menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close
left
right
Source Logo

Mundo Náutico

Down
FollowSeguir
A seguir
News Image
Apresentação da SEATY agendada para o Boot Düsseldorf

Após um lançamento oficial de grande sucesso, a SEATY, nova marca do Catana Group, prepara-se para fazer a sua estreia no Boot Düsseldorf, que decorre de 17 a 25 de janeiro de 2026. Com mais de quatro décadas de experiência na criação de catamarãs de referência, o grupo francês dá agora um novo passo, alargando o seu know-how a um conceito que reflete uma tendência global em ascensão: viver e trabalhar mais perto da água. No certame de Düsseldorf, a SEATY apresentará o seu conceito chave, “A Place Beyond Architecture”, uma visão que propõe reinventar a relação entre o ser humano e o meio aquático. O módulo que será exibido na Alemanha será apresentado na configuração OFFICE, demonstrando de forma clara a modularidade e versatilidade que distinguem este catamarã motorizado. Com uma abordagem sustentável e funcional, o SEATY OFFICE oferece soluções a profissionais — do meio marítimo ou não — que procuram um estilo de vida mais ecológico e flexível, adaptado às novas exigências do trabalho moderno e à limitação de espaço. A proposta da SEATY combina sustentabilidade, inovação tecnológica e uma paisagem incomparável. A principal mais-valia da SEATY reside no seu autêntico ADN náutico. Diferente das soluções convencionais, cada módulo é construído sobre uma plataforma de catamarã, garantindo maior estabilidade, segurança e conforto. Estabilidade e segurança: fiabilidade comprovada, sustentada por décadas de experiência do Catana Group em engenharia naval e design offshore. Além disso, a produção controlada e fiável é assegurada pela unidade de fabrico do grupo em Aveiro, Portugal. O conteúdo Apresentação da SEATY agendada para o Boot Düsseldorf aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Sleipner nomeia a NautiRadar como novo distribuidor para Portugal

A NautiRadar acaba de adicionar ao seu portfólio de marcas, a representação da Sleipner, marca especialista em sistemas de propulsores de proa e popa e sistemas de estabilização. Esta parceria reforça a presença da Sleipner no Sul da Europa e reafirma o seu compromisso em disponibilizar apoio local de elevada qualidade, know-how técnico e um serviço ao cliente de excelência em mercados náuticos estrategicamente importantes. Fundada em 1999, a NautiRadar é um distribuidor português bem estabelecido, especializado em eletrónica marítima, sistemas elétricos, soluções de energia e comunicações. Com mais de 25 anos de experiência e uma rede nacional de distribuidores que abrange Portugal continental, bem como a Madeira e os Açores, a NautiRadar serve os segmentos náutico de recreio, comercial e profissional, com um forte enfoque no serviço pós-venda e no apoio técnico. “Portugal é um mercado náutico maduro e em crescimento, e ter o parceiro local certo é essencial”, disse em comunicado Thomas Skauen, gestor de vendas de área da Sleipner. “A vasta experiência da NautiRadar, a sua competência técnica e a abordagem orientada para o cliente fazem dela um parceiro excelente para representar a Sleipner em Portugal". A nomeação da NautiRadar como novo distribuidor autorizado para Portugal entra em vigor de imediato, para assegurar a continuidade e um apoio reforçado aos clientes da Sleipner em todo o território português. O conteúdo Sleipner nomeia a NautiRadar como novo distribuidor para Portugal aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Treino do Mar compra 40% da Sea Wings

A Treino de Mar, Lda. Anunciou que adquiriu 40% do capital social da Sea Wings – Marítimo Turística, Lda., passando igualmente a deter uma opção de compra de mais 10% adicionais num futuro próximo. O valor da aquisição não foi revelado, no entanto, a entidade especializada em formação náutica, pretende com este negócio responder ao aumento da procura. “Esta aquisição visa responder à crescente procura por cursos RYA, tanto por parte dos nossos alunos como de um número significativo de clientes estrangeiros. Esta parceria permitirá ainda aperfeiçoar alguns dos conteúdos e formações já ministradas, através da integração das boas práticas e recomendações da RYA. A escolha da Sea Wings foi natural, por se tratar de uma entidade nacional com uma sólida experiência no âmbito da formação RYA.”, disse em comunicado Fernando Sá, da Treino de Mar. Criada em 2009, Treino de Mar é atualmente uma das maiores escolas de formação de Náutica de Recreio em Portugal. A sua atividade está focada na formação e certificação, no aluguer de embarcações sem skipper e na organização de navegações em flotilha. “Esta parceria resulta do reconhecimento da competência da Treino de Mar e da convicção de que a união das duas entidades permitirá, a médio prazo, consolidar uma oferta abrangente e de referência na formação RYA em Portugal.”, acrescentou Rui Silva, da Sea Wings. O conteúdo Treino do Mar compra 40% da Sea Wings aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Atenas quer ser um dos principais destinos de vela da Europa

A cidade grega de Atenas está a preparar-se para se tornar um dos principais destinos de vela da Europa graças à sua nova marina para superiates, parte do ambicioso projeto megacity Ellinikon, que representam um investimento de vários milhares de milhões de euros. Também conhecida como Agios Kosmas, em homenagem ao monge e missionário do século XVIII, São Kosmas, a nova marina promete tornar as viagens no Mediterrâneo ainda mais apelativas. A construção já começou e prevê-se que esteja totalmente operacional entre 2028 e 2029. A marina de Atenas vai oferecer mais de 400 postos de amarração para embarcações com até 80 metros de comprimento e dispor de serviços completos de abastecimento, aprovisionamento, manutenção e concierge. Além disso, os navegadores poderão ainda desfrutar de mais de 800 metros de praia e de ligações diretas ao centro da cidade de Atenas. Concebida com o foco na sustentabilidade, a marina de Atenas vai incluir sistemas energeticamente eficientes, arquitetura bioclimática e paisagismo com espécies nativas. Agios Kosmas é um dos três portos geridos pela Company Name que transformarão Atenas num epicentro náutico da Europa, com Flisvos, inaugurado em 2001 a sul do centro da cidade, e Corfu, atualmente em desenvolvimento. Este trio de infraestruturas estratégicas ao longo da costa grega vão oferecer uma rota integrada pelo Mediterrâneo oriental, facilitando a navegação para proprietários de iates e capitães. O porto faz parte do maior projeto de regeneração urbana da Europa. O Ellinikon está a ser construído no antigo aeroporto de Atenas e no complexo do estádio olímpico, a apenas 20 minutos da Acrópole. A cidade incluirá a Riviera Tower, o primeiro arranha-céus da Grécia, com 169 apartamentos de luxo, o maior distrito comercial da Europa, um parque à beira-mar com 600 hectares, hotéis de cinco estrelas, instalações desportivas e um sistema de transporte de última geração. Parte do projeto já pode ser explorada no Experience Center, onde exposições virtuais mostram como irá transformar o desenvolvimento urbano, o comércio, o lazer e a vida costeira nos próximos anos. O conteúdo Atenas quer ser um dos principais destinos de vela da Europa aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
RSW, é o novo sensor inteligente de vento da Raymarine

Concebida para velejadores, e por velejadores, o novo RSW é um transdutor leve, mas extremamente robusto. O sensor de movimento 3D contabiliza o movimento estibordo-bombordo e proa-popa da embarcação, enquanto a tecnologia Raymarine Smart Windtm compensa a torção e arqueamento do mastro e efeito “up-wash” nas velas. O transdutor de vento RSW da Raymarine é um sensor de vento de nível profissional, desenvolvido para náutica de recreio, que fornece dados precisos de velocidade e de direção de vento. Desta forma, os velejadores podem tirar partido da velocidade e direção do vento verdadeiro de alta precisão e dos cálculos polares, para tomar decisões em regata, mais inteligentes e quando mais importa, velejar com desempenho elevado. Para mais informações visite www.nautiradar.pt O conteúdo RSW, é o novo sensor inteligente de vento da Raymarine aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Startup portuguesa quer transformar a forma como o mundo utiliza motores de popa

A Ghinis Boats é uma startup portuguesa que está a redefinir a forma como o mercado náutico utiliza o espaço na popa de embarcações equipadas com motores outboard. Com um sistema patenteado que liberta até 100 por cento da área traseira quando a embarcação está ancorada, a empresa propõe uma abordagem inédita para lazer, turismo náutico, operações profissionais, defesa e militar. O sistema patenteado desloca os motores para as laterais, eliminando a limitação central imposta pelos motores de popa convencionais. Este avanço oferece maior segurança, mais conforto e possibilidades de utilização antes consideradas impraticáveis em barcos com este tipo de motorização. A patente encontra-se registada em toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Brasil e Índia, reforçando o alcance global da inovação. O barco de demonstração da empresa, um modelo de 33 pés construído em alumínio, incorpora integralmente esta tecnologia. O alumínio confere vantagens significativas, por ser mais leve, muito mais resistente, de manutenção simples, não propagar fogo e poder ser totalmente reciclado no final da sua vida útil. Além disso, permite que cada embarcação seja configurada de acordo com o gosto e as necessidades do comprador, algo cada vez mais valorizado num mercado em que as pessoas procuram soluções exclusivas e adaptadas ao seu estilo de vida. Este modelo também se destaca por já vir preparado para receber uma lança de apoio a pessoas com mobilidade reduzida, permitindo não só o embarque e desembarque como também a possibilidade de posicionar o utilizador na área de pilotagem. Trata-se de um avanço inclusivo e funcional que amplia o leque de utilizações da embarcação. Outro diferencial é que o barco é o único na sua categoria capaz de acomodar um jet ski a bordo, incluindo modelos elétricos que podem ter as suas baterias carregadas diretamente na embarcação. Esta funcionalidade abre novas possibilidades para atividades de lazer, desportos náuticos e operações que necessitem de diferentes meios aquáticos integrados num único equipamento. O sistema aceita qualquer tipo de motorização original de fábrica, sem necessidade de alterações. Motores a gasolina, diesel, elétricos ou combinações com células de hidrogénio podem ser utilizados sem comprometer homologações ou características dos fabricantes. A Ghinis Boats conta ainda com um acordo oficial com Emerson Fittipaldi para o desenvolvimento de uma linha exclusiva de embarcações com o nome do bicampeão mundial de Fórmula 1. Este contrato reforça o posicionamento da empresa no segmento premium e evidencia o interesse de figuras internacionais em associar-se à tecnologia patenteada desenvolvida em Portugal. A empresa está instalada no CRIA, Divisão de Empreendedorismo da Universidade do Algarve, e opera com um modelo ágil de produção terceirizada. O casco da primeira unidade está a ser finalizado na Holanda, seguindo para montagem e testes operacionais antes da apresentação ao público. Com a aproximação da fase de demonstração, a Ghinis Boats está agora à procura de investidores, dealers e parceiros estratégicos dispostos a apoiar a entrada da tecnologia no mercado global. A visão da empresa é clara, criar soluções inteligentes que transformem a experiência a bordo e que posicionem Portugal como referência internacional em inovação náutica. O conteúdo Startup portuguesa quer transformar a forma como o mundo utiliza motores de popa aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Bayliner C21 conquista novo prémio internacional

No passado dia 27 de novembro, em Berlim, o Bayliner C21 recebeu o prémio Best of Boats (BOB) Award 2025 na categoria Best for Beginners. Depois de vencer o Moteur Boat of the Year em Cannes há dois meses, o C21 volta agora a destacar-se no panorama europeu, confirmando o seu lugar como uma das melhores opções do mercado. O júri do Best of Boats destacou o layout versátil do deck, o design espaçoso e a excelente relação entre performance e preço, características que tornam este modelo único na sua classe. Este reconhecimento reflete o trabalho, a dedicação e a paixão de toda a equipa Bayliner na criação de embarcações acessíveis, sem comprometer qualidade e desempenho. Recorde-se que o Bayliner C21 vai estar disponível em stock no BoatCenter a partir de janeiro de 2026. O conteúdo Bayliner C21 conquista novo prémio internacional aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Primeiro clube náutico com zero emissões nasce em Maiorca

O empresário Philipp Von Arnim anunciou a criação do Mallorca Electric Boat Club, o primeiro clube de vela no Mediterrâneo baseado exclusivamente em barcos elétricos, oferecendo aos moradores e visitantes a oportunidade de navegar nas águas de Maiorca sem emissões, ruído ou impacto ambiental. Tendo por base a Marina Molinar, o Mallorca Electric Boat Club apresenta um conceito inovador em navegação de recreio: planos de adesão e corporativos que proporcionam acesso a barcos elétricos modernos e permitem aos membros desfrutar da costa de Maiorca, em Espanha, de forma sustentável e flexível, com todos os serviços premium incluídos. “O nosso objetivo é criar uma comunidade náutica que seja ecologicamente consciente, mas que, ao mesmo tempo, desfrute de todo o luxo e serviços aos quais está acostumada. Essa combinação é um atrativo único e agrega valor à experiência de navegar”, disse em comunicado Philipp Von Arnim. O clube oferece diversas opções. A adesão ao clube proporciona a liberdade de navegar sem as despesas e complicações de manutenção, seguro e os problemas inesperados que podem surgir com a propriedade de um barco. Já quem aluga um imóvel ocasionalmente pode aproveitar os passeios de barco fretados com capitão para descobrir as baías escondidas de Maiorca, nadar em águas turquesas e curtir o mar sem nenhuma responsabilidade. Por seu lado, as empresas podem reservar reuniões, dias de convívio para equipas ou eventos para clientes no mar, com serviço personalizado desfrutando das vistas deslumbrantes da costa de Maiorca. O lançamento do clube pretende a longo prazo ser o primeiro de uma rede mediterrânea e europeia de experiências de navegação ecológicas. O conteúdo Primeiro clube náutico com zero emissões nasce em Maiorca aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Ghinis Boats dá uma nova vida à popa das embarcações

A Ghinis Boats desenvolveu um sistema patenteado que altera completamente a forma como os motores de popa interagem com a popa da embarcação. A tecnologia permite que os motores, quando a embarcação está ancorada, sejam deslocados para as laterais, libertando até 100% do espaço da popa. Esse ganho de área útil cria novas possibilidades de utilização, aumentando conforto, segurança e acessibilidade. O sistema elimina a limitação tradicional dos motores fixos ao centro da popa, abrindo espaço para lazer, operação de equipamentos adicionais ou integração de soluções de resgate e mobilidade. Um dos principais diferenciais da tecnologia é a sua compatibilidade com qualquer tipo de motorização original de fábrica, sem necessidade de qualquer alteração estrutural ou mecânica. O sistema aceita motores a gasolina, diesel, elétricos e, futuramente, configurações híbridas com células de hidrogênio, mantendo sempre as características e homologações originais de cada fabricante. A patente está registada em toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Índia e Brasil, reforçando o caráter global e a proteção internacional da invenção. Por não alterar a estrutura principal do casco, o sistema pode ser aplicado a diferentes modelos e tamanhos de embarcações, ampliando significativamente o seu potencial de adoção pelo mercado. Com esta solução, a Ghinis Boats pretende redefinir o conceito de espaço e funcionalidade na popa, oferecendo às embarcações um aproveitamento até então impossível em barcos com motores de popa tradicionais. O conteúdo Ghinis Boats dá uma nova vida à popa das embarcações aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Maxim Yachts regressa ao Salão de Düsseldorf para apresentar o Max 44R

A Maxim Yachts está de regresso ao Salão Náutico de Düsseldorf, na Alemanha, para apresentar o Max 44R, o walkaround mais rápido já construído pelo estaleiro espanhol, que atinge uma velocidade máxima de 60 nós graças a três motores Yamaha XTO de 450 cv. No Salão que decorre de 17 a 25 de janeiro, o estaleiro vai mostrar o Max 44R, que combina um design contemporâneo, desempenho e atenção aos detalhes, atendendo assim às necessidades de quem gosta de barcos mais dinâmicos, e ideais para deslocações rápidas bem como para momentos mais calmos. Este novo daycruiser de 13,5 metros promete estabilidade e controlo mesmo em altas velocidades, e apresenta um layout do convés e dos interiores modulares. O conforto a bordo é garantido pelas duas áreas para banhos de sol, na proa e na popa, e pela área de refeição conversível com duas mesas dobráveis e quatro sofás, capaz de acomodar mais de dez pessoas. O teto rígido em fibra de carbono integra um sistema de som JL Audio com oito altifalantes; a consola de leme oferece quatro assentos além do piloto e conta com dois ecrãs Garmin de 16 polegadas e 11 indicadores analógicos. Para descanso, este Max 44R oferece duas cabines duplas, uma das quais pode ser convertida numa área de estar, com a possibilidade de adicionar uma terceira cabine. O conteúdo Maxim Yachts regressa ao Salão de Düsseldorf para apresentar o Max 44R aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones