menulogo
Notícias Agora
user

Sexta-feira, Agosto 8

Olá!
ai
ai briefingBriefings
left
right
Source Logo

Mundo Náutico

Down
News Image

Four Winns lança dois novos catamarãs a motor

Os novos modelos TH33 e TH38 vão competir na categoria de barcos de fibra de vidro com maior espaço no convés do que os seus concorrentes A construtora de barcos de fibra de vidro Four Winns, sediada em Michigan, nos EUA, expandiu a sua linha de catamarãs a motor com o lançamento de dois novos modelos como parte do lançamento do ano modelo 2026. Os novos modelos TH33 e TH38, com casco duplo, oferecem aos compradores mais espaço e maior estabilidade, mantendo o pedigree de desempenho da marca Four Winns. O Four Winns TH33 (na foto) e o TH38 pretendem competir por uma fatia do mercado de iates de recreio, oferecendo maior espaço no convés. Leia também: La Grande Motte apresenta 70 barcos em exposição, incluindo duas estreias mundiais Com um comprimento total de 32 pés e 11 polegadas, o TH33 oferece mais de 400 pés quadrados de espaço no convés, estendendo a sua largura de 12 pés e 6 polegadas por todo o comprimento do casco, proporcionando efetivamente um espaço comparável ao de um barco de 40 pés num pacote mais compacto. “O TH33 é um conceito único que simplesmente oferece mais aos velejadores”, disse Alexis Chas, gerente de produto da Four Winns. “O TH33 é mais do que uma nova adição à linha TH, é um novo passo ousado na redefinição da experiência dos velejadores.” O TH38, com 38 pés e 9 polegadas, oferece o mesmo conceito numa largura de 14 pés e 8 polegadas, com mais de 500 pés quadrados de espaço no convés. «O TH38 é uma resposta refinada ao que os velejadores de hoje procuram: mais espaço, maior estabilidade e liberdade para moldar as suas aventuras», acrescentou Chas. “É um barco projetado para proporcionar novas experiências e oferecer o melhor da vida na água.” Os dois novos modelos devem fazer a sua estreia mundial no próximo mês, no Cannes Yachting Festival, com a estreia nos EUA prevista para outubro, no Fort Lauderdale International Boat Show. O conteúdo Four Winns lança dois novos catamarãs a motor aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Pershing celebra quarenta anos de história

A Pershing celebra quarenta anos de história e paixão pelo mar. Um aniversário que atesta a evolução de uma marca com um impacto revolucionário no mundo náutico, através de barcos icónicos com designs arrojados, tecnologia de ponta e desempenho excecional. A Pershing não é apenas um estaleiro, mas uma expressão autêntica do luxo desportivo e do estilo italiano que definem as experiências a bordo há quatro décadas. Leia também: Pershing lança o modelo mais compacto da gama GTX A Pershing comemorou o seu 40.º aniversário com três dias magníficos de pura emoção, aventuras no mar a bordo dos iates Pershing e noites nos restaurantes mais renomados da ilha de Capri. Armadores de todo o mundo se reuniram para homenagear esta marca que continua a revolucionar os cruzeiros. Um evento exclusivo com o cenário espetacular dos majestosos Faraglioni de Capri e as águas cristalinas do Golfo de Nápoles. “Comemorar o 40º aniversário da Pershing em Capri teve um significado especial. Capri é pura beleza, como os nossos navios, e o cenário ideal para um evento extraordinário que uniu entretenimento, inovação e paixão. Num cenário natural deslumbrante, contámos a história de 40 anos de estilo, conforto e desempenho incomparáveis. Sensações que só os proprietários da Pershing podem compreender”, afirmou Alberto Galassi, CEO do Grupo Ferretti. O conteúdo Pershing celebra quarenta anos de história aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Barcelona Nautic Center inicia primeira fase de plano de investimento de 8 milhões de euros

O Barcelona Nautic Center (BNC) deu início à primeira fase de um plano de investimento trienal de 8 milhões de euros que irá modernizar as suas instalações em Moll de Llevant através de um projeto de expansão e melhoria aprovado pela Autoridade Portuária de Barcelona, na sequência da alteração da sua concessão. O plano de investimento consolidará o compromisso do BNC de se tornar um estaleiro líder para embarcações de pequeno e médio porte no Mediterrâneo Ocidental. Leia também: Barcelona vai acolher o Centro Colaborativo da Década dos Oceanos da UNESCO O elemento mais significativo da fase inicial será a aquisição de um novo guindaste móvel com capacidade para 330 toneladas, que permitirá ao BNC prestar serviços de manutenção e reforma a embarcações maiores. Este equipamento será complementado por uma grua giratória de 12,5 toneladas e pela construção de uma nova doca seca com 13 m (43 pés) de largura, concebida para prestar assistência a grandes catamarãs. As obras marítimas incluídas no projeto estão previstas para serem concluídas entre julho e outubro de 2025, bem como a entrada em funcionamento das novas instalações de docagem e lançamento.Além disso, o plano de investimento inclui as seguintes ações para os próximos dois anos: - Renovação do pavimento na área da doca seca - Modernização das instalações elétricas e hidráulicas - Adaptação de novos espaços para tripulações e utilizadores da doca seca - Desenvolvimento de 25 novos ancoradouros para embarcações entre 12 m (39 pés) e 45 m (144 pés), dedicados exclusivamente a serviços de reparação à tona. Estas melhorias fazem parte da estratégia de crescimento do Barcelona Nautic Center, que visa reforçar a sua oferta de serviços técnicos, otimizar os seus processos operacionais e melhorar a experiência global dos seus clientes e utilizadores profissionais. Com a sua localização estratégica na entrada da nova foz do rio, proporciona um ambiente único para os armadores que procuram qualidade e excelência técnica. Oferecendo uma gama completa de serviços de reparação e remodelação para iates a motor e à vela, o BNC continua a sua expansão e posiciona-se como um destino náutico de excelência no Mediterrâneo. O conteúdo Barcelona Nautic Center inicia primeira fase de plano de investimento de 8 milhões de euros aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Cannes Yachting Festival renova a sua “Rota da Inovação”

O Cannes Yachting Festival renova o seu percurso Innovation Route, dedicado às soluções mais promissoras em matéria de transição ambiental e experiência do utilizador. Propulsão elétrica, materiais de origem biológica, inteligência embarcada, otimização energética: as tecnologias apresentadas representam uma nova forma de navegar, mais responsável, mais simples e mais conectada. Em resposta às expectativas de uma nova geração de velejadores, o salão destaca projetos com grande potencial de impacto, selecionados por um júri de especialistas do setor. Este ano, uma sinalização permitirá aos visitantes identificar facilmente os expositores comprometidos, enquanto os Innovation Route Awards premiarão as iniciativas mais bem-sucedidas em quatro categorias-chave, a serem descobertas no comunicado de imprensa completo. «Além de apresentar estreias mundiais e barcos com design de ponta, o papel do Cannes Yachting Festival é também destacar os avanços tecnológicos e ambientais que estão a mudar as regras do jogo e a redefinir os padrões da náutica de recreio. Através da Innovation Route, solicitámos a seis especialistas e criámos uma classificação em quatro categorias para estudar e valorizar os expositores que se comprometem concretamente com a descarbonização do setor com soluções comprovadas — propulsão elétrica, materiais de origem biológica, sistemas inteligentes... - que traduzem uma transformação profunda e duradoura da indústria, mas também as novas tecnologias que irão melhorar a experiência dos praticantes de recreio náutico. Trata-se de uma alavanca estratégica para eles, pois beneficiam de uma maior visibilidade dos seus barcos, equipamentos ou serviços de forte impacto. Esta Innovation Route é também uma ferramenta poderosa para os visitantes, que podem orientar o seu percurso para os produtos mais inovadores e responsáveis.» explica Sylvie Ernoult, Diretora do Cannes Yachting Festival. Com esta iniciativa, o Cannes Yachting Festival afirma o seu papel de salão de referência para as inovações que moldam a náutica do futuro. O conteúdo Cannes Yachting Festival renova a sua “Rota da Inovação” aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Wakeboard Cable arrancou na Sertã

Com uma forte componente de sustentabilidade ambiental, o Campeonato Nacional de Wakeboard Cable arrancou no último fim-de-semana nas águas do Trízio (Sertã). Xavier Segadães foi a grande figura desta jornada, dominando na classe rainha - o Open Pro masculino. A próxima etapa viaja até ao Algarve no dia 16 de agosto. A praia fluvial do Trízio, situada num dos extremos da albufeira de Castelo de Bode, recebeu no passado fim-de-semana (26 de julho) a primeira etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable. Com condições perfeitas para a prática da modalidade, o Endless Wakecable Trízio recebeu a nata desta variante, nas categorias de amadores e profissionais. Além dos consagrados, esta jornada permitiu também a estreia de novos talentos, com um Open Day onde a presença de atletas femininos esteve em evidência. Dispensando a utilização de um barco, as competições de Cable têm a sua origem nos anos 50 do século passado - altura em que nasceram na Alemanha os primeiros sistemas aplicados ao Ski Náutico. As vantagens face à vertente clássica com barco são várias, a começar pela sustentabilidade ambiental - uma vez que as emissões de carbono são residuais. O aparecimento dos cable parks trouxe um custo mais acessível, o que veio democratizar a prática do Ski Náutico e do Wakeboard. Na classe rainha - o Open Profissional Masculinos - as atenções estiveram centradas em Xavier Segadães, que deu espectáculo numa final de alto nível onde pontuaram manobras muito técnicas e de elevado grau de dificuldade. Em femininos foi Mariana Lemos que brilhou com uma performance sólida, o que demonstra a crescente qualidade das atletas lusas nesta modalidade. Em Masters, houve motivos de orgulho para o público local, com o segundo lugar do estreante Adalberto Rodrigues (Sertã). O Campeonato Nacional de Wakeboard Cable é composto por três etapas e foi criado com o objetivo de promover o crescimento da modalidade em Portugal, procurando dar visibilidade ao talento nacional e incentivando novos praticantes. A primeira etapa foi organizada pelo Endless Wakecable Trízio e decorreu sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica (Secção de Ski Náutico e Wake), contando com o apoio da Câmara Municipal da Sertã, que tem vindo a apostar na promoção do desporto náutico como turismo ativo na região. A competição continua no próximo dia 16 de agosto, viajando até Algarve. A terceira etapa realiza-se a 20 e 21 de setembro em Ferreira do Zêzere. CAMPEONATO NACIONAL DE WAKEBOARD CABLE 2025 CALENDÁRIO 26 JUL . ETAPA 1 - Trízio . Sertã 16 AGO . ETAPA 2 - Lagos . Algarve 20/21 SET . ETAPA 3 - Lago Azul . Ferreira do Zêzere O conteúdo Wakeboard Cable arrancou na Sertã aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Barcelona vai acolher o Centro Colaborativo da Década dos Oceanos da UNESCO

Barcelona foi escolhida pela UNESCO para acolher o seu novo Centro Colaborativo da Década dos Oceanos (DCC), uma instalação que visa promover uma economia oceânica sustentável e equitativa no âmbito da Década das Nações Unidas para as Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030, conhecida como a Década dos Oceanos. Este centro posiciona Barcelona como líder mundial na economia azul, tornando-se a primeira cidade a liderar um dos 10 desafios globais delineados pela iniciativa. As suas atividades incidirão especificamente no desafio número 4: promover uma economia oceânica sustentável. O DCC funcionará pelo menos até 2030 e será gerido pela Fundação Barcelona Capital Náutica, que é o parceiro de implementação. O DCC começará a funcionar este ano com uma equipa de gestão e dois técnicos, com planos para expandir a equipa para cinco pessoas dentro de três anos. O novo centro faz parte de uma estratégia mais ampla que inclui projetos como o Parque Tecnológico Marítimo, o BlueTechPort e o Barcelona Sea of Science, com um investimento combinado de 142 milhões de euros e uma área de 45 000 m² ao longo da costa. Com este novo centro, Barcelona dá um passo decisivo para liderar a transição para um modelo económico azul, inovador e sustentável à escala global. O conteúdo Barcelona vai acolher o Centro Colaborativo da Década dos Oceanos da UNESCO aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

SVR Lazartigue é o primeiro dos três trimarãs foilers na Rolex Fastnet Race 2025

O SVR Lazartigue é o primeiro dos três trimarãs foilers Ultim de 100 pés a terminar a Rolex Fastnet Race 2025, sendo também o primeiro a chegar numa frota de 450 embarcações. Comandado por Tom Laperche (28 anos), terminou às 04h38 BST, com um tempo total de 1 dia, 17 horas e 18 minutos — cerca de 8 horas acima do recorde da prova estabelecido em 2023. O detentor do recorde navegou com uma tripulação de seis membros: Tom Laperche, Amélie Grassi, Antoine Gautier, Emilien Lavigne, Franck Cammas e Peter Burling. Tom Laperche - Skipper do Trimaran SVR-Lazartigue: “Duas participações na Rolex Fastnet Race e duas vitórias a bordo do Trimaran SVR-Lazartigue — estou radiante,” disse o skipper Tom Laperche. “Esta regata faz parte da grande história da vela e tem um significado especial, especialmente este ano com quatro barcos Ultim na linha de partida. Tenho ótimas memórias da última edição — tivemos uma verdadeira batalha com o Banque Populaire. A largada no Solent foi intensa e estava um pouco ansioso por um possível repeteco. Mas desta vez foi muito mais tático — uma verdadeira regata. Começámos muito bem, saímos na frente do Solent e depois o vento ao longo da costa inglesa foi muito irregular. O Mar da Irlanda foi desafiante. Fizemos uma boa aproximação ao Fastnet. Contorná-lo na liderança (após 1 dia, 4 horas, 2 minutos e 53 segundos), a 40 nós, foi simplesmente incrível. A transição de vento contra para vento a favor a alta velocidade foi espetacular. O regresso foi maioritariamente com vento favorável, mas exigiu decisões estratégicas para escolher as melhores cambadelas, sempre atentos aos adversários. A tripulação fez um trabalho incrível — houve muitas manobras. O barco tinha sido relançado apenas a 3 de julho, por isso esta vitória valida todo o trabalho realizado nos últimos meses nos ateliers da MerConcept, em Concarneau. É muito promissor para o futuro, mas vamos continuar a trabalhar para melhorar ainda mais.” O Trimaran SVR-Lazartigue também venceu a edição anterior em 2023, estabelecendo o recorde de percurso com 1 dia, 8 horas, 38 minutos e 27 segundos (até 2019, a meta era em Plymouth). Nessa altura, Tom Laperche era co-skipper ao lado de François Gabart. “Esta é a minha primeira vitória como skipper,” acrescentou Tom. “Durante os nossos quatro anos a velejar juntos, o François ensinou-me imenso. Esta transição é maravilhosa. É uma história incrível.” A equipa está agora focada nas próximas regatas em duplas, com Franck Cammas a juntar-se a Tom Laperche como co-skipper. Franck Cammas: “A Rolex Fastnet Race deu-me uma ótima oportunidade para descobrir este barco tão especial. A tripulação já o domina muito bem. O Tom assumiu plenamente o seu papel de skipper — sabe sempre como afinar o barco e qual o ritmo a impor. Antecipando tudo, encontra o equilíbrio entre velocidade e segurança. Confiamos totalmente nele. Isso é extremamente motivador para o que aí vem.” Amélie Grassi: “Uma grande vitória para o Trimaran SVR-Lazartigue — mantemos o título! Foi uma regata fantástica com um trabalho de equipa notável. Tudo correu de forma fluida a bordo. Como sempre na Rolex Fastnet Race, foi intenso. Começar com 450 barcos no Solent foi uma loucura! Depois, tivemos de lidar com muitas trocas de velas para gerir as zonas de vento fraco a caminho do Fastnet. Nunca parámos de trabalhar. No regresso, o barco deslizava sobre mar calmo — foi mágico.” O conteúdo SVR Lazartigue é o primeiro dos três trimarãs foilers na Rolex Fastnet Race 2025 aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Baglietto divulga relatório de sustentabilidade

A Baglietto, um ícone histórico da excelência italiana em iates com sede em La Spezia, especializada na construção de iates a motor de luxo, orgulhosamente anuncia o lançamento do seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, cobrindo o ano de 2024. Elaborado de forma voluntária e antecipando os requisitos regulamentares, o relatório constitui um testemunho significativo do compromisso da empresa com um crescimento sustentável, responsável e transparente. Ele fornece uma visão abrangente das iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) da Baglietto, ao mesmo tempo em que delineia seus objetivos estratégicos para os próximos anos. Leia também: Baglietto anuncia uma nova parceria criativa A empresa já adotou um Código de Ética e possui as certificações ISO 9001:2015, ISO 45001:2018 e ISO 14001:2015. “Acreditamos que investir em sustentabilidade não é apenas uma obrigação moral, mas também uma escolha estratégica para garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, disse Diego Michele Deprati, CEO da Baglietto. “É por isso que continuamos a investir em investigação e desenvolvimento, adotando soluções inovadoras e processos de produção de baixo impacto — como o Bzero project, que inclui o uso de hidrogénio verde como parte do sistema de energia e propulsão para iates com mais de 50 metros —, mantendo sempre o bem-estar das pessoas e das comunidades no centro da nossa missão.” Os principais destaques do relatório incluem: A adoção de tecnologias e materiais ecológicos nas operações do estaleiro; A implementação de políticas corporativas que promovem a diversidade, a equidade e a inclusão; O apoio a iniciativas sociais e parcerias com organizações de caridade, tanto a nível local como internacional; O desenvolvimento de atividades destinadas a preservar o património histórico de uma empresa com mais de 170 anos de história. Com este primeiro Relatório de Sustentabilidade, a Baglietto reafirma o seu compromisso de desempenhar um papel ativo na transição para uma economia mais equitativa e resiliente, contribuindo para a criação de valor partilhado em toda a cadeia de abastecimento de iates. O conteúdo Baglietto divulga relatório de sustentabilidade aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Este é o Superfast 46 e tem velocidade máxima de mais de 80 nós

A VISIONF Yachts, conhecida pelos seus catamarãs a motor de luxo de última geração, revelou a mais recente joia do seu portfólio de desempenho — o VISIONF Superfast 46, uma obra-prima de alta velocidade com 14 metros, capaz de atingir uns impressionantes 80 nós. Marcando um afastamento ousado do seu ADN de design estabelecido, este modelo revolucionário está quase concluído e já chama a atenção antes da sua estreia mundial no Cannes Yachting Festival 2025 (9 a 14 de setembro). Desenvolvido com a navegação de alto desempenho em mente, o Superfast 46 emprega técnicas avançadas de construção composta, incluindo infusão e ensacamento a vácuo com materiais de fibra de carbono multiaxial, resultando num casco leve e excecionalmente resistente. É um barco a motor que não só corta a água com agilidade, mas também se destaca pelo seu perfil elegante e aerodinâmico e pela sua manobrabilidade incomparável a altas velocidades. É potente, provocante e concebido especificamente para entusiastas que anseiam por velocidade sem compromissos. Esta é a VISIONF como nunca se viu antes. O conteúdo Este é o Superfast 46 e tem velocidade máxima de mais de 80 nós aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Beirute reforça o seu estatuto náutico com o novo lounge Privé

Este é o primeiro local de uma nova rede de lounges disponíveis para reuniões, eventos privados e outros encontros O cenário náutico de Beirute recebeu um grande impulso com o recente lançamento do primeiro Privé by The World of Yachts Lounge. Este novo espaço combina luxo e elegância, servindo como um centro para eventos privados, reuniões de negócios e outros encontros. Também abriga os escritórios da editora The World of Yachts. Desde a sua inauguração, há algumas semanas, o lounge rapidamente se tornou um dos destinos mais exclusivos de Beirute. Localizado dentro do Le Yacht Club Beirute, na Baía de Zaitunay, estabeleceu-se como um local de excelência para lazer, networking e eventos privados ao longo da costa mediterrânica. Concebido e concretizado em colaboração com a Pulina Exclusive Interiors, o Privé combina o conforto interior com o encanto ao ar livre. O espaço oferece um cenário ideal para encontros selecionados, eventos de cocktails elegantes e ocasiões privadas personalizadas, tudo num ambiente requintado e de inspiração náutica. Em todo o espaço, os hóspedes encontram colaborações dinâmicas com marcas líderes de iates, com modelos de iates e multimédia imersiva que celebram o estilo de vida marítimo global, enriquecendo ainda mais o encanto do lounge. “O Privé Lounge é a concretização da nossa visão de redefinir o luxo. Desde a sua inauguração, tem proporcionado um refúgio sofisticado no coração de Beirute, um lugar onde a elegância, a conexão e experiências inesquecíveis se unem”, afirma Ibrahim Farhat, diretor-geral da The World of Yachts. «À medida que avançamos, o nosso objetivo é estender este conceito a cidades internacionais importantes, construindo uma rede global que reflita a dedicação da The World of Yachts a experiências de estilo de vida excecionais.» Alessandro Pulina, fundador e CEO da Pulina Exclusive Interiors, acrescenta: «Esta colaboração nasceu de uma visão e paixão partilhadas com a The World of Yachts. O Privé é mais do que um lounge; é uma expressão vibrante da elegância marítima. Estamos orgulhosos de vê-lo ganhar vida e testemunhar como ele ressoa lindamente com o espírito cosmopolita de Beirute.” Com a estreia do Privé Lounge em Beirute, a The World of Yachts deu um passo ousado no luxo experiencial, oferecendo à comunidade náutica um refúgio incomparável de sofisticação, cultura e design. O conteúdo Beirute reforça o seu estatuto náutico com o novo lounge Privé aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Terceira etapa da McIntyre Mini Globe Race começa dia 26 de julho

uma prova náutica inédita, 15 velejadores solitários de oito países estão a navegar em iates idênticos de 5,8 metros (19 pés) construídos por eles próprios em madeira compensada ao redor do mundo. A frota fez uma paragem de cinco semanas em Fiji, no final da etapa 2 da extenuante McIntyre Mini Globe Race, com duração de 13 meses e 24.000 milhas náuticas. A próxima etapa 3, de 9700 milhas, deverá ser a mais difícil e perigosa, com os velejadores a cruzarem o topo da Austrália e a descerem para o Oceano Antártico até à Cidade do Cabo, na África do Sul. 14 iates partirão da Vuda Marina entre 10h30 e 11h, hora local, no dia 26 de julho (22h45 UTC do dia 25 de julho), com cobertura AO VIVO simultaneamente no Facebook/Youtube da MGR e novamente a partir das 11h45, hora local (23h45 UTC do dia 25 de julho), antes da largada às 12h, hora local. Uma inscrição australiana, Mike Blenkinsop (#99 Delja99), também conhecido como Popeye, irá se reformar nas Fiji. Fiji Warriors welcomes the 2025 Mini Globe Race fleet to Vuda Marina, Fiji. Credit: Don McIntyre / MGR 2025 Partindo das Fiji com destino à Cidade do Cabo, na África do Sul, o primeiro desafio real é atravessar a Grande Barreira de Corais, até Thursday Island ou Darwin, depois seguir para Cocos Keeling, Ilha Rodrigues e Maurício antes de chegar a Durban. A partir daí, as coisas ficam sérias. Os velejadores terão que usar todas as suas habilidades e experiência para entrar no Oceano Antártico, enfrentando a traiçoeira corrente de AGHULAS, com sistemas regulares de baixa pressão e fortes ventos contrários vindos do oeste. Não será fácil e todos sabem disso! A chegada a Cidade do Cabo está prevista para o início de dezembro de 2025, bem a tempo para as férias de Natal com a família e os amigos! Aqueles que conseguirem completar a etapa 3 poderão respirar aliviados. A retomada da regata em Cidade do Cabo está marcada para 28 de dezembro, com destino à National Sailing Academy Antigua, em março de 2026. Esta histórica McIntyre Mini Globe Race, com uma escala de cinco semanas organizada pela Vuda Marina Fiji, foi um enorme sucesso para todos os velejadores e suas equipas. Eles desfrutaram da tradicional experiência amigável das Fiji após 12.000 milhas náuticas de navegação desde Portugal em dezembro do ano passado. As excelentes instalações da Vuda Marina tornaram a manutenção e os reparos um prazer, com tudo o que era necessário à mão e uma equipa acolhedora que criou uma atmosfera de férias. Em uma palavra! O conteúdo Terceira etapa da McIntyre Mini Globe Race começa dia 26 de julho aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Elite do Remo Mundial vem a Portugal já neste fim-de-semana

Antecipando a entrada de uma nova disciplina do Remo no programa dos Jogos Olímpicos de 2028, Portugal recebe a elite da modalidade, durante o próximo fim-de-semana (19 e 20 de julho). A praia de Paço de Arcos, em Oeiras, será o centro nevrálgico da regata 1924 Pharoes e vai mostrar toda a dinâmica dos “Beach Sprints”. Estão presentes 187 atletas em representação de 13 seleções. Os próximos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 assinalam a estreia de uma nova disciplina no desporto do Remo - os Beach Sprints. Trata-se de uma autêntica revolução para a segunda maior modalidade do programa olímpico, criando uma dinâmica onde o espectáculo é parte inerente: as regatas disputam-se na praia e arrancam com os participantes a correr para os respetivos barcos. Segue-se uma prova contra relógio de apenas 500 metros navegando em slalom através de três boias. A competição termina onde começou, na linha de meta montada no areal. Portugal está sintonizado com esta nova dinâmica e vai receber, já este fim-de-semana, 13 seleções nacionais para a disputa da regata “1924 Pharoes Beach Sprints International Trophy”. O palco escolhido foi a praia de Paço de Arcos, em Oeiras, onde será montada a pista da regata e todo o dispositivo logístico de apoio. As regatas vão ser disputadas por 187 atletas em representação das seleções nacionais de 13 países: Portugal, Espanha, Suíça, Lituânia, Chéquia, Turquia, China, Áustria, Arábia Saudita, Letónia, Itália, Peru e Noruega - com destaque para as duas equipas Campeãs do Mundo de Beach Sprints, o 1X feminino (Áustria) e o 2X masculino (Lituânia). Na praia estarão barcos individuais (1X) e de dois remadores (2X), preparados para navegar em águas agitadas. O Presidente da Federação Portuguesa de Remo, Luís Faria, aproveitou o momento para anunciar a candidatura lusa à organização do Campeonato do Mundo de Remo de Mar (Beach Sprints), em 2027: “O nosso país tem excelentes condições para a prática desta nova disciplina e estamos confiantes das reais possibilidades de receber o Campeonato do Mundo de Remo de Mar em 2027. É um evento da maior importância, que irá decidir o apuramento das equipas para os Jogos Olímpicos de 2028”. A competição decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Remo e conta com o apoio da Marinha Portuguesa, assinalando os 100 anos da Direção de Faróis. O conteúdo Elite do Remo Mundial vem a Portugal já neste fim-de-semana aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Port Fórum de Barcelona vai ter novo quebra-mar de reforço

A cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo quebra-mar de reforço do Port Fòrum, realizada a 8 de julho, marcou o início de uma grande transformação. Um projeto que convida as instalações portuárias a se tornarem um centro de atividades de lazer e, ao mesmo tempo, um motor de revitalização de uma das zonas mais negligenciadas da Catalunha: Baix Besòs. O conceito de oásis urbano metropolitano reflete a visão de um projeto de renovação que começou há 20 anos e agora está a chegar ao seu auge. O novo Port Forum tem uma missão clara: «ser um ponto de encontro», como define o diretor-geral da instalação portuária, Eduardo Guerrero. «Vemos o porto como um parque de lazer familiar, entretenimento diurno», baseado em quatro áreas dinâmicas: cultura, música, restaurantes e, claro, desporto. «Queremos que a própria cidade cresça em torno do porto num processo natural de expansão integradora. Propomos todo o tipo de atividades para acomodar todos os públicos», enfatiza o gestor das instalações. Leia também: Salão Náutico Internacional de Barcelona de 8 a 12 de outubro no Port Vell Será um porto como um parque de lazer familiar, entretenimento diurno; não estamos a pensar em vida noturna. A ideia é criar um espaço tranquilo, seguindo o conceito de planeamento urbano de design de espaço sustentável que prioriza a tranquilidade e o bem-estar das pessoas. Aproximadamente 30 milhões de euros serão destinados a este projeto, metade dos quais serão investidos em projetos de infraestrutura portuária. Na extremidade norte do porto, em direção à praia, será inaugurado um segundo clube de praia, ligando a areia ao porto e criando um novo acesso pedonal. Entretanto, o passeio superior em frente ao Hotel SLS será convertido num grande terraço verde com três restaurantes, uma área aberta sombreada com árvores de 12 metros de altura, jardins verticais e um parque infantil. «Não estamos a planear vida noturna», enfatiza o diretor do Port Fòrum. No lado náutico, o porto, além dos 270 ancoradouros que já tinha para barcos entre 10 e 80 metros de comprimento, irá gerar o mesmo número em terra com uma doca seca. Se somarmos a recente adição de 23 ancoradouros à «bacia verde», o total é de quase 600. O porto emprega cerca de 50 pessoas diretamente, mas também conta com 300 empresas com as quais coordena várias atividades. A «doca verde» está equipada com painéis fotovoltaicos, painéis de biosfera e um futuro ciclo de regeneração de água, cuja utilização está a ser negociada com a Área Metropolitana (AMB). O conteúdo Port Fórum de Barcelona vai ter novo quebra-mar de reforço aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Breva Marine é uma nova marca de RHIBs a chegar ao mercado

Uma nova marca de RHIBs e super-RHIBs (barcos de casco semi-rígido) está prestes a fazer a sua estreia no mercado. Uma gama completa, desde barcos auxiliares a modelos com cabine. Qualidade, eficiência, tecnologia, preços e sustentabilidade são os principais pilares da Breva Marine. Estreia oficial em setembro, no Salão Náutico de Cannes. O estaleiro Breva Marine está profundamente enraizado na tradição lombarda; o seu nome evoca tanto a alma da região como a energia livre do vento Breva. Esta brisa, que sopra do Lago Como em direção a Milão, simboliza a vitalidade, a liberdade e a energia dinâmica de uma cidade em constante movimento. Tal como a Breva, o novo estaleiro de RIB e super-RIB que irá estrear-se em setembro. Os RIBs da Breva Marine serão fabricados na nova fábrica localizada em Grezzago (MI), estrategicamente posicionada entre Milão e Bergamo. Com mais de 2.500 m², a instalação abriga tanto a produção dos tubos quanto a montagem final dos barcos, garantindo o controle direto de todas as fases do processo de construção. Uma estrutura moderna e funcional, projetada para combinar eficiência industrial com cuidado artesanal, totalmente alinhada com os valores do Made in Italy. No lançamento, a gama Breva Marine será composta por quatro modelos, juntamente com uma linha de tenders de alta qualidade com cascos em fibra de vidro e tubos em hypalon-neoprene. Mais especificamente, a oferta incluirá: 630, 800, 1100 (certificado como barco de recreio em Itália sem matrícula) e 1300. Os dois últimos serão modelos com cabine, com soluções inovadoras de layout e a opção de configurar o cockpit e a cabine de acordo com as necessidades do proprietário. Os acessórios e acabamentos serão de nível premium em todos os barcos, com equipamento de série particularmente completo. Para desenvolver a sua nova linha de RHibs, o estaleiro selecionou parceiros técnicos de primeira linha, oferecendo os melhores recursos disponíveis. A Breva Marine colabora com a Orca Pennel & Flipo, Raymarine, Hertz Audio, Italdek, Spradling by General Plastic, Quick, Platinum, MDU Milan Design Upholstery Atelier, Toti Tappezzeria Nautica, Treemme Rubinetterie, bem como algumas das marcas de motores fora de borda mais renomadas, permitindo pacotes tecnicamente e economicamente atraentes. A Breva Marine também se concentra num aspeto nem sempre garantido neste setor: a transparência dos preços. A empresa estabeleceu uma lista de preços clara e sem surpresas, com uma oferta chave na mão que inclui pacotes competitivos ou soluções personalizadas. Ver, tocar e testar um RHIB antes de comprar é um princípio fundamental para a Breva Marine. É por isso que está a ser criado um espaço de exposição dedicado na bela Marina di Verbella, em Sesto Calende, no Lago Maggiore, inteiramente focado nos RHIBs da marca. No mesmo local, estarão disponíveis testes no mar, mediante marcação, durante todo o ano. Leia também: Frota da Numarine expande-se com novos lançamentos Mas a experiência Breva vai ainda mais longe. Nas instalações de Grezzago (MI), está também a ser criada uma Mood Room exclusiva: um espaço imersivo onde os clientes podem configurar o seu barco através de uma viagem sensorial que envolve os cinco sentidos. Materiais, acabamentos, sons, aromas e impressões: cada detalhe é concebido para oferecer uma antevisão da identidade da marca. A Breva é uma experiência a viver em pleno — e a Mood Room é o primeiro local onde a pode sentir verdadeiramente. A Breva nasceu da visão e da paixão de pessoas que amam o mar e transformaram a sua profissão num projeto comum. É o resultado de experiências vividas, competências acumuladas e sonhos cultivados por uma equipa unida pelo desejo de trazer algo novo, autêntico e de alta qualidade ao mundo náutico. O projeto ganhou vida graças ao apoio daqueles que acreditaram desde o início na visão de Cinzia Grottoli e da sua equipa, oferecendo confiança e liberdade criativa àqueles que trabalham todos os dias para construir a marca. No centro da Breva Marine está um grupo de profissionais motivados, com competências multifuncionais e uma visão comum: proporcionar uma experiência náutica diferente, baseada na substância, na atenção aos detalhes e no estilo italiano. O conteúdo Breva Marine é uma nova marca de RHIBs a chegar ao mercado aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Este Porsche é elétrico, rápido e não precisa de estrada

A Porsche já estabeleceu vários recordes de velocidade com os seus veículos elétricos, incluindo uma volta em 1 minuto e 33,8 segundos em Road Atlanta, alcançada no mês passado por um Taycan Turbo GT. Mas o mais recente veículo de Weissach a estabelecer um recorde conseguiu-o a uma velocidade quase metade da do Taycan – apenas 92 km/h. O veículo elétrico que bateu o recorde, neste caso, não foi um Taycan nem qualquer outro carro elétrico da Porsche, mas está equipado com o mesmo sistema de propulsão de dois motores que se encontra no Macan Turbo Electric da marca. Trata-se do barco desportivo Frauscher x Porsche 850 Fantom, que acabou de deixar para trás todos os seus rivais no Monaco Energy Boat Challenge. Com 8,67 m de comprimento, o Porsche sem rodas é o resultado de uma joint venture entre a empresa de carros desportivos de Estugarda e o construtor de barcos austríaco Frausche. Ele combina o formato do casco do 858 Fantom da Frausche com a configuração do motor e a bateria do Macan EV mais potente. Em comparação com o SUV, que afirma ter 584 CV / 430 kW em uso normal e até 639 CV com o overboost do controle de arranque, o barco é um pouco menos potente. Tem 544 CV (400 kW) e, enquanto o Macan pode atingir 260 km/h, o barco atinge uma velocidade máxima de cerca de 90 km/h (49 kn) no modo Sport Plus. Pelo menos é o que diz o painel de especificações da Porsche, embora o Fantom tenha atingido uma média de 92 km/h (57 mph / 50 kn) na corrida de Mónaco, que tem uma média de duas corridas de 1 km (0,6 milhas). A autonomia é outra área em que o barco fica atrás do Macan. Ele tem autonomia para apenas 100 km em velocidade baixa e 45 km na velocidade de cruzeiro ideal de 41 km/h, enquanto o SUV pode percorrer 590 km no ciclo WLTP. O conteúdo Este Porsche é elétrico, rápido e não precisa de estrada aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

A bordo tudo é mais simples com Raymarine

O Axiom 2 Pro 16 S combina chartplotters, sonda, radar, piloto automático e vídeo num sistema de navegação tudo-em-um. Planeie a sua próxima saída e navegue confiante de que o HybridTouch do Axiom 2 Pro 16 S - uma experiência de teclado e ecrã tátil simplificada e tornada possível graças ao intuitivo sistema operativo LightHouse. Utilize o Axiom 2 Pro 16 S como um simples GPS/Chartplotter ou crie uma rede com vários displays Axiom com uma simples conexão de cabo RayNet. Mais do que apenas um chartplotters, o Axiom 2 Pro 16 S inclui sonda High CHIRP integrada, ideal para varrimentos em profundidades e descobertas subaquáticas. Comece a navegar rapidamente com o poderoso processador de seis núcleos do Axiom 2 Pro. Chartplotter, radar, piloto automático e vídeo estão integrados na perfeição e mais rápidos, com o sistema operativo superintuitivo LightHouse. Leia também: Axiom 2 Pro 12 RVM é o seu guia de aventuras no mar A tecnologia de nano revestimento HydroTough do Axiom 2 Pro repele a água, para um controlo tátil fiável, cores melhoradas e uma visibilidade debaixo de luz solar simplesmente perfeita. Retroiluminação inteligente e sensor de luz ambiente ajusta de forma automática o brilho do display, para condições de luz durante o dia e à noite. Planeie e defina o seu rumo com o controlo HybridTouch e assuma o comando com um teclado fiável em momentos de mar picado. Personalize o seu Axiom 2 Pro 16 S com teclados intercambiáveis. Escolha um teclado de piloto automático Evolution dedicado ou teclas programáveis pelo utilizador. Tabelas Polares e Laylines dinâmicas O Axiom 2 Pro 16 S vem pré-carregado com mais de 500 perfis polares de regata e cruzeiro. Carregue o seu perfil polar e veja como se encontra no potencial máximo da sua embarcação. Visualize as laylines dinâmicas em tempo real na sua carta com base em polares ou ângulos fixos. Compita como um profissional Temporizadores ajustáveis de competição, dashboards e uma linha de partida SmartStart que lhe auxilia a antecipar e visualizar o início da competição. Veja tendências de linhas, tempo a quebrar e final. Cruze a meta a tempo e velocidade máxima! Vantagem tática Indicadores de vela e específicos táticos permitem-lhe ver a direção à qual rumar, para maximizar a velocidade do seu barco VMG ao barlavento. Atingir um desempenho ótimo é agora mais fácil do que nunca. Descubra mais Criadas com base em fontes hidrográficas de cartas oficiais, as cartas LightHouse dão-lhe confiança, leitura fácil, navegação intuitiva e qualidade superior. Aumente a sua consciência Adicione um radar Quantum 2 ou uma antena aberta Cyclone e navegue em segurança com capacidade de rastreio de alvos doppler e sobreposição de radar/carta de navegação. Transforme a noite em dia Imagens térmicas FLIR em conjunto com os displays Axiom 2 Pro transformam a noite em dia, mantendo-o seguro para que possa navegar com confiança. Tome decisões acertadas Adicione uma câmara CAM300 e um sensor AR200 para ter acesso à navegação em realidade aumentada ClearCruise. Veja AIS, pontos de navegação e objetos cartográficos sobrepostos em imagem de vídeo de elevada definição. Integração avançada do motor Conecte a motores compatíveis com NMEA2000 ou desfrute de uma integração avançada com motores SmartCraft e Command Link da Yamaha Faça stream, veja e ouça Aceda à Netflix e Spotify, ligue e controlo sistemas de áudio Fusion, JL Audio e Rockford Fosgate, ou veja o Axiom 2 Pro num grande ecrã com a saída HDMI. Mantenha-se conectado Adicione o router YachtSense Link e mantenha o seu sistema conectado a bordo e desligue-o com a aplicação móvel Raymarine App. Axiom no seu smartphone Wi-Fi integrado permite-lhe visualizar e controlar o seu Axiom 2 Pro no seu telefone ou tablet, com a aplicação móvel Raymarine App. Faça mais com as aplicações LightHouse Expanda as capacidades do seu Axiom 2 Pro com aplicações criadas por parceiros de tecnologia marítima. ESPECIFICAÇÕES FÍSICAS Dimensões (montagem em suporte) (A x L x P): 281.20 x 482.50 x 234.9 mm Dimensões (montagem à face/embutida) (A x L x P): 258 x 452.02 x 240.4 mm LIGAÇÕES Conexão Ethernet: 2x portas RayNet (10/100/1,000 Mbits/s) Conexão NMEA 2000: conector DeviceNet Wi-Fi: Multibanda – 2.4GHz e 5GHZ 802.11b/g/n Bluetooth: v4.0 Acessório de conexão: USB Micro B Memória interna: 64GB estado sólido Memória externa: 2x ranhuras para cartões MicroSDXC Vídeo digital e áudio: micro conector tipo D HDMI Vídeo analógico: entrada BNC de vídeo via cabo de alimentação Áudio analógico: conectores RCA via cabo de alimentação Antena externa de GPS: conector TNC ENERGIA Consumo @ 12V dc: 42.36 W Consumo @ 24V dc: 40.8 W Tensão de operação: 8V a 32V dc Tensão nominal de alimentação: 12V / 24V dc Corrente off @ 12V dc: 11 mA (0.13 W) Corrente off @ 24V dc: 18 mA (0.43 W) LEN (Número de Equivalência de Carga NMEA2000): 1 Corrente: 5 A Fusível: 15 A GPS (GNSS) Precisão de posição: sem SBAS: ≤ 15 metros 95% do tempo | com SBAS ≤ 5 metros 95% do tempo Dados Geodésicos: WGS-84 (podem ser selecionadas alternativas no display) Tipo de satélite diferencial (SBAS): WAAS (EUA), EGNOS (Europa), MSAS (Japão), GAGAN (Índia), QZSS (Japão) Canais: rastreia até 28 satélites em simultâneo Antena: interna Compatibilidade GNSS: GPS, Galileo, GLONASS, Beidou Atualização Almanac: automática Aquisição de sinal: automática Sensibilidade do sensor IC: 165 dBm (rastreio), 160 dBm (aquisição), 148 dBm (arranque a frio) Frequência de operação: 1574 MHz a 1605 MHz Atualização: 10 Hz (10 vezes por segundo) Tempo à primeira fixação de arranque a frio): < 2 minutos AMBIENTE Temperatura de operação: -25ºC a +55ºC Temperatura de armazenamento: -30ºC a +70ºC Humidade relativa: até 93% @ 40ºC Estanquidade: IPx6. IPx7 ECRÃ Tamanho (diagonal): 15.6” Rácio: 16:10 Resolução: 1920 x 1080 FHD Ângulo de visibilidade: Topo 88º | Fundo 88º | Esquerda 88º | Direita 88º Tipo: IPS Cores: 24-bit Iluminação: 1200 nits / 1200cd/m2 Toques em simultâneo: 1 a 16 SONDA Canais: CHIRP Profundidades: 0.6 a 274 metros, dependendo das condições da água Conexão de transdutor: conector RealVision de 25 pinos. Requer cabo adaptador A80490 para transdutores CPT-S O conteúdo A bordo tudo é mais simples com Raymarine aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image

Yamaha revela nova JetBlaster

A nova Yamaha JetBlaster é a personificação da verdadeira diversão. Desenhado com uma combinação icônica de preto, branco e azul rico com gráficos elegantes, quer ser simplesmente impressionante. Com uma excelente combinação entre um motor de alta qualidade e uma grande relação peso-potência, garante aos fãs da adrenalina uma agilidade emocionante e uma condução intuitiva para conquistar rapidamente as curvas. Mostrar menos A JetBlaster está pronta para a condução divertida e emocionante, com um tapete do deck de primeira qualidade que permite um domínio quase instantâneo dos truques, movimentos e acrobacias, e um guiador concebido especificamente para permitir movimentos ágeis. Leia também: Yamaha Motor Europe passa a distribuir os motores elétricos fora de borda Torqeedo O casco de alta qualidade da JetBlaster é fabricado a partir de SMC inovador e durável, tornando-o forte e leve. Junte a isto a um motor Yamaha Marine TR-1® de 3 cilindros a 4 tempos e a relação peso-potência para desfrutar de um grande potencial para procurar emoções. A JetBlaster é alimentada pelo nosso inovador motor de 3 cilindros, o TR-1 de 1,049cc. Esta unidade notavelmente compacta e leve oferece uma aceleração rápida e uma potência máxima excelente, além de economia e fiabilidade. A incrível relação peso-potência permite atingir uma velocidade emocionante e uma condução ágil. O conteúdo Yamaha revela nova JetBlaster aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
Close