
MotoGP: Liberty Media vai renovar a classe rainha sem fórmula da F1
O dia 3 de julho de 2025 marca uma data memorável na história do Campeonato do Mundo de Motociclismo: nesse dia, foi concluída a aquisição da Dorna Sports S.L., detentora dos direitos do MotoGP, pela Liberty Media Corporation. Já a 23 de junho, a Liberty Media havia recebido da Comissão Europeia a aprovação incondicional para concluir a aquisição. A Liberty adquiriu 84% da Dorna Sports, enquanto a administração do MotoGP manterá 16% da empresa. Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna desde 1998, continuará a liderar a empresa. O MotoGP está atribuído ao «Formula One Group» dentro da Liberty Media Corporation. Este inclui a Fórmula 1 (100%), o MotoGP (84%) e a Quint (100%). A Quint é um fornecedor de pacotes de bilhetes e hospitalidade para eventos desportivos e de entretenimento. Com a aquisição da MotoGP pela Liberty, os fabricantes e equipas envolvidos têm grandes esperanças de elevar o campeonato ao próximo nível. «Estamos a discutir como podemos melhorar a imagem da MotoGP e como pode ser o futuro», revelou o diretor da equipa Ducati-Lenovo, Davide Tardozzi, numa conversa a sós com a SPEEDWEEK.com. «O facto de pessoas como Carlos Ezpeleta me ouvirem significa que estão interessadas na minha opinião. Temos de nos tornar mais abertos e entrar em contacto com pessoas que ainda não são nossas fãs. Temos de descobrir o que precisamos de fazer para alcançar pessoas além do nosso mundo atual. Com «nós», refiro-me também à Ducati e aos nossos parceiros. Por exemplo, fazemos ações especiais com o Frecciarossa, o comboio de alta velocidade que atravessa toda a Itália, ou com a Telecom Italia Mobile. Quando os passageiros do comboio veem a nossa publicidade e ainda não conhecem a Ducati ou Pecco Bagnaia, talvez pensem que isso pode ser interessante para eles. Então, eles memorizam esse rosto ou essa marca.» «O presidente da Liberty, Stefano Domenicali, conhece perfeitamente o MotoGP, é um bom amigo da Ducati e também meu», descreveu o vencedor da primeira corrida do Campeonato do Mundo de Superbike em 1988, em Donington Park. «A Fórmula 1 é uma coisa, o MotoGP é outra. O que funciona na Fórmula 1 não pode ser simplesmente transferido para o MotoGP e ser perfeito lá. Ao mesmo tempo, a Liberty está aberta e pronta para discussões, por isso espero que envolvam não só as pessoas da Dorna, mas também as fábricas. Para que possamos entender exatamente como deve ser o futuro deste desporto. As fábricas devem desempenhar um papel muito importante no futuro. Se tiveres uma discussão aberta, então, entre 100 ideias, talvez haja uma que seja a certa. Um bom contrato deve ser sempre bom para todas as partes envolvidas. Nunca há um bom negócio quando apenas uma das partes tem um enorme benefício.»