
A terceira geração do Nissan Leaf rompe com o passado em quase tudo: nova plataforma, que partilha com o Renault Mégane E-Tech, design elegante e refinado, dimensões generosas e autonomia real até 604 km. Chega na primavera de 2026.
Deseja receber notificações?

A terceira geração do Nissan Leaf rompe com o passado em quase tudo: nova plataforma, que partilha com o Renault Mégane E-Tech, design elegante e refinado, dimensões generosas e autonomia real até 604 km. Chega na primavera de 2026.

O ministro das Finanças prometeu uma nova tributação depois de saber que iria ter de devolver 200 milhões aos bancos por causa do adicional de solidariedade, chumbado pelo Tribunal Constitucional. Os bancos, CGD incluída, criticam e pedem equilíbrio no desenho da medida.

Uma entrevista ao Financial Times gerou o pânico na Nvidia e Huang teve de emitir um desmentido. Afinal, quem vai liderar a corrida à soberania da IA: China ou EUA?

O mundo não está preparado para a IA. Nem política, nem económica, nem socialmente.

Ordem dos Engenheiros diz que as novas regras já em vigor diminuem a litigiosidade e aceleram os processos para o arranque de obras públicas. Bastonário aplaude e afirma que poupanças podem ser significativas, mas lembra que é importante que tudo fique detalhado na fase de concurso.

A análise do Supremo Tribunal arrancou esta quarta-feira e os juízes parecem céticos quanto aos argumentos de Donald Trump. Até mesmo os que foram nomeados pelo Presidente dos EUA.

FlixBus quer entrar no estratégico terminal rodoviário de Lisboa, mas a Rede Expressos recusa dar acesso à concorrência, como determinou uma decisão do regulador, da qual recorreu. Operadora alemã admite apresentar queixa junto da UE face à falta de ação das autoridades.

O pacote remuneratório, o maior de sempre para um líder empresarial, foi aprovado em assembleia-geral.

Há tarefeiros que chegam a ganhar num fim de semana aquilo que outros médicos (do SNS) ganham num mês.

As bolsas norte-americanas regressaram às desvalorizações, depois de um relatório privado do emprego ter revelado cortes expressivos em outubro.

"Perante a circulação de informações falsas, designadamente nas redes sociais, importa esclarecer que o Governo não vai proceder a qualquer aumento do IUC [Imposto Único de Circulação] para veículos anteriores ou posteriores a 2007", salienta um esclarecimento divulgado pelo Ministério das Finanças.

Os cortes irão afetar algumas zonas dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Sintra (no distrito de Lisboa), Tomar (distrito de Santarém), Faro, Lagos e Olhão (distrito de Faro), entre as 05:00 e as 11:00.

Segundo a ministra, a responsabilidade, além da PSP, deve também ser imputada "à gestão dos meios tecnológicos que decorreram e são exigidos" pelo novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários.

Empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade reviu em baixa o plano de investimentos, reforçando os desinvestimentos. Está focada na economia digital, antecipando mais lucros também à boleia da menor carga fiscal.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) está num Estado caótico e é cada vez mais caro. A degradação deste serviço fundamental tem de ser travada. Apesar de difícil, é possível salvar o SNS sem derrapar nas despesas, não é nenhuma ciência oculta, basta boa gestão, mas é preciso capacidade de liderança e vontade política.




Nas lideranças contemporâneas fala-se de empatia, de propósito, de bem-estar, mas todos esses conceitos dependem, em última análise, de uma competência anterior e mais simples: saber prestar atenção.


CEO da CGD enfatiza que o banco público já paga muito ao Estado, entre impostos e dividendos. Em IRC, em 2024 e 2025, a fatura é de 1,75 mil milhões de euros.

A empresa, que é o beneficiário público com o maior volume de apoios recebidos, adianta que das 25 empreitadas rodoviárias contratadas 12 já estão concluídas.

O grupo O Valor do Tempo, de António Quaresma, que detém ícones como a Joalharia do Carmo ou a Pérola do Bolhão, vai inaugurar, na Rua das Flores, no dia 14, a Galeria de Artes Certificadas, num tributo vivo às profissões que moldam a identidade do país.

Projeto europeu junta Portugal, Espanha, França e Andorra para prever risco de incêndio e emitir alertas a partir de dados ambientais e geoespaciais, apoiando autarquias e bombeiros no terreno.

São 115 startups que vão participar no programa deste ano. A maioria vem de fora dos grandes centros metropolitanos.

Banco público recebeu 12.800 pedidos de empréstimos com garantia do Estado no valor de 2,5 mil milhões de euros. Já concedeu metade. Pediu um reforço.


Pedro Pereira Gonçalves, que foi secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade entre 2013-2015, é o novo membro não executivo do “board” da maior farmacêutica portuguesa. “Será um ativo valioso para a Bial”, afirma o chairman, Horta Osório.

Banco público atingiu nos primeiros nove meses um resultado 2% superior ao do período homólogo.



O índice nacional foi pressionado pelo grupo EDP depois de resultados e "guidance" dececionantes, numa sessão pessimista a nível europeu, com os receios sobre a IA ainda a pairarem junto dos investidores.

Investimento em Portugal representa 20% do plano de negócios da elétrica. CEO Miguel Stilwell de Andrade critica lentidão nos concursos de baixa tensão.

Neste primeiro episódio de “IA de Economia”, o novo podcast do Jornal de Negócios, exploramos o tema “IA para todos” com Andrés Ortolá, diretor-geral da Microsoft Portugal.Da revolução Copilot à infraestrutura de IA que a Microsoft está a instalar em Sines, falamos sobre como esta tecnologia está a tornar-se acessível a pessoas e empresas de todas as dimensões e o que isso significa para o futuro do trabalho, da economia e da própria criatividade humana. Ao longo da conversa, abordamos também o outro lado da revolução: a necessidade de garantir ética, segurança e responsabilidade no uso da IA.


Segunda volta das eleições decorre no sábado, 8 de novembro

O "country manager" da corretora Freedom24 em Portugal admite que a bolha de IA terá, a certa altura, "necessariamente de se materializar", mas afirma que neste momento "não estamos no início de um precipício de preços e de avaliações".

Póvoa Dão, a 14 km de Viseu, com uma área de 100 hectares e constituída por 41 habitações T1 e T2, além de capela, restaurante, piscina, campo de ténis e jardins, está abandonada há uma década na sequência da falência da Ramos Catarino, que a tinha comprado e recuperado.

Nazaré Costa Cabral lembra “diversas insistências” junto das Finanças para obter informação, sem sucesso, e responde que entidade atua “numa base de prudência”. “Não estamos numa competição com o Governo”, diz.



Excedentes da Segurança Social devem ir "todos" para a almofada financeira, não para pagar aumentos de pensões, defende a presidente do CFP.

Em comunicado, o Movimento aplaude a decisão do Ministério Público, mas deixa recados à AT: “esta luta continua até que todos os impostos devidos sejam pagos”.

João Lampreia diz que as quedas sentidas esta semana nas bolsas refletem uma reavaliação das tecnológicas, mas não um "breakdown estrutural", afastando, para já qualquer rebentar de uma bolha de IA.

A elétrica vai manter a atual configuração acionista e operacional com a EDP Renováveis, privilegiando estabilidade e criação de valor a longo prazo.


Empresa anunciou que vai alocar 1,7 mil milhões de euros para investimento em redes em Portugal entre 2026 e 2028 e conta com o fim da taxa extraordinária para reforçar a rentabilidade do negócio regulado.

A elétrica vê na digitalização e no aumento da procura elétrica novas oportunidades de crescimento, mas mantém prudência nos investimentos em armazenamento.

A empresa não revela grandes detalhes, inclusive o valor do investimento, mas afirma que vai ser canalizado para construir centros de dados e projetos de energia renovável. O investimento vai ser anunciado na terça-feira.


A queda nos lucros de 10% e o "guidance" para o resto do ano no limite inferior do intervalo estimado em julho estão a pressionar a energética em bolsa. Em contraciclo, a EDP Renováveis até sobe em bolsa, à espera de uma duplicação de lucros até 2028.

A Comissão Europeia está a investigar a possibilidade de as duas empresas terem coordenado o seu comportamento no setor da cotação, negociação e compensação de derivados financeiros.


Elétrica destaca melhoria do rating de Portugal para A+ e estabilidade fiscal como fatores que reforçam o investimento e reduzem pressões sobre o balanço no novo plano estratégico.

Do efeito que as guerras comerciais podem ter na concorrência, passando pelos desafios e oportunidades que a UE atravessa, o presidente da Concorrência da ICC Portugal faz uma análise do papel que as regras de concorrência devem ter. Sobre Portugal, lembra que o facto de termos um tribunal especializado nesta área dá “uma certa vantagem” ao país.

José Manuel Ramos foi nomeado advogado oficioso de José Sócrates no julgamento do processo Operação Marquês e reconhece que o antigo primeiro-ministro ainda não lhe pagou. "Se a pessoa não obtiver apoio judicário terá de ser o beneficiário a pagar", refere, em declarações ao NOW.

Afastando a entrada de bolsa, Nuno Sebastião assume a importância de conservar os investidores em Portugal, num momento em que o mundo está cada vez mais polarizado.

O grupo de aviação franco-neerlandês está a reunir a documentação, e assegura que a manifestação de interesse vai ser feita dentro do prazo.

UTAO sinaliza a subida de apenas 1,75%, abaixo da inflação prevista, na atualização de contratos de serviços, e critica perda de margem de manobra nas entidades públicas. Restrições deverão “repercutir-se negativamente sobre a qualidade e quantidade dos serviços públicos prestados”, avisa, esperando que o tema seja discutido em fase de análise na especialidade do Orçamento.

A empresa norte-americana admitiu que "não comunicou com suficiente clareza" as alterações nas suas tarifas introduzidas em outubro de 2024, quando aumentou os preços dos planos pessoais e familiares em até 45%, ao integrar o seu assistente de Inteligência Artificial (IA) Copilot.

O volume de negócios da empresa recuou 3% em termos homólogos, para 46.381 milhões de dólares (39.922 milhões de euros).

A receita cresceu 2,6%, para 9,213 mil milhões de euros, enquanto a margem operacional se manteve praticamente inalterada em 13,1%.

Veja o programa Negócios no canal NOW

Plano de Negócios para o período 2026-28 reforça foco em solar, baterias e eficiência operacional, com redução da dívida e crescimento concentrado em mercados de rating A.

Os presidentes de câmara do interior do país, pobre, têm uma razoável autonomia para a gestão corrente dos seus concelhos, mas dependem, completamente, das instituições regionais para os investimentos nos seus projectos de desenvolvimento.

A bolsa portuguesa arrancou a sessão desta quinta-feira a perder mais de 1% pressionado principalmente pelo grupo EDP, que apresentou ontem resultados e hoje revelou os principais pontos do plano estratégico para os próximos três anos.

Neste episódio, gravado ao vivo na 3.ª conferência do Negócios #O Poder de Fazer Acontecer, convidámos Gonçalo Matias, ministro Adjunto e da Reforma do Estado para debater com Gonçalo Moura Martins e António Ramalho aquela que o atual Governo diz ser uma “prioridade absoluta”.

Cartoon de Luís Afonso

De “esgotados”, os apoios à mobilidade elétrica estão bem longe da taxa de execução de 100%. Há ainda 7,8 milhões de euros disponíveis, mas falta que seja aberto o novo concurso que, diz o Governo, deverá arrancar “durante o mês de novembro”.

Grupo projeta aumento do lucro para 1,3 mil milhões e reforço do EBITDA para 5,2 mil milhões de euros em 2028, com foco em renováveis e redes elétricas na Península Ibérica e EUA. Antecipa também aumentar em 5% o dividendo.

A casa de investimento reviu em alta o "target" do banco português, prevendo uma valorização de quase 14% no próximo ano.

Acompanhe aqui, minuto a minuto, a evolução dos mercados desta quinta-feira.


O unicórnio português conquistou uma parceria com o BCE para garantir a segurança do euro digital, mas foi obrigado a deixar para trás a Amazon neste projeto. Apesar do "provincianismo" europeu, Nuno Sebastião vê o euro digital como um "comboio que não pára".

O sindicato exige "escalas de horários que respeitem a carga horária de oito horas diárias e de 35 horas semanais", o pagamento do "trabalho ao sábado e domingo com um acréscimo de 25%" e do "subsídio de refeição diário de 11,50 euros e 13 euros".

Em setembro os preços dos alimentos subiram 7,6%, os custos da energia aumentaram 2,3% e os custos da eletricidade subiram 3,2%, de acordo com os dados mais recentes do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Os investidores vão reagir aos números das cotadas do grupo EDP e estar atentos ao "capital markets day" da elétrica, enquanto decorre a temporada de resultados. O foco também estará na política monetária, com a reunião do BoE. Nos dados, destaque para a produção industrial alemã e para as vendas a retalho na Zona Euro.

O negócio da venda das barragens do Douro ao grupo Engie não revela indícios de crime fiscal, mas os impostos são mesmo para pagar. Além disso, o Ministério Público é definitivo: as barragens são prédios e, portanto, têm de pagar IMI. Câmaras aplaudem, mas admitem já novas impugnações, e o Governo também.

Quase sem experiência política, Mamdani surpreendeu ao ser eleito presidente da câmara da Big Apple, aos 34 anos. É o primeiro muçulmano a ocupar o cargo e pertence à ala mais à esquerda do Partido Democrata. Conheça o seu percurso.

A eleição de Zohran Mamdani como mayor de Nova Iorque conduz-nos a um novo debate sobre como os políticos e os partidos se foram distanciando de quem vota.

Luís Montenegro está a desperdiçar o período mais importante de um Governo (o primeiro ano depois de eleições) para tomar medidas difíceis: as reformas geram desconforto e descontentamento. Daqui a um ano ninguém vai deixar passar medidas polémicas.

Num país desenvolvido exige-se uma circulação perfeita nos transportes ferroviários. O respeito pelos utilizadores. A hora certa. O local certo. O equipamento certo. Ao contrário da ironia cáustica do “temporariamente inativo”, no Metro de Lisboa.

Os principais índices dos EUA fecharam a sessão com ganhos, depois de as fortes quedas de ontem terem levado investidores a reforçar posições. As tecnológicas foram as grandes catalisadoras dos índices, ainda que persistam receios em torno da possível sobreavaliação destas empresas. Entre os movimentos, a Super Micro devices afundou 11%.

O Negócios criou este ano o prémio Carreira, com o objetivo de distinguir gestores cuja atividade ao longo dos anos tenha sido marcante. O júri criado para o efeito decidiu premiar António Mota. Alberto Castro, um dos membros do júri, explica neste texto o porquê da escolha.

Governo vai seguir recomendação para criar uma comissão para avaliar que profissões devem ou não ser consideradas de desgaste rápido. Medidas de requalificação ao longo da carreira podem ser alternativa a regimes especiais de reforma.

"Não é a senhora juíza que escolhe o meu futuro advogado nem o Estado judiciário me impõe um defensor", afirma o ex-primeiro-ministro num "pequeno esclarecimento de circunstância" divulgado esta quarta-feira.

No próximo ano, os encargos para produtores e comercializadores de energia com a tarifa social vai ascender a 145 milhões de euros. Subida é explicada, em parte, pelo desvio na projeção realizada para este ano.


Um socialista em Wall Street é, por si só, uma anomalia política. A sua agenda enfrenta uma cidade cuja riqueza depende da desigualdade que ele pretende corrigir.

A empresa pública foi notificada da decisão de Bruxelas de abrir uma investigação a alegados subsídios chineses. Explica que todas as etapas do concurso podem prosseguir à exceção da adjudicação do contrato.

O aumento da despesa em PIB, um território mais vasto e o mundo em autodestruição. Este foi o painel que abordou os investimentos que têm de ser feitos e como Portugal precisa de colocar o pé no acelerador para vingar na defesa.

O ministro das Finanças realça que estamos no domínio das competências da Autoridade Tributária, mas diz que é cedo para falar em arrecadação de impostos com a venda das barragens da EDP. “Qualquer contribuinte tem o direito de litigar, de ir para contencioso tributário e de prestar uma garantia”, afirma.

Relatório final sobre profissões de desgaste rápido volta a questionar a fundamentação, coerência e eficácia de regras especiais de reforma para profissões desgastantes ou penosas. Grupo de trabalho defende soluções que passem pela requalificação ao longo da carreira mas deixa a atual política de pensões em aberto.

O Negócios tem vindo a publicar uma série de vídeos sobre como investir na bolsa. As estratégias de investimento, os adágios ou os mercados existentes são alguns dos temas abordados.

O Negócios tem vindo a publicar uma série de vídeos sobre como investir na bolsa. As estratégias de investimento, os adágios ou os mercados existentes são alguns dos temas abordados.

A empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade viu o resultado líquido cair face aos 210 milhões do período homólogo.

As bolsas europeias recuperaram dos receios com a IA, em plena temporada de resultados. Teixeira Duarte liderou os ganhos do PSI. Fora do índice principal, a Impresa caiu mais de 4% depois de ter sido levantada a suspensão da negociação das ações.

A partir desta quinta-feira, o Negócios, em parceria com a Pontual AI Business Solutions, lança o podcast “IA da Economia”, onde todas as semanas se analisa o impacto real da inteligência artificial na economia portuguesa e global.