menulogo
Notícias Agora
user
Close
Following image
Quando seguir uma categoria, fonte ou briefing, as notícias irão aparecer aqui. Inicie sessão para poder gerir todas as suas opções.
Following imageIniciar sessão
Ainda não segue nenhuma fonte, categoria ou subcategoria. Personalize a sua experiência e acompanhe as notícias que mais lhe interessam.

Terça-feira, Setembro 23

Notícias Agora
ai
ai briefingBriefings
left
right
Source Logo

Sustentix

#PorUmMundoMelhor
Down
FollowSeguir
UnfollowA seguir
coverageCobertura completa
News Image

Joaninhas do Mar de apenas 3 mm vencem o Ocean Photographer of the Year

O fotógrafo subaquático Yury Ivanov, foi o vencedor do prémio Ocean Photographer of the Year 2025, com uma impressionante fotografia de dois pequenos anfípodes da família Cyproideidae, conhecidos popularmente como “joaninhas do mar”. Cada um destes minúsculos crustáceos mede apenas cerca de 3 mm, mas destacam-se pela sua coloração vibrante e simetria perfeita, anuncia o Opy_awards no seu Instagram. Veja o anúncio do Instagram aqui “Foi necessário muita paciência e precisão para compor e iluminar a imagem corretamente,” contou Ivanov na página do evento. “A fotografia foi tirada a 19 metros de profundidade, num dia ensolarado e com mar calmo. No total, foram necessárias seis mergulhos para conseguir o enquadramento perfeito. A mesa fonte coloca a biografia do autor, explicando que este este está baseado na Indonésia. Afirma ainda que Yury Ivanov é um fotógrafo subaquático premiado e PADI Dive Master com mais de 15.000 mergulhos realizados. Desde que se mudou para a Ásia há mais de 14 anos, escolheu Bali como base para explorar e documentar a vida macro local, especializando-se no estudo de nudibrânquios. O seu trabalho já o levou a locais subaquáticos na Indonésia, Filipinas, Egito, Maldivas, Palau, Mar Negro e Tailândia, mas continuam a ser os recifes vibrantes e as costas ricas em nudibrânquios de Bali que mais o inspiram.

Source LogoSustentix
coverageCobertura completa
coverageCobertura completa
News Image

Avistamento raro: Cervo melanístico encanta floresta do vale de Barycz, na Polónia

Segundo um post no facebook do docuquest oficial, um dos avistamentos mais extraordinários da fauna europeia ocorreu em junho deste ano na floresta do Vale de Barycz, na Polónia. Câmeras de monitorização capturaram imagens de um cervo melanístico — uma variação genética rara que resulta em pelagem completamente escura. O animal é uma versão extremamente rara do cervo-de-pelagem escura, com estimativas de que apenas 1 em cada 500.000 cervos apresenta essa condição genética. O vídeo mostra o cervo a mover-se com elegância pela floresta, destacando-se pela sua coloração única. Especialistas destacam que, embora o melanismo seja conhecido em outras espécies, a sua ocorrência em cervos é extremamente rara.

Source LogoSustentix