merece. Reerguer a ética na política não é utopia. É necessidade. Começa por gestos simples: transparência real, prestação de contas, respeito pelas instituições, e, sobretudo, exemplo. Porque o exemplo, na política, é o primeiro e o último argumento. Talvez um dia voltemos a ver a política como um espaço nobre, onde servir é maior do que vencer. Até lá, resta-nos exigir - e praticar - ética, cada um à sua medida. Afinal, a democracia é, também, um espelho de nós.

Source LogoImediato
News Image
Professor José Neto lança novo livro

O Professor José Neto vai apresentar amanhã, dia 29, o seu novo livro, intitulado “Em Nome da Vida – Memória, Gratidão, Saudade”. A sessão está marcada para as 21 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Naquele que é o seu 14.º livro, José Neto relata, ao longo de 376 páginas, diversas fases da sua vida. “É um livro que representa um código de valores, em vários níveis existências, que anunciam esta boa nova de felicidade daquilo me acompanha, daquilo que faço e que continuo com vontade de fazer”, referiu o autor ao Jornal IMEDIATO. Com uma nota autográfica muito vincada, o livro é composto por quatro partes. “A primeira devidamente orientada por um aspeto estritamente pessoal, onde nela eu desnudo o meu despertar para a vida, incluindo a dimensão pessoal e social, a minha história de vida com os meus avós, com quem fui criado em Penamaior. Depois o crescimento para a vida, os meus traumas, incluindo a morte do meu avô, que me deixou muito abalado e a minha entrada na Força Aérea”, explica. Além disso, “expressa alguns diálogos que tive com Jesus Cristo e que tiveram influência na minha vida até a entrada em Direito em Coimbra, depois ao ensino e mais tarde à Educação física e desporto e a minha vida enquanto estudante e professor”, acrescentou. A segunda parte da história relata o percurso de José Neto como professor, nas escolas e na Universidade, seguindo-se um capítulo relacionado com a sua dedicação ao apoio da alta competição, a dedicação aos atletas, os prémios conquistados, temática do doutoramento, o desporto nas cadeias. No último capítulo, o livro dedica-se a objeto de estudo, “um cheirinho dos livros que fui publicando, um resumo de cada um deles, em artigos publicados nos jornais, excertos de conferencias e palestras, temas que foram objeto de reflexão ao longo da minha vida”. E termina com três artigos do professor Manuel Sérgio, “o meu querido e amado professor”, uma pessoa que sempre admirou e com quem, assegura, aprendeu muito.

Source LogoImediato
News Image
Detido por posse ilegal de arma em encontro tuning

Um homem de 19 anos foi detido pela GNR de Paços de Ferreira, por posse ilegal de arma, no concelho de Paços de Ferreira. No âmbito de uma denúncia que dava conta de uma alegada concentração de veículos com alterações às suas características estéticas e/ou mecânicas, vulgarmente denominados veículos tuning, no concelho de Paços de Ferreira, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, onde abordaram o condutor de uma viatura suspeita. No decorrer da ação, foi realizada uma busca sumária ao veículo, tendo sido possível apurar que o homem transportava no interior da viatura um aerossol de defesa (gás pimenta), sem que para tal estivesse devidamente autorizado, motivo que levou à sua detenção. Das diligências policiais resultou a apreensão da viatura, por alteração das características técnicas, e de um aerossol de defesa (gás pimenta). O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Paços de Ferreira. A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.

Source LogoImediato
News Image
Coro pacense participou no Jubileu dos Coros em Roma

O Coro Interparoquial de Lamoso, Penamaior e Sanfins de Ferreira, da Vigararia de Paços de Ferreira) fez-se peregrino da Cidade Eterna para participar num dos maiores eventos deste Ano Jubilar: o Jubileu dos Coros. Os elementos dos coros e alguns familiares e amigos, num total de 83 peregrinos, atravessaram as Portas Santas das quatro Basílicas Papais (São Pedro no Vaticano, São Paulo Fora-de-Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão). Os eventos mais marcantes do Jubileu dos Coros foram os atos centrais no Vaticano: a Audiência Jubilar, onde ecoaram as palavras de estímulo a confiança do Papa Leão XIV, e a Missa da Solenidade de Cristo Rei do Universo, presidida pelo Santo Padre. O coro teve ainda a possibilidade de participar, pelo canto, numa missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, em honra de Santa Cecília, Virgem e Mártir Padroeira dos Cantores e Músicos, numa oportunidade valiosa para entoar os belos cânticos portugueses. Foi um momento celebrativo único e inesquecível. Esta participação no Jubileu dos Coros no Vaticano foi o culminar de uma caminhada de ano e meio de iniciativas de angariação de fundos e da experiência da Jornada Interparoquial dos Coros, decorrida entre 8 e 9 de novembro do presente ano.

Source LogoImediato
News Image
Doenças musculoesqueléticas exigem um acompanhamento médico diferenciado

As doenças musculoesqueléticas afetam grande parte da população e tornam-se mais frequentes com o envelhecimento. Na CUF, a resposta é assegurada por equipas subespecializadas e multidisciplinares para garantir maior precisão no diagnóstico e melhores resultados no tratamento. Em entrevista, Mariana Cunha Ferreira e Jorge Mendes, coordenadores de Ortopedia na CUF, explicam quais as patologias mais frequentes, a importância do diagnóstico precoce e o impacto desta abordagem na saúde musculoesquelética. Quais as doenças musculoesqueléticas que mais afetam a população? Mariana Cunha Ferreira (MCF) - As doenças musculoesqueléticas mais comuns variam conforme a região anatómica e incluem patologia traumática e degenerativa. Na coluna, são comuns fraturas vertebrais e hérnias discais agudas após esforço ou queda, bem como lombalgia crónica ou estreitamento do canal vertebral. No ombro e cotovelo, surgem frequentemente ruturas traumáticas dos tendões, fraturas, tendinites, artroses e inflamações como a epicondilite. No punho e mão, destacam-se fraturas após quedas, lesões de ligamentos, patologias degenerativas como a síndrome do túnel cárpico, rizartrose e diversas inflamações dos tendões. O joelho é uma das articulações mais afetadas, tanto por lesões traumáticas quanto por degeneração articular, sobretudo artrose. Na anca, as fraturas são muito prevalentes na população idosa, acompanhadas de condições degenerativas como artrose e tendinopatias glúteas. No pé e tornozelo, são comuns fraturas, entorses, artrose, fasceíte plantar e deformidades como joanete (hallux valgo). Na ortopedia pediátrica, são comuns fraturas típicas da infância, geralmente relacionadas com a atividade física, assim como patologias do desenvolvimento, incluindo displasia da anca e escoliose. O envelhecimento está muito associado a doenças ortopédicas, porquê? Jorge Mendes (JM) - O envelhecimento é um fator determinante no aparecimento de doenças musculoesqueléticas porque, ao longo dos anos, o corpo sofre uma série de alterações estruturais e funcionais que tornam os ossos, articulações, tendões e músculos mais vulneráveis. Com a idade, a densidade óssea diminui, aumentando o risco de fraturas. As cartilagens desgastam-se, levando a formas degenerativas como a artrose, causando dor e limitação funcional. Os tendões perdem elasticidade e resistência, tornando-se mais propensos a ruturas ou tendinopatias, enquanto a massa e força muscular diminuem, comprometendo a estabilidade articular e aumentando a suscetibilidade a quedas e lesões traumáticas. Assim, o envelhecimento não só aumenta a incidência de doenças degenerativas, como também torna as pessoas mais vulneráveis a lesões traumáticas, justificando a necessidade de acompanhamento por equipas subespecializadas que consigam intervir precocemente e de forma diferenciada para preservar função e autonomia. Que importância tem um diagnóstico precoce? JM - Um diagnóstico precoce permite intervir antes que a doença progrida, evitando complicações e  cirurgias mais complexas. A avaliação precoce por um ortopedista subespecializado na área anatómica em questão permite diagnósticos mais rápidos, precisos e orientados. É importante referir que a dor musculoesquelética não deve ser normalizada e, por isso, quando existe dor persistente, perda de mobilidade ou limitação funcional, é importante procurar ajuda especializada precocemente. Como é feito o tratamento destas doenças na CUF? MCF- Na CUF, a abordagem ao doente musculoesquelético é multidisciplinar e subespecializada. O ortopedista específico da área envolvida coordena a avaliação e o plano terapêutico, que é articulado com outras especialidades fundamentais, como fisiatria, fisioterapia, imagiologia, reumatologia, medicina desportiva e terapia ocupacional. Esta integração assegura um percurso clínico completo: diagnóstico especializado, tratamento adequado e reabilitação personalizada. Assim, cada doente é acompanhado por uma equipa que se articula entre si e que ajusta o plano de acordo com a evolução clínica, garantindo segurança e consistência ao longo de todo o processo. Porque é importante uma equipa diferenciada para o sucesso do tratamento? MCF- A Ortopedia é hoje um campo tão vasto que nenhuma abordagem generalista consegue abranger com a mesma profundidade todas as patologias. Uma equipa diferenciada aumenta a precisão do diagnóstico e eleva a qualidade do tratamento. Cada subespecialista dedica a prática clínica e formação contínua à sua área, o que lhe permite desenvolver um domínio técnico profundo sobre as patologias mais complexas, acumular maior experiência cirúrgica, escolher os tratamentos com maior precisão e evoluir constantemente, sempre apoiado na melhor evidência científica disponível. O resultado são tratamentos mais eficazes, seguros e adaptados à condição do doente. Hoje em dia, as técnicas cirúrgicas são cada vez menos invasivas, com claras vantagens para o doente. Quais os benefícios que destaca? JM - A utilização de técnicas minimamente invasivas, como a artroscopia no ombro, joelho e tornozelo, a cirurgia endoscópica no tratamento do síndrome do túnel cárpico ou abordagens cirúrgicas reduzidas na anca e na coluna, permitem tratar de forma mais precisa e menos invasiva. Os principais benefícios incluem menor dor pós-operatória, recuperação funcional mais rápida, menor risco de infeção, cicatrizes mais pequenas, regresso mais precoce às atividades e internamentos maiscurtos. A nossa equipa subespecializada utiliza estas técnicas de forma sistemática, porque cada cirurgião domina profundamente os procedimentos da sua área, permitindo resultados mais consistentes e seguros. Equipa de Ortopedia Anca/joelho Jorge Mendes Joelho Pedro Ferreira Pereira Nuno Ferreira Coluna João Duarte Silva Miguel Relvas Silva Ombro e Cotovelo Daniel Brás Lopes Maria João Leite Punho/mão Mariana Cunha Ferreira Tornozelo/pé Diogo Soares Flávia Pinto Moreira Ortopedia Pediátrica Joana Freitas Rui Moura Martins Ortopedia Geral Veiga Rodrigues   CUF Arrifana de Sousa, S.A. | Penafiel | NIPC 501319956 | Licença nº 13606/2017 | Registo ERS E134804

Source LogoImediato
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones