menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Terça-feira, Novembro 11

Notícias Agora
ai
ai briefingResumos
left
right
Source Logo

Mundo Náutico

Down
FollowSeguir
UnfollowA seguir
News Image
Nova era para a ePropulsion na Alemanha

Após uma década de parceria bem-sucedida, a Ditoma GmbH está a transferir a gestão dos negócios na Alemanha para a ePropulsion, marca que desenvolve motores fora de borda elétricos. Desta forma, a recém-criada ePropulsion Deutschland GmbH vai assumir a operação, marcando uma mudança estratégica rumo a uma integração global mais estreita sob a liderança direta da ePropulsion Technology Co., Ltd. A Ditoma GmbH desempenhou um papel essencial na introdução e expansão da marca ePropulsion no mercado alemão. A empresa ajudou a construir uma sólida rede de distribuição, cultivou relacionamentos duradouros com os clientes e definiu um caminho claro para o crescimento futuro. Essa transição foi iniciada pelo Diretor Geral da Ditoma, Dirk Weißenborn, que a considera uma evolução oportuna, dadas as crescentes ambições globais da marca. "O mercado continua a mudar rapidamente e acreditamos que uma colaboração internacional mais estreita é mais importante do que nunca", disse Weißenborn. "A ePropulsion atingiu um nível de maturidade em que a gestão direta beneficiará o seu desenvolvimento contínuo na Alemanha e em toda a Europa." Com esta alteração a Ditoma vai voltar a concentrar-se na sua principal atividade: a distribuição por grosso de tintas e acessórios para automóveis. A empresa continuará, contudo, a apoiar a ePropulsion com funções operacionais como a logística. A decisão foi recebida com entusiasmo pelo CEO da ePropulsion, Danny Tao. "Nossa trajetória na Alemanha já foi marcada por muitos sucessos. Dirk e sua equipe construíram uma base sólida, e agora estamos prontos para expandir ainda mais. A criação da ePropulsion Germany GmbH nos permite focar de forma mais clara e estratégica em nossa presença nesta região vital." Do ponto de vista dos clientes e parceiros, as operações diárias permanecerão inalteradas. A atual equipe responsável por vendas, marketing e serviços integrará a nova empresa, garantindo a continuidade dos serviços. Michael Held, que anteriormente liderava a divisão de ePropulsão da Ditoma, assumirá o cargo de Diretor Geral da ePropulsion Deutschland GmbH. O conteúdo Nova era para a ePropulsion na Alemanha aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Benetti mostra dois novos iates no Qatar Boat Show

A Benetti marca presença no Qatar Boat Show 2025, que arrancou no sábado, 8 de novembro em Doha, destacando o papel estratégico do Médio Oriente e o interesse do estaleiro na produção personalizada. Após sua estreia em 2024, a Benetti reforça sua presença no Golfo, uma área dinâmica e estratégica para o estaleiro, reconhecido por sua excelência em fabricação há mais de 150 anos. Num mercado vibrante como o do Médio Oriente, a capacidade da Benetti de personalizar, combinando inovação, engenharia, design e habilidade artesanal, tem sido crucial para o seu sucesso na região. Desta forma, a participação no Doha Boat Show oferece a oportunidade de confirmar a excelência de produção da Benetti e apresentar novos projetos para a frota. Entre eles está o Oasis 42M, um novo modelo de ponta na série Oasis em fibra de vidro, com o sistema patenteado Oasis Deck e terraços laterais extensíveis projetados pela RDW. A área de estar na popa ocupa mais de 100 metros quadrados, incorporando uma piscina de borda infinita com cobertura retrátil, criando uma ligação perfeita entre o interior e o exterior. Já os espaços internos, projetados pela Bonetti/Kozerski Architecture, oferecem uma atmosfera luminosa e contemporânea, com materiais naturais e superfícies texturizadas que interagem com a luz do mar. Outro projeto apresentado no Qatar é o B.Now 52M, uma evolução do conceito em aço B.Now 50M, do qual foram vendidas 21 unidades. Este modelo apresenta um Oasis Deck 30% maior que a versão anterior, com uma área de popa de 130 metros quadrados. A piscina, maior e redesenhada, inclui um sistema de cobertura retrátil que transforma a área numa plataforma flutuante. O convés principal oferece uma passadeira contínua de 48 metros, desde a porta do salão até o terraço panorâmico da proa, projetado pela RWD. O conteúdo Benetti mostra dois novos iates no Qatar Boat Show aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Archipelago Yachts e a Chartwell Marine recebem apoio para projeto de propulsão a metanol

A Archipelago Yachts, em colaboração com a Chartwell Marine, acaba de anunciar que receberam financiamento através do Clean Maritime Demonstration Competition (6.ª edição) do Governo do Reino Unido, gerido pela Innovate UK como parte do programa UK SHORE. O projeto vencedor, intitulado “Methanol Pathfinder UK”, irá desenvolver e criar um protótipo de um sistema avançado de propulsão e extensão de autonomia baseado em metanol para embarcações elétricas, o que constitui um marco importante na transição do Reino Unido para o transporte marítimo com zero emissões. O projeto, com duração de sete meses, terá como foco o desenvolvimento de um sistema escalável e comercialmente viável, que permita maior autonomia para embarcações elétricas, com potencial para eliminar os motores de combustão. “Este financiamento da Innovate UK constitui um passo importante na nossa missão de levar soluções reais e com zero emissões para a água. O metanol oferece um caminho limpo, flexível e escalável para a descarbonização das operações marítimas. Ao focarmos na extensão da autonomia de embarcações elétricas, estamos a acelerar o desenvolvimento de uma tecnologia que pode ser amplamente adotada nos mercados comercial e de lazer”, disse em comunicado, Stephen Weatherley, CEO of Archipelago Yachts. O projeto Methanol Pathfinder UK reúne um consórcio de inovadores britânicos do setor marítimo, incluindo a Archipelago Yachts e a Chartwell Marine, com o apoio de subcontratados especializados como a Blue Deep International, a E1 Marine e a Auriga Energy. Em conjunto, o grupo combina uma profunda experiência em design de embarcações, integração de propulsão e sistemas de energia limpa. O consórcio irá criar e testar um sistema modular de extensão de autonomia, baseado na conversão de metanol em hidrogénio, concebido para se integrar perfeitamente com plataformas de propulsão elétrica. O projeto também irá fornecer dados e informações valiosas a reguladores e parceiros da indústria no Reino Unido, contribuindo para definir os futuros padrões de utilização do metanol em aplicações marítimas. O conteúdo Archipelago Yachts e a Chartwell Marine recebem apoio para projeto de propulsão a metanol aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Valência Boat Show encerra com um aumento do volume de negócios e balanço positivo

A 16.ª edição do Salão Náutico de Valência, que decorreu de 22 a 26 de outubro, terminou com aumento no volume de negócios e um balanço muito positivo. A nova localização na área de Veles e Vents, na Marina Port València, foi muito bem recebida, e o bom tempo durante os primeiros quatro dias acompanhou o desenvolvimento do evento, que registou um pico de 6.000 visitantes no sábado. Durante cinco dias, o público descobriu mais de 140 novas embarcações, tanto em terra como na água, de estaleiros nacionais e internacionais de renome, e participar de workshops, palestras, encontros e atividades náuticas para todas as idades. Cinco dias para vivenciar o mar em todas as suas facetas. Uma edição de crescimento e consolidação comercial “A avaliação é extremamente positiva. O feedback dos expositores é muito positivo. Vejo muitos sorrisos, um ótimo ambiente e muitas pessoas nos barcos. A nova localização foi um sucesso absoluto. Sou incrivelmente grata à Veles e Vents, porque é um ícone da cidade, e torná-la o centro da nossa exposição foi o passo necessário para o nosso crescimento contínuo”, disse Isabel Gil, diretora do Salão Náutico de Valência. “Somos uma feira com um potencial de crescimento espetacular, e a Veles e Vents deve ser o ponto de partida para essa evolução”, acrescenta. Sobre a dupla finalidade do evento — como evento comercial e como ponto de encontro para o mar — Isabel Gil adiantou que o desafio é “encontrar o equilíbrio entre ser uma feira profissional e, ao mesmo tempo, um espaço que aproxime as atividades náuticas e o mar de todos os cidadãos”. Expositores confirmam o encerramento das atividades. O balanço entre as marcas e empresas expositoras foi igualmente positivo, com um perfil de visitantes focado em atividades náuticas, numerosos contactos comerciais de interesse e fechamento de negócios, uma situação que não se via com tanta intensidade no setor há algum tempo. “Estamos felizes. A cada ano, a feira cresce um pouco mais. Tivemos muitos clientes, mais do que o esperado: metade por agendamento e a outra metade de novos contratos”, sublinhou Pascual Fornes, gerente geral da Náutica Fornés, distribuidora das lanchas Karnic. “A localização é um sucesso e os visitantes são interessantes”, acrescenta Alfredo Pérez Pellicer, da Setsail World, distribuidora da Makai e da Maxus. A presença de numerosos visitantes internacionais e residentes estrangeiros na Espanha, vindos da Itália, França, Alemanha, Suécia, Reino Unido e Ucrânia, também foi registada, confirmando o crescente alcance internacional da feira. A nova localização, um sucesso unânime A localização do evento, na área de Veles e Vents, recebeu avaliações unanimemente positivas. O conforto, os serviços, a gastronomia e o ambiente circundante foram alguns dos destaques. “A localização era perfeita e o espaço também. Para nós, o objetivo era promover o nosso projeto e apoiar o desenvolvimento da feira em Valência. Tivemos uma boa participação de visitantes, clientes e profissionais do setor”, disse Javier González, capitão do porto de Marina Port València. “Esta nova localização é muito melhor; o edifício tem um impacto tremendo. Houve contactos mais interessantes e um grande público internacional que sabia exatamente o que esperar. Este evento tem um grande futuro e muito potencial”, conclui Gustavo Benavent, diretor-geral da Valência Mar, patrocinadora do evento desde 2018. O conteúdo Valência Boat Show encerra com um aumento do volume de negócios e balanço positivo aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Orca 58: A RMK Yachts revela projeto de iate de 58 metros em construção e para venda

O estaleiro turco RMK Yachts, uma marca da RNK Marine, anunciou um novo "projeto visionário de super iate" conhecido como Orca 58. O iate de 58 metros foi oficialmente apresentado no Fort Lauderdale International Boat Show, nos EUA deste ano, embora tenha sido concebido há vários anos e já tenha tido o seu casco de aço construído. Agora, o projeto foi repensado em colaboração com a Lagaria Yacht Design & Architecture, sediada em Mónaco, e relançado no mercado. "Vimos um grande potencial no casco original, uma estrutura construída com precisão e integridade", disse Cüneyt Okcu, diretor da RMK Yachts. "Em vez de começar do zero, decidimos honrar essa base e transformá-la numa nova expressão da nossa filosofia de design, capacidade de engenharia e visão para o futuro." Com 12 metros de boca e um volume aproximado de 1.000 GT, o iate à venda "30% maior" do que outros da sua categoria de tamanho. O estaleiro afirma que essa "abertura, conforto e flexibilidade" são o que atrairá o proprietário moderno, principalmente os residentes nos EUA. Com acomodações para até 12 hóspedes e 13 tripulantes, com destaques a bordo que vão desde uma piscina de seis por três metros no convés principal à popa até refeições ao ar livre e um amplo beach club com baluartes retráteis. Os interiores são personalizáveis, com a opção de instalar academia, sky lounge, cinema ou spa. As principais especificações incluem uma velocidade máxima de 15 nós e uma autonomia de 5.000 milhas náuticas a 12 nós. O projeto está disponível para venda na United Yacht Sales. O conteúdo Orca 58: A RMK Yachts revela projeto de iate de 58 metros em construção e para venda aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Náutica de recreio quer ser desígnio nacional

Portugal tem tudo para ser um dos melhores países europeus na náutica de recreio, mas precisa de um Plano Estratégico Nacional a 20 anos, um “Simplex Náutica” e um plano para modernização das infraestruturas do mar. Estas foram algumas das conclusões do 1º Congresso Náutico Internacional que a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) organizou ontem, 30 de outubro, em Mafra. Os mais de 450 participantes assistiram a quatro painéis de debate e a diversas intervenções de especialistas nacionais e internacionais. Tratou-se de um número significativo de presenças e a Direção da ACAP congratula-se com a forma como decorreu esta iniciativa e agradece a presença de todos, com uma menção especial às empresas, oradores e instituições públicas presentes. O sector passou uma mensagem de união importante para os desafios que se seguem. “Mostrar uma visão europeia e as perspetivas do que poderá ser o mercado nacional nesta área foi um dos principais objetivos desta iniciativa. Com quase 3000 quilómetros de costa e 620 de bacias interiores, 37 marinas e portos de recreio e 42 estações náuticas verificadas, o país oferece condições muito favoráveis para a náutica de recreio, mas o sector necessita de simplificação de processos, menos burocracia e modernização das infraestruturas”, referiu Fernando Sá, presidente da Divisão Náutica da ACAP. Numa intervenção sobre o potencial de desenvolvimento do sector, Hermano Rodrigues, Diretor da consultora EY-Parthenon, afirmou que no nosso país existem mais de 6000 empresas na náutica de recreio que dão emprego a quase 10.000 pessoas. O volume de negócios é superior a 500 milhões de euros. No ranking europeu, liderado pela Itália, Portugal ocupa o 12º lugar. Defendeu a necessidade de existirem “estudos robustos para o sector para orientar políticas e atrair investimento”. Na sessão de encerramento o Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, considerou que é preciso “potenciar a náutica e fazer dela uma âncora da nossa estratégia para o mar”. Afirmou ainda que é necessária uma “abordagem integrada” que compatibilize os projetos com a economia e a comunidade locais, dando como bom exemplo o que tem sido feito com a rede de estações náuticas. Para Duarte Cordeiro, ex-ministro do Ambiente da Ação Climática e que foi o keynote speaker do Congresso, o sector tem de estar alinhado com a sustentabilidade, integrando-se nos objetivos estratégicos de descarbonização admitindo, no entanto, que existem diversos constrangimentos para que isso aconteça em áreas como a das infraestruturas. Por isso, considerou que o sector da náutica deve atuar “ao nível da infraestrutura, financiamento para a transição, competências e circularidade”. Philip Easthill, Secretário-Geral da European Boating Industry (EBI), que reúne a indústria náutica europeia, apresentou uma panorâmica do sector a nível europeu, assim como as expectativas sobre a evolução do mercado, incluindo Portugal. Novos mercados, crescimento do turismo náutico e do mercado europeu, manter a competitividade e parceria entre indústria e políticas públicas são os principais desafios do sector. O 1º Congresso Náutico Internacional contou com quatro painéis de debate onde se abordaram temas como a simplificação administrativa, as infraestruturas náuticas, os projetos inovadores e soluções para simplificar processos. Fez-se um diagnóstico do que tem falhado nos últimos 25 anos, altura em que foi publicada uma diretiva europeia que poderia ter sido o “trampolim” para uma visão estratégica, referindo-se também que tudo o que estava previsto num decreto-lei publicado em 2018 sobre o sector não se concretizou. Reconheceu-se ainda que há um caminho a fazer para a simplificação dos processos e que são necessárias mais marinas. A possibilidade de existir um modelo de parcerias público-privadas para injetar dinheiro nas infraestruturas portuárias, a necessidade de integrar processos e instituições e que exista uma comunicação fluída e a criação de um “guichet de decisão” para os temas do mar, foram outras das matérias abordadas. O conteúdo Náutica de recreio quer ser desígnio nacional aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Marina de Portimão eleita a “Melhor do Sul da Europa”

A Marina de Portimão, no Algarve, acaba de ser distinguida como “Melhor Marina do Sul da Europa” nos World Luxury Travel Awards 2025. A distinção resulta da votação pública e da avaliação de um painel internacional de especialistas, reconhecendo a excelência do serviço, atenção ao detalhe, qualidade das infraestruturas, estilo e design, eficiência, feedback dos clientes, marketing, diversidade, localização e o conhecimento da Marina de Portimão. Localizada no coração do Algarve, junto ao estuário do Arade, a marina distingue-se pela sua infraestrutura moderna, com capacidade para 620 embarcações, incluindo super iates até aos 50 metros, com um serviço completo e personalizado de referência. Aberta 365 dias por ano, recebe embarcações oriundos mais de 20 nacionalidades com acesso direto a algumas das mais belas praias e grutas da região. Além da componente náutica, a Marina de Portimão oferece ainda serviços de apoio técnico, com um estaleiro de manutenção de embarcações, com um Travel-Lift de 50 T e outro de 300T, sendo o maior pórtico existente em Portugal. Na componente de restauração e lazer, o destaque vai para a sua área comercial, uma praia concessionada e uma piscina oceânica, equipamentos distintivos a nível nacional e valorizados pela generalidade dos turistas. Já no âmbito da hospitalidade, conta com uma unidade hoteleira de 4 estrelas de referência internacional - o NH Hotel - garantindo estadias de elevada qualidade para todos os visitantes. “Ser considerada a ‘Melhor Marina do Sul da Europa’ é um testemunho da dedicação de todos os que contribuem para este projeto, mas também do potencial que Portimão e o Algarve têm para se afirmarem como destinos náuticos de eleição, capazes de competir ao mais alto nível internacional. Pretendemos investir, cada vez mais, na qualidade, na inovação, na sustentabilidade e na internacionalização, reforçando a nossa posição enquanto referência no turismo náutico de luxo e no desenvolvimento económico e turístico da região”, disse João Machado da Silva, CEO da Marina de Portimão. Recorde-se que os World Luxury Travel Awards, foram criados para celebrar a excelência e a inovação no turismo de luxo, e são uma das mais prestigiadas distinções do setor, premiando anualmente hotéis, resorts, spas e, mais recentemente, marinas de todo o mundo. As entidades concorrentes são avaliadas em vários níveis – país, região, continente e global – e reconhecidas pela qualidade da experiência que proporcionam aos seus visitantes. A distinção agora recebida pela Marina de Portimão, junta-se soma-se a mais recente distinção “SuperYacht Ready Marina”, atribuída pela The Yacht Harbour Association e pela Marina Industries Association, que faz da Marina de Portimão a primeira marina em Portugal certificada com este prestigiado galardão internacional. Este reconhecimento distingue as marinas que oferecem condições excecionais para a receção de super iates, avaliando critérios como a qualidade das infraestruturas técnicas e operacionais, a segurança e acessibilidade para embarcações de grande dimensão, os serviços especializados e o atendimento de excelência, bem como a integração com o programa Global Gold Anchor, que avalia a qualidade global das marinas. O conteúdo Marina de Portimão eleita a “Melhor do Sul da Europa” aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
BoatCenter assume concessão das marcas Quicksilver e Bayliner para a zona centro e ilhas

A BoatCenter anunciou que no âmbito da nova reestruturação da rede de concessionários da Touron, das marcas Quicksilver e Bayliner em Portugal, passou a assumir a concessão para a zona centro e ilhas do país. Com esta nova organização, a rede nacional passa a estar dividida em três áreas distintas — Norte, Centro (incluindo ilhas) e Sul — para oferecer um serviço mais especializado, uma presença física mais robusta e uma melhor experiência para o cliente. Para o BoatCenter isto significa que, “a partir de agora, representamos as marcas Quicksilver e Bayliner na zona centro e nas ilhas portuguesas — garantindo-lhe acesso direto a linhas da Quicksilver e Bayliner com o apoio de uma equipa local”. Desta forma os clientes passam a contar com maior proximidade, para usufruírem de demonstrações, visitas e serviços especializados das duas marcas, bem como maior variedade, já que a nova rede prevê que os concessionários mantenham em exposição permanente entre 15 a 20 embarcações, permitindo-lhe conhecer vários modelos e configurações. A estas duas vantagens junta-se ainda um serviço reforçado com o suporte comercial, técnico e logístico mais eficiente e a estar mais adaptado à realidade da zona centro e ilhas. O conteúdo BoatCenter assume concessão das marcas Quicksilver e Bayliner para a zona centro e ilhas aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Sacs Tecnorib desempenha papel de liderança no seminário “Design que, empresa, educação, visão

Num cenário de importância internacional como o Museu ADI Design em Milão – um local simbólico do design italiano reconhecido mundialmente –, a SACS Tecnorib desempenhou um papel de destaque no seminário “Design que une – Empresa, Formação, Visão”, promovido pela MBCIRCLE, em colaboração com o IED Milão. Na segunda-feira, 20 de outubro, o estaleiro líder no setor de maxi-ribs falou sobre como o design é hoje o motor que impulsiona o crescimento industrial, a inovação tecnológica e o desenvolvimento do Made in Italy, testemunhando como a cultura do design pode ser uma ponte entre mundos diferentes. Vozes proeminentes da cena criativa e produtiva italiana se alternaram no palco. Matteo Magni, presidente e CEO da SACS Tecnorib, falou sobre a história empresarial do estaleiro e a estratégia que levou as marcas SACS Strider, REBEL e Pirelli Speedboats a tornarem-se uma referência internacional no setor. O arquiteto Christian Grande, figura central do iatismo contemporâneo e designer de eleição da empresa sediada em Brianza, apresentou a sua experiência em design industrial como alavanca competitiva e cultural. Nicola Antonelli, diretor de marketing da SACS Tecnorib, por outro lado, apresentou o impacto positivo dessa filosofia no caminho estratégico que a empresa empreendeu, enquanto Giacomo Bertolazzi, diretor da Escola de Design - IED Milão, falou sobre o papel da educação académica na construção das competências do futuro.O moderador da noite, o arquiteto Mario Redaelli, associado da MBCIRCLE e professor do IED, acompanhou as palestras, entrelaçando as perspetivas académicas e empresariais. O encontro, criado para apresentar a força do design como alavanca competitiva e elemento de conexão entre negócios, academia e cultura do design, foi também uma oportunidade para a SACS Tecnorib celebrar as melhores teses do IED dos alunos do curso de design de produto: no briefing, foi-lhes pedido que imaginassem cenários futuros que levassem ao desenvolvimento de conceitos inovadores para maxi-ribs e tenders de luxo, redefinindo a forma como nos movemos na água. O evento foi encerrado com a entrega de um prémio de mérito ao projeto mais promissor. Um gesto que reforça o compromisso contínuo da SACS Tecnorib em apoiar o crescimento de jovens talentos e promover o diálogo constante entre a educação e a indústria. «Numa época da história em que a inovação envolve diálogo e contaminação de conhecimentos, poder partilhar a nossa jornada e um momento de reflexão sobre o valor das relações que geram visão e futuro foi um privilégio», afirmou Matteo Magni à margem do evento, aproveitando a oportunidade para reiterar a sua ideia de design não apenas como expressão estética, mas como ferramenta para a evolução contínua do produto. O conteúdo Sacs Tecnorib desempenha papel de liderança no seminário “Design que, empresa, educação, visão aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
RNCZ arranca com auditorias energéticas e planos de descarbonização

O Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ) está a implementar um programa prático destinado a apoiar 15 empresas dos setores da Construção, Reparação e Manutenção Naval na sua transição para a neutralidade carbónica. O Grupo Qualiseg, parceiro do RNCZ, está a realizar auditorias energéticas para avaliar o consumo e a eficiência energética de cada empresa. Com base nesses diagnósticos, a 3drivers, também parceira do projeto, irá elaborar planos de descarbonização personalizados, com medidas de curto, médio e longo prazo orientadas para a redução de emissões, o corte de custos operacionais e o reforço da competitividade. É relevante para a sua empresa porque é possível obter:Identificação de oportunidades imediatas de poupança energética;Roteiro claro para investimentos faseados e retorno mensurável;Alinhamento com os requisitos do mercado e das regulamentações europeias;Reforço do posicionamento competitivo em cadeias de valor internacionais. Podem participar empresas do ecossistema naval interessadas em avaliar o seu desempenho energético e em implementar soluções de descarbonização com impacto real no seu negócio. O conteúdo RNCZ arranca com auditorias energéticas e planos de descarbonização aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
De Antonio Yachts reforça a sua presença nos Estados Unidos com um novo acordo estratégico

A marca espanhola de barcos de luxo De Antonio Yachts continua a sua expansão internacional e consolida a sua presença no mercado norte-americano com um novo acordo de distribuição com a Sandy Hook Yachts, que lhe permitirá expandir a sua cobertura em Nova Jérsia, Carolina do Sul e na costa oeste da Flórida, com escritórios em Naples e Tampa Bay. Esta nova aliança vem somar-se à rede existente de revendedores oficiais nos Estados Unidos. Na Flórida, em particular, destaca-se a Marine Connection, um dos pilares da De Antonio Yachts na Flórida, que conta com seis pontos de venda na costa leste, desde as Keys até Vero BeachCom a assinatura deste novo contrato, a De Antonio Yachts reforça a sua presença neste estado fundamental, com um total de oito pontos de venda, incluindo a sede e um centro de testes em Miami. Um esforço significativo para oferecer o melhor serviço. «Os Estados Unidos representam uma oportunidade fundamental para nós. É um mercado exigente e em constante evolução que valoriza o design, a tecnologia e a eficiência — princípios que estão no ADN da De Antonio Yachts. Esta aliança é um passo natural no nosso crescimento internacional e estamos muito entusiasmados com este novo capítulo, que nos permitirá levar a excelência da De Antonio Yachts ao mercado americano», afirmou Stan Chmielewski, cofundador e co-CEO da empresa. «Com o seu design visionário e estética refinada, a De Antonio Yachts representa o tipo de inovação que se alinha perfeitamente com a visão da Sandy Hook Yachts», confirma Daniel Furnback, sócio-gerente da Sandy Hook Yachts. Com uma rede de mais de 50 revendedores em todo o mundo, a De Antonio Yachts continua a fortalecer a sua presença internacional, investindo em parceiros locais estratégicos de alto nível, alinhados com a sua visão, excelência em serviços e liderança no setor náutico. Os barcos da De Antonio Yachts distinguem-se pelo seu design vanguardista, estética clean e desportiva e configuração exclusiva do motor fora de borda oculto, uma solução original e inovadora que maximiza a eficiência, facilidade de manutenção e fiabilidade sem comprometer o estilo. O lançamento público desta nova colaboração terá lugar no Salão Náutico Internacional de Fort Lauderdale 2025, onde a marca apresentará uma seleção de cinco modelos, que variam entre 29 e 50 pés. O novo D60 será revelado pela primeira vez nas Américas em fevereiro de 2026, no Salão Náutico Internacional de Miami. O conteúdo De Antonio Yachts reforça a sua presença nos Estados Unidos com um novo acordo estratégico aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Alura Yachting é o representante exclusivo dos catamarãs Aquila em Portugal

A Aquila é reconhecida internacionalmente por definir novos padrões no design de catamarãs a motor, combinando desempenho, inovação e luxo. Esta parceria traz um novo nível de excelência ao mercado português, oferecendo uma gama completa de modelos adequados tanto para cruzeiros de lazer como para aventuras em mar aberto. A Alura Yachting está entusiasmada por representar uma marca que se alinha tão perfeitamente com o nosso compromisso com a qualidade e experiências náuticas excecionais. O conteúdo Alura Yachting é o representante exclusivo dos catamarãs Aquila em Portugal aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Último painel do Congresso Náutico Internacional é sobre recomendações práticas

“Recomendações Práticas” é o último painel do 1.º Congresso Náutico Internacional “Navegar o Futuro”, promovido pela ACAP, através da sua Divisão da Náutica, em parceria com a Câmara Municipal de Mafra. Este painel é dedicado à reflexão e formulação de recomendações práticas para o desenvolvimento sustentável e competitivo da náutica de recreio em Portugal, reunindo contributos de entidades públicas e privadas com papel determinante no futuro do sector. O debate é moderado por Miguel Ferreira, membro da Comissão Executiva da Divisão Náutica da ACAP, e conta com a participação de: Carlos Costa Pina, Presidente do Fórum OceanoMarisa Lameiras, Directora-Geral da Política do MarHugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de MafraHugo Bastos, Administrador Executivo da Mystic CruisesCom diferentes perspectivas institucionais, empresariais e governativas, este painel promete identificar boas práticas e medidas concretas para fortalecer a náutica de recreio, consolidando o papel de Portugal como um actor relevante na economia azul. Devido ao elevado número de inscrições já recebidas e à lotação limitada do espaço do Congresso, as inscrições estão quase esgotadas. O conteúdo Último painel do Congresso Náutico Internacional é sobre recomendações práticas aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Maxim Yachts estreia-se no Salão Náutico Internacional de Fort Lauderdale

A Maxim Yachts participará pela primeira vez no maior salão náutico do mundo, em Fort Lauderdale, onde apresentará o Max 44 R, o walkaround mais rápido já construído pelo estaleiro, que, na configuração em exposição, atinge uma velocidade máxima de 55 nós e até 60 nós com o pacote Yamaha XTO mais potente. Distribuído na Flórida pela Yacht-X, o daycruiser mais adrenalínico e sociável da Maxim Yachts faz a sua estreia no Salão Náutico de Fort Lauderdale, onde o estaleiro espanhol expõe pela primeira vez após mostrar os seus modelos mais vendidos nas principais feiras internacionais. Muito apreciado do outro lado do Atlântico, este modelo de 13,8 metros, projetado por Alex Cherigny, foi construído para travessias rápidas e se destaca pela sua grande versatilidade, tornando-o um cenário ideal para receber festas confortáveis a bordo, duas características particularmente valorizadas pelos proprietários da região. O máximo conforto a bordo é garantido por almofadas clássicas na popa e na proa e uma área de jantar particularmente versátil com duas mesas dobráveis e quatro sofás, dois dos quais também servem como refrigeradores portáteis, com capacidade para mais de dez pessoas. Em linha com a sua vocação social, os convidados têm 16 suportes para copos, enquanto o hardtop de fibra de carbono integra um avançado sistema JL Audio com dois altifalantes no hardtop e mais seis ao redor do barco. A estação de comando oferece quatro assentos, além do assento do piloto, e possui dois ecrãs Garmin e 11 medidores analógicos. A cozinha inclui um fogão, uma pia e dois frigoríficos grandes, com a opção de instalar até quatro frigoríficos e uma máquina de gelo. Abaixo do convés, há duas cabines duplas, uma das quais pode ser convertida em uma área de estar, com a opção de uma terceira cabine. A configuração tripla de motores fora de borda Mercury Verado, com 1.200 hp no total, permite uma velocidade máxima de 55 nós; opcionalmente, podem ser instalados três motores fora de borda Yamaha XTO de 450 hp para atingir cerca de 60 nós. “A estreia do Max 44 R neste prestigioso salão é uma oportunidade para mostrar a velocidade e o conforto dos nossos modelos em uma área estratégica e marca o início de uma nova fase de visibilidade internacional. Estamos atualmente a trabalhar com a Yacht-Xchange, que distribui a nossa gama na Flórida, e estamos em contacto com outros revendedores em vários estados dos EUA que podem lidar com todas as etapas da venda, desde as negociações até aos serviços pós-venda, para alcançar uma cobertura ampla em diferentes partes do continente», disse Marc Forné, diretor de vendas do estaleiro. O conteúdo Maxim Yachts estreia-se no Salão Náutico Internacional de Fort Lauderdale aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
1º Congresso Náutico Internacional arranca a 30 de outubro

O painel “Infraestruturas Náuticas – desafios e oportunidades” vai ser um dos momentos centrais do 1.º Congresso Náutico Internacional “Navegar o Futuro”, promovido pela ACAP, que terá lugar no dia 30 de Outubro de 2025, no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra, em parceria com a Câmara Municipal de Mafra. Este painel reúne vozes influentes do sector para analisar as necessidades estratégicas das infra-estruturas náuticas em Portugal e debater oportunidades fundamentais para garantir o crescimento sustentado da náutica de recreio no país. A moderação está a cargo de Lourenço Saldanha da Gama, membro da Divisão Náutica da ACAP, e o painel conta com as intervenções de:Isolete Correia, Presidente da Associação de MarinasLuís Vasconcelos, Director-Geral da Lindley MarinasPaula Cabaço, Vogal APRAMVitor Caldeirinha, Presidente da APL – Administração do Porto de Lisboa ACAP Nautica Oradores - Oradores 1200x1200 Duarte Cordeiro v2.2 O conteúdo 1º Congresso Náutico Internacional arranca a 30 de outubro aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
Düsseldorf volta a ser o epicentro dos desportos náuticos em 2026

De 17 a 25 de janeiro de 2026, Düsseldorf voltará a ser o epicentro global da navegação e dos desportos aquáticos. Mais de 1.500 expositores de 68 países apresentarão mais de 1.000 barcos e iates nos 17 pavilhões da maior feira do setor, que atrai mais de 200.000 visitantes de todo o mundo todos os […] O conteúdo Düsseldorf volta a ser o epicentro dos desportos náuticos em 2026 aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Apreamare anuncia a aquisição da Riello Investimenti SGR

O estaleiro Apreamare, embaixador global da reinterpretação moderna do «Gozzo Sorrentino», anuncia a aquisição da Riello Investimenti SGR com uma participação de 60% no seu capital social. A transação foi realizada através da Italian Strategy Private Equity, o terceiro fundo gerido pela Riello Investimenti SGR, cujo portfólio inclui atualmente 11 aquisições. As origens da Apreamare remontam a 1849, quando Giovanni Aprea começou a fabricar artesanalmente os primeiros barcos de pesca em Sorrento, dando origem a uma tradição naval que tem sido transmitida de geração em geração até aos dias de hoje. A viragem decisiva ocorreu no final da década de 1980, quando Cataldo Aprea, juntamente com Rita e Salvatore Pollio, fundou a Apreamare Yacht, combinando com sucesso o artesanato e a inovação em materiais e design. Hoje, a Apreamare é reconhecida internacionalmente como uma das marcas históricas da náutica italiana, famosa pelos Gozzi Sorrentini, autênticos símbolos da elegância mediterrânica e do artesanato italiano. Este legado cultural e industrial evoca o espírito da «dolce vita», reinterpretado com linhas contemporâneas e tecnologias de ponta.Como parte do acordo, Cataldo Aprea e Rita Pollio garantirão a continuidade da gestão, mantendo os seus respetivos cargos de presidente e CEO da nova empresa. O conteúdo Apreamare anuncia a aquisição da Riello Investimenti SGR aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Segunda Parte do Webinar Orcas reúne especialistas para debater comportamento das orcas

A segunda parte do Webinar ORCAS, organizada pela Treino de Mar, realiza-se esta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, às 21h00, reunindo um painel de especialistas nacionais e internacionais para discutir a segurança marítima, as interações entre orcas e embarcações, e as soluções de mitigação em curso. Após o sucesso da primeira sessão, este novo encontro pretende aprofundar o conhecimento técnico e científico sobre o fenómeno das interações com orcas na costa ibérica, bem como partilhar estratégias práticas e legais para aumentar a segurança no mar. O evento contará com intervenções de vários especialistas de renome. Miguel Guimarães (Neel Trimarans e Descobreventos) abrirá o painel com o tema “Mecanismos de segurança, reforços estruturais e soluções de fortuna”, seguido de Rui Alves (ORCAS.PT), que apresentará uma análise sobre “Avistamentos e interações em números e evolução”. Na vertente de mitigação, Rui Santos (Projeto Farol) abordará “Diferentes formas de mitigação”, enquanto Fernando Sá (Treino de Mar) partilhará “Ideias e práticas inovadoras para dissuasão em caso de interação com orcas”. O Presidente da CIRCE, Renaud de Stephanis, apresentará as “Conclusões dos testes efectuados”, e Miguel Lacerda (Cascaisea) partilhará a sua opinião sobre a atual situação no terreno.O painel inclui ainda uma intervenção de Cesar Medalha Pratas, que tratará do tema “Deveres do Skipper no âmbito do direito marítimo”, reforçando a importância do cumprimento das normas legais e de segurança. O encontro terminará com um painel de conclusões e próximos passos, moderado por Henrique Perestrello Abreu, João Ramos, Miguel Torres Marques e António Bessa, Presidente da ANC (Associação Nacional de Cruzeiros). A segunda parte do Webinar ORCAS promete ser um espaço de partilha essencial para navegadores, investigadores e profissionais do setor marítimo, contribuindo para uma melhor compreensão e resposta ao crescente número de interações com orcas nas águas portuguesas e espanholas. A inscrição pode ser feita aqui O conteúdo Segunda Parte do Webinar Orcas reúne especialistas para debater comportamento das orcas aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Allura Yachting é uma empresa portuguesa de mediação de iates de luxo

Chama-se Allura Yachting e é uma empresa algarvia, mais propriamente de Lagos, que se dedica à medição de iates de primeira linha.A empresa é especializados em conectar clientes exigentes de todo o mundo com os iates dos seus sonhos. Com uma profunda paixão pelo mar e um compromisso inabalável com a excelência, a Alura Yachting oferece serviços personalizados a compradores e vendedores em todo o mundo, garantindo transações perfeitas e experiências náuticas inesquecíveis. Quer esteja à procura de um superiate luxuoso ou de um elegante veleiro, a nossa equipa de especialistas está empenhada em guiá-lo em todas as etapas do processo com profissionalismo e cuidado. Pode conhecer melhor a empresa em: https://alurayachting.com/pt/home-pt/ O conteúdo Allura Yachting é uma empresa portuguesa de mediação de iates de luxo aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Novo Zodiac X9CC é a evolução de um desafio lendário

Com base no sucesso do X10CC lançado em 2024, a Zodiac está a expandir a sua gama com o tão aguardado X9CC, um barco inflável rígido de 8,6 metros que mantém o design e a inovação característicos do X10CC num formato mais compacto, acessível e versátil.«Com o X10CC, abrimos um novo segmento. O X9CC dá continuidade a esse legado, atendendo às necessidades dos velejadores que procuram uma embarcação manobrável, inovadora e refinada.» O seu casco rígido garante um manuseamento preciso e um desempenho excepcional, enquanto os seus tubos insufláveis proporcionam estabilidade, segurança e capacidade para transportar até 15 passageiros. O X9CC combina o melhor dos barcos rígidos e insufláveis com um layout suave da consola central, bordas altas para segurança e duas áreas de relaxamento espaçosas na proa e na popa. A sua cabine modular possui um beliche, uma área de WC separada e arrumação, permitindo viagens mais longas no mar com conforto Com 8,60 m de comprimento, 3,32 m de largura e 2350 kg de peso, pode ser equipado com motores de até 2 × 250 cv e atingir velocidades de 50 nós graças ao seu design inovador do casco. O seu depósito de combustível de 620 litros oferece excelente autonomia para passeios prolongados. O equipamento padrão inclui um rolo de proa elétrico, espreguiçadeiras, consola com assentos almofadados, portas USB, plataformas à ré, chuveiro no convés e uma cabine funcional. O X9CC pode ser personalizado com várias opções de tubos NEO e uma gama de cores de estofos evocativas para criar um barco único que reflete o espírito desportivo e chique da Zodiac. Preço: a partir de 149 167 € sem IVA (versão padrão com 2 motores Mercury de 200 HP) até 191 318 € sem IVA para uma versão totalmente equipada. O conteúdo Novo Zodiac X9CC é a evolução de um desafio lendário aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
News Image
Lema Boats tem novo modelo Kalon 29

Este novo modelo é o ponto de partida para a renovação e atualização da gama Lema Boats, um estaleiro histórico que produziu uma extensa linha de barcos altamente reconhecida pela sua assinatura inovadora. Embora a Lema Boats sempre tenha estado ativa, trabalhando recentemente para outras marcas internacionais de renome, para o seu 50.º aniversário, decidiu reviver a sua própria marca, Lema, com o modelo Kalon 29. Um modelo que herda os renomados e prestigiados modelos anteriores, como o Gen, Gold e Duna. Com o Kalon 29, a Lema Boats anunciou que pretende oferecer uma nova visão com esta proposta, sem abandonar o caráter e a filosofia que a posicionaram entre os barcos de referência, com a sua personalidade única e genuína.O Kalon 29 será um barco prático e funcional com menos de 8 metros de comprimento. Com linhas limpas e definidas, terá uma presença robusta, mas dinâmica, baseada num casco que incorpora «degraus» para otimizar o desempenho e o consumo de combustível. Concebido para a vida a bordo com a família e amigos, o convés walk-around com passadiços profundos e um espaçoso solário à proa oferece uma disposição modular do cockpit que se adapta às necessidades de cada cliente. Com as suas diferentes disposições e versões (Open ou Hard-Top), pode satisfazer todos os utilizadores que procuram espaço, conforto, segurança e… uma nova direção!No interior, o espaço é surpreendentemente habitável, com grande ênfase na luz natural, convidando ao relaxamento graças às suas janelas laterais e claraboias na cabine. O seu interior apresenta várias áreas bem definidas: um corredor espaçoso, uma área de proa com assentos que se convertem numa cama de casal e a possibilidade de uma dinette, outro espaço à ré, sob o posto de comando, com uma cama de casal transversal, e uma grande casa de banho compartimentada e totalmente equipada que oferece a possibilidade de pernoitar. Possui uma área técnica impressionante, onde o proprietário pode até mesmo guardar confortavelmente um bote, um grande donut rebocável, equipamento de mergulho ou qualquer outra coisa necessária para uma intensa aventura náutica.O Kalon 29 será oferecido com uma variedade de motores e configurações, de simples a duplos, prometendo oferecer aos proprietários do Kalon 29 uma ótima experiência. A sua gama de potência foi projetada com motores de 250 HP a 400 HP. Uma proposta que irá satisfazer todos os velejadores, que poderão tirar o máximo partido do desempenho do barco a partir de um posto de comando funcional, completo e ergonómico, proporcionando uma navegação rápida, segura e confortável.A Lema Boats, a partir do seu centro de produção em Pechina, Almería, anunciará em breve a presença do Kalon 29 em alguns dos salões náuticos de inverno, apresentando-o à imprensa especializada, distribuidores e entusiastas de barcos em geral. O conteúdo Lema Boats tem novo modelo Kalon 29 aparece primeiro em Mundo Nautico.

Source LogoMundo Náutico
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones