
Nvidia prepara-se para investir até 100 mil milhões na OpenAI
A parceria prevê a construção de novos data centers e outros sistemas de IA, num projeto de, pelo menos, 10 gigawatts.
A parceria prevê a construção de novos data centers e outros sistemas de IA, num projeto de, pelo menos, 10 gigawatts.
Esta semana “tudo indica que continuaremos quase tão bem quanto as duas semanas anteriores, a não ser por ruído de fundo devido às restrições à imigração qualificada, anunciadas por Trump no fim de semana”, referem os analistas.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico divulga as previsões económicas globais atualizadas, no dia em que arranca a Assembleia Geral das Nações Unidas.
Reunião entre Governo e parceiros sociais, marcada para as 11 horas desta terça-feira, tem como pontos de agenda o Orçamento do Estado para 2026 e o Conselho Europeu de outubro. Espera-se que o ministro das Finanças apresente as linhas gerais do documento aos patrões e sindicatos, que também vão levar para cima da mesa o seu caderno de encargos.
Nas últimas três décadas, jovens engenheiros indianos reforçaram a inovação em Silicon Valley, mas as restrições de Donald Trump ameaçam setor tecnológico nos EUA e na Índia.
Se o novo avança, isso quererá dizer que o primeiro-ministro Sébastien Lecornu está a testar a possibilidade de encontrar apoio parlamentar entre os socialistas, o que seria uma forte mudança em relação aos seus mais recentes antecessores. O homem mais rico de França é evidentemente contra e o célebre economista Thomas Piketty é evidentemente a favor.
Na ronda de investimento participaram também: DST Global, Andreessen Horowitz, Bpifrance, General Catalyst, Index Ventures, Lightspeed e a Nvidia.
Em número de visitantes anuais e evolução, posso dizer que os nossos centros comerciais recebem, em média, cerca de 1,1 mil milhões de visitas por ano. Temos 333 retalhistas.
O encontro mundial que servirá para aumentar o apoio global à Palestina não teve a presença dos Estados Unidos nem de Israel. O Estado hebraico chamou a cimeira de “circo”. 'Vingança' de Telavive pode passar pela anexação da Cisjordânia - e nem o Egito parece estar seguro.
O projeto, já em comercialização pela própria Mello RDC, deverá estar concluído em 2027, e as vendas foram entregues em regime de co-exclusividade à JLL e à Dills. Com um investimento de 10 milhões de euros, o Freedom está no mercado com preços a partir dos 375 mil euros.
As inscrições são gratuitas e decorrem até 31 de dezembro de 2025, através do site da Ordem dos Engenheiros - Região Sul.
A seguradoras que cobrem riscos dos aviões que ficaram retidos na Rússia há três anos foram condenadas pelo Supremo Tribunal do Reino Unido a pagar mais de mil milhões de dólares em apólices de guerra. As AIG, Chubb, sindicatos do Lloyd’s, Swiss Re, Fidelis, Liberty Mutual e Lancashire, são todas afetadas pela nova decisão.
A 80ª Assembleia Geral da ONU não será apenas mais uma sessão anual: será o momento em que a organização deverá provar a sua relevância, reafirmar a sua legitimidade e demonstrar que pode ser, ainda, a arena capaz de equilibrar poder e justiça no século XXI.
O futuro da economia portuguesa passa pela capacidade de gerar valor a partir do conhecimento. O risco maior não é investir e falhar, é não investir e ficar para trás. Se não formos nós a liderar, alguém o fará.
Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.
Na Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e Implementação da Solução de Dois Estados, copresidida pela França e Arábia Saudita em Nova Iorque, Guterres dirigiu-se a todos os que se opõem a essa iniciativa, questionando: "Qual é a alternativa?".
Vitinha, de 25 anos, acabou apenas atrás do francês Ousmane Dembélé, também do PSG, que venceu o prémio, e do espanhol Lamine Yamal, do FC Barcelona, enquanto Nuno Mendes, de 23, foi 10.º e o segundo melhor entre os defesas.
Rui Pinto integrará também o Comité Executivo da empresa de seguros patrimoniais.
Marcelo Rebelo de Sousa discursava na Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução dos Dois Estados, co-organizada pela França e pela Arábia Saudita, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
O internacional gaulês, de 28 anos, ajudou os parisienses a conquistar em 2024/25 a Liga dos Campeões, a Ligue 1, a Taça de França e a Supertaça gaulesa, e também a alcançar a final do Mundial de clubes, somando 35 golos, em 53 jogos.
Fabricante de chips anunciou investimento de 100 mil milhões de dólares na OpenAI.
"Chegou o momento (...). Declaro que hoje a França reconhece o Estado da Palestina", afirmou Macron, na abertura da conferência de alto nível sobre a solução dos dois Estados, copresidida por Paris e Riade.
“Ameaçavam as autoridades judiciárias e de outros poderes com a promessa de que conseguiriam de autoridades norte-americanas sanções dispostas para dificultar e arruinar suas vidas civis, mesmo no Brasil”, indicou Paulo Gonet, Procurador-Geral do Brasil, em comunicado.
No evento anual da ONU para destacar os ODS, em Nova Iorque, Guterres recordou que construir um mundo mais justo, onde as pessoas e o planeta prosperem, faz parte da promessa de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
O anúncio foi feito no site oficial do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, acirrando ainda mais o conflito diplomático entre os dois países devido à condenação do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, aliado político do chefe de Estado dos Estados Unidos, Donald Trump.
A cibersegurança deixou de ser uma questão técnica para se afirmar como um risco estratégico de negócio. No setor financeiro, onde a confiança é o ativo mais valioso, garantir resiliência digital é hoje um imperativo para a liderança.
"Somos aforradores, mas não somos investidores de longo prazo. Os resultados são um mercado de seguros que precisa de crescer 50% para atingir a média europeia, e fundos de pensões estagnados há mais de uma década", aponta o novo presidente do regulador dos seguros.
A bolsa portuguesa contrariou as principais praças europeias, e fechou a primeira sessão da semana no 'verde', apesar do tombo da Teixeira Duarte de 8,20%.
Segundo o analista de mercados do Millenium Ramiro Loureiro, "Wall Street arranca em leve baixa, partilhando o sentimento que se vive nas congéneres europeias".
Para quem quer comprar casa mas que tem algumas dúvidas, este webinar é a oportunidade perfeita para questionar todas as etapas ou dúvidas que possam existir.
Sofia Tenreiro, CEO da Siemens em Portugal, afirma que a “tecnologia permite sedimentar” os principais objetivos das empresas, que passam por reter talento e conhecimento, ter acesso a fundos. “Temos de perceber como conseguimos trazer a tecnologia para aumentar a nossa capacidade de adaptação e fazer mais”, referiu.
Chama-se ProArtes e é o novo portal lançado pela Artemrede para profissionais de teatro, dança e música. O registo é gratuito e o principal objetivo é agilizar a ligação entre artistas e programadores.
A economia portuguesa vai crescer 1,9% em 2025, abaixo da meta do governo de 2,1% prevista no OE2025, segundo as previsões divulgadas hoje pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP) que revê em baixa a anterior previsão de 2,2%. Para o próximo ano, antecipa também um crescimento menor do PIB e um regresso a défices orçamentais.
Está em marcha revisão das regras fiscais para "resolução célere" dos litígios no âmbito da reforma da justiça tributária. Para o ministro das Finanças reformar a justiça tributária é uma forma de reforçar a confiança da economia portuguesa e do investimento. E coloca tónica na necessidade de as alterações protegerem os contribuintes e reduzirem os diferendos. Comissão de reforma quer fisco a pagar multas por litigância de má-fé e ainda redução de custas e juros de mora.
“Hoje, estamos em 12.º lugar e o nosso objetivo é crescer, melhorar, criar um turismo cada vez mais sustentável e mais rentável. É preciso gerar riqueza, pôr mais dinheiro no bolso das pessoas e o turismo tem um papel fundamental”, destacou.
Praça lisboeta está agora a subir 0,52% para 6.207,13 pontos, enquanto as suas congéneres europeias negoceiam em terreno misto.
Abbas sustentou que "reconhecer o direito do povo palestiniano à autodeterminação, liberdade e independência abre caminho para a implementação da solução de dois Estados, permitindo ao Estado da Palestina conviver com o Estado de Israel em segurança, paz e boa vizinhança", segundo a agência de notícias palestiniana WAFA.
"Estas novas instalações representam um momento de viragem na história da STIHL em Portugal. É com enorme orgulho que passamos a dispor de um centro de formação de referência na Europa e de um showroom modelo único, que nos permitem estar ainda mais próximos dos nossos clientes e parceiros”, destacou Juvenal Martins, Diretor-Geral da STIHL Portugal.
A exposição “Maria Helena Vieira da Silva: Anatomia do Espaço” vai estar patente no Museu Guggenheim de Bilbau de 16 de outubro a 22 de fevereiro de 2026. Oportunidade para (re)ver uma das artistas abstratas mais celebradas na Europa do pós-guerra.
A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto As Conferências Nuno Portas promove esta terça-feira a primeira edição das Conferências Nuno Portas. Em forma de tributo, a FAUP convida todas as pessoas que partilharam com Nuno Portas momentos de amizade, colaboração profissional ou académica, a enviar testemunhos pessoais.
O CAAD, em parceria com o Jornal Económico, organiza a 1 de outubro, no Estúdio Time Out, em Lisboa, a sua conferência anual, este ano dedicada à Reforma do Estado. O encontro pretende ser um espaço de reflexão estruturada sobre a modernização da administração pública portuguesa, reunindo especialistas, académicos, juristas e representantes da sociedade civil para discutir os caminhos que podem tornar o Estado mais eficiente, transparente e próximo dos cidadãos
Na sua intervenção, perante dezenas de pessoas presentes neste encontro num hotel de Nova Iorque, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros agradeceu aos emigrantes portugueses e lusodescendentes "aquilo que fazem pelo país" e elogiou Marcelo Rebelo de Sousa por ser um "Presidente que é amigo e presente nas comunidades".
Praça lisboeta iniciou a sessão a subir 0,39% para 7.733,92 pontos, contrariando a tendência das suas congéneres europeias.
A 50.ª edição da European Students’ Convention traz, esta semana, a Barcelos cerca de 100 delegados de 40 países europeus para debater o futuro do ensino superior e das políticas estudantis na Europa.
Pelo quinto ano consecutivo, o Banco Credibom recebeu a certificação Great Place to Work e voltou a figurar entre as dez melhores empresas para trabalhar em Portugal. O reconhecimento distingue as organizações com práticas de gestão centradas nas pessoas, políticas de bem-estar e programas de desenvolvimento profissional.
O novo polo tecnológico e criativo da Universidade Europeia no Oriente Green Campus, em Moscavide, junto ao Parque das Nações, acolhe integralmente o IADE e os programas de Gestão e de Formação de Executivos da Universidade. Ministro Fernando Alexandre participa na inauguração esta segunda-feira à tarde.
Castro Almeida foi ao Parlamento justificar a exoneração de Ricardo Arroja da liderança da AICEP, dizendo que o cargo exige "grande presença física" e "proximidade às empresas". PS, que requereu a audição de Castro Almeida, diz não ter dúvidas: "Torna-se inevitável concluir que a mudança de liderança resultou de uma decisão pessoal, de amiguismo deliberado e não de uma avaliação justa ou transparente."
Dez países - entre eles o Reino Unido, especialmente simbólico - entraram na muito extensa lista dos que reconhecem o Estado da Palestina. O assunto promete ser preponderante na Semana de Alto Nível, que decorre nos próximos dois dias. Mas os assuntos em análise vão mais longe que o Médio Oriente.
O projeto de criação de uma força militar conjunta árabe (ou até mesmo islâmica) semelhante à NATO não é novo. Mas o ataque israelita de há duas semanas ao Qatar pode fazer o projeto avançar.
A empresa portuguesa é uma boutique de café que produz 350 milhões de cápsulas por ano na fábrica da Azambuja e exporta para todo o mundo. Os principais mercados exportadores são a Suíça, a França e os Estados Unidos. Agora, a empresa aponta aos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Mas essa não é a única novidade nos índices das bolsas europeias esta segunda-feira. O índice EuroStoxx 50 passa a contar com 17 cotadas alemãs e 15 francesas a partir de 22 de setembro. Entram o Deutsche Bank, a empresa industrial também alemã Siemens e biotecnológica dos Países Baixos, a Argenx. Saem a finlandesa Nokia, a italiana Stellantis e a francesa Pernod Ricard.
A semana fica marcada do ponto de vista internacional pela Assembleia Geral das Nações Unidas no âmbito dos 80 anos da ONU e a conferência sobre a paz na Palestina, que vai decorrer em Nova Iorque. Por cá o Conselho das Finanças Públicas publica uma atualização das perspetivas económicas e orçamentais e arrancam os debates quinzenais no parlamento com Luís Montenegro. Destaque ainda para a OCDE que divulga as previsões económicas globais atualizadas.
Miguel Almeida, Diretor-geral da Cisco Portugal, foi um dos participantes do Special Report do JE, com o tema da IA e Cibersegurança.
A grande conclusão? Os docentes estão a usar a IA de forma criativa e produtiva para as suas aulas, mas, na maior parte dos casos, referem ainda alguma falta de apoio das suas instituições para o fazer de forma segura, ética e eficaz.
A transição está em curso e é irreversível. O debate que importa agora é sobre o modelo de cidade que queremos construir.
Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.
As principais obrigações da regulação da IA, os sistemas de risco elevado, entram em vigor em 2026 e "este período até lá é extremamente importante para que a Anacom ajude o mercado a preparar-se", reforça, apontando que são necessárias orientações.
O ministro dos Negócios Estrangeiros defende que o reconhecimento do Estado da Palestina não apaga, todavia, a catástrofe em curso na Faixa de Gaza. "É essencial e urgente um cessar-fogo para pôr termo a esta emergência humanitária", afirmou em Nova Iorque, onde vai decorrer a 80ª Assembleia Geral da ONU a partir de segunda-feira.
“Esses reconhecimentos representam uma vitória para os direitos do povo palestiniano e a legitimidade da nossa causa, e enviam uma mensagem clara: não importa até onde a ocupação [israelita] chegue nos seus crimes, ela nunca poderá apagar os nossos direitos nacionais”, disse Mahmoud Mardawi à agência France-Presse (AFP).
"Tenho uma mensagem clara para os líderes que reconhecem um Estado palestiniano após o massacre atroz de 07 de outubro: vocês estão a oferecer uma enorme recompensa ao terrorismo", disse Netanyahu na mensagem, em vídeo, divulgada pelo seu gabinete.
“O reconhecimento unilateral de um Estado palestiniano pelo Reino Unido, Austrália e Canadá é um desastre diplomático, um passo prejudicial que recompensa o terrorismo”, criticou Yair Lapid em declaração ao jornal “The Times of Israel”, citado pela Europa Press.
Em entrevista à agência Lusa, Sharren Haskel lamenta que o reconhecimento do Estado Palestiniano, já anunciado por Reino Unido, Canadá e Austrália, a que se juntará ainda hoje Portugal, “na realidade, não vai mudar muito” nas atuais frentes de crise, dominadas pela guerra na Faixa de Gaza e nos territórios ocupados na Palestina.
O líder palestiniano sublinhou que a prioridade atual é alcançar um "cessar-fogo, a entrada de ajuda humanitária, a libertação de todos os reféns e prisioneiros", bem como "a retirada total israelita da Faixa de Gaza" e "o fim da atividade de colonatos e do terrorismo de colonos".
Num jardim público perto da Avenida de Roma, Rui Tavares desafiou os lisboetas a responderem a “uma pergunta muito simples” nas eleições autárquicas de 12 de outubro: “Quem é que vai trabalhar mais por Lisboa, o Carlos Moedas ou a Alexandra Leitão”.
O partido comunicou este domingo a posição, lembrando que outros estados da Organização das Nações Unidas (ONU) já fizeram este reconhecimento e propondo um embargo total de venda de armas a Israel, além de sanções aos responsáveis políticos e militares israelitas.
A posição dos três países, que já tinha sido anunciada anteriormente, ocorre na véspera da realização de uma conferência, promovida pela França e Arábia Saudita, sobre a solução dos dois Estados, no âmbito da semana de alto nível da 80.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Até ao final do próximo ano a empresa de transportes e logística tem como objetivo chegar aos cinco mil milhões de euros. As atividades em Portugal mantêm uma dinâmica comercial positiva e beneficiarão, em breve, da abertura de uma nova unidade importante no norte do país.
O politécnico é, durante a próxima semana, anfitrião do E³UDRES² Autumn Summit 2025, encontro que reúne participantes das universidades que compõem a Aliança Europeia E³UDRES², que a instituição de Setúbal integra.
A Reserva Federal americana optou por iniciar um ciclo de flexibilização moderado, ajustando a política monetária sem provocar pânico nos investidores.
Na véspera do banco central americano começar a cortar os juros, Trump conseguiu nomear mais um aliado para o conselho da Fed, mas não conseguiu despedir a governadora Lisa Cook. Trump avança para o Supremo.