
O SC Espinho esteve representado por uma equipa de 19 atletas (10 masculinos e nove femininos).
Deseja receber notificações?

O SC Espinho esteve representado por uma equipa de 19 atletas (10 masculinos e nove femininos).

Jorge Ratola (PSD) ficará encarregue de pelouros como Finanças e Controlo Orçamental, Gestão do Património Municipal, Habitação e Proteção Civil.

Na próxima jornada, agendada para 15 de novembro, às 15h30, o SC Espinho recebe o Oliveira do Bairro, no Campo de Guetim.



O programa inaugural inclui a exposição "Da 2 à 26: vida, namoro e legado de António Gaio", com curadoria e design expositivo de Olívia Marques da Silva.

Deputada do PSD sublinhou que a erosão costeira “é um dos maiores desafios ambientais e territoriais” do país e que a pressão costeira nos concelhos de Espinho e Ovar é "particularmente intensa”.

Sandra Prata concorreu à Assembleia Municipal de Espinho pelo PSD nas Autárquicas de 12 de outubro, integrou a secretaria do Gabinete à Presidência da Câmara Municipal de Espinho de 2009 a 2021, durante os três mandatos de Joaquim Pinto Moreira.

O investimento na região Norte integra um pacote de mais de 220 milhões de euros para serem aplicados na área da Saúde, cofinanciados pela União Europeia.


A instituição apela à participação de todos, lembrando que cada contributo, por mais pequeno que seja, “faz a diferença e ajuda a fortalecer” o seu trabalho diário em prol das pessoas e da comunidade.

O partido propôs também o alargamento da rede de lojas Andante, atualmente disponível “apenas em sete dos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto”.

Num comunicado conjunto, os dois grupos políticos afirmam que o entendimento permitirá “criar condições para a execução de um programa comum que assegure o desenvolvimento contínuo do Município”.

Os projetos escolhidos terão direito a uma residência artística de uma semana em Santa Maria da Feira, e culminará na apresentação dos espetáculos durante o festival, que decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de maio.

Ao longo de seis episódios, Márcio Laranjeira aborda a violência doméstica sem recorrer a cenas gráficas, focando-se na reconstrução e resiliência das protagonistas.

A formação espinhense continua a afirmar-se no panorama da dança desportiva, com uma semana de conquistas e experiências internacionais de valor formativo e competitivo.

A próxima jornada da Liga Una Seguros reserva dois duelos importantes para as formações espinhenses: a Académica de Espinho recebe o Vitória SC, no Pavilhão Arq. Jerónimo Reis, enquanto o Sporting de Espinho mede forças com o SL Benfica, na Nave Desportiva de Espinho.

Lurdes Ganicho tomou posse como presidente da Assembleia Municipal de Espinho e anunciou como prioridade a revisão do regimento para refletir o regresso às cinco freguesias e pediu contributos.

A vitória frente ao Paços de Brandão (3-1) — a sétima em nove jornadas — mantém os “tigres” na segunda posição da tabela, com 21 pontos, a apenas um ponto da líder AD Ovarense.

António Canelas representou o SC Espinho no 74.º Campeonato Brasileiro Master, em Fortaleza, e conquistou duas medalhas de ouro (50 e 100m Mariposa) e duas de prata (100 e 200m Bruços).

A Ovarense GAVEX sofreu, este sábado, a primeira derrota da época na Liga Betclic de basquetebol, ao perder por 78-64 diante do Sporting CP, num jogo disputado em Lisboa.

O novo autarca assumiu a liderança da Câmara de Espinho com a promessa de devolver a confiança, eficiência e proximidade a um município que quer “vivo, sustentável e com futuro”.

Estão oficialmente instaladas todas as Assembleias de Freguesia do concelho de Espinho, espelho dos resultados eleitorais das Eleições Autárquicas de 12 de outubro passado. A última destas sessões decorreu na noite de ontem, 30 de outubro, em Paramos.

Deputada espinhense pediu ao Governo para tranquilizar as comunidades escolares de Espinho e Ovar, criticando a autarquia espinhense pela falta de informação sobre o processo da Escola Domingos Capela.

Após a cerimónia de instalação, realizar-se-á a primeira reunião da nova Assembleia Municipal, pelas 20h00, também no Salão Nobre.

O espetáculo de dança decorre no dia 28 de novembro, às 21h30, no Auditório de Espinho - Academia.



Ao longo de várias semanas, o festival estende-se por todo o território português, chegando a múltiplas salas de aula e auditórios universitários.

Nos dias 8 e 9 de novembro, o cinema vai sair das salas e instalar-se nos bairros dos Pescadores, Ponte D’Anta e Paramos. A iniciativa Anima VAM promete transformar ruas e praças em espaços de criação, exibição e debate.

O All Aboard nasce para acolher a riqueza criativa e a diversidade formal da animação contemporânea, valorizando linguagens híbridas e uma visão plural e dinâmica.

O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho volta a inovar com uma das suas propostas mais envolventes: o cinema imersivo, que transforma o Planetário, no Centro Multimeios, num espaço em que o público é rodeado por som e imagem.

Entre masterclasses, workshops, simpósios, apresentações de livros e mostras de projetos, a Praça Progresso será um dos lugares onde se vai refletir sobre a arte do cinema de animação.

Das exposições interativas até às sessões escolares, o FACE acolhe iniciativas que confirmam o festival como ponto de encontro cultural e criativo.


A sessão especial — intitulada “100 Anos de Vasco Granja, o Homem Que Nos Fez Sonhar” — decorrerá no dia 9 de novembro, às 18h00, no Centro Multimeios de Espinho, sob curadoria de Ricardo Blanco

O Coro “Amigos da Música” e a Banda de Música da Cidade de Espinho vão dar voz e som à sessão de abertura do CINANIMA, em homenagem ao centenário de António Gaio.

As conclusões de um estudo publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos apontam para a persistência de estereótipos etários e para a necessidade de promover uma cultura organizacional mais inclusiva.

Em entrevista, Olívia Marques da Silva, presidente da ESMAD e curadora da mostra “Da 2 à 26 – vida, namoro e legado”, partilha memórias pessoais e profissionais sobre António Gaio, revela os bastidores do documentário animado que abre o festival e explica como a exposição permite ao público conhecer de perto a sua vida, o seu legado e a forma como a história, a criação contemporânea e a Cultura se entrelaçam.

Entre 1 e 22 de novembro, a Casa da Criatividade e o Centro de Arte Oliva recebem artistas que exploram a fusão entre homenagem, inovação e descoberta musical.

A ação teve como objetivo prestar uma homenagem simbólica às mulheres que enfrentam esta doença, desafiando todos os participantes a usarem uma peça de vestuário ou acessório na cor rosa, símbolo mundial da luta contra o cancro da mama.

Na tomada de posse, ocorrida a 24 de outubro, o reeleito presidente da Junta de Freguesia de Espinho disse querer uma terra "mais organizada e dinâmica", e prometeu trabalhar "com transparência e proximidade".

O espetáculo acompanha um homem que se perde numa floresta coberta de neve, mergulhando num percurso entre a vida e a morte, o real e o imaginário. Entre memórias, dúvidas e visões, o texto de Fosse revela-se uma reflexão sobre o tempo, a solidão e a existência.

Os preços da habitação continuam em alta nas maiores cidades portuguesas e Vila Nova de Gaia está entre os municípios que mais viram os valores disparar no segundo trimestre de 2025, de acordo com o INE.

Em São João da Madeira, Renato Sousa esteve em particular destaque, ao garantir um sólido 5.º lugar da classificação geral, seguindo-se Marco Marques, que cruzou a meta na 15.ª posição.

O Grupo Desportivo da Ronda esteve em destaque nos Trilhos da Cividade, em Bagunte (Vila do Conde), somando quatro pódios individuais e triunfando também na classificação coletiva, numa performance que confirmou a força da equipa guetinense no trail nacional.

O Campeonato da Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE) viveu mais um fim de semana de intensa competição, com a realização de jogos das duas divisões da modalidade no concelho.

Ao longo de sete fins de semana, as igrejas de Santa Maria da Feira, Nogueira da Regedoura, São Paio de Oleiros, Mosteirô, Sanguedo, Lourosa e Santa Maria de Lamas serão palco de concertos.

Natural de Viana do Castelo e residente em Espinho, Guilherme de Sousa encontrou na música um espelho de tudo o que é — e de tudo o que ainda quer ser. Depois do teatro e da dança, o concorrente do “The Voice Portugal” fala da descoberta da sua voz, do medo de se expor e da necessidade de construir um universo artístico próprio.

Sócio número 1 da Nascente e diretor do Maré Viva no primeiro ano da sua publicação, em 1976, Victor de Sousa faleceu hoje aos 75 anos. Fez parte de vários elencos diretivos da Cooperativa, mantendo assim uma proximidade de décadas com uma entidade a que tanto se dedicou.

Mais de metade das promessas do programa eleitoral do PS, apresentado em 2021, não foram cumpridas ou acabaram por ser abandonadas.

Vitória pela margem mínima coloca os "tigres" a um ponto da liderança. Gil Dias marcou o único golo da partida.

Pela primeira vez, o evento sai dos espaços do museu para envolver a comunidade sénior local através do projeto “Circo sem Idade”, dinamizado pela companhia portuguesa Cia Absurda.

A proposta ainda não é lei, uma vez que terá de ser discutida na especialidade, promulgada pelo Presidente da República e publicada em Diário da República.

Entre janeiro de 2023 e outubro de 2025, o executivo municipal alocou mais um milhão de euros a grandes eventos ou animação sazonal. Na Cultura, destaque ainda para o peso das grandes produções e das iluminações festivas.

Inês Leandro, de apenas seis anos, conquistou na sua estreia o segundo lugar no escalão Juvenis I da prova nacional.

A secção de Silvalde do PS acusa o ex-presidente da Junta de ter avançado com a candidatura "à margem" do partido. José Teixeira nega as alegações, e acusa a secção de "dividir os militantes".

Em grande evidência estiveram Rodrigo Rodrigues, Ricardo Ferreira, Rodrigo Almeida e Guilherme Martins, que venceram pelo menos uma das provas em que participaram, em Castro D'Aire.

A estrutura local do PS afirma que o candidato apresentou a sua candidatura “sem que tivesse ocorrido qualquer contacto prévio com os órgãos eleitos da Secção”, considerando que tal decisão foi tomada “à margem da Secção do Partido” e representou “uma evidente desconsideração e um total desrespeito pelos órgãos próprios e pelos militantes de Silvalde”.

O SC Espinho esteve perto de surpreender o Santa Clara, da I Liga, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, e só caíram nas grandes penalidades.

Manuel Bessa, atleta do coletivo espinhense, conquistou o bronze na Madeira ao representar a seleção nacional.

A ação teve como principal objetivo promover a união e o espírito de entreajuda entre os membros da comunidade local, sensibilizando simultaneamente para as questões sociais e o combate à pobreza.

A ação, dirigida sobretudo à população sénior, pretende promover hábitos de vida saudáveis e o envelhecimento ativo, através de um conjunto de atividades gratuitas e abertas à comunidade.
Mais de 50 mil pessoas já passaram este ano, pelo menos, uma noite no concelho de Espinho. Os dados provisórios do INE, relativos ao número de pessoas que passaram, pelo menos, uma noite no concelho de Espinho indicam que este ano será o melhor de sempre para os estabelecimentos turísticos do concelho. Os hotéis continuam […]

Rita Ribeiro garante que o Bloco de Esquerda continuará a ser uma força política ativa no concelho, apesar de terem perdido representação.

Pilar Gomes, candidata da CDU, reage aos resultados eleitorais e adianta que a coligação irá “reforçar o contacto direto” com a população.

"Seguiremos, portanto, com menos cultura e menos festarola, imagino. Mas com um gestor ao leme, o que já é um começo".

Iniciativa Liberal conseguiu representação na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia de Espinho.

Para Ricardo Oliveira, cabeça de lista do Chega à Câmara Municipal, os resultados de domingo ficaram "muito aquém" das expectativas. "Fiquei mesmo muito surpreendido com a população de Espinho", disse, no rescaldo do ato eleitoral.

Sem maioria absoluta, os acordos políticos na Assembleia Municipal serão decisivos para o novo ciclo que se irá iniciar.

Luís Canelas assume a derrota do Partido Socialista no ato eleitoral de 12 de outubro, e reforça que irá "liderar a oposição" ao lado de Nuno Almeida, com "respeito e elevação" no debate.

Tendência nacional e papel crescente da direita estão entre as principais justificações para o desfecho da noite autárquica.

O novo presidente reconhece que "há muito trabalho" pela frente, nomeadamente nas áreas da limpeza urbana, habitação, recuperação do património municipal, e serviços. Diz-se "pronto" para o desafio e deixou um apelo à união local.

A promotora imobiliária acusa o município de “atrasos sucessivos e infundados na atribuição de licenças”, que terão colocado em risco os contratos já celebrados com promitentes compradores.

Amadeu Albergaria vence a Câmara da Feira, e Adelina Portela a Assembleia Municipal. Em Ovar, Domingos Silva continua, mas sem maioria, e Salvador Malheiro deverá regressar às lides locais, para assumir a presidência da Assembleia Municipal.

O próximo compromisso dos 'tigres' será a 18 de outubro, às 15h00, com o Santa Clara, para a Taça de Portugal, no Campo Joaquim Domingos Maia.

António Marques Baptista demitiu-se da presidência da Concelhia do CDS-PP Espinho, após os resultados eleitorais de ontem terem ficado abaixo das expectativas. O partido irá agora iniciar o processo para escolher uma nova liderança local.

Jorge Ratola deverá tomar posse nas próximas semanas, iniciando um mandato de quatro anos à frente dos destinos políticos do município espinhense.

A contagem atual atribui nove mandatos ao PSD, seguido do Partido Socialista (PS), com cinco mandatos, e do Movimento Independente "É por Espinho", com três. O Chega (CH) assegura dois mandatos, enquanto a Iniciativa Liberal (IL) e a CDU (PCP-PEV) elegem um cada. Para já, o BE está fora.

Vasco Ribeiro, do Partido Social Democrata (PPD/PSD), lidera de forma confortável os resultados provisórios para a Assembleia de Freguesia de Espinho.
Com mais de metade das mesas de voto já apuradas — num total de 40 mesas, estando ainda 19 por contar —, o Partido Social Democrata (PPD/PSD) segue provisoriamente na frente na eleição para a Câmara Municipal de Espinho.

O Partido Social Democrata (PPD/PSD), de Francisco Moreira, encontra-se provisoriamente na frente na eleição para a Assembleia de Freguesia de Silvalde, segundo os resultados conhecidos até ao momento.

O movimento ARIG alcançou uma vitória expressiva nas eleições para a Assembleia de Freguesia de Guetim, assegurando, até ao momento, a totalidade dos nove mandatos em disputa. A lista liderada por Alfredo Rocha obteve mais de 84% dos votos, garantindo assim a presidência da Junta de Freguesia.

Com duas mesas ainda por apurar, os resultados provisórios apontam para uma vantagem do movimento independente IP (Independentes por Paramos) nas eleições para a Assembleia de Freguesia de Paramos. PSD deverá eleger três, e é expectável que o Chega consiga também representação.

O Partido Social Democrata (PPD/PSD) surge à frente nos resultados provisórios da Câmara Municipal de Espinho, liderando a contagem de votos nas eleições autárquicas deste domingo.