menulogo
Notícias Agora
user

Sexta-feira, Agosto 8

Olá!
ai
ai briefingBriefings
left
right
Source Logo

Sapo

Down
News Image

Inédito: O esboço de programa económico de Pereira de Moura para o Portugal do pós-1974

"Apesar de sumário, o Esboço de Programa Económico apresentado por Pereira de Moura deixa clara a preocupação com a estabilização da situação económica no curto prazo, designadamente com o controlo da inflação. É também ali enunciado um conjunto de medidas de política económica para preparar o futuro, incluindo desmantelar o aparelho corporativo, o combate às desigualdades e a promoção do crescimento." Carlos Bastien, Professor Associado aposentado do ISEG, revela o inédito esboço do programa económico para o país elaborado logo após o 25 de Abril por Pereira de Moura, a pedido do MFA.

Source LogoSapo
News Image

"Trabalhamos para recuperar a vida de bairro e voltar a ligar o coração de Benfica às pessoas"

Ricardo Marques chegou à junta de Benfica em 2013 e é presidente desde 2020, um trabalho que confessa ser "o melhor" que alguma vez fez e aquele em que se sente verdadeiramente realizado. Razão pela qual se recandidata em outubro, numas eleições em que antecipa que "pode haver uma surpresa", com a coligação de Alexandra Leitão. Fala sobre as mudanças feitas e a fazer em Benfica e no PS. E explica porque gostaria de um nome diferente de todos os que têm sido falados para os socialistas apoiarem nas Presidenciais.

Source LogoSapo
News Image

Os donos disto tudo II – EDP

Em 2007 o governo do Eng.º José Sócrates, liderado pelo saudoso ministro Manuel Pinho, aliás recentemente condenado por corrupção passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal, compeliu a EDIA  a assinar um contrato de concessão da central hidroelétrica à EDP. O Tribunal de Contas, em auditoria de 2016, taxativamente, assume: “Trata-se de um contrato cujas ações prévias demonstram que o interesse público não foi devidamente salvaguardado”.

Source LogoSapo
News Image

Mex Machado, homem de negócios e corredor de causas

Os carros sempre foram o seu mundo, desde os tempos em que lia as aventuras de Michel Vaillant à porta da fábrica do pai, mas é a ajudar quem menos pode que verdadeiramente se realiza. Reinventou-se muitas vezes, empreendeu sem medo, trocou de cidade, sem nunca perder a vontade de mudar o que vê que não está certo. Fazedor dos quatro costados, atirou-se às soluções tecnológicas com a garra de quem tem mais prazer na corrida do que em cruzar a meta. E continua capaz de fazer uns impressionantes piões.

Source LogoSapo
News Image

Há um músculo invisível a levantar a inovação que se faz em Portugal

Criar estruturas, articular atores e construir pontes — entre a academia e a economia, entre o talento e as empresas, entre o território e o futuro. É a estratégia que a COTEC segue para ajudar as empresas nacionais a trabalhar a inovação e maximizar o seu alcance e resultados. Ao SAPO, o diretor-geral da associação, Jorge Portugal, explica os passos que têm sido dados para construir uma rede e influenciar positivamente o ecossistema nacional de PME inovadoras para potenciar a criatividade ao serviço da economia, captar talento e aumentar o valor exportador.

Source LogoSapo
News Image

A bússola invisível. Na década de 1990 o GPS redefiniu o significado de estar no lugar certo

Em 1995, um sistema concebido para orientar mísseis durante a Guerra Fria tornou-se o eixo silencioso da vida moderna. O GPS — essa constelação de satélites invisíveis que orbitam a mais de 20 mil quilómetros da Terra — transformou-se num dos pilares da nossa civilização digital. Três décadas depois de se tornar plenamente operacional, é impossível imaginar o mundo sem ele: a logística global, os mapas nos nossos bolsos, os aviões que aterramos, os segundos que sincronizamos.

Source LogoSapo
News Image

"A Innowave já está a tomar ações estratégicas para responder a oportunidades na área da Defesa"

Focado em liderar a transformação digital com Inteligência Artificial e ajudar a criar soluções certas para o que as empresas precisam, Tiago Mendes Gonçalves aposta em áreas de grande necessidade, como a energia e a banca. Mas está atento às oportunidades que estão a explodir na Defesa. Com EUA e Europa como mercados-alvo, aponta a uma faturação de 50 milhões, o dobro da atual, e três anos. E explica ao SAPO como está a desenhar o caminho da Innowave para lá chegar.

Source LogoSapo
News Image

Mesmo no exílio, a palestiniana Samar Abu Elouf fotografa o que o mundo não quer ver

A fotojornalista palestiniana Samar Abu Elouf venceu o principal prémio do World Press Photo com a imagem de uma criança mutilada após um ataque aéreo israelita em Gaza. Longe do sangue ou da violência explícita, a fotografia revela o impacto humano da guerra. Um olhar que, segundo a autora, pretende dar voz a quem vive com fome e sob bombardeamentos constantes. Em entrevista com o SAPO, Samar fala do início de carreira, da vida em exílio, da culpa que carrega e da esperança de que uma imagem possa, um dia, parar a guerra.

Source LogoSapo
Close