
Com o Natal mesmo à porta, filhoses, bolo rei, rabanadas e sonhos adornam as mesas de Natal. Ainda que os doces tradicionais continuem a ter lugar garantido à mesa, sem perder protagonismo, há cada vez mais espaço para inovações doceiras.
Deseja receber notificações?

Com o Natal mesmo à porta, filhoses, bolo rei, rabanadas e sonhos adornam as mesas de Natal. Ainda que os doces tradicionais continuem a ter lugar garantido à mesa, sem perder protagonismo, há cada vez mais espaço para inovações doceiras.

A antiga Escola Primária de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, atualmente Casa da Cultura, vai transformar-se na Scuola d’Amadeu Ferreira. O espaço será inteiramente dedicado à vida, obra e legado de um dos maiores divulgadores da língua e da cultura mirandesa.

“Anjos do Apocalipse” é a mais recente exposição de Graça Morais, inaugurada, no passado sábado, no Centro de Arte Contemporânea, em Bragança. Entre as obras, há 40 que são inéditas e traduzem o olhar da pintora sobre o lado mais negro do mundo.

A aldeia de Rio de Onor, no concelho de Bragança, foi palco de um exercício transfronteiriço de Incêndio Rural, no dia 19 de dezembro, para melhoria dos procedimentos operacionais, durante a época crítica de incêndios.

A agência da Caixa Crédito Agrícola de Parada, no concelho de Bragança, vai passar a atender apenas às terças e quintas-feiras a partir de 2 de janeiro de 2026. Com a medida, o balcão deixará de funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras.

Às portas do Natal, quando a mesa se quer farta e o tempo parece suspender-se na liturgia dos gestos antigos, há números que irrompem pela tradição dentro. O preço dos ovos, esse ingrediente humilde, praticamente invisível, mas essencial, quase duplicou em três anos.

Excecionalmente, o espaço deste editorial ficou mais curto. Não por falta de assunto, mas porque, tal como as reformas em Bragança, o que há para distribuir nunca chega para tudo.

Bragança é o distrito onde os reformados recebem as pensões mais baixas. Vila Real e Castelo Branco, acompanham o distrito, com uma média de reformas a rondar os 450 euros por mês. Já as mais altas estão em Lisboa, Setúbal e Porto.

No início de dezembro, a Alheira de Mirandela voltou a colocar Trás-os-Montes no mapa dos melhores sabores do mundo.

A cidade de Mogadouro foi o palco escolhido para a décima edição da Gala Nordeste Desporto, uma iniciativa do grupo PressNordeste, que integra a Rádio Brigantia e o Jornal Nordeste.

O filme “Feel With Us”, produzido pela PORTUGALNTN, empresa com sede em Mirandela, foi distinguido como o 3.º Melhor Filme de Turismo do Mundo, na categoria de Serviços de Turismo, no âmbito dos World Tourism Film Awards 2025.



A presidente da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Ferreira, foi eleita vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

O município de Bragança atribuiu 56 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior na primeira fase de 2025/2026. O valor total atribuído é de 47.340,00 euros.

O presidente do IPB diz que o Governo continua a financiar muito mais os alunos do Litoral do que do Interior, com a proposta, que apresentou, que pretende ajustar o valor da bolsa ao custo de vida no concelho em que o aluno irá estudar.

No distrito de Bragança, terra de gentes que sabem o peso da distância e o valor da palavra escrita, ameaça instalar-se uma sombra medonha, a da desinformação por abandono.

Começo por lhe perguntar, agora que começa um mandato como presidente eleito. O que espera deste mandato depois de suceder a Jorge Fidalgo?


Nestas eleições autárquicas, o PSD conseguiu uma votação expressiva, vencendo em todas as freguesias do, em todos os órgãos autárquicos. Viu estes resultas como um sinal de que a população está satisfeita?

Vimioso e Freixo de Espada podem ficar sem acesso a informação, depois da VASP ter admitido rever a distribuição de jornais no interior do país, devido à situação financeira que atravessa.

O Governo vai duplicar o valor das indemnizações pagas aos pastores afetados por ataques do lobo-ibérico, numa decisão que representa a primeira atualização desde 2017.

A presidente da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Ferreira, rejeitou as críticas dirigidas à decisão de aumento das tarifas da água no concelho, classificando-as como “discursos populistas”, em que se ignora a realidade financeira do município, sendo que, conforme explicou, a decisão resulta

No dia 5 de dezembro assinalou-se o Dia Internacional do Voluntário, instituído pelas Nações Unidas em 1985 para homenagear todos aqueles que dedicam parte do seu tempo a transformar comunidades e a apoiar quem mais precisa.


O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo traça como prioridades para este mandato a melhoria do acesso à saúde, a fixação e atração de população, o reforço do investimento empresarial e a consolidação do turismo. Com contas equilibradas e novos projetos em curso, o autarca defende que o Estado deve finalmente olhar para o interior “de forma diferente”, enquanto o município aposta em medidas próprias para contrariar a perda de habitantes e potenciar a qualidade de vida no concelho

Há datas que chegam como um sino que dobra por todos, lembrando-nos que a violência que se oculta por trás de portas fechadas não é um sopro distante, mas um fenómeno que atravessa silenciosamente a nossa comunidade.


Determinado a dar continuidade ao projeto iniciado, destaca a aposta nas políticas sociais, o avanço de obras estruturantes — como a nova creche municipal e o matadouro — e a afirmação de Mogadouro enquanto cidade, com novos investimentos turísticos, culturais e agrícolas já em curso para os próximos anos.