
O evento provocou mortalidade em massa de peixes e golfinhos de rio, expondo a vulnerabilidade dos ecossistemas aquáticos tropicais face às alterações climáticas.
Deseja receber notificações?

O evento provocou mortalidade em massa de peixes e golfinhos de rio, expondo a vulnerabilidade dos ecossistemas aquáticos tropicais face às alterações climáticas.

Investigadores da Universidade de Sydney acreditam ter descoberto a função de Monte Sierpe, o enigmático “Cinto de Buracos” no sul do Peru.

Três em cada quatro pessoas deslocadas este ano por conflitos vivem em países com alta exposição a riscos relacionados com o clima, como a Eritreia, Etiópia, Gâmbia, Mali e Senegal, segundo um estudo hoje publicado pela ONU.


Um novo estudo revela que as cidades europeias com rede de metro têm uma utilização significativamente menor do automóvel do que aquelas que contam apenas com elétricos ou que não possuem qualquer sistema ferroviário urbano

Tendências da arquitetura e do design de interiores levam empresários e profissionais à Alfândega do Porto durante dois dias, para um evento repleto de sustentabilidade e inovação, só com marcas e fabricantes portugueses

Uma exposição digital que reúne mais de 50 histórias de vida recolhidas nos seis biomas brasileiros entre 2024 e 2025 está disponível gratuitamente até ao dia 1 de fevereiro de 2026.

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, espera que os indígenas possam desempenhar papéis de destaque na COP30 em Belém, Brasil, que começa na segunda-feira, avisando que sem eles “não há futuro para a humanidade”.


De 7 a 16 de novembro, os australianos são convidados a participar na maior contagem de anfíbios do mundo, promovida pelo Museu Australiano.

Novo estudo revela que o raro pigmento azul usado pelos maias em cerâmica e rituais era feito com um tipo de argila trazida desde o norte da península de Yucatán até Belize, percorrendo centenas de quilómetros.

Pode parecer mentira, mas é verdade. A ave-elefante colocava ovos com este tamanho. Aliás, consta que ainda há cerca de 50 ovos em coleções públicas ao redor do mundo. Alguns são leiloados por quantias bem chorudas



O secretário regional do Mar e das Pescas defendeu hoje que o “investimento colossal” no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em 2026, obrigou a que fossem “repensados investimentos”, admitindo dificuldades em algumas rubricas no setor.

Estudo da Universidade de Washington recorre a partículas vindas do espaço para reconstruir 30 mil anos de história do gelo marinho no Ártico




O quarto troço dos passadiços do rio Uíma ficará concluído no final de 2026, anunciou hoje a Câmara de Santa Maria da Feira, que gastará 1,34 milhões de euros para criar mais 3,2 quilómetros de passeio até Escapães.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje na Cimeira do Clima que as energias renováveis “vieram para ficar”, mas advertiu para que os países “mantenham o ímpeto”.

Investigadores desenvolveram uma metodologia analítica avançada que permite a deteção de fraudes em especiarias como os orégãos e o açafrão, dois dos produtos "mais vulneráveis", segundo a Comissão Europeia.

Cientistas descobrem fósseis raros de moluscos de água doce com mais de um milhão de anos em Taiwan

Investigadores alemães criam um modelo inovador de vacaria que respeita o comportamento natural das vacas e melhora o seu bem-estar.

A Comissão Europeia anunciou hoje o financiamento de 132 novos projetos ambientais, incluindo quatro envolvendo portugueses, com mais de 358 milhões de euros, ao abrigo do programa Life para o ambiente e ação climática.

A TAP e outras 20 companhias aéreas que operam na União Europeia (UE) comprometeram-se a esclarecer as suas práticas ambientais devido a afirmações consideradas enganosas por entidades da defesa do consumidor, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Descoberta do Wadisuchus kassabi recua a história evolutiva dos crocodilos marinhos e destaca o deserto ocidental egípcio como berço da sua evolução.

Investigadores alertam para emissões significativas de dióxido de carbono provenientes de águas mineiras


Mais de 100 mil quilómetros de novas estradas “levam a Roma”. Investigadores criam o mapa digital mais completo da rede viária do Império Romano

Mais de 70 aviões são atingidos por relâmpagos todos os dias em todo o mundo. Apesar disso, a maioria dos passageiros nem se apercebe — graças aos sistemas de proteção elétrica cuidadosamente integrados na estrutura dos aviões modernos

A 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30) vai decorrer entre 10 e 21 de novembro em Belém, Brasil, 33 anos depois da Cimeira da Terra no Rio de Janeiro que colocou o clima na agenda internacional.

Um grupo de 49 países, entre eles Portugal, comprometeu-se a combater os incêndios florestais através da prevenção e de uma maior cooperação internacional.

A ONU criou há 33 anos a entidade responsável pelas cimeiras do clima, as COP, mas 30 reuniões depois as emissões de gases com efeito de estufa batem recordes e 2024 foi o ano mais quente já registado.

O ano de 2025 está a caminho de se tornar o segundo ou terceiro mais quente alguma vez registado, segundo o mais recente relatório da Organização Meteorológica Mundial (WMO), divulgado esta sexta-feira, antes da cimeira do clima COP30, em Belém, no Brasil.

A organização não-governamental World Wide Fund for Nature alertou hoje que a rápida degradação do oceano poderá custar 7,7 biliões de euros à economia mundial na próxima década, noticia a agência EFE.

Um elefante de um jardim zoológico na Bélgica será o primeiro a chegar ao santuário que está a ser criado num terreno situado nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, distrito de Évora, foi hoje revelado.

A sustentabilidade deixou de ser uma opção, é um imperativo que redefine a forma como projetamos e habitamos o espaço urbano

A Greenpeace apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra a Eslováquia, acusada de realizar "um abate ilegal" de ursos numa área perto da fronteira polaca, anunciou hoje a organização de defesa do ambiente.




Estudo revela que vermes marinhos sobreviveram a várias extinções em massa

Investigação pioneira mostra que minúsculos lagos de montanha libertam quantidades significativas de gases com efeito de estufa

Os incêndios e a seca no verão provocaram quebras superiores a 75% na produção da castanha martaínha, com prejuízos de milhões de euros, disse à agência Lusa o presidente da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.

Um novo estudo aponta o bambu como uma das alternativas mais promissoras aos plásticos convencionais, reacendendo a esperança de combater um dos maiores problemas ambientais do século XXI: a poluição causada pelo plástico.

O Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu (PE) chegaram a um acordo político sobre uma metodologia comum aos 27 Estados-membros para calcular emissões de gases com efeito de estufa (GEE) pelo setor dos transportes.

Uma maré de algas está a assolar a Austrália do Sul desde o início do outono de 2025, provocando uma mortalidade massiva de vida marinha e levantando sérias preocupações sobre os impactos ecológicos e económicos desta crise ambiental.

Estudo publicado na revista The BMJ mostra que as mortes aumentam após ciclones — sobretudo entre as comunidades mais pobres e vulneráveis.

Os governos têm desvalorizado a contribuição dos jovens para a luta climática, mas estes estão disponíveis e com propostas válidas, diz o representante da juventude portuguesa na cimeira do clima da ONU, a COP30, Pedro Sereno.

O Brasil acolhe a partir de hoje cerca de 60 líderes mundiais para uma cimeira que quer ser o alicerce de uma COP30 “da implementação”, mas com um enorme elefante na sala, a exploração de petróleo na Amazónia.

Região poderá receber até 75% mais precipitação do que a média histórica

Nunca antes se tinha observado estas espécies — geralmente solitárias — a viver de forma colonial, partilhando teias interligadas e caçando no mesmo espaço. É o primeiro caso documentado de colonialidade neste tipo de aranhas

Mais de 40% dos parques eólicos offshore existentes e planeados na Europa e na Ásia estão expostos a velocidades de vento superiores ao limite máximo para o qual algumas classes de turbinas foram concebidas.

Descoberta no Quénia mostra uma surpreendente continuidade tecnológica durante 300 mil anos, apesar de grandes mudanças ambientais.


Investigadores da Virginia Tech descobriram que ajustar as condições dos charcos onde as salamandras se reproduzem pode ser crucial para travar o avanço de espécies híbridas invasoras.

Um novo estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revelou que ratos machos e fêmeas desenvolvem preferências sonoras distintas consoante o ambiente auditivo a que são expostos nos primeiros dias de vida.

Investigadores do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha desvendaram um mistério climático no maior mar anóxico do mundo



O Brasil, maior produtor e exportador mundial de açúcar refinado, prevê 666 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na presente safra, 1,6% menos do que no ciclo anterior, devido ao clima adverso, informou hoje o Governo.

Uma equipa liderada pela UC San Diego descobre um novo método para produzir grandes quantidades de pigmento com capacidade de mudança de cor, inspirado na natureza, em laboratório.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) iniciou na segunda-feira a empreitada para a alimentação artificial de areia na Praia do Vau, em Portimão, decorrendo os trabalhos por um período de sete meses, foi hoje anunciado.

A Gruta do Carvão, em Ponta Delgada, que constitui o maior túnel lávico da ilha de São Miguel, nos Açores, recebe uma média de 28 mil visitantes por ano, disse hoje a associação responsável pela gestão do espaço.
Estudo internacional alerta para a perda de nutrientes essenciais devido à guerra e à redução do uso de fertilizantes

Mesmo com o avanço de tecnologias de intervenção climática, cultivos como o café, o cacau e as uvas para vinho podem não resistir às alterações climáticas.


O emblemático santuário para chimpanzés órfãos em Tacugama, na Serra Leoa, reabriu sábado depois de estar fechado durante cinco meses para alertar sobre os perigos da desflorestação massiva e a invasão ilegal do espaço.

Um grupo de 33 cidades de todo o mundo anunciou hoje o lançamento do Acelerador Cidades Frias, uma iniciativa para coordenar medidas para fazer face ao calor extremo, responsável por quase meio milhão de mortes anualmente.

O glaciar Hektoria, localizado na Península Antártica Oriental, recuou pelo menos oito quilómetros em apenas dois meses, um ritmo quase dez vezes mais rápido do que o já registado para qualquer glaciar ancorado em terra.

Golfo da Califórnia, extraindo-lhes o fígado rico em energia.

As associações Zero e Oikos apresentaram hoje cinco apelos para a próxima cimeira da ONU sobre o clima, nomeadamente mais ambição no corte de emissões de gases com efeito de estufa e uma transição global justa.

Estudo revela que a principal causa não foi o clima, mas sim a transformação do uso do solo provocada por atividades humanas

Estudo da Universidade da Califórnia em San Diego utiliza tecnologia de imagem avançada para desvendar as estruturas que permitem aos mosquitos localizar as suas vítimas

Uma equipa da Universidade de Binghamton vai investigar mecanismos que explicam a acumulação de gelo na Antártida durante períodos de aquecimento global há milhões de anos.

Investigadores do Instituto de Ciências do Mar (ICM-CSIC) detetaram uma redução contínua na abundância de vírus marinhos desde 2011. O fenómeno está ligado ao aquecimento das águas e à perda de nutrientes, com potenciais impactos nos ecossistemas e na pesca.

Investigadores das Universidades de Göttingen e Kassel defendem novos modelos de uso do solo que conciliem conservação da natureza, segurança alimentar e bem-estar humano.


Investigadores da Universidade de Linköping descobriram que as emissões de gases com efeito de estufa provenientes de muitas estações de tratamento de águas residuais podem ser mais do que o dobro do que se pensava até agora.

Um grupo de investigadores australianos alerta que é necessário fazer mais para proteger os bombeiros da exposição ao fumo tóxico dos incêndios florestais.

Novo estudo revela que morcegos carnívoros utilizam estratégias de emboscada altamente eficientes, com taxas de sucesso muito superiores às dos grandes predadores

Nos últimos anos, o papel higiénico feito a partir de bambu, sobretudo produzido na China, ganhou popularidade entre os consumidores que procuram opções mais sustentáveis.

Cerca de 75% do óleo de palma derramado na sequência da implosão de um silo, na quinta-feira, no porto de Vigo já foi recolhido, continuando em curso os trabalhos de limpeza, informou hoje a autoridade portuária.


Se acha que trabalhar em equipa significa “fazer o mínimo enquanto os outros se esforçam”, prepare-se para levar uma lição — de formigas.


Após dois anos de utilização, os veículos elétricos com baterias de iões de lítio (BEV) apresentam uma redução das emissões cumulativas de dióxido de carbono (CO2) em comparação com os motores de combustão interna (MCI) movidos a combustíveis fósseis.

Lisboa vai receber em setembro de 2027 a 12ª Conferência Mundial de Restauro Ecológico, o maior encontro internacional dedicado à recuperação de ecossistemas degradados, anunciou hoje a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Com um atraso de duas semanas, a apanha da castanha já começou, nos concelhos de Bragança e Vinhais, e vários produtores, adiantaram, hoje, à Lusa, que se prevê algumas quebras, um fruto mais pequeno, mas de qualidade

A Comissão Europeia propôs hoje uma redução de 5% na pesca do carapau em águas ibéricas em 2026 e uma diminuição de 3% quanto ao sargo vermelho nos Açores, segundo as tabelas propostas para viabilidade económica do setor.

Novo relatório científico alerta que o mundo está a entrar numa fase crítica da crise climática

A construção da dessalinizadora de Sines, no distrito de Setúbal, vai arrancar em 2027, estando a conclusão prevista até 2031, num investimento de 120 milhões de euros, revelou hoje a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclamou hoje medidas concretas ao Governo “céleres e compensatórias” para apoiar os produtores que são obrigados a destruir os pomares afetados pela bactéria que causa o fogo bacteriano.

Pelo menos 35 indivíduos da arara-azul-de-lear, espécie ameaçada de extinção, morreram eletrocutados na região semiárida da Bahia, Brasil, em 2025. A substituição de 10% dos postes mais perigosos poderia evitar 80% dessas mortes.

Um estudo inédito da Universidade de Melbourne revelou que marsupiais australianos estão contaminados com substâncias químicas sintéticas conhecidas como “forever chemicals” — compostos persistentes que têm sido associados a graves impactos na saúde de animais e seres humanos

Investigadores descobriram que as relações sociais influenciam mais o microbioma intestinal dos suricatas do que fatores como a idade, o sexo ou a genética.

Abutres são esperança para recuperar a colónia da espécie na região que foi afeta por um grande incêndio em agosto Seis abutres-pretos (Aegypius monachus) foram devolvidos à natureza, no dia 24 de outubro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), o qual foi afetado por um incêndio de grandes dimensões em agosto deste ano. Os abutres, resgatados do meio natural e reabilitados, encontravam-se na estação de aclimatação localizada no PNDI a passar por um período de adaptação e fidelização ao território, no âmbito de uma medida pioneira implementada em Portugal pelo projeto LIFE Aegypius Return e que tem como objetivo recuperar esta que é considerada a colónia mais frágil e isolada do país. A estação de aclimatação foi aberta num evento organizado pela Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, parceiro do LIFE Aegypius Return, o qual contou com a presença de representantes da Faia Brava – Associação de Conservação da Natureza, também parceiro do projeto, do Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal (CIARA), do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS-HV-UTAD), da União de Freguesias de Fornos e Lagoaça, alunos do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro de Freixo de Espada à Cinta e comunidade local. A Palombar é responsável pelo programa de soft release (devolução lenta e faseada à natureza) deste LIFE, e os seis abutres-pretos imaturos, quatro machos e duas fêmeas, voltaram à liberdade plena, num território afetado por um grande incêndio ocorrido em agosto deste ano que causou a morte de pelo menos duas crias da espécie, destruiu seis ninhos e infraestruturas de conservação e quase afetou a estação de aclimatação. Este grave incidente ambiental obrigou inclusive, na altura, à retirada temporária destes abutres-pretos da estrutura e ao desenvolvimento de um plano de emergência para retomar os esforços de conservação desta espécie ameaçada de extinção. Graças ao apoio de todos os que responderam ao apelo lançado pela Palombar e por todos os parceiros do LIFE Aegypius Return para ajudar o abutre-preto, estamos a conseguir retomar as ações de proteção da espécie, sendo esta devolução um passo essencial para potenciar o aumento da colónia transfronteiriça do Douro Internacional, a mais pequena, frágil e isolada de Portugal. Continue a apoiar esta espécie em risco aqui. Atingir a meta da campanha é essencial para implementarmos todas as medidas necessárias. De onde vieram os abutres-pretos devolvidos à natureza? Os seis abutres-pretos que estavam na estação de aclimatação no PNDI e foram devolvidos à natureza tinham sido encontrados debilitados e malnutridos no meio natural, em diferentes zonas do país, nomeadamente em Évora, Lisboa, Porto, Santarém, Beja e Faro. Foram resgatados e reabilitados em vários centros: no CRAS-HV-UTAD, no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), no Centro de Acolhimento e Recuperação de Animais Silvestres (CARAS), no Parque Biológico da Gaia (CRF-PBG) e no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM). Após terem passado pelo processo de reabilitação, foram transportados para a estação de aclimatação, localizada no concelho de Freixo de Espada à Cinta numa propriedade da Faia Brava, em março deste ano. Quando deram entrada na estrutura, bem como quando foram realocados após a retirada devido ao grande incêndio de agosto, os abutres tiveram o seu estado de saúde cuidadosamente avaliado por uma equipa de veterinários do CRAS-HV-UTAD. Foram igualmente marcados com anilhas e emissores GPS/GSM para poderem ser monitorizados de forma remota e contínua. Alunos deram nomes criativos aos abutres-pretos que homenageiam o território e a paisagem A Palombar dinamizou duas sessões de educação e sensibilização ambiental no âmbito do projeto LIFE Aegypius Return nos dias 14 e 21 de outubro, que envolveram 20 alunos de duas turmas do 6.º ano do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro de Freixo de Espada à Cinta. A primeira sessão abordou as aves necrófagas e a sua importância nos ecossistemas e as ameaças que enfrentam, nomeadamente as espécies de abutres que ocorrem no PNDI, com foco no abutre-preto, no projeto e no seu impacto. Na segunda sessão, foram apresentados aos alunos os abutres-pretos que estavam na estação de aclimatação e realizadas atividades informativas, lúdicas e criativas para escolha dos nomes dos abutres. Os alunos demonstraram muito interesse, participando ativamente e com entusiasmo em todas as atividades realizadas e desenvolvendo uma relação de proximidade com os abutres-pretos que permitiu potenciar a compreensão sobre a sua importância e pertença ao território. Os nomes escolhidos Os nomes escolhidos pelos alunos para dar aos seis abutres-pretos homenageiam, na sua grande maioria, o território e a paisagem, remetendo quer para a toponímia, quer para elementos da biodiversidade local. Conheça cada nome e a razão dada pelos alunos para a sua escolha:Baga – “Escolhemos baga porque é um fruto, apesar de os abutres não comerem bagas, só comem carne morta. Os abutres são muito importantes porque fazem a limpeza do meio ambiente e evitam doenças”. Bétula – “Escolhemos bétula por ser um elemento da natureza e um nome bonito”. Bolacha – “Demos este nome porque queremos o melhor para os abutres-pretos, por estarem em vias de extinção. Queríamos um nome fofinho e pensámos em bolacha. Nós gostamos deles e não queremos que desapareçam. Queremos dar uma boa impressão sobre eles, para termos mais abutres na terra”. Branco – “Inicialmente, escolhemos frango porque se parece com um frango, pareceu-nos o nome mais indicado. Mas como tinha de começar por B, adaptámos para branco”. Brisa – “Porque os abutres precisam de brisa quente para levantar voo”. Bruçó – “É uma aldeia perto de Mogadouro, tem muitos monumentos históricos. Também escolhemos pela presença do rio Douro e pelo facto de os abutres-pretos fazerem o ninho nas grandes árvores de Bruçó”. Liberdade a seis mãos Um grupo de seis alunos das duas turmas também esteve presente no dia da abertura da estação da aclimatação. À vez, todos tiveram a oportunidade única de rodar a manivela que permite abrir a estrutura e o privilégio de conhecer o seu funcionamento. Viram de perto os abutres-pretos e abriram, a seis mãos, a “porta” que os levou de volta aos céus do Parque Natural do Douro Internacional. Explorar o

Investigadores da Universidade de Bremen utilizam biomarcadores lipídicos para desvendar as estratégias de sobrevivência de microrganismos em ambientes extremos.

Proposta esteve em consulta pública até 30 de outubro; estratégia necessita de uma revisão profunda porque é tímida e excessivamente assente em medidas voluntaristas, falhando enfrentar as causas estruturais do problema