menulogo
Notícias Agora
user

Sexta-feira, Agosto 8

Olá!
ai
ai briefingBriefings
left
right
Source Logo

Vida Rural

Revista Profissional de Agronegócios
Down
News Image

Incêndios agravam crise na pecuária e ameaçam alimentação animal, alerta FENAPECUÁRIA

Os incêndios que continuam a devastar vastas áreas rurais em várias regiões do país estão a provocar graves consequências para o setor pecuário. A FENAPECUÁRIA – Federação Nacional das Associações de Produtores Pecuários – alerta para o impacto “devastador” que as chamas estão a ter sobre a atividade, sobretudo pela dificuldade crescente em garantir a alimentação dos animais.

Source LogoVida Rural
News Image

PAC(abar)?

A Comissão Europeia acaba de apresentar a sua proposta de orçamento para o período 2028–2034, com alterações significativas no que diz respeito ao financiamento para a agricultura. De uma forma (muito) sintética, este quadro traz uma transformação de fundo, ao propor integrar a PAC num envelope financeiro nacional alargado, onde se incluem fundos regionais e de coesão, o que, na prática, significa transferir para os governos nacionais a responsabilidade da decisão sobre a alocação destes fundos. A chamada ‘“nacionalização da PAC”, já ameaçada em outras “reformas”.

Source LogoVida Rural
News Image

Pequenos frutos: Pilares nutricionais e motores de desenvolvimento sustentável em Portugal

Os pequenos frutos – framboesas, amoras e mirtilos – consolidaram-se como elementos‑chave na alimentação contemporânea, deixando de ser considerados produtos de nicho para assumirem o estatuto de superalimentos de relevância global. Para além do seu perfil sensorial atrativo, destacam-se pela elevada densidade nutricional e funcionalidade biológica. Em Portugal, o setor vive uma fase de crescimento, sustentado por condições edafoclimáticas favoráveis, inovação agronómica e crescente valorização de alimentos saudáveis.

Source LogoVida Rural
News Image

Produção e qualidade panificável do trigo-mole: influência dos stresses abióticos do clima mediterrânico

Portugal tem um dos menores graus de autoaprovisionamento de cereais da União Europeia (UE) e tem apresentado um contínuo decrescimento da área ocupada por estas culturas. Um dos fatores que tem contribuído para o seu decréscimo são os constrangimentos abióticos do clima mediterrânico do sul de Portugal, mais prejudiciais para a produtividade do que para a qualidade do trigo-mole.

Source LogoVida Rural
Close